quinta-feira, 7 de março de 2013

Open space - a grande aventura


ambiente_trabalho.jpg (235×209)

(e eu a dar-lhe com o inglês…enfim são dias…!)
Grande, enorme aventura…pelo menos para mim que trabalhei anos a fio com a concentração à distância de uma porta fechada…!
Trabalhei  sempre, até há alguns meses atrás, em gabinete próprio, no qual me recolhia para escrever, telefonar, planear, projetar e muito mais coisas acabadas em  «ar» e com ar igualmente sério…! Saía para reuniões, implementação de ações…ou simplesmente para tomar café ou uns momentos de conversa com os colegas! Se bem me percebem… cada coisa no seu lugar…!
Eis senão quando as mudanças do país, quiçá do mundo, albarroam a minha vida profissional e a viram literalmente, de pernas para o ar… Ainda meia entorpecida pelas novidade, dou comigo na tomada de grandes decisões…radicais mesmo se querem saber! E, num ápice aterro num novo local de trabalho, mantendo como é óbvio (mas podia não ser neste país meio enlouquecido em que vivemos), a profissão pela qual me apaixonei quase desde menina! E acreditem que já lá vai muito tempo!
Quando a mudança não é imposta e temos nela poder de decisão é mais fácil, e no meu caso tem sido fonte de enriquecimento, valorização pessoal e motivação! Não me queixo … ao contrário congratulo-me pela mudança!
Mas lá diz o ditado…não há bela sem senão…e eu que o diga!
Gabinetes privados por aqui não há, trabalha-se em formato mais modernizado, num conceito de open space…neste caso muito open e pouco space!
E aqui começa a minha aventura de adaptação… particularmente difícil nos dias seguintes a grandes desafios de futebol…Abro o computador decidida a embrenhar-me no texto a escrever, urgente e polémico, combinação explosiva a levar em conta quanto à atenção a dispensar-lhe…! Mas não… nem por isso…chego cedo para aproveitar do sossego da hora…mas esqueço-me que essa é também a hora da equipa de limpeza…«Bom Dia!» E lá me levanto para que possam limpar debaixo da minha cadeira… na secretária em frente o dia começa mais tarde, com hora de entrada diferente,  por isso ainda fora do horário de trabalho, comenta-se acaloradamente  a jogada da segunda parte de um jogo que não vi…fala-se baixo para não incomodar, mas isso não faz mais do que aguçar-me a curiosidade por um assunto que normalmente até não me interessa por aí além e acabo a reprimir-me para não comentar! Na secretária ao lado o telefone não para de tocar, em boa verdade é também  o meu telefone, mas acordámos hoje que eu não o atenderia,  para poder escrever…mas como os assuntos são também meus…vai não vai, sou chamada a opinar ou simplesmente meto-me na conversa para dar uma achega…! A meio da manhã vão passando os coleguinhas que usufruem da sua pequena pausa para café…são simpáticos…não passam sem saber como estou, como vão os projetos…se me estou a dar bem….! E eu sou educada, gosto deles e respondo pois então!
Ao almoço, como a correr para ver se adianto o tal texto, por essa altura já atrasado e de consistência duvidosa…! Mas outro colega tem agora uma mini reunião à volta da sua secretária e a confusão instala-se no calor da discussão…Volta e meia um schiuuu consciencioso modera as vozes …mas em vão!!!
A meio da tarde, com o texto por finalizar, sou quem tem que receber dois estagiários com quem converso na minha mesa e apesar dos cuidados, a colega do lado dificilmente consegue ouvir a voz que lhe chega por telefone…Schiuuu parece dizer-me com os olhos…pois sim, seja Schiuuu! Nesse dia chego a casa com trabalho debaixo do braço e decidida a que tudo será diferente no dia seguinte!
Não sei se foi logo no dia seguinte mas foi…acho que aos poucos me fui habituando…agora acho piada à cumplicidade permitida e promovida pelo open space…riu-me das conversas da N. ao telefone com a filha e atrevo-me mesmo a falar em fundo…afinal houve-se tudo…é impossível não ouvir! Divirto-me com as conversas de futebol mas sinceramente já nem oiço o que dizem…Vou tomar o café à mesma hora do que os colegas e deixei de ouvir as reuniões dos outros como se me tivessem colocado grandes tampões nos ouvidos…! Tudo fruto da habituação …! Estou de volta ao trabalho! Viva!
 Uma história com final feliz…num dia que prometi  colorir !

4 comentários:

  1. Tive essa mudança faz em Abril um ano.
    Depois de trabalhar 19 anos com uma sala para o meu departamento, passo para um piso inteiro cheio de secretárias e departamentos todos juntos.
    Ainda hoje me é dificil "gostar" e adaptar a deste lugar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe então do que falo! De fato a adaptação não é fácil, mas acho que depende muito dos colegas com quem compartilhamos o espaço. Nisso tive sorte!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Maria

      Excluir
  2. Se, por um lado, deve ser mesmo gira a troca de ideias, por outro lado a organização complica um bocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é S.
      Acaba por ser enriquecedor mas implica uma disciplina muito mais esforçada da nossa parte...Mas como disse agora já estou a tirar partido e conseguir trabalhar normalmente!
      Bom dia!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...