terça-feira, 5 de março de 2013

O país na minha rua - parte dois



A minha rua ...pois a minha rua...já vos falei dela e acabei zangada com a constatação e injustiça de algumas coisas...! Mas a minha rua em mudança...muda também ao longo do dia...e há momentos em que vale a pena olhar...olhar de novo...! A manhã é dos mais novos...alguns, ensonados ainda, lá vão, logo cedo, por  vezes ao colo ... sem quase se aperceberem como e para onde...outros pelo contrário bem despertos...saltitam pela mão dos pais tagarelando sem parar..a caminho da escola...! Acenam ao virar da   esquina ao amiguinho que vão ver daqui a pouco e passou  já de carro...arrastam malas maiores do que eles com a vontade e força que só crianças têm. Cruzam-se por vezes com os mais velhos, os que menos dormem... já reformados... gostam de aproveitar a manhã para ir ao pão, dar dois dedos de conversa com os vizinhos ou  passear o cão...! Contrabalançando as caras fechadas de preocupação de alguns deles, outros correm literalmente rumo ao futuro aproveitando as alamedas do parque e os seus equipamentos...deixando, por momentos, aflições e  deprimências tratando de si, do corpo e da  mente...!Quase de seguida nota-se a agitação da chegada de quem trabalha no bairro, a rua ganha vida com o entra e sai de carros a pretender estacionar, as cargas e descargas das lojas e serviços que ainda se mantêm  em funcionamento...! É gente de andar rápido, olhar decidido e vontade certa de querer agarrar com força aquilo que ainda tem! A tardinha é no entanto a minha preferida...À hora de saída dos liceus da zona, jovens de todos os tipos, de todos os géneros, invadem em grupos e aos magotes as ruas ..também a minha...fazem o caminho de volta a casa, mas não têm pressa...falam alto...riem...gritam por vezes...avançam em passo apressado logo compensado por longas paragens, mais risos, mais brincadeiras, mais voltas atrás e falsas fugas...! Também se destacam já os pares de namorados ...esses mais focados em si...no grupo e fora dele... andando e beijando...beijando e andando...fazendo sorrir ...e aquecendo o coração da rua !!! Não oiço o que dizem, nem uns nem outros, mas tenho a certeza que ali não se discutem futuros...não se lamentam mudanças ... não se teme nada...pelo menos não ali! E a minha rua ganha nessa altura força coragem e toda a esperança de um futuro porvir!
É  também isto o país na minha rua...um país a passar por muito...um país que por vezes nos deprime, nos zanga nos faz quase querer baixar os braços...mas um país onde mal ou bem continuamos a lutar...para sobreviver...para fazer melhor...para mudar...um país com  sementes de renovação em crescimento ...haja o que houver...um país onde queremos ainda que valha a pena viver!!! Tenho para mim que toda  a grande  mudança começa na pequenez de cada um de nós...!
E bem! Já não estou zangada...às vezes basta apenas mudar a perspetiva para que volte  a esperança e a vontade de avançar sobre a mais complicada curva...!
                        Bem hajam!


2 comentários:

  1. É mesmo, isto esta a ficar cada vez pior, queremos dias melhores!

    Oh, muitíssimo obrigada pelo o comentário :) tenta sim! Alguns paper toys são mais complicados que outros... mas tens razão, só se fazendo é que se sabe ^^

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por teres vindo conhecer este meu pequeno espaço, é mesmo muito importante para mim...eu adorei o teu!

    Maria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...