quarta-feira, 13 de março de 2013

A dificuldade de ir às compras!


Ir às compras tem-se vindo a tornar para mim uma dificuldade…e desculpem se vos enganei com o título, mas não vamos falar das escolhas mais acertadas para poupar, nem tenho dicas para vos (me), ajudar, poderemos falar nisso outro dia, mas hoje não!
A minha dificuldade prende-se nas experiências deprimentes e tristes que tenho  vindo a ter cada vez que saio para comprar seja o que for, na farmácia, no hipermercado, ou no mercado da esquina...de há um tempo para cá acontece-me frequentemente e isso é assustador!
A última foi ontem...dei um pulo ao hipermercado...este mês nem tempo tive para fazer as chamadas «compras grandes»... Mas continuemos, lá estava eu na fila para pagar já a pensar no que ia fazer a seguir...Olhei para a frente a calcular o tempo de espera e sorri para mim...à minha frente apenas uma senhora com as compras já no tapete rolante e mais à frente um senhor, já de certa idade,com bom aspeto que se preparava para pagar, depois da compras já estarem em sacos e terem passado pela registadora...vai ser rápido pensei...! Mas não...o senhor entrega para pagar a sua conta o cartão da referida superfície que supostamente teria saldo suficiente para a conta apresentada...mas  funcionária da caixa devolve-o, quase de imediato, após passar pela registadora dizendo que aquele saldo só estaria disponível dali a uns dias e a coisa precipita-se...ele rebuscando vagarosamente na carteira o que porventura sabia não ter, olhos baixos, toda a dignidade comprometida, corpo a perder tamanho , agora mais curvado... a funcionária à espera...visivelmente incomodada... a cliente seguinte desviando discretamente o olhar...a fila a crescer rapidamente atrás de mim...alguns comentários já irados pela demora, de quem não sabe a razão da espera ou simplesmente não quer saber. Finalmente...e em palavras quase imperceptíveis, o senhor fez saber à funcionária que não ia então levar tudo...sacos despejados em cima  da passadeira deixam à vista apenas bens de primeira necessidade...os olhos envergonhados, que escolhem o que vai ficar fazem tremer as mãos que põem as coisas de lado...uma atrás da outra... em breve as compras ficam reduzidas a um terço e o dinheiro ainda não chega...agora por muito pouco, alguns euros...mas é evidente que o homem já não sabe que mais tire na falta que tudo aquilo lhe vai fazer...Nesta fase já eu me debato com o dilema do costume...avanço com o dinheiro alvitrando que aquilo são coisas que acontecem a qualquer um..ou não, não faço nada porque isso o humilharia ainda mais? Num repente a senhora da frente avança...diz algumas palavras que não ouço e dá o dinheiro em falta à funcionária...o dilema para ela acabou mais depressa do que para mim e sem a conhecer fiquei-lhe grata, muito grata...!O senhor, agradecendo baixinho, cabeça afundada nos ombros, juntou o pouco que restava e desapareceu literalmente entre a muita gente que por ali andava...!
No outro dia, na farmácia. assisti penalizada à escolha que uma senhora fazia dos medicamentos da receita que ia levar por não poder pagar todos...e ainda noutro, a farmacêutica acertava com uma cliente idosa como haveria esta última de pagar, aos poucos, os remédios que levava e sem os quais não podia passar...«antes gostava desta profissão» confessou-me a  dona da farmácia, «agora não...quase todos os dias choro»...! E situações como estas. ou muito semelhantes...tenho visto muitas...demais...!
E então? Temos de ver e aguentar ...??! Sem fazer nada!!! Sabem que penso que em cada um de nós pode começar a pequena mudança que junta a outras pode mudar o mundo...Procuro sempre por isso dar o meu melhor no que faço, em casa e no trabalho...mas perante isto... acho que só isso não chega!
Vamos ficar assim...parados...só a ver?

Bem hajam









13 comentários:

  1. Sem palavras Maria infelizmente há uns dias atraz assiti a uma situação bastante semelhante, e é terrivel doi-me a alma... contudo pouco muito pouco podemos fazer!!!
    Um beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é isso mesmo...faz doer a alma!
      E começo a pensar que temos de nos reinventar para fazer qualquer coisa seja o que for!
      Bjs

      Maria

      Excluir
  2. Conforme estava a ler as tuas palavras o coração ia-se-me apertando pelo desespero que o senhor,como tantas pessoas actualmente, estão a passar! E é verdade que parece que ninguém vê ou pensa ou sequer se importa, não o suficiente.... eu moro numa localidade pequena e talvez não veja assim tanto dessas situações mas sei que existe e que cada vez mais... mas sinceramente não sei o que se pode fazer....
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior dos sentimentos nestes casos é a impotência...!
      Bjs

      Maria

      Excluir
  3. Ai meu deus, que dor de alma. Detesto ser confrontada com a pobreza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente S. está muito difícil evitar o confronto ...e a dor...impressiona-me quase ainda mais em casos com o que relatei em que a pessoa em causa não se destacava em nada de qualquer outra...o que me faz pensar na enormidade de pobreza encoberta que já vai havendo por aí!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Chorei a Ler o teu post e imagina o porquê...
    Beijinhos com mto carinho meus e da Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer chorar quem tem um coração cheio de preciosos tesouros era a última coisa que queria...! Mas sei que enxugaste as lágrimas e seguiste em frente para a tua missão maior...!
      Beijinhos do tamanho do mundo para ti e para a Lu, meus e da P.(aqui mesmo ao meu lado)!
      Maria

      Excluir
  5. a pobreza dói e choca mesmo, tens muita razão temos de fazer mais, se cada um pudesse ajudar com um pouco poderíamos ter muito.
    (Maria fiquei a pensar na resposta da Lit@...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel
      Quando o disse foi a pensar como poderíamos reinventar-nos para fazer mais...ainda não sei...aceitam-se ideias...mas continuar de braços caídos não...estou cansada disso!
      A Lita...a Lita merece todos os nossos pensamentos!!!
      Estamos mesmo na mesma onda hem Mel!!!
      A entrada na blogosfera tem sido fulminante para mim...no bom sentido claro...não esperava...juro que não esperava!
      Bjs

      Maria

      Excluir
  6. Como as coisas estão é muito complicado fazer algo.
    Fiquei com um nó na garganta ao ler o post, já passei por uma situação identica e doi a alma, imagino a humilhação que o sr. passou.
    Mas ainda bem que há gente boa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos de nos ajudar uns aos outros...é fundamental!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Wonderful web site. Lots of helpful information here.
    I am sending it to some pals ans additionally sharing in delicious.
    And obviously, thanks in your sweat!

    Also visit my weblog ... televisores planos baratos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...