sexta-feira, 15 de março de 2013

Sorriso amarelo...vale???


Pois são as partidas do destino! É sexta  feira … o sol brilha…pelo menos por aqui, e o meu post da manhã incentiva ao sorriso, das coisas que considero mais valiosas para começar bem o dia ou recuperar de um mau. Eis senão quando dou comigo, meio irritada em vez de sorridente, a resmungar entre dentes, em vez de os mostrar em suave sorriso como devia…bom está bem eu conto…!
Não é uma situação que tenha começado hoje, e pensando bem, acho que já algumas outras vezes, me terá deixado sem sorriso e com um amargo de boca…! Passo diariamente por uns semáforos daqueles que demoram a passar e que acumulam inevitavelmente fila. Por ali está sempre também um homem que vende revistas da Cais, às vezes calendários da Nossa Senhora e do Anjo da Guarda, mas quase sempre revistas da Cais…! Nada contra…pelo menos contra o homem neste aspeto…ou os objetivos ou organização da revista…talvez contra o sistema deste país que promove este tipo de situações …mas à frente. O referido homem coloca-se no início da fila e vai fitando com olhar ameaçador cada condutor na tentativa de conseguir a venda…mas como com aquele tipo de abordagem é impossível consegui-la, perde as estribeiras, grita com os automobilistas e até já vi em dia de chuva dar murros num dos carros, de onde espantosamente não saiu ninguém para ripostar! Hoje calhou-me a mim a pior parte…cheguei em cima do amarelo, tarde demais para passar e fiquei com o primeiro lugar da fila, frente a frente com ele que se aproximou de uma forma intimidatória … Não compro normalmente a Cais (ajudo de outras maneiras, à minha maneira) e pelo exposto atrás quando o faço nunca é ali.…Ao ver que eu não ia abrir a janela, e já estava a dizer «Obrigada, mas não quero», desata aos saltos junto dos vidros a dizer em altos berros uma quantidade de impropérios, que me dispenso de repetir …e por fim lá se afasta para incomodar os condutores mais atrás…a essa altura já como calculam altamente motivados para comprar fosse o que fosse…!
Nunca nas muitas vezes que nos cruzamos …todos os dias da semana, o vi vender uma única revista ou calendário, mas tenho assistido a muitas cenas destas que se arriscam a um dia acabar mal…! Calculo que venda, porque senão não sei explicar porque se mantém lá há tantos anos…! Mas a minha questão é outra…respeito, respeito muito, quem precisa, e muito mais ainda quem luta para contrariar os azares do destino…e penso que vender a Cais é já um passo nessa direção…(  acredito também que esta seja a forma  de sentir de muitos dos meus companheiros de fila nas manhãs dos dias de semana)…mas se por um motivo ou por outro, pelo meu motivo, no momento  não posso ajudar quero ser respeitada…! O respeito não se espera só do lado de quem dá mas também de quem recebe…! Sim eu sei…que muitos não tiveram a sorte de ter quem lhes ensinasse as bases da civilidade desde a infância …mas conheço tantas, tantas pessoas, que o não tiveram e que o aprenderam por si e que mesmo no desespero as não perdem…que desculpo menos…custa-me a desculpar…e certamente impede-me de sorrir…!
Sorriso amarelo…vale???

Bem hajam e já volto …mais sorridente!


6 comentários:

  1. gosto d+ desse lugarzinho aqui, q sempre tenha algo pra compartilhar comigo ... bjssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Peu é sempre bem vinda neste meu cantinho!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Faz-me lembrar um rapaz que pede no metro, se não lhe dão nenhuma moeda sai da carruagem a dizer palavrões...
    Se para alguns até fica o remorso por não poder dar, depressa esse remorso se desvanece perante a atitude dele.
    Boa noite bom fim de semana e sorri mesmo que seja um pouco amarelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente fim de semana para ti...por aqui já recuperei o sorriso...!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...