Agora quando o telefone toca o meu coração treme mais do que o habitual, corro para ele se se encontra longe, olho para ele mil vezes se se mantêm em silêncio e dou muitas vezes comigo com ele na mão com medo de o não ouvir se tocar...E tudo porque desde que a P. entrou para a nova escola esta forma de comunicação ganhou novos contornos, nova importância e, embora o sistema usado seja o de toda a gente...o telemóvel...o certo é que sinto naqueles contatos como se um longo fio nos ligasse em cada telefonema...! A nova escola tem sido para a P. como se esperava um grande desafio...um desafio que tem vindo a ser ganho a pulso, facilmente no que se refere a aprendizagem e notas («Mamã...nesta escola não são nada exigentes», admirada de ver os professores já contentes quando os meninos têm satisfaz quando ela na escola anterior sempre tinha sido habituada a olhar para essa nota como não satisfatória), mais dificilmente em relação ao ambiente muito diferente que se vive sobretudo nos recreios onde o salve-se quem puder impera e é necessário ganhar o próprio espaço e respeito com a rapidez necessária à antecipação de algum incidente...E aí no inicio a P. ressentiu-se e dizia que não se sentia em casa como na anterior escola...felizmente tudo isso já passou e cada vez mais reconhece as vantagens deste novo espaço e se adapta às suas vivências ... Uma coisa porém mudou mesmo... ela agora leva telemóvel para a escola e usa-o...! Nos intervalos, ou na carrinha a filhota guarda um bocadinho para me telefonar a contar as novidades ou simplesmente para nos ouvirmos...e eu que nem esperava tanto e nem sequer o mencionei, agradeço mentalmente pelo carinho...que compensa em muito o momento em que largando-a no portão a vejo misturar-se com uma multidão de jovens de vários tamanhos mas na sua maioria mais velhos do que ela e desaparecer na esquina do primeiro pavilhão com um último aceno. E nessa altura não posso evitar a preocupação que o F. que a foi levar comigo no outro dia tão bem verbalizou « E ela fica sozinha mãe? ». Não não fica sozinha e sim acredito que o que aprendeu até agora lhe deu os meios básicos para lidar com situações novas...mas apesar disso não posso evitar o meu sorriso a abrir-se...quando o telefone toca!!!!
« Olá mãe....telefonei só para estar um bocadinho contigo!!!!»
Bom dia e bem hajam!!!!
Ohhh tão fofo...
ResponderExcluirBom dia Maria, bjs
Olá querida!!! Sim tenho uma filha ternurenta e docinha!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Oh... Acredito que não seja nada fácil, essa sensação de ela "ficar ali sozinha" com jovens, na grande maioria, muito mais velhos e maiores do que a P. Mas isso faz parte do crescimento dela e do teu também como mãe!
ResponderExcluirBeijinhos e força para essa fase :)
Sim sei bem disso...agora é esperar que aquilo que já lhe ensinámos lhe sirva e que as coisas lhe corram bem nestes novos voos...e como dizes cresce ela e cresço eu como mãe!!! Mas tudo isto é no fundo maravilhoso!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Que aperto no coração só de pensar que esta situação se aproxima em relação ao meu tesouro!!!
ResponderExcluirUm grande beijinho minha querida,
MJ
A rapidez com que tudo passa é que assusta...não tarda e também o F. terá de se preparar para avançar para novos voos...mas a vida é assim e se eles se aguentam...nós também temos de o fazer!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Oi amiga Maria,como é bom ouvirmos a voz dos nossos filhos.
ResponderExcluirMinha filha.agora casada,liga 2 vezes ao dia para saber como passamos o dia.
bjs amiga
Carmen Lúcia-mamymilu
Sim Carmen...é maravilhoso...eu própria toda uma vida telefonei há minha mãe duas ou três vezes por dia, mesmo quando estava no estrangeiro...! Ah e a sua filha é linda, linda, parabéns!
ExcluirBeijinhos
Maria
Que sentimento lindo. Bom dia alegria.
ResponderExcluirBom dia Vera, ou melhor boa tarde!!!! Sim o que une mãe e filha é o mais belo sentimento do mundo...!!
ExcluirBeijinhos
Maria
è lindo este sentimento!
ResponderExcluirNão quero ser desmancha prazeres mas um dia a P. vai passar a telefonar para "outras" pessoa e para a mãe será só de vez em quando!
Crescem num instante os filhos e as filhas...:)
Abraço
Sei que sim...mas quem sabe sai à mãe dela que até hoje liga à mãe duas ou três vezes por dia só para ouvir a voz...mesmo que não haja novidades...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Acredita que me vieram as lágrimas aos olhos ao ler este teu post tão bem escrito. No ano passado vivi com o meu filho uma mudança assim. Saiu do conforto do 1.º ciclo, numa escola com 50 alunos, para uma escola com mais de 2000!!! Hoje já me sinto mais tranquila, mas é sempre um alivio quando ele me liga no final das aulas a dizer que o dia lhe correu bem. Beijinhos e tudo de bom!
ResponderExcluirCompreendes do que falo então Alex...temos de os deixar seguir o caminho com os riscos que os incluem ...mas não conseguimos deixar de nos preocupar com isso e o ambiente nas escolas está muito complicado e com tendência a piorar com a diminuição do pessoal auxiliar...enfim!!! Beijinhos e tudo de bom para ti também!
ExcluirMaria
Que reconfortante deve ser esse retorno de carinho e afeto protagonizado pela menina.
ResponderExcluirÉ sim...ela é muito ternurenta, doce e ligada à família...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Com o tempo vais-te habituar... custa sempre, no início.
ResponderExcluirClaro que sim...no entanto o ambiente dos recreios tem-se revelado muito violento e ela vinha de uma realidade muito diferente...e isso não pode deixar de me preocupar!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Compreendo-te perfeitamente!
ResponderExcluirTambém é muito usado por aqui entre nós as duas.
Beijinhos
E é tão bom...não é Rosinha???
ExcluirBeijinhos
Maria
Boa noite Amiga ♥ ...sei-te tão bem!
ResponderExcluirNunca pensei achar que o telemóvel ia ser um dos meus melhores amigos:)
Quando a mais novinha passou para o 5º eram 8 ou 9 toques por dia para eu lhe ligar de volta:
"Só queria ouvir a tua voz Mummy..."
Agora já no 6º, está crescida liga-me só à hora de almoço e no último intervalo...se não liga...quem fica a arfar sou eu (tolinha).
Temos mesmo muita sorte,,,são a nossa luz Amiga!
Jinhooooosssss e até manhã minha ternura!
Estou muito consciente da sorte que temos sim...os nossos filhos são verdadeiramente como dizes a nossa luz!
ExcluirBeijinhos minha querida amiga e uma noite serena e feliz para ti!!!
Maria
Uma cumplicidade que vale ouro!
ResponderExcluirBeijinhos.
Ouro, pedras preciosas...o que de mais valioso houver!!!!
Excluirbeijinhos
Maria
Bonito é o coraçãozinho dela!!! :)))
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
É lindo, sim.
ResponderExcluirEu tenho um rapaz que não é assim...mas é muito meu amigo, e quando me vê mal, fica muito aflito, mas efectivamente uma menina, deve ser diferente, se eu pudesse voltar atrás teria tentado ter uma ...
Beijinhos para ti e para ela
Também tenho um e vamos ver como é depois...tem uma personalidade muito diferente..é mais rebelde mas muitíssimo meigo também...Mas cada um expressa o seu amor à sua maneira ...não é por isso que o amor é menor...!!!
ExcluirBeijinhos amiga! Tudo de bom!
Maria
E diz lá que não nos alegra o coração ?!?!
ResponderExcluirTudo fica insignificante...
Beijos Maria
Tu percebes-me!!!!!
ExcluirBeijinhos e bom dia amiga
Maria
Olá Maria
ResponderExcluirEsse amor entre mãe e filha é lindo e tua preocupação é comovente.
Beijos com carinho
Obrigada Gracita minha querida amiga sempre tão presente...! Este amor é o que de melhor há na vida!
ExcluirBeijinhos
Maria
A sweetheart! Beautiful!
ResponderExcluirEle tem um doce coração sim...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Adoro ler estas coisas. A última frase é tão bonita.
ResponderExcluirhomem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
E ouvida ao telefone com a vozinha doce dela fica ainda mais bonita...acredita!
ExcluirBeijinhos
Maria
Agarro-me ao telemóvel por razões similares.
ResponderExcluirNunca se sabe quando vai tocar e quando sou precisa.
Já me pôs a chorar, a rir ou simplesmente a correr para a escola.
Agora ando em fase em que o choro é o que me recebe quando o atendo e fico de coração apertado que nem te conto.
Tudo faz parte do crescimento.
Beijinhos e viva os telemóveis!
Também já passei por todas essas coisas Pérola, sei bem do que falas e ontem ao final do dia foi também uma coisa do género da que referes em último que atendi...coração de mãe deve ser reforçado...porque senão não resistia a tantas emoções...!!!
ExcluirBeijinhos querida
Maria
BONITO!!
ResponderExcluirQuando se fala de amor fica sempre bonito não achas???
Excluirbeijinhos
Maria
É incrível como somos e como por vezes nos alegramos com o toquem, noutras nos assustamos!! Lindo te ler! Verdade pura por aqui! beijos,chica
ResponderExcluirSempre palavras gentis as tuas...e neste caso a experiência do coração certo???
ExcluirBeijinhos
Maria
Eu e os toques de telefone ou telemóvel não nos identificamos muito, então se é uma hora um pouco tardia, é complicado.
ResponderExcluirEu já passei por isso com as filhas....agora quero desligar um pouco, mas, não consigo. Agora vem os netos....
Beijinhos
Telefonemas aqui em casa depois das 22.00h são sempre engano ou más notícias...também não gosto deles a horas tardias (sim eu sei que para muitos esta não é uma hora tardia)! Quanto ao resto acredito que não consigas desligar...e eu cheia de inveja porque comecei tão tarde que netos serão um empreendimento difícil em condições normais e desejáveis..!
ExcluirBeijinhos amiga
Maria
Olá Maria !
ResponderExcluirO coração de mãe é mesmo assim! Mas quer-me parecer que a filhota corresponde. O que é admirável e ternurento! Beijos.
M. Emília
Olá Emília!!!
ExcluirEla é de fato muito meiga e amiga...!!!
Beijinhos
Maria
Boa tarde Maria!!!
ResponderExcluirVim agradecer por seguir meu blog, seja sempre bem vinda!!!
E meus pequenos começaram a estudar na escola em que trabalho, no mesmo horário...então nem senti os dois primeiros anos...mas ano passado quando minha estrela mudou...fiquei com coração na mão e muito preocupada, hoje já diminuiu, mas fico preocupada sim. Na escola em que trabalho ensinei desde cedo que do portão para dentro era meu emprego, lá eu era uma professora como outra qualquer, mesmo que não fora professora deles, eles souberam contornar as situações e resolver sozinhos os problemas que enfrentaram. Deixando assim, os comentários e conversas sobre o dia, apenas quando chegávamos em casa. rsrsrs
ADORO!!!
Feliz e Abençoado Dia!!!
Bjokas...da Bia!!!
Boa tarde Beatriz!
ExcluirObrigada pela visita pelas boas e gentis palavras e por ter resolvido ficar por aqui também!!!
Essa experiência que viveu com os seus filhos deve ter sido muito enriquecedora para todos... Também acho que eles acabam por resolver as situações sozinhos...mas claro coração de mãe bate mais depressa...!!! Um final de dia muito feliz!!!
Beijinhos
Maria
Passo sim Anita...no ano passado ainda não andava nestas andanças da blogosfera mas este ano quero muito participar!!!
ResponderExcluirbeijinhos
Maria
Compartilhar a experiência materna pode ser começo de novas amizades para ambas; mãe e filha. Sucesso para as duas. Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirPor certo que sim Yayá...!
ExcluirObrigada pelas boas palavras!
Bjs
Maria
O telefone está tocando
ResponderExcluirVai a correr, Maria
Atende, não fica escutando
São notícias de alegria
Para ti Maria
Estão chegando!
Boa noite para você,
amiga Maria, um beijo
Eduardo.
Vou esperar sempre por boas notícias sim Eduardo..prometo!
ExcluirBeijinhos e bom dia!
Maria
Coração de mãe... E a tua filhota é tão querida. Beijinhos às duas. :D
ResponderExcluirSim coração de mãe...sabes bem como é!!! A filhota é docinha sim! Obrigada pelas tuas carinhosas palavras!
ExcluirBeijinhos
Maria
Oi linda,
ResponderExcluirDisso entendo muito bem,minha filha esta com 8 anos,como meu marido trabalha a muitos anos em uma grande empresa,vez em quando ele e transferido de cidade...Ai...Me dói até em pensar,cidade nova,gente desconhecida e pior..ESCOLINHA NOVA PARA MAITÊ.
Não tem sido fácil,ela demorou muito a se adaptar desta vez,muito.Agora já pensava em coloca-la em outra escola muito boa,pertinho de casa,mas quando me lembro que ela pode sofrer...Vou deixar ela na escolinha que esta mesmo.
Se pudesse mandava meu Celular com ela,só para ouvir sua voz durante a tarde,fico sempre pensando nela,se esta bem,se não esta triste com alguma amiguinha...Mas e proibido...Infelizmente.
Mas em casa eu tenho telefone sem fio e o coloco perto de mim onde estou pela casa,tenho medo de não ouvir....
Feliz de vir te conhecer...Vou ler mais um pouquinho...
Bjus
Deusa
vasinhos Coloridos
OI Deusa...que privilégio bom vê-la por aqui!
ExcluirBem vinda, obrigada pela visita, pelas gentis palavras e por ter ficado.
Sei bem das dificuldades que vai passando pelas mudanças de cidade e compreendo muito muito bem a sua preocupação com a pequena Maitê, (o meu filhote mais novo tem sete anos), Eles são mais fortes do que às vezes pensamos..e crescer e ir voando cada vez mais por si é o normal e saudável na vida...Mas manter a ligação bem forte e terna com eles é também essencial...Como lhe disse acompanhei o seu blogue muito tempo, ainda anónima e sem comentar, mas a forma como se relacionava com a filhota e com a sua casa tornando cada espaço mais bonito que o outro cativavam-me de tal forma que voltava sempre...!
Beijinhos e um dia maravilhoso para si!
Maria
Que bom que esse aparelhinho, (celular) aproxima tanto as pessoas...
ResponderExcluirAbçs
É verdade neste caso mantem-me um pouco mas sossegada e permite à filhota dar e receber um miminho...e ternura e carinho nunca são demais!
ExcluirBeijinhos
Maria
gostei do blog , vou de certeza repetir a visita.
ResponderExcluirBem vinda Marta
ExcluirObrigada pela visita pelo comentário e por ter ficado por aqui!
Bjs e bom dia!
Maria
A minha pequena vai a escola no ano que vem e já estou apreesiva
ResponderExcluirmas creio que ela vai se dar bem agente que é muito coruja.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Bem vinda Simone
ExcluirObrigada pela visita, pelo comentário e por ter ficado por aqui!
Eles são fortes sim e abrirem as asas para novos voos faz parte do crescer...mas claro é um processo novo e como tal traz inseguranças às vezes mais a nós...Corujas...pois é!
Bjs e bom dia!
Maria
Boa noite! Adorei conhecer seu blog parabéns.
ResponderExcluirOlá Nelma, bem vinda!
ExcluirObrigada pela visita, pelas suas boas palavras e por ter ficado por aqui!
Bjs e um bom dia!
Maria
OI MARIA!
ResponderExcluirUMA SITUAÇÃO QUE TODAS NÓS MÃES, PASSAMOS, MAS FAZ PARTE DA VIDA E ESTE DESAPEGO QUE SOMOS OBRIGADAS A EXERCITAR, SÓ FARÁ COM QUE NOSSOS FILHOS CRESÇAM E APRENDAM A CAMINHAR COM SEUS PRÓPRIOS PÉS, E NÓS, AS MÃES, APRENDEMOS QUE ELES NÃO NOS PERTENCEM.
LINDO ISTO DELA TE LIGAR DA ESCOLA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Tem toda a razão Zilani...é um processo natural e necessário...e eles são fortes e conseguem fazê-lo muito bem...Manter os laços ternurentos é também muito gratificante...eu própria até hoje telefono duas a três vezes à minha mãe por dia...só para ouvir a voz dela, saber como está (agora está doente e as coisas mudaram muito porque temos de lá ir todos os dias mas até há pouco foi assim).
ExcluirBeijinhos amiga e bom dia!
Maria
Maria
ResponderExcluirQue felicidade moderna ter o telemóvel e comunicar-se com para ouvir um doce recado!
No tempo dos meus, nao tinha. aqui no Brasil temos o telefônico publico o qual chamamos de orelhão. Era comum, a filha ligar do orelhão para mim e dizer: eu te amo
Bj
Zizi
Tão bom ouvir dizer eu te amo seja qual for o meio de comunicação usado Zizi!!!! Filha linda e doce a sua agora já crescida !!!!
ExcluirBeijinhos e bom dia querida!
Maria
Olá Maria:)
ResponderExcluirComo eu te compreendo! Já passei por isso há alguns anos atrás e apesar do meu filho estar no último ano do liceu continuo a sentir o mesmo - talvez agora ainda mais porque os medos são outros:)
Coração de mãe sofre!
Beijinhos
Pois é amiga tenho bem consciência de que ainda estou só a começar e como dizes os medos vão sendo outros porque s riscos também!!!
ExcluirBeijinhos e um bom dia!!!
Maria
So sweet!
ResponderExcluirObrigada pelas tuas sempre carinhosas palavras!
ExcluirBeijinhos
Maria