quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Na cozinha...com eles!!!


bake+mae-e-filha2.jpg (320×455)

Há dois dias que, devagar devagarinho…passo a passo…em pezinhos de lã…para que ninguém verdadeiramente se dê conta…comecei a envolver a família nas metas que estabeleci para tornar a casa mais funcional e organizada, resgatando-a da confusão dos últimos tempos…! Confesso que comecei pelo mais simples…por aquilo que sabia que ia funcionar…mas isso não desmerece a coisa, que até aqui (ainda é cedo para falar eu sei) tem corrido às mil maravilhas!
Na verdade, mais não fiz do que destacar dois ajudantes muito especiais para a cozinha no período da preparação do jantar…os meus filhotes!!! Não os quero lá todos os dias…afinal esse é também o tempo que têm para estar juntos e com o pai…para aliviar um pouco da pressão do dia...para simplesmente fazerem o que quiserem ou simplesmente não fazer nada de especial … que como sabemos também é nestas idades precioso! Mas acertámos que à vez e três vezes por semana me ajudarão na cozinha e serão responsáveis pelo por e levantar da mesa..! Da mesa já tratavam de vez em quando mas sem qualquer regra!
A aderência e entusiasmo foram fulgurantes, vendo eu nas suas cabecitas a borbulhar mil planos de cozinhados complicados e grande vontade de por literalmente “as mãos na massa!”
Caprichei nos aventais que, mesmo como se impunha, lhes iam praticamente até aos pés e entrámos na aventura…escolhi, por ser o primeiro dia, pratos da sua preferência e em que a sua intervenção pudesse ser maior…e foi vê-los em grande azáfama…batendo ovos, mexendo o puré, temperando (com a minha ajuda claro) a carne, cortando a salada (ai as facas!!!),e o mais que foi preciso neste dias de “cuisine” em família…A mesa ficou sempre maravilhosamente posta e estabeleceu-se entre eles uma saudável competição do melhor serviço…no fundo a ajuda ganha traços de brincadeira e torna-se num excelente momento de família para recordar…!
Na verdade enquanto os via de aventais sujos e olhos atentos ao relógio do fogão…caritas felizes face aos resultados…completamente alheios à confusão gerada (inevitável e saudável) à sua volta e inerente à sua “eficaz ajuda”…orgulhosos ao dizer « Hoje fui eu que fiz!...Bem...a mãe ajudou um bocadinho »…quantas memórias me atravessaram a mente…Quando eu própria, bem pequena, espreitava fascinada as mãos hábeis da minha mãe a fazer pasteis…a  estender a massa…a bater os bolos…quando eu própria com farinha a sobrar do avental e gema de ovo no cabelo... experimentei fazê-los sob o olhar carinhoso dela… que fingia (como eu faço agora), que a sua ajuda era insignificante e que em nada contribuía para o mérito do sucesso…!
E nestes dias...em que memórias passadas se juntaram ao presente… contadas no meio de tachos...perguntadas ao som da colher de pau raspando na tigela (como antigamente)…sorridas em lábios suspeitamente lambuzados...gargalhadas em cada oportunidade « E entornaste mesmo tudo no chão  mãe???...e a avó..não se zangou???», soube que para mim o caminho da organização só pode passar por aqui...ser vivido em partilha...servir de pretexto para o que pretexto não precisa ...amor e mais amor...para a ternura da lembrança...para o passar do tesouro da memória....para o que de essencial tem a vida!!!

Bom dia e bem hajam amigos queridos!




51 comentários:

  1. É muito bom e, eles sentem-se úteis e responsáveis, oxalá dê resultado, sempre é uma ajuda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade despacho-me mais depressa sozinha mas estas são tarefas que eles gostam e que ao mesmo tempo são de aprendizagem muito útil...!
      Beijinhos e boa noite!
      Maria

      Excluir
  2. E são tão bons esses momentos!!!
    O meu filhote sabe cozinhar "quase" tão bem quanto eu, sempre o ensinei e partilhamos juntos muitas receitas!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...dão outra cor às tarefas rotineiras...e parabéns para o filho que aprendeu tão bem e a mãe que tão bem ensinou!!!
      Beijinhos amiga!
      Maria

      Excluir
  3. Ora bem...andas a organizar tudo para poderes usufruir mais do sofá estou a ver :P

    Será que ele vai ter mais jeito que ela?

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertaste em quase tudo...ele interessa-se quase mais do que ela...e já ia volta e meia dar-me uma ajuda...durante muito tempo quando era pequeno dizia que queria ser cozinheiro...sabe-se lá porquê...agora não agora vai ser realizador....até ver!!!!!
      E quanto ao sofá...quem me dera!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. é muito bom incutir algumas tarefas nas crianças, ajudam os papás e ficam todos contentes ) recordei tempos passados, em que a minha mãe me ensinara tudo o que sei hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Sara, obrigada pela visita e pelo comentário...sim é importante ir incutindo a ideia de que a casa é um pouco de todos e que nela todos devem ajudar à sua medida!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Que bom!
    Assim se ganham momentos especiais, daqueles que ficam para a vida!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente verdade...dois objetivos cumpridos de uma só vez!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. tão bom amiga!! imagino a azafama e o entusiasmo na tua cozinha!! bjos doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a confusão também...mas valeu a pena!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Ola Mária q linda sua história e acho q casa q êh casa eh isso, um verdadeiro lar, onde a família fazem e dividem esses momentos juntos, seja numa ajuda na cozinha, na casa ...mas q todos se envolvam...saudades dos meus meninos...

    Grde bj rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Rose e aproveitar todo o tempo...que passa tão depressa!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. Sempre adorei ir para a cozinha :) E felizmente as minhas avós e a minha mãe sempre me deixaram ajudar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que memórias boas devem ter ficado....!
      Beijinhos e boa noite
      Maria

      Excluir
  9. Que bom!
    Assim se criam memórias e partilhas!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo nat. e preciosas!
      Beijinhos e boa noite
      Maria

      Excluir
  10. Olá Maria:)

    Fazes bem envolver os teus filhos nas tarefas caseiras - de pequenino é que se torce o pepino - e eles nesta idade gostam de ajudar e sentem-se importantes e responsáveis. É uma alegria para eles e para nós:) Só é pena essa alegria não durar sempre... Também fiz o mesmo com o meu filho e agora com 18 anos ajuda, porque peço, mas sempre com má vontade):

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois...estas idades ainda são boas para estas coisas...olha temos de ensiná-los e esperar que percebam que têm de assumir a sua parte na vida da casa---!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. É verdade minha querida, lá por casa os tesouros também partilham tarefas comigo mas por enquanto ainda não chegaram à cozinha. Só mesmo quando fazemos bolachinhas, bolinhos e pouco mais.
    bjs,
    MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa rápido...em breve lá chegarão...de fato neste caso a ajuda que procuro não é especificamente na cozinha ...comecei por aí por saber que eles gostariam!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  12. Os aventa´s me lembram minha nona, ela sempre pedia que os netos cortassem os docinhos para por nas formas como na imagem.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as crianças adoram fazer isso não é???
      Bjs e bom final de dia!
      Maria

      Excluir
  13. ola maria.
    estou aqui para relembra-te da nossa troca de
    Miminhos.


    http://am-vidaminha.blogspot.pt/2013/11/vamos-repetir.html

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anita ...é até hoje que temos de dizer se queremos participar não é? Eu queria muito ...estou é com medo de falhar na entrega das coisas porque estou verdadeiramente assoberbada com a doença da minha mãe ... se calhar vou mandar um mail à Belle e ver como se pode fazer.
      beijinhos e obrigada mais uma vez!
      Maria

      Excluir
  14. O bom dessa ajuda é a partilha de tarefas e fazê-los sentirem-se úteis e responsáveis.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente e que a casa é de todos e como tal todos somos à nossa medida responsáveis por ela ....dos mais novos aos mais velhos!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Não há dinheiro nenhum que pague estes momentos.
    Beijinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada no mundo de fato o pode pagar!
      Beijinhos e boa noite Maria
      Maria

      Excluir
  16. Há momentos que nos aquecem o coração!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e que vamos guardar para sempre!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  17. Super gostoso não e? Faço sempre com minha pequena estas aventuras,acabo sempre cansadissima e a cozinha toda suja até o teto,mas adoroooooo.
    Aqui em casa já peço a Maitê que tem 8 anos para lavar vez em quando a ouça,tirar a mesa e coisinhas assim.
    Ela já arruma sua cama e guarda seus brinquedos,mas ainda tenho a mania de arrumar tudo sozinha,acho mais rapido.
    A casa já vai ficar mais organizada só de catarem e guardarem seus brinquedos.
    Eu cheguei a conclusão que para se organizar uma casa o melhor e desapegar de muitas coisas que nem usamos e colocar para os pequenos tarefas simples,assim eles vão aprendendo e não sofrem depois.
    Bjus
    Deusa
    Vasinhos Coloridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bom...o meu maior objetivo é que arrumem os quartos e a tralha deles espalhada, fazem algumas coisas esporadicamente mas não são ainda hábitos...culpa minha que muitas vezes com a pressa acabo a fazer as cisas à frente deles...mas neste plano devagar devagarinho estou a mudar também aqui e comecei com a cozinha e a mesa porque sei que é uma área em que eles adoram experimentar coisas e é mais fácil...temos outros passos para dar a seguir!
      Beijinhos Deusa
      Maria

      Excluir
  18. Querida amiga so não tenho muito jeito para passar mas desenrasco-me ,o resto adoro fazer principalmente cozinhar ,e bom aprender a fazer as tarefas nunca se sabe o dia de amanha alem disso e reconfortante ver a alegria que teve no seu coraçao ,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Emanuel nem todos os homens podem dizer isso...atualmente acho que todos têm de saber ser auto suficientes e portanto saber fazer o que for preciso para por uma casa a funciuonar...Ensino O F. e a P. da mesma maneira e há coisas em que ele até se interessa mais do que ela como por exemplo cozinhar!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  19. Respostas
    1. Bem vinda Marii! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sim cozinhar com eles é muito bom!
      Beijinhos e bom dia!
      Maria

      Excluir
  20. Esses são momentos preciosos conducentes a boas conversas e recordações.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal e qual...ao mesmo tempo que aprendem e se tornam responsáveis criamos memórias juntos e isso é precioso!
      Bem vinda Catarina, obrigada pela visita, pelo comentário e por ter ficado por aqui!
      Bjs e bom dia!
      Maria

      Excluir
  21. Maria, minha linda, adorei a idéia de ter teus filhos a te ajudar na cozinha!
    É uma forma de mostrá-los a importância dos alimentos e de sempre comer algumas coisas que não são tão prazerosas.. ainda também, mostrar a importância de trabalhar em equipe.
    Adorei a idéia, Espero que seja bem frutífera!

    Ah, obrigada pelo carinho. O anônimo ruim a gente deixa pra lá :D
    Cheirinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janna! É isso mesmo e enquanto aprendem passamos juntos tempo de qualidade tão importante e tão raro agora nos nossos dias tão ocupados!!!

      Beijinhos e bom dia!
      Maria

      Excluir
  22. Maria, não tenho filhos, mas tenho três lindos e maravilhosos sobrinhos e, em muitas atividades, dou-me conta que reproduzo (consciente ou inconscientemente) o que há alguns anos a minha mãe fazia comigo e com as minhas duas irmãs. Apesar da saudade que se instala a sensação é tão boa. Mantenho vivas as memórias maravilhosas das horas vividas com a minha mãe e transmito valores, princípios, rituais...que, não podendo a avó fazê-lo, faço-o eu.
    Escusado será dizer que adorei o texto!
    beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Liliana, esses valores, esses princípios esses rituais e memórias de família são o mais precioso tesouro que podemos guardar...a certa altura percebemos que chegou a nossa altura de o passar e são sempre momentos maravilhosos...que marcam a vida de quem passa e quem recebe para sempre...Que sorte têm os teus sobrinhos...! Beijinhos amiga querida e muito obrigada por todo o carinho|
      Maria

      Excluir
  23. Fazes bem. Para eles é divertido e aprendem sempre alguma coisa, além de lhes passar a importância da divisão de tarefas. :)
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobretudo passa a importância da divisão de tarefas... não espero que cozinhem evidentemente, mas vão aprendendo e os pequenos almoços já gostam de fazer porque conseguem fazer inteiramente sozinhos!
      Beijinhos e bom dia!
      Maria

      Excluir
  24. Respostas
    1. Verdade...a ajuda ainda não é grande ...mas motiva-os para as outras tarefas!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  25. Imagino a alegria que não será na tua cozinha :)
    Apesar da confusão (o que é perfeitamente normal ) vão ficar na memória deles esses momentos, momentos que tal como tu guardas.
    Daqui a uns anitos vai saber tão bem serem eles a mimar os pais,(ontem não tive que fazer jantar o meu filho fez na casa dele e trouxe para mim e para a Lu lol )
    é nestas idades que temos que lhes "pedir" ajuda para que mais tarde não vejam como uma obrigação, mas sim uma partilha de tarefas, beijinhos minha amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizes bem...alegria e confusão...mas vale tanto a pena...e pelos vistos tu já tens os resultados práticos para além das memórias preciosas...esses miminhos sabem tão bem!!! E sim se estiverem habituados a partilhar tarefas não o vêem como uma obrigação ...!
      Beijinhos amiga muito querida e claro para a LU também!!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...