quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Presos ao umbigo!!!

umbigo.jpg (400×351)

Não...não se enganaram no blogue, nem hoje vou falar de piercings (embora pudesse...está avisado que se poderá falar de tudo...bem lá no topo da página), hoje quero mesmo lembrar convosco como facilmente nos tornamos devotos adoradores do nosso umbigo, sendo por vezes o processo tão lento e gradual que, sem percebermos, acabamos presos em limitada perspetiva e já nem conseguimos olhar para outro lado...Interessa a sua forma a sua cor...se alguma borbulha aterrou por lá...se fica bem a ver-se debaixo do bikini ou se ficará mellhor ainda com tatuagem ou enfeite...! De fato, e traduzindo isto nas verdadeiras palavras, deixando de lado a ironia que até pesa em assunto tão sério...facilmente nos deixamos absorver pelo nosso pequeno mundo, pelos problemas que nos afetam diariamente focando-nos neles de tal maneira que nos é extremamente difícil perceber que ao nosso lado ou mesmo longe de nós outros problemas maiores são realidade diária de muitos... sem querer antes que os pensemos de fato, são de imediato classificados como coisas dos outros ou coisas demasiado longe de nós para nos afetarem e arrumados numa qualquer prateleira de memória de onde por vezes surgem com os medos para nos assaltar...no fundo bem sabemos que não há problemas dos outros....o que é dos outros hoje pode ser nosso amanhã...ou daqui a um breve instante apenas...no fundo sabemo-lo bem!!!! Tudo isto a propósito da enorme catástrofe nas Filipinas....milhares de pessoas mortas ou desaparecidas....milhares de famílias destruídas...imagens chocantes a entrarem casa dentro gritando das suas razões, da injustiça da incredulidade do desespero da mãe que perdeu os filhos...das crianças que choram sem família...da fome que grassa entre os sobreviventes...da surpresa terrível de tudo isso nas suas vidas e nas suas mortes...Como podemos ignorá-lo...como podemos olhar para o lado e seguir com as nossas vidas sem pelo menos refletir um pouco sobre tudo isto,solidarizando-nos com esse povo ferido, dirigindo-lhe as nossas orações e a nossa força! Quão minúsculas e longínquas ficam as nossas queixas diárias ....os nossos descontentamentos...as nossas arrelias os nossos pequenos pesares perante tal dor!!!

   
Burning-candle-flame-1359291358_76.jpg (1200×1611)

Hoje a minha proposta é que tiremos um momento do nosso dia em memória dos que morreram e na esperança dos que sobreviveram mas ainda sofrem...que acendamos as velas dos nossos corações com todo o carinho e de alma iluminada lhes enviemos a mensagem do nosso amor! 


Para todos um bom dia, e bem hajam queridos amigos que têm a paciência e o carinho de aqui passar!



























63 comentários:

  1. Tens razão Maria!
    É "apenas" mais uma das catástrofes nossa, nossa, nossa CULPA!
    Deus tenha Misericórdia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E depois ainda ouvimos os representantes do nosso governo dizer que ainda não organizaram ajuda porque não lhe foi pedido!!!! Ás vezes Suri não tenho mesmo paciência para algumas coisas!
      Beijinhos querida, querida amiga!

      Excluir
  2. Bom dia,
    Seu texto é revelador da sua sensibilidade ao que nos rodeia, sobre o cinismo nem vou tocar nos gananciosos (que por acaso também morrem) que não olham a meios para explorar os mais desprotegidos, admira-me é o povo comum como eu, assobiar para o lado e ignorar o que se passa, assim ficam acomodados a beijar os pés aos Mexias, Amorins, ao cínico do cavaco e outros mais como o ignorante do Fernando Ulrich.
    Eles sem saberem estão a prestar um serviço ao povo que tudo possa mudar para eles serem corridos de Portugal para de seguida irem todos em excursão, depositar flores de plástico na campa do Augusto Pinochet.

    Abraço solidário
    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por este comentário tão sentido!
      Abraço solidário para si também AG!
      Maria

      Excluir
  3. Há pessoas que nos marcam...todos os dias...não há dia que não o faça...e já lá vai um ano e meio(mais 12 dias)...

    Beijo Maria

    ResponderExcluir
  4. É bom passar por aqui e lermos um texto tão oportuno e expressivo.
    Na realidade o que são os nossos problemas , comparados à dimensão da tragédia nas Filipinas , e o sofrimento daquele Povo.
    Que Deus e os Homens os ajudem , pelo menos a minorar tão sofrimento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga ...neste momento precisam de toda a ajuda!
      Obrigada pelas boas palavras!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Por vezes olhamos demasiado para o nosso umbigo, é verdade. E esquecemos que há também problemas que nos podem chegar, de uma ou de outra forma. O que aconteceu nas Filipinas foi uma tragédia, como tantas outras já aconteceram por esse mundo fora. Mas nós nunca estamos livres de nos acontecer qualquer coisa...e, claro, depois também esperamos a solidariedade dos outros.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente JP, mas tão fácil esquecermo-nos de algo tão óbvio!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. O seu texto é totalmente subscrito por mim e tem toda a
    razão. Realmente há imensas pessoas que só pensam nelas
    próprias. Eu não vou publicitar a m/vida, mas acredite amiga,
    que tenho agido mais em função dos outros do que de mim e
    não estou arrependida.
    Bj. e desejo que esteja bem.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Irene, tenho para mim que quando nos dedicamos às causas dos outros mais fazemos pela nossa no que se refere ao crescimento e estados de alma!!! Fico muito contente por saber que é um dos muitos que se preocupam e intervêm! Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Olá Maria:)

    Eu não olho assim tanto para o meu umbigo, só tenho pena de me sentir impotente com tamanhas tragédias e não poder fazer nada...rezar...rezar:)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E rezar amiga já é tanto tanto tanto...há coisas em que podemos intervir de outra forma e devemos fazê-lo mas há outras em que rezar é uma forma poderosa de ajudar!
      Beijinhos amiga!
      Maria

      Excluir
  8. Olá Maria
    Tem toda a razão no que escreveu,quanta tragédia neste mundo e as pessoas a preocuparem-se com coisas insignificantes.
    Maria basta ver algumas capas das nossas revistas "rosa" e de certos programas de televisão para darmos conta de como vivemos num mundo de faz de conta.Do nosso governo é melhor nem falar.
    Quanto à tragédia das Filipinas dói o coração ver as imagens do que aconteceu,Tanto sofrimento.
    Vamos rezar e pedir para que a ajuda que eles precisam chegue rapidamente
    Beijinhos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente...um mundo de faz de conta em que as coisas a que se dá mais importância estão longe de serem fundamentais...Obrigada pelo seu apoio e pela sua companhia neste intuito!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. Ajudar os que ainda em vida choram.
    Saibamos compreender a desventura
    Afagos dar a quem sem eles ficaram
    Porque choram lágrimas de amargura.

    Adorei ler a sua mensagem, referindo-se ao povo Filipino, cuja a brutal força da natureza se encarregou de lhe causar, destruição, morte e muita dor, infelizmente, ninguém tem o poder para o evitar.
    Boa noite para você
    amiga Maria, um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre poesia no seu comentário...privilégio de quem lê! Obrigada pelas carinhosas palavras! Realmente estas catástrofes reduzem-nos ao nosso real tamanho!
      Beijos
      Maria

      Excluir
  10. Minha Amiga .
    Que lamento triste sua postagem comove meu coração dói até a alma
    nos últimos tempos só vemos tristeza .
    De vez em quando vemos cada catástrofe uma maior que a outra
    eu vejo tudo parece um filme de ficção .
    Amada te deixo um carinhoso beijo ,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida Evanir...muitas catástrofes muita tristeza e muita dor pelo mundo fora...a natureza em revolta pelo maus tratos, revoluções e convulsões sociais derivadas de sistemas em rotura completa...veremos o que enquanto seres humanos conseguiremos fazer nesta fase tão determinante...!
      Beijos com carinho e amizade e um final de dia em paz!
      Maria

      Excluir
  11. Eu, pelo contrário, às vezes obrigo-me a mim própria a olhar para o meu umbigo!
    No caso que falas das Filipinas, custa-me ver imagens dessas catástrofes... partem-me o coração, ainda para mais sabendo que nada posso fazer.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes também acontece e também é preciso...e sim a impotência perante um tão grande caos e tanto sofrimento doi muito!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  12. Minha querida

    Infelizmente o ser humano está cada vez mais desumanizado. Temos que olhar mais para o nosso lado e não para nós próprios.
    Perante estas catástrofes, os nossos problemas ficam tão pequenos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É precisamente o que penso minha querida amiga!
      Beijinhos e noite abençoada!
      Maria

      Excluir
  13. Maria,aqui no Brasil não podemos sequer oscilar tamanha e a violência em que vivemos,não falo da corrupção politica,pois isso já nos cansou,mas da violencia mesmo,de sair de casa com medo de não voltar.
    Vivemos sim em Guerra Civil,pois são tantas mortes quanto em uma guerra.
    Mas temos ainda um folego,comida,água,trabalho.....Nunca pude em minha vida deixar de pensar nas crianças que sofrem pelo mundo...Fico pensando no Haiti,quantas crianças sem os pais,e quantas de nós gostariamos de ser mãe deles,mas como traze-los?
    E muito importante rezarmos pelo mundo,pelas familias,pelas crianças e animais especialmente,nossos inocentes.
    Então sua mãe esta doente? Que pena,Deus abençoe que ela melhore rapidamente e lhe traga de volta a saúde.
    Tudo o que tento fazer neste mundo e não ser egoista,e ver além do meu umbigo....
    Bjus
    Deusa
    Vasinhos Coloridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Deusa tenho acompanhado a situação no Brasil e sei bem da insegurança em que vivem...não deve concerteza ser fácil...e tem razão quantas de nós não acolheriam com amor aquelas crianças que agora sem família e se amontoarão em orfanatos sem quaisquer condições ou ficaram mesmo à solta na rua à mercê dos "predadores" que sempre surgem nestas alturas nos locais de catástrofe...enfim uma grande tristeza. Também tento ver além do meu umbigo Deusa...é mesmo uma das minhas metas de vida...mas perante algumas coisas como esta catástrofe os nossos problemas parecem tão mais pequenos que relativiza tudo ainda mais,
      Obrigada pelas melhoras da minha mãe...este ano foi um ano terrível para a minha família no que se refere à saúde e temos lutado constantemente contra as doenças que afetam a minha mãe e meu marido.
      Beijinhos Deusa!
      Maria

      Excluir
  14. O seu texto está muito bem escrito e tem uma mensagem muito importante. Quando vejo estas pessoas a sofrer, fico envergonhado com os meu pequenos problemas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal como eu...relativiza tudo não é???
      Obrigada pelas carinhosas palavras.
      Bjs
      Maria

      Excluir
  15. Blessings to the people who are suffering!

    ResponderExcluir
  16. É bem verdade que cada vez mais as pessoas só pensam nos umbigos delas. Eu, apesar de ter que realmente pensar no meu, ainda penso muito nos outros. Quase mais nos que não me dizem nada, do que nos me são próximos.

    Continuo a pensar que se todos fizermos um bocado, ao ser o bocadinho de todos, este mundo melhorava.

    Mas cada vez mais se vê mais indiferença, mais desrespeito...

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nisso Cláudia...façamos então a nossa parte!!!!
      Beijinhos e bom dia!
      Maria

      Excluir
  17. Por vezes o nosso umbigo tolda-nos ideias, pensamentos e até sentimentos.

    Vamos, então acender essa luz!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...vamos então acender a luz do coração...obrigada pela companhia!
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  18. Obrigado por nos fazeres olhar mais para os outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa por ser uma chamada de atenção a mim própria amiga...! Apenas partilho o que vou pensando...!
      Obrigada pela companhia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  19. :( verdade...
    (amiga quando tomamos um cafezinho?!)
    bjoooooooooo

    ResponderExcluir
  20. Um texto que toda a gente deveria ler! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga pelas tuas gentis palavras...apenas uma chamada de atenção em primeiro lugar para mim própria e a partilha do que por aqui vou pensando...!
      Obrigada pela companhia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  21. Linda postagem!!!
    Hj em dia cada um fica só de olho no seu umbigo, não vejo atos de bondade nas manchetes de jornais. Só destruição e tristeza.
    O ser humano está deixando de ser humano.

    adorei o blog e to seguindo.

    bjokas =)

    http://meusegredosbell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Bell! Obrigada pela visita , pelas gentis palavras e por ter ficado por aqui!
      Sim ... sobrevaloriza-se o que é mau, destrutivo ou triste...falta valorizar o que se lhe pode contrapor!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  22. Respostas
    1. Obrigada Eva pelas gentis palavras e pela companhia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  23. Boa tarde Maria!!!
    Venho agradecer por seguir meu blog e que encanto de postagem...que Deus continue a nos abençoar sempre...
    Feliz Dia!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Beatriz!
      Obrigada pelas suas boas palavras e dia abençoado para si também!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  24. Respostas
    1. Obrigada pelas boas palavras...mas começo sempre é por ter de me inspirar a mim própria...tudo o que escrevo começa por aí!!!
      Beijinhos amiga!
      Maria

      Excluir
  25. Gostei muito de seu texto, o que me fez refletir sobre meu umbigo (minha vida), e olhar mais pra quem está do meu lado a cada dia e tentar satisfazer os seu querer, pra que eu os veja mais felizes.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas gentis palavras e pela companhia!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  26. Querida Evanir já fui ontem celebrar consigo as 500.000 visitas,,,Parabéns mais uma vez...nada mais merecido amiga!!!
    Obrigada pelas suas carinhosas palavras e um um final de dia sereno e feliz!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Maria.
    Meus parabéns você tem uma das qualidades mais que eu admiro no ser humano compaixão ,amor ao próximo.
    Não acompanho muito as noticias do mundo,pouco assisto televisão,mais hoje por destino ou não escutei a experiencia do repórter,e ouvir o relato que ele fez dessa situacao.
    Fiquei chocada ,sensibilizada,triste.
    É muito sofrimento.
    A sua postagem é a revelação que nem todo mundo é indiferente aos sofrimento dos nossos irmãos em cristo,porque enfim todos nós somos filhos do mesmo pai.
    Uma ótima noite.
    Vamos sim, todos orar e fazer o que estiver ao nosso alcance por eles.
    Uma ótima noite.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirtes
      Sim o sofrimento por que estão a passar aquelas pessoas é enorme. Obrigada pelas suas boas palavras e a sua companhia nesta intenção!
      Um dia abençoado para si!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  28. Olá Maria,
    Esse sentimento em que se sente a dor do outro como sua própria dor é algo nobre que poucas pessoas sentem hoje em dia (COMPAIXÃO) muitos nem sabem o que significam, seu texto é muito lindo e expressivo assim como teu ser.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelma
      Obrigada pelas gentis palavras e pela companhia por aqui...mais não faço do que uma chamada de atenção ao que preciso de lembrar também...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  29. Oi Maria!
    Como você disse no meu blog, é bom termos um tempo pra nós... Mas isso não pode ser o tempo inteiro... Egoísmo demais é desespero e o nosso umbigo não é tão mais interessante do que um livro relido tantas vezes.
    Só há novidade quando arriscmos ir nas prateleiras que estão fora do nosso quarto fechado.
    Gosto muito do jeito que você escreve! *o*
    Cheirinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janna
      Sem estarmos bem connosco dificilmente conseguimos fazer algo pelos outros...sim precisamos do nosso tampo para isso também, não podemos é como fazer disso o foco único da nossa vida.
      Obrigada pelas boas palavras e companhia!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  30. Maria
    que lindo texto,
    eu ja fui mais cooperadora na vida , agora nem tanto
    preciso estar mais atenta
    mas vamos orar pelos necessitados dessa tragédia
    tenha um dia abençoado
    bj Zizi

    ResponderExcluir
  31. Verdade Maria! E nem é preciso haver furacões e outras catástrofes, basta olharmos para o lado, há sempre alguém a precisar de nós e a quem podemos ajudar. Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É precisamente o que penso....devemos começar por quem está ao nosso lado...e há tantos a precisar de tanto tipo de ajuda...até os mais insuspeitos!!
      Bejinhos
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...