sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Da greve!!!

greve.jpg (400×163)

Já sabem que nestas coisas não me consigo calar...amo demais o meu país e a minha dignidade, enquanto cidadã de um país livre, para não ter opinião sobre o assunto ou fingir que não está a acontecer aquilo que na verdade está!

Sobre a greve
Tenho para mim que há um momento em que temos de dizer basta, deixar de ter medo, exercer os nossos direitos, mostrar a nossa força, sair ao caminho daqueles que reduzem sem piedade os cidadãos à pobreza e os lançam no desespero!

Tenho para mim que os ideais porque lutaram tantos, em que acreditámos tantos, de que necessitamos tanto, merecem a nossa esperança e a nossa luta!

Tenho para mim que não se consegue fazer uma greve sem que alguns fiquem prejudicados  pela paralização dos serviços, e compreendo o desalento daqueles que necessitam de um serviço e por ele esperam há muito tempo se deparam com a impossibilidade de o conseguir, como é o caso de muitos idosos entrevistados nas reportagens da TV, mas assusta-me a sua falta de informação, a forma como estão desligados do que se passa em seu redor ao ponto de não saberem da greve, indigna-me o discurso de muitos, mais novos, que protestam pelos incómodos, em suma choca-me o poder da desinformação ( porque é disso que se trata num e noutro caso), tão sintomática do estado da nação!

Tenho para mim que numa situação tão grave como a que atravessamos deveríamos unir-nos e não pender para um ou outro lado, conforme as decisões afetam o público ou o privado e deixar de ver nos funcionários públicos o alvo a abater, como tão sabiamente tem sido incutido na população pelo governo..o que está em questão está acima de tudo isso...o que está em questão é o povo português todo ele...e por isso quando uma das partes se manifesta e luta é de todos que se trata...e como tal deve ser tratada e apoiada!

Tenho para mim, com conhecimento próprio de vários casos, de que a aderência à greve está em muito condicionada pelas condições em que muitos já vivem não podendo dispor de um dia de salário para a fazer!

Tenho para mim que nenhum membro do governo deve vir no dia anterior a uma greve dizer aos meios de comunicação, a percentagem prevista de aderência à mesma...mas aconteceu ontem!

Tenho para mim que apesar de previsões inusitadas e quanto a mim baseadas em procedimentos ilegais, a aderência ficará muito acima do que foi dito (20%) e ficará de acordo das notícias a esta hora entre os 70% e os 100%, dependendo dos setores do Estado e das regiões!

Tenho para mim que não sendo esta a única forma de luta, não pode já neste momento ser ignorada...!

Sim sou funcionária pública...mas sobretudo cidadã !

Boa tarde e bem hajam!

36 comentários:

  1. Tomara que esta voz, este grito, que aqui hoje ouço, fosse o de todos, em uníssono!

    Assino em baixo!

    Beijo

    Sónia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que pensavas assim!!!! Aos poucos havemos de ser muitos de novo!
      Obrigada pelas tuas palavras!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Os números da greve são sempre uma novela nos noticiários. Aqui, dos 5 agrupamentos de escolas da cidade, se não contarmos as escolas primárias, quatro deles estiveram literalmente fechados. Transportes não havia, os que circulavam eram, manifestamente poucos em relação a um dia normal...combóios não se ouviam passar. Enfim, nunca percebi bem como os governos faziam as contas, ou até percebia bem.

    A adesão pode não ser tão grande em certas zonas e em certos serviços pelo que disseste - há famílias que já não podem dispôr de um dia de salário para fazer greve. Mas a indignação é grande, muito grand e até temo o que vai acontecer em finais de Janeiro quando as pessoas receberem o salário...há muita gente que ainda não se deu bem conta dos cortes que foram aprovados. O copo vai enchendo, não só aqui como em muito lado por essa Europa fora. Curiosamente na Alemanha não....

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim JP, a indignação vai crescendo...por acaso já fiz as contas para Janeiro...muitos serão atirados para a ruína, os que já estavam no fio da navalha, outros terão mais uma vez de alterar toda a sua vida para pior tentando ainda manter a dignidade porque a qualidade de vida já não!!!! E sim muitos não se deram conta!
      Logo não sei quais serão os números...mas por aqui está tudo parado...! E sim tudo isto se vai já passando em formato light Europa fora...na Alemanha??? Pois não...mas olha que quando cairmos todos a Alemanha não fica de pé!

      Excluir
    2. Não fica? eles nunca ganharam nenhuma guerra, mas esta não perdem. Não perdem não...

      Beijinho

      Excluir
    3. Bom ele vivem do que exportam para o resto da Europa...quando ninguém puder comprar..caiem...aliás é por isso que não têm deixado cair totalmente os países mais fracos como nós!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Passei de fugida,hoje fui com a minha mãe ao Centro de Saúde e ninguém diria que era dia de greve, tudo normal...
    Deviam aderir mais pessoas ás greves,claro está que há sempre quem sofra com as ditas,mas assim,não sei não.
    Beijinhos com muito carinho meus e da Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lita, por aqui no entanto estava tudo fechado...era bom que tivesse sido representativa...vamos ver! Mas como disse muitos não a fazem porque não podem!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. tomara que por aí acordem o gigante!

    por aqui ele voltou a dormir!


    [não somos, boas referências de governo]


    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser preciso força, coragem e união...mas estamos muito fragilizados..Contudo tenho esperança de que não deixemos morrer o que tanto nos custou a conseguir!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. A adesão à greve só não é maior porque, tal como disseste, há muitos que não se podem "dar ao luxo" de não receber um dia de trabalho.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vários casos desses no meu local de trabalho!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. As greves são a voz do povo. Para defender os seus direitos. Quando lhes estão a ser retirados, como está acontecendo. É preciso dizer basta de tanta austeridade. Os ricos que paguem a crise. Foram eles que a provocaram para o seu bem estar na vida. Precisamos de uma nova e verdadeira revolução, diferente da revolução dos cravos em Abril de 1974. Se o povo não acordar a tempo de evitar o retrocesso à ditadura, qualquer dia lá estaremos, os governantes estão a tentar fazer tudo por tudo para que isso seja realidade!

    Bom fim de semana para você
    amiga Maria, um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão Eduardo eles estão a tentar mas nós não havemos de deixar...!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Subscrevo!
    Sou funcionária pública aposentada mas fiz todas as greves e estive em todas as lutas!
    Com muito mais razão estaria agora se estivesse no activo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente não nos podemos deixar afundar no desespero...antes afirmar a nossa força!!!
      Abraço e bom final de dia!
      Maria

      Excluir
  8. Aqui no Brasil,não aguentamos mais tantas greves e passeatas.
    Lindo texto amiga Maria
    Obrigada da visita e comentário.
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não resolvem tudo as greves mas são uma afirmação de força de quem quer dizer não às injustiças e penalizações de que tem sido vítima vergonhosamente nos últimos três anos!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  9. Li um artigo mês passado sobre a crise do alem mar... fiquei chocado com os números de Portugal e Espanha. O que retrato tudo foi uma frase de um estudante: "Fomos convidados a brincar e todo mundo brincou, todo mundo se divertiu mas na hora de pagar a conta somos nós (a classe media para baixo) que estamos pagando"

    Então vai ter outra greve geral em Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi hoje, ainda não temos dados...mas o que se passa por aqui é de fato o fim da classe média e a penalização dos mais pobres...digamos que se não nos impusermos ainda acabam com o Estado social!
      Abraço!
      Maria

      Excluir
  10. Isto precisa mais que greves...
    Pode ser que ainda se abra bem os olhos !!!

    Beijo e bom fim de semana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a greve é apenas uma das formas de luta...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  11. Minha amiga do coração e da alma.
    Hoje venho agradecer todo carinho , que venho recebendo de si ,pois nessas horas vemos onde estão as amizades verdadeiras.
    Amada no tocante a sua postagem dói ver a situação de Portugal
    um Pais onde sempre imperou com verdadeiros valores.
    Hoje vejo é o mundo de ponta cabeça amiga.
    No Brasil as greves é vergonhosa entra os mascarados no meio
    ai vem as barbaridades .
    O governo esta desestabilizado e o Pais de ponta cabeça.
    E lá vem Copa do Mundo vai ser um fiasco só Jesus para olhar meu Pais também.
    Minha cidade vai ser uma das sedes da copa estou com medo
    se a coisa esta preta imagina como vai dar isso tudo.
    Maria você realmente gostou do meu livro?
    Portugal é um doa maiores leitores dele dei para algumas pessoas amigas , mais perdi tempo mandando para outras , que até hoje nunca me falou nada amiga.
    Por outro lado vendi bastante e no meu banner levado a Bienal tem uma linda frase alusiva a Portugal.
    Amada estou tentando voltar ,mais estou me sentindo cansada
    e muito triste ainda.
    Logo quem sabe não terei novidades .
    Por favor me diga por email como estão por ai minha querida.
    Hoje tem aniversário no meu blog.
    Beijos obrigada pelo carinho beijos , Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir querida amiga
      tenho acompanhado a situação no Brasil e sei bem quanto a situação está difícil por aí...por aqui de uma outra forma estamos também a passar um período muito triste da nossa História, correndo o risco de perder o que muito nos custou a conquistar no que se refere a um Estado social e justo. Tenho esperança de que nos consigamos unir e inverter o processo...vamos ver!
      Quanto ao seu livro minha querida amiga...o livro que fazendo jus ao seu nome A Viagem, por sua mão atravessou o oceano para mim, foi uma descoberta única e maravilhosa, de uma outra forma de escrita que não lhe conhecia e de uma história única e especial, como especial e única é a sua autora, na verdade a protagonista da mesma. Como lhe disse por mail, comecei a lê-lo e não consegui parar até o acabar! Parabéns Evanir pela sua obra , pela sua dádiva em experiência a quem a lê e por ser quem é!
      Obrigada mais uma vez pelo seu carinho, pela sua oferta e sobretudo pela sua amizade que fez mais uma vez do longe tão perto!!!
      Beijinhos com carinho e amizade!
      Maria
      Ps. Agora vou no seu blogue ver as novidades!

      Excluir
  12. Concordo em absoluto com o que escreves.
    Não há forma de se fazer uma greve sem que alguém seja prejudicado.
    Importa lutar contra a injustiça e a favor de melhores condições de vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo...não podemos baixar os braços!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  13. A greve é um direito que assiste a todos os trabalhadores, e, também o significado que vivemos num País Democrático.
    Agora o que têm feito pelo País , os vários Políticos em que votamos , é uma vergonha.
    Mesmo reformada irei (sempre que puder) a manifestações ,
    Se não for pelos meus Direitos que seja pelos que trabalham.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É precisamente a minha perspetiva amiga, nenhum de nós se pode demitir deste país...já basta o que dele querem fazer os governantes !
      Bjs
      Maria

      Excluir
  14. Maria....Aprendemos neste meu pais que se o povo não se une...Nada acontece...O pavo derruba Presidentes...Só o povo todo unido e capaz de resolver os problemas todos de uma só vez...
    A poucos meses em meu pais,as coisas andavam de tal forma que a violência era tão grande,tão desmedida,o povo era assaltado pelo governo de tal forma...Estavamos tão esquecidos...Que saimos em massa as ruas,em todo o pais....Nunca vi um Presidente(no nosso caso UMA)e governantes em todos os setores,resolverem problemas de anos e anos em um dia...Uma semana...Impressionante.
    Tudo e jogado sobre as costas do povo...Todos os impostos e agruras,mas só até o povo se curvar....Basta a união e você vai ver com o mesmo susto que nós Brasileiros....O medo de perder o poder faz com as soluções aconteçam como um milagre.
    Bjus
    Deusa
    Vasinhos Coloridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão Deusa só a união do povo pode impedir os abusos deu quem nos governa ou desgoverna...tenho acompanhado a situação no Brasil...por cá temos andado muito adormecidos , sufocados com a austeridade e a forma com ela afeta as nossas vidas...Mas creio que agora acordaremos com mais um pacote de medidas contra os mais fracos e os mais atingidos que começará em 2014...Acredito que ainda há esperança mas que tudo depende de nós!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Defendo e sempre defenderei a importância das greves como forma de mostrar a insatisfação de quem não se revê num país, numa política, numa ideologia ou no que seja. Há por trás da greve toda uma questão histórica que deve ser respeitada e enobrecida, falamos de uma conquista que não podemos menosprezar, principalmente quando o que se faz por quem governa, ou faz que governa, este país, não é mais nem menos que dividir para reinar... Princípio mesquinho promovido por quem também o é.
    Viva a liberdade, viva a greve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acrescentarei nada ao teu comentário...Viva a liberdade!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  16. Respostas
    1. Se nos unirmos e lutarmos por isso..só assim!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Concordo contigo, e se fosse funcionária publica teria feito greve hoje.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos de mostrar que já chega e que estamos unidos!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...