Já sabem que nestas coisas não me consigo calar...amo demais o meu país e a minha dignidade, enquanto cidadã de um país livre, para não ter opinião sobre o assunto ou fingir que não está a acontecer aquilo que na verdade está!
Sobre a greve
Tenho para mim que há um momento em que temos de dizer basta, deixar de ter medo, exercer os nossos direitos, mostrar a nossa força, sair ao caminho daqueles que reduzem sem piedade os cidadãos à pobreza e os lançam no desespero!
Tenho para mim que os ideais porque lutaram tantos, em que acreditámos tantos, de que necessitamos tanto, merecem a nossa esperança e a nossa luta!
Tenho para mim que não se consegue fazer uma greve sem que alguns fiquem prejudicados pela paralização dos serviços, e compreendo o desalento daqueles que necessitam de um serviço e por ele esperam há muito tempo se deparam com a impossibilidade de o conseguir, como é o caso de muitos idosos entrevistados nas reportagens da TV, mas assusta-me a sua falta de informação, a forma como estão desligados do que se passa em seu redor ao ponto de não saberem da greve, indigna-me o discurso de muitos, mais novos, que protestam pelos incómodos, em suma choca-me o poder da desinformação ( porque é disso que se trata num e noutro caso), tão sintomática do estado da nação!
Tenho para mim que numa situação tão grave como a que atravessamos deveríamos unir-nos e não pender para um ou outro lado, conforme as decisões afetam o público ou o privado e deixar de ver nos funcionários públicos o alvo a abater, como tão sabiamente tem sido incutido na população pelo governo..o que está em questão está acima de tudo isso...o que está em questão é o povo português todo ele...e por isso quando uma das partes se manifesta e luta é de todos que se trata...e como tal deve ser tratada e apoiada!
Tenho para mim, com conhecimento próprio de vários casos, de que a aderência à greve está em muito condicionada pelas condições em que muitos já vivem não podendo dispor de um dia de salário para a fazer!
Tenho para mim que nenhum membro do governo deve vir no dia anterior a uma greve dizer aos meios de comunicação, a percentagem prevista de aderência à mesma...mas aconteceu ontem!
Tenho para mim que apesar de previsões inusitadas e quanto a mim baseadas em procedimentos ilegais, a aderência ficará muito acima do que foi dito (20%) e ficará de acordo das notícias a esta hora entre os 70% e os 100%, dependendo dos setores do Estado e das regiões!
Tenho para mim que não sendo esta a única forma de luta, não pode já neste momento ser ignorada...!
Sim sou funcionária pública...mas sobretudo cidadã !
Boa tarde e bem hajam!
Tomara que esta voz, este grito, que aqui hoje ouço, fosse o de todos, em uníssono!
ResponderExcluirAssino em baixo!
Beijo
Sónia
Sabia que pensavas assim!!!! Aos poucos havemos de ser muitos de novo!
ExcluirObrigada pelas tuas palavras!
Beijinhos
Maria
Os números da greve são sempre uma novela nos noticiários. Aqui, dos 5 agrupamentos de escolas da cidade, se não contarmos as escolas primárias, quatro deles estiveram literalmente fechados. Transportes não havia, os que circulavam eram, manifestamente poucos em relação a um dia normal...combóios não se ouviam passar. Enfim, nunca percebi bem como os governos faziam as contas, ou até percebia bem.
ResponderExcluirA adesão pode não ser tão grande em certas zonas e em certos serviços pelo que disseste - há famílias que já não podem dispôr de um dia de salário para fazer greve. Mas a indignação é grande, muito grand e até temo o que vai acontecer em finais de Janeiro quando as pessoas receberem o salário...há muita gente que ainda não se deu bem conta dos cortes que foram aprovados. O copo vai enchendo, não só aqui como em muito lado por essa Europa fora. Curiosamente na Alemanha não....
Beijo
Sim JP, a indignação vai crescendo...por acaso já fiz as contas para Janeiro...muitos serão atirados para a ruína, os que já estavam no fio da navalha, outros terão mais uma vez de alterar toda a sua vida para pior tentando ainda manter a dignidade porque a qualidade de vida já não!!!! E sim muitos não se deram conta!
ExcluirLogo não sei quais serão os números...mas por aqui está tudo parado...! E sim tudo isto se vai já passando em formato light Europa fora...na Alemanha??? Pois não...mas olha que quando cairmos todos a Alemanha não fica de pé!
Não fica? eles nunca ganharam nenhuma guerra, mas esta não perdem. Não perdem não...
ExcluirBeijinho
Bom ele vivem do que exportam para o resto da Europa...quando ninguém puder comprar..caiem...aliás é por isso que não têm deixado cair totalmente os países mais fracos como nós!!!
ExcluirBjs
Maria
Passei de fugida,hoje fui com a minha mãe ao Centro de Saúde e ninguém diria que era dia de greve, tudo normal...
ResponderExcluirDeviam aderir mais pessoas ás greves,claro está que há sempre quem sofra com as ditas,mas assim,não sei não.
Beijinhos com muito carinho meus e da Lu
Oi Lita, por aqui no entanto estava tudo fechado...era bom que tivesse sido representativa...vamos ver! Mas como disse muitos não a fazem porque não podem!
ExcluirBeijinhos
Maria
tomara que por aí acordem o gigante!
ResponderExcluirpor aqui ele voltou a dormir!
[não somos, boas referências de governo]
abç
Vai ser preciso força, coragem e união...mas estamos muito fragilizados..Contudo tenho esperança de que não deixemos morrer o que tanto nos custou a conseguir!
ExcluirBeijinhos
Maria
A adesão à greve só não é maior porque, tal como disseste, há muitos que não se podem "dar ao luxo" de não receber um dia de trabalho.
ResponderExcluirBeijinho
Tenho vários casos desses no meu local de trabalho!
ExcluirBeijinhos
Maria
As greves são a voz do povo. Para defender os seus direitos. Quando lhes estão a ser retirados, como está acontecendo. É preciso dizer basta de tanta austeridade. Os ricos que paguem a crise. Foram eles que a provocaram para o seu bem estar na vida. Precisamos de uma nova e verdadeira revolução, diferente da revolução dos cravos em Abril de 1974. Se o povo não acordar a tempo de evitar o retrocesso à ditadura, qualquer dia lá estaremos, os governantes estão a tentar fazer tudo por tudo para que isso seja realidade!
ResponderExcluirBom fim de semana para você
amiga Maria, um beijo
Eduardo.
Tens razão Eduardo eles estão a tentar mas nós não havemos de deixar...!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Subscrevo!
ResponderExcluirSou funcionária pública aposentada mas fiz todas as greves e estive em todas as lutas!
Com muito mais razão estaria agora se estivesse no activo!
Abraço
Precisamente não nos podemos deixar afundar no desespero...antes afirmar a nossa força!!!
ExcluirAbraço e bom final de dia!
Maria
Aqui no Brasil,não aguentamos mais tantas greves e passeatas.
ResponderExcluirLindo texto amiga Maria
Obrigada da visita e comentário.
bjs
Carmen Lúcia-mamymilu
Não resolvem tudo as greves mas são uma afirmação de força de quem quer dizer não às injustiças e penalizações de que tem sido vítima vergonhosamente nos últimos três anos!
ExcluirObrigada pelo carinho!
Bjs
Maria
Li um artigo mês passado sobre a crise do alem mar... fiquei chocado com os números de Portugal e Espanha. O que retrato tudo foi uma frase de um estudante: "Fomos convidados a brincar e todo mundo brincou, todo mundo se divertiu mas na hora de pagar a conta somos nós (a classe media para baixo) que estamos pagando"
ResponderExcluirEntão vai ter outra greve geral em Portugal?
Foi hoje, ainda não temos dados...mas o que se passa por aqui é de fato o fim da classe média e a penalização dos mais pobres...digamos que se não nos impusermos ainda acabam com o Estado social!
ExcluirAbraço!
Maria
Isto precisa mais que greves...
ResponderExcluirPode ser que ainda se abra bem os olhos !!!
Beijo e bom fim de semana Maria
Sim a greve é apenas uma das formas de luta...!
ExcluirBjs
Maria
Minha amiga do coração e da alma.
ResponderExcluirHoje venho agradecer todo carinho , que venho recebendo de si ,pois nessas horas vemos onde estão as amizades verdadeiras.
Amada no tocante a sua postagem dói ver a situação de Portugal
um Pais onde sempre imperou com verdadeiros valores.
Hoje vejo é o mundo de ponta cabeça amiga.
No Brasil as greves é vergonhosa entra os mascarados no meio
ai vem as barbaridades .
O governo esta desestabilizado e o Pais de ponta cabeça.
E lá vem Copa do Mundo vai ser um fiasco só Jesus para olhar meu Pais também.
Minha cidade vai ser uma das sedes da copa estou com medo
se a coisa esta preta imagina como vai dar isso tudo.
Maria você realmente gostou do meu livro?
Portugal é um doa maiores leitores dele dei para algumas pessoas amigas , mais perdi tempo mandando para outras , que até hoje nunca me falou nada amiga.
Por outro lado vendi bastante e no meu banner levado a Bienal tem uma linda frase alusiva a Portugal.
Amada estou tentando voltar ,mais estou me sentindo cansada
e muito triste ainda.
Logo quem sabe não terei novidades .
Por favor me diga por email como estão por ai minha querida.
Hoje tem aniversário no meu blog.
Beijos obrigada pelo carinho beijos , Evanir.
Evanir querida amiga
Excluirtenho acompanhado a situação no Brasil e sei bem quanto a situação está difícil por aí...por aqui de uma outra forma estamos também a passar um período muito triste da nossa História, correndo o risco de perder o que muito nos custou a conquistar no que se refere a um Estado social e justo. Tenho esperança de que nos consigamos unir e inverter o processo...vamos ver!
Quanto ao seu livro minha querida amiga...o livro que fazendo jus ao seu nome A Viagem, por sua mão atravessou o oceano para mim, foi uma descoberta única e maravilhosa, de uma outra forma de escrita que não lhe conhecia e de uma história única e especial, como especial e única é a sua autora, na verdade a protagonista da mesma. Como lhe disse por mail, comecei a lê-lo e não consegui parar até o acabar! Parabéns Evanir pela sua obra , pela sua dádiva em experiência a quem a lê e por ser quem é!
Obrigada mais uma vez pelo seu carinho, pela sua oferta e sobretudo pela sua amizade que fez mais uma vez do longe tão perto!!!
Beijinhos com carinho e amizade!
Maria
Ps. Agora vou no seu blogue ver as novidades!
Concordo em absoluto com o que escreves.
ResponderExcluirNão há forma de se fazer uma greve sem que alguém seja prejudicado.
Importa lutar contra a injustiça e a favor de melhores condições de vida!
Bjs
É isso mesmo...não podemos baixar os braços!
ExcluirBjs
Maria
A greve é um direito que assiste a todos os trabalhadores, e, também o significado que vivemos num País Democrático.
ResponderExcluirAgora o que têm feito pelo País , os vários Políticos em que votamos , é uma vergonha.
Mesmo reformada irei (sempre que puder) a manifestações ,
Se não for pelos meus Direitos que seja pelos que trabalham.
Beijinhos
É precisamente a minha perspetiva amiga, nenhum de nós se pode demitir deste país...já basta o que dele querem fazer os governantes !
ExcluirBjs
Maria
Maria....Aprendemos neste meu pais que se o povo não se une...Nada acontece...O pavo derruba Presidentes...Só o povo todo unido e capaz de resolver os problemas todos de uma só vez...
ResponderExcluirA poucos meses em meu pais,as coisas andavam de tal forma que a violência era tão grande,tão desmedida,o povo era assaltado pelo governo de tal forma...Estavamos tão esquecidos...Que saimos em massa as ruas,em todo o pais....Nunca vi um Presidente(no nosso caso UMA)e governantes em todos os setores,resolverem problemas de anos e anos em um dia...Uma semana...Impressionante.
Tudo e jogado sobre as costas do povo...Todos os impostos e agruras,mas só até o povo se curvar....Basta a união e você vai ver com o mesmo susto que nós Brasileiros....O medo de perder o poder faz com as soluções aconteçam como um milagre.
Bjus
Deusa
Vasinhos Coloridos
Tem toda a razão Deusa só a união do povo pode impedir os abusos deu quem nos governa ou desgoverna...tenho acompanhado a situação no Brasil...por cá temos andado muito adormecidos , sufocados com a austeridade e a forma com ela afeta as nossas vidas...Mas creio que agora acordaremos com mais um pacote de medidas contra os mais fracos e os mais atingidos que começará em 2014...Acredito que ainda há esperança mas que tudo depende de nós!
Excluirbeijinhos
Maria
Defendo e sempre defenderei a importância das greves como forma de mostrar a insatisfação de quem não se revê num país, numa política, numa ideologia ou no que seja. Há por trás da greve toda uma questão histórica que deve ser respeitada e enobrecida, falamos de uma conquista que não podemos menosprezar, principalmente quando o que se faz por quem governa, ou faz que governa, este país, não é mais nem menos que dividir para reinar... Princípio mesquinho promovido por quem também o é.
ResponderExcluirViva a liberdade, viva a greve!
Não acrescentarei nada ao teu comentário...Viva a liberdade!
ExcluirBjs
Maria
I hope everything goes well!!!
ResponderExcluirSe nos unirmos e lutarmos por isso..só assim!
ExcluirBeijinhos
Maria
Concordo contigo, e se fosse funcionária publica teria feito greve hoje.
ResponderExcluirBeijinho
Temos de mostrar que já chega e que estamos unidos!!!
ExcluirBeijinhos
Maria