quinta-feira, 7 de março de 2013

Out of Office Day



Uau! Título em inglês e tudo! Atrevimento total…! Pois…sim…claro que estou a brincar, trata-se obviamente da designação original para a iniciativa anunciada hoje para Portugal, promovida pela Microsoft, Dia Fora do Escritório!
Isto porque estudos de entidades ditas fidedignas (assim como a Associação Empresarial de Portugal e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – OCDE), chegaram a uma conclusão que, palpita-me…todos já pressentíamos…! Embora trabalhem em média nove horas por dia, os portugueses não obtêm com isso uma produtividade significativa ou correspondente!
E pressentíamos porquê? Porque todos nós conhecemos exemplos de pessoas que passam os dias em frente ao computador, mergulhados em papéis ou afogados em reuniões, fazendo mesmo por vezes horas extra, sem que isso acrescente grande coisa à instituição ou empresa onde trabalham…E também conhecemos outras que passam no local de trabalho apenas o tempo indispensável, trabalhando em horas pouco convencionais e atingem resultados acima da média a fazer inveja a qualquer um! De fato os resultados dependem da qualidade do trabalho e não do local ou número de horas despendido e essa qualidade de trabalho é conseguida por cada um de nós de forma diferente.
Mas claro que os resultados e qualidade de que falo têm de resultar de dois vetores: a sabedoria do trabalhador em gerir as prioridades e as metas a cumprir versus timming (hoje deu-me para o inglês) de cumprimento, e a facilidade dada pelo seu empregador permitindo que gira o tempo dentro e fora do local de trabalho. A isso chama a iniciativa já referida, flexibilidade no trabalho, privilégio de poucos ainda e que permite coisas espantosas como trabalhar em casa, sair durante o horário de trabalho, eventualmente para acompanhar um familiar doente e voltar mais tarde, ente muitas outras possibilidades!
Este tipo de flexibilidade, dizem os estudos…(e nós acreditamos pois claro…está bom de ver)…que melhora a qualidade de vida, permitindo poupanças várias, redução de emissões de dióxido de carbono e…pasmem…está associada ao aumento de natalidade!
Então empresas e instituições do meu país! Vamos lá a colaborar…são só coisas boas… e, falando sério, podem mudar o nosso grau de produtividade …que todos sabemos precisar de muita mudança!
Para já…e porque alguns têm mesmo sorte…estão abrangidos hoje, neste dia diferente, 10.000 trabalhadores, funcionários de várias empresas públicas e privadas…!
Pois… desejo de excelente dia para quem está a participar…! E para os outros como eu…que não estão… vamos lá a dominar-nos para não nos roermos de inveja!
Bem hajam! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...