terça-feira, 5 de março de 2013

O país na minha rua...!



Olhei a minha rua com olhos de ver...e não gostei do que vi! Comecei de mansinho, pela fresta da janela, na estranheza do silêncio face à hora...Então e o costumeiro ronronar morno dos muitos carros, na diária luta de aceder à grande via de acesso à capital? Então e o entra e sai dos camiões da famosa empresa de decoração e materiais de construção do passeio da frente?Percebo de repente que já há algum tempo o trânsito diminuiu na minha rua porque menos levam agora o carro para Lisboa...e lembrei-me de que ontem me contaram que a tal empresa está falida e vai fechar...!

Desço à rua e dou comigo a calcorreá-la de olhos baixos, postos no chão...na mercearia do pequeno largo carregam-se as últimas  coisas, já não reabre amanhã, na tabacaria ao lado desmonta-se a montra ainda ontem colorida, atrevida, brincalhona na sua forma de expor...acabou-se o sonho! No cabeleireiro da esquina fuma-se à porta...esperando quem não chega...no do final da rua as funcionárias penteiam-se umas às outras à vez...! Na loja de roupa em frente, fazem-se saldos ao desbarato, com a cor gritante dos cartazes a esconder o desespero...abriu em Novembro passado...clientes nem vê-los! O restaurante italiano de decoração cuidada, fechou em Janeiro, e o cartaz de arrendamento, baloiçando na porta, contrasta com a alegria quase arrogante da loja de noivas que abriu a semana passada e resplandece ainda de esperança contrastando com o sentimento da rua...!
Entro na papelaria e reparo nas prateleiras meio vazias...procuro e não encontro...atrevo-me a perguntar o que já adivinho...! « Então dona L. Como vão as coisas?». Os olhos respondem primeiro...desalentados, temerosos...« Mal...muito mal...não sei quanto tempo nos aguentaremos mais...».
Saio para a rua...já não estou deprimida ou desanimada...agora estou furiosa...Com foi possível...como é possível...o que fizeram à minha rua ...??? Sim sei que mesmo decadente e moribunda a minha rua está a anos luz das maiores dificuldades por que passam atualmente muitos e muitos portugueses...não o esqueço...é impossível esquecê-lo...e urge combatê-lo!
Mas o país está também na minha rua ...nota-se...nota-se muito...vai notar-se mais!
Sim vivo num bairro de classe média e encontro-me em vias de extinção!

Vou zangada...mas já volto!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...