sexta-feira, 22 de março de 2013

O poder de agradecer...!


Hoje não sei porquê, enquanto conduzia para o trabalho (é um tempo que aproveito para preparar o dia), lembrei-me de algo que se passou comigo há já muito tempo, mas que me marcou e como se vê, continua a influenciar o meu quotidiano…!
Numa fase da minha vida, em que em simultâneo com a minha carreira, e no seu âmbito, dei comigo a coordenar vários cursos dirigidos a desempregados de longa duração (e não tentem adivinhar a minha profissão por aí…não vai ser fácil…), enfrentei, num deles vários problemas. A seleção dos formandos, que partia de uma entrevista com um psicólogo, revelou-se um insucesso e o grupo além de reunir pessoas sem perfil para o referido curso, tinha ainda elementos que se debatiam com problemas graves como alcoolismo e a toxicodependência.
Para o curso funcionar, e tinha de funcionar porque dele estava dependente a vida dos formandos interessados e com possibilidades de singrar, vi-me obrigada a tomar decisões complicadas e sempre dolorosas quer para mim quer para os outros elementos envolvidos.
Um mês depois do início do curso, tinha conseguido que ele se processasse com normalidade e o necessário aproveitamento…mas durante esse mês, quantas conversa, quantas movimentações para reencaminhar algumas pessoas para os serviços de que realmente necessitavam…quanta incompreensão, por parte de alguns…quantas dúvidas da minha parte…quanto sofrimento de nós todos…meu porque me cabia levar o curso a bom termo fosse como fosse…deles porque ainda em estado de negação face aos seus problemas se achavam injustiçados por ter de seguir outro caminho…antes de poder seguir qualquer curso!
Confesso que acabei esse ano muito, muito cansada… com um sentimento de dever cumprido, mas uma certa mágoa de ter provocado, mesmo sem querer aos outros algum pesar…Muitos cursos passaram depois desse, e fui esquecendo…aquele que me tinha custado tanto…!
Seis anos mais tarde, já no desempenho de outras funções sou surpreendida um dia por um telefonema da portaria!
«Está aqui uma senhora que lhe quer dar um palavrinha diz que não demora…e que a conhece!» Foi-me referido o nome, que sinceramente na altura não me disse ou lembrou nada…mas não sou de não receber que vem por mim e mandei entrar…! Reconheci-a logo à porta…! Já quase não lembrava o nome, mas lembrava as longas conversas que tinha tido com ela para lhe explicar que tinha de deixar aquele curso mas que iriamos reencaminhá-la para um centro de apoio à reabilitação…lembrava os seus olhos turvos…a sua revolta…a minha impotência em a fazer compreender!
Olhei para ela e pareceu-me quase outra…cruzámos olhares e vi os dela límpidos fixados em mim! Mesmo assim pensei temerosa a auspiciar o pior «O que quererá?». Mas o rosto dela abriu-se de repente num sorriso…acho que nunca a tinha visto sorrir «Lembra-se de mim?»
« Não vou tomar-lhe muito tempo… mas tinha de vir um dia…para lhe agradecer…naquela altura não percebi…mas depois sim…e quero agradecer-lhe pelo que fez …pelo que me disse…se não fosse assim não tinha encontrado o meu caminho…obrigada!»
A esta altura já eu engolia as lágrimas e só soube dizer-lhe num longo abraço o quanto feliz estava por a ver bem e o quanto agradecia que tivesse vindo…o quanto isso significava para mim!
Nunca mais vi a M….e desejo-lhe toda a felicidade do mundo…e até hoje lhe agradeço por aquele dia que me marcou para a vida…Sempre que tenho alguma decisão difícil, que envolva outras pessoas, e me surgem dúvidas ocorre-me este episódio que me dá imensa confiança e me faz avançar…!
Sim sei o que estão a pensar… a M. é um rosto que fez a diferença e a sua história podia figurar no Desafio Rostos da Diferença que vos tenho vindo a lançar, com sucesso felizmente! Mas o repto lançado é para vocês e portanto contei esta minha experiência numa outra perspetiva…demonstrar o poder de agradecer…Eu não me quero esquecer nunca de agradecer!

Bem hajam!




6 comentários:

  1. Tão importante, valorizar as pequenas coisas! eu não me esqueci dos desafios mas ando sem cabeça... Bjinho grande minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondes quando puderes Melzinha ...os desafios não podem ser mais um stress na nossa vida...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. é bom fazer uma pessoa que seja feliz com o nosso trabalho =)

    ResponderExcluir
  3. Isto só vem mostrar ainda mais, a pessoa determinada e grandiosa que és!
    Conseguiste marcar a vida de alguém, com algo que de certa forma marcou a tua.
    A vida é feita de escolhas e decisões e tu estiveste certa, no momento certo.
    Adorei conhecer mais um pedacinho de ti, adorei a partilha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...mas a verdadeira protagonista desta história é mesmo a M., eu tentei fazer o meu trabalho como sempre tento...o melhor que consigo..mais nada!
      mas obrigada mais uma vez pelo carinho!
      Bjs

      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...