(Atenção estamos em festa e com Sorteio em curso....tudo aqui!!!!)
O primeiro desafio (dois em um)!
O desafio da Lita
Bem… a Lita do Sentir versus sentidos , blogue que devem visitar urgentemente e que depois de descoberto passou a fazer parte dos meus dias, convidou-me para participar no desafio que também lhe tinha proposto a Mafalda S. do blogue A Felicidade é o caminho, que é também para mim um blogue de referência.
Há menos de 15 dias que me atrevi a ganhar voz no mundo da blogosfera e como calculam é a primeira vez que vou responder a um desafio!
11 Coisas sobre mim
- . Sou uma mulher que gosta de desafios e raramente fujo a algum.
- Costumo dizer que «nunca me aborreço», de tal maneira a minha vida corre cheia de coisas novas, umas boas, outras menos, às vezes a um ritmo alucinante, talvez porque na vida vou sempre a jogo.
- . Acredito que a vida é para ser aproveitada ao momento, tenho aprendido isso com esforço ao longo dos anos, mas nem sempre consigo!
- A família é a coisa mais importante para mim e à volta dela giram os meus dias nas suas diversas vertentes.
- Vou no segundo casamento, e estou casada com o amor de toda a minha vida.
- Sou mãe da P com 9 anos e do F com 7, mas não tentem adivinhar a minha idade pela deles…fui mãe mais tarde do que o habitual!
- Ser mãe mudou-me para sempre e sei que já não poderei receber da vida bênção maior!
- Gosto de ler, escrever, um mundo de outras coisas … e sobretudo de viajar…!
- . Por razões profissionais viajei bastante numa fase da minha vida…tenho ainda alguns destinos para cumprir nessa área com a família, alguns até com significado muito especial… mas a crise não o tem permitido…acaba por agora com as viagens mas não com o sonho!
- Atualmente, debato-me com um problema grave de saúde de quem muito amo e referi no ponto 5. Mas tenho esperança e vou lutar!
- Vivo na região da Grande Lisboa, mas sinto-me na verdade cidadã do mundo.
Perguntas da Lita (fizeste 12 perguntas Lita…!)
1. Acreditas na reencarnação?
Sou de formação católica, mas de espírito livre, acredito em algo de superior que nos transcende e que aparece em todas as religiões ainda que com nome diferente…para mim faz sentido que a passagem por esta vida seja uma aprendizagem…isso explicaria muita coisa…tanta coisa…na minha vida inclusivamente. Não me choca que essa passagem possa repetir-se no objetivo de uma aprendizagem maior…se isto é acreditar na reencarnação…então….!
2. Qual a profissão que gostarias de ter (caso não te identifiques com a que tens)?
Adoro a minha profissão e identifico-me com ela. As duas que tive na vida, ambas se relacionam com a descoberta do passado e a forma de colocar essa aprendizagem ao serviço do presente e do futuro. Se tivesse outra vida para viver tenho a certeza de que ia escolher agora uma profissão relacionada com Preservação ambiental e a «Salvação do Planeta» para as épocas vindouras!
3. Qual a música que marcou a tua vida?
« Nós sabemos…nós sabemos»…gritam duas vózinhas ao meu lado a espreitar por cima do ombro, e sabem…Um dia de Domingo da Gal Costa…dizia tudo o que eu queria dizer em determinada fase da minha vida!
4. Quais as três pessoas que mais amas?
Tenho mais do que três neste nível sou incapaz de responder…pelos meus filhos daria a vida, a alma …o que fosse… mas são só dois!
5. O que mais gostas em ti?
A capacidade que ainda tenho de renascer depois de uma qualquer partida má da vida!
6. Se fosses uma flor, serias…?
Uma qualquer flor silvestre no meio do campo…perdida e encontrada no meio de muitas outras, única como todas elas e a ficar bem num ramo apanhado à pressa na voragem de intenso amor.
7. Se pudesses saber apenas uma coisa do teu futuro, qual seria?
Declinava a oferta, não quero saber nada mas nada do meu futuro…verdade! A vida tem conseguido surpreender-me sempre e eu gosto assim!
8. Dia ou noite?
Tem de ser dia …pela manhã que adoro…se não a respirar, o dia já não corre bem, quanto mais a noite.
9. A tua felicidade depende de…
A minha felicidade depende definitivamente da felicidade dos que me rodeiam.
10. De todos os sentimentos que existem qual preferes ?
Acho que já sabes essa…o Amor claro!
11. O que guardas «religiosamente» desde criança (objeto, frase, som…)?
Lembranças…muitas lembranças de momentos bons …o dia em que acordei e a minha mãe tinha durante a noite montado uma casinha de bonecas na minha cabeceira, o dia em que fui operada à garganta com 4 anos e a minha avó (saudades), me esperava à porta com o tão desejado «bebé chorão»,(bolas…agora é que vão ver a minha idade), recompensa de me ter portado bem e que agarrei contra mim ao colo do meu pai, sem poder falar, e felizmente tantas tantas outras!
12. O que achas do meu blog?
Simplesmente adoro … assim que o descobri, há menos de 15 dias, foi óbvia a empatia com a autora e a protagonista, agora ao longo do dia vou passando, como se fosse a casa de gente amiga de há muito tempo…Vá-se lá explicar isto!
O desafio da Mel
Em primeiro lugar quero agradecer a todas as convidadas para o Desafio!
Obrigada por todas as formas de participação.
No caso da Mel, Do fundo do coração, já tinha anteriormente feito o desafio e por isso respondeu apenas às minhas perguntas e sugeriu que respondesse às dela. Aqui vai então Mel!
As perguntas da Mel
- Um sonho antigo...Desde sempre, ser mãe!
- Maior medo...Perder os que amo ou não conseguir ajudá-los quando precisarem de mim!
- Uma praia especial...Duas...a praia de Vieira de Leiria, pelas boas recordações das férias com os meus irmãos mais novos, o mar revolto, os bois arrastando os barcos na areia...as gaivotas à volta do peixe na rede...A Caparica, apenas pelas muitas e irrepetíveis lembranças que lá tenho com os meus filhos desde bebés...os saltos, as corridas, os mergulhos no mar, os pés fazendo sulcos na areia, o vento enrolado nos longos caracóis da P, o F lançando a prancha nas ondas...já tão crescido!
- As maiores lições que tens aprendido na vida são...Nunca subestimar o poder da vida...ela encontra sempre forma de nos surpreender!
- O(s) livro (s) que mais te marcaram e porquê? Tantos...! Olha digo-te apenas o primeiro que verdadeiramente me surpreendeu...O principezinho de Saint-Exupéry...foi-me dado penso, por volta dos 8, 9 anos e surpreendeu-me por não ser na verdade uma história de príncipes e princesas...intrigou-me...fascinou-me...até que um dia o percebi!
- O que move o teu coração?O amor pelos que amo e a vontade de na minha pequenez conseguir fazer a diferença porque acredito que as grandes mudanças começam no nosso coração.
- Viagens que fizeste/locais que mais gostaste de visitar? Felizmente muitas, algumas de lazer (adoro viajar) e outras por motivos profissionais e que aproveitei ao máximo. Destaco apenas algumas que me marcaram por algum motivo especial...Veneza por ser incontornável e por ter excedido as minhas expetativas...Paris...porque sim...porque é tudo o que dizem e muito mais...Sul de França, Toulouse, La Garonne...porque lá vivi por longo tempo num estágio e lá fiz amigos que duram até hoje...Cordoba, Granada e Baeza...pelo carisma, mas também pelas recordações implícitas...!
- O que fazes a cada dia para ser feliz? Procuro aproveitá-lo ao máximo, sem ontem nem amanhã...assim como me é dado...procuro agradecer por ele no final do dia...o que aconteceu de menos bom como aprendizagem...o que aconteceu de bom como bónus maravilhoso ...nem sempre consigo! Mas não temo dizer que sou feliz...todos os dias o somos, em grandes ou pequenas coisas...e lá está é um caso de atitude!
- O que te motiva a acompanhar este blog? Como sabes descobri-o há pouco tempo...mas gostei logo do que era escrito, como era escrito e da pessoa por detrás da escrita...sensibilidade à vista...coração grande...ao meu jeito...fiquei fã!
- Há alguma pergunta que me queiras fazer? Não me atrevo...acabaste de responder a 11!
Respondo finalmente ao desafio que o blogue Esqueci-me de viver, de que muito gosto, tem a correr, e me fez, tendo como objetivo que revelemos algumas coisas mais sobre nós! Se ainda o não tinha feito, foi por ter respondido ainda recentemente a isso, por duas vezes, aqui e aqui, num outro desafio, e achar que o mais importante sobre mim já estava dito, para além do que vai ficando implícito em cada post.
Mas aqui vão então mais algumas coisinhas …desta vez simples…!
- Prefiro o frio ao calor…se estamos a falar de condições climatéricas… se for de coração a coisa já é outra!
- Não consigo decidir entre a beleza de um Inverno rigoroso e o fascínio de uma primavera renovadora…!
- Passei parte da minha vida a dizer que preferia o campo à praia, mas o mar exerce sobre mim uma tal atração que na realidade e numa análise mais profunda… isso não era verdade!
- Numa altura da minha vida, e influenciada por alguém que me era próximo, fazia mergulho de apneia…as experiências que tive sozinha (sim eu sei que nunca se deve mergulhar sozinho) nos alcantilados da região de Tenerife (Ilhas Canárias) marcaram-me para sempre…não tanto pela beleza do local…talvez mais pelo sentimento de liberdade que me invadiu na imensidão daquele mar, inteiramente só!
- Adoro ler e viajar…duas formas diferentes de percorrer as mentes e o mundo….!
- Aos dez anos tinha perfeitamente definido na minha cabeça as duas profissões que queria ter na vida, não eram fáceis nem habituais, mas tive a sorte de conseguir singrar nelas e tanto numa, como noutra fiquei muito para além das minhas expetativas de menina!
- Dizem que sou comunicativa e sou…mas foi uma coisa que descobri tarde…parte da minha vida passei a ouvir…e descobri que ouvir é precioso para quem quer falar…embora às vezes nos esqueçamos disso!
- A família é a coisa mais importante de toda a minha vida, e a sua agitação à minha volta o meu bem mais precioso, mas não receio o silêncio e aprecio os momentos que tenho a sós comigo.
- Acho que até hoje nunca me senti sozinha, embora tivesse tido períodos em que vivi só e até fora do país em estágio profissional.
- Gosto de fazer primeiro as coisas mais difíceis, guardando as que mais gosto para o fim de maneira a poder saboreá-las melhor.
- Sou persistente naquilo que quero e criar um blogue é resultado disso!
- Sem ter ainda completado um mês de blogue, sou já uma pessoa extremamente agradecida pelo imenso carinho recebido e pelo interesse demonstrado por quem aqui passa!
A entrevista!

Hoje quero agradecer ao Thiago do Trocyn Bão pelo convite para fazer parte dos entrevistados no seu blogue.
Só hoje consigo corresponder ao convite, mas vou fazê-lo com gosto redobrado, por se tratar do Thiago, cujo trabalho muito prezo e por assim poder deixar um olá muito especial para os muitos visitantes que me chegam do Brasil! Para todos um bem haja do tamanho do mundo!
Aqui vai então a tag Thiago!
Seu nome? Maria
Se pudesse escolher seu nome qual seria? Teria mesmo de ter Maria em alguma parte dele, por o terem todas as mulheres da minha família há várias gerações e ter por isso muito significado para mim.
Gosta de ler? Indique um livro! Ler é uma das minhas paixões…poderiam indicar muitos mas hoje escolho Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, autor português falecido ainda há relativamente pouco tempo e galardoado com o Prémio Nobel da Literatura…e escolho este livro, por tratar, não da cegueira dos olhos mas da cegueira da alma….!
Uma data importante: 23 de Fevereiro de 2003, o dia em que descobri que afinal ia ser mãe!!!!!
O que você prefere, celular ou computador? Pelas muitas possibilidades, definitivamente o computador…!
Não fico sem…aqueles que amo!
Agora um bate bola
Nome verdadeiro: Maria é uma parte do meu nome verdadeiro e define-me completamente!
Estado onde mora: Não é bem um Estado mas vocês entendem! Vivo em Lisboa - Portugal
Como você se autodefine: Alguém que ama profundamente a vida e que luta para enfrentar de forma positiva os muitos desafios que ela lhe lança...!
Seu maior defeito: Acho que a teimosia, embora por vezes se transforme em persistência e me ajude no correr da vida.
Sua maior qualidade: Capacidade de renascer depois dos maus momentos.
Sua maior mania: Guardar o melhor para o fim.
Um momento lindo na sua vida: Dois…o nascimento dos meus filhos!
Um momento trágico: o dia em que um acidente no percurso de vida de um familiar próximo e muito querido alterou a sua e as nossas vidas para sempre.
Um arrependimento: Não ter aprendido mais cedo a viver um dia de cada vez…a saboreá-lo devagarinho…a apreciar todos os seus preciosos momentos sem pressas….a descobrir todos os seus especiais contornos… só por si… sem amanhã!!!
Amizade o que significa para você: Uma forma de amor fundamental nos caminhos da vida!
Família: Meu porto de abrigo, minha fábrica de sonhos…minha razão de vida!
Um sonho: Chegar ao fim da minha vida e perceber que estive sempre lá para aqueles que de mim necessitaram ou que a mim recorreram…!
Uma realização: Sem dúvida ser mãe!
Deus: Presença constante na minha vida.
Em uma palavra o que é importante numa pessoa para você: Altruísmo
Ufa!!!! Chegaram ao fim??? Vá lá admitam...saltaram algumas :)))!!!! Hoje termino a
Maratona reprise e não podia deixar de o fazer com a partilha das primeiras vezes em que contei coisas sobre mim por aqui!
São todas do primeiro trimestre de blogue, as duas primeiras são mesmo do primeiro mês e dizem tanto, tanto sobre mim que agora ao relê-las não pude evitar um sorriso...Nessas simples respostas está muito do que sou, da minha realidade, do caminho que sigo e do que pretendo seguir...e do momento em que escrevi até agora, posso dizer, olhando para trás (fiquei tão contente de o constatar), que mantive o rumo e dei alguns passos em frente, apesar do ano que passou ter sido um ano muito, muito difícil para mim! E de uma coisa tenho a certeza, este blogue e a vossa companhia foram um grande suporte, ajudando-me a manter a perspetiva e o alento!
Mais uma vez o meu obrigada e bem hajam por estarem aí!!!
Novo blogue!!!! Para visitar Alerta Planeta Azul aceda por por aqui...e se puder fique por lá também...lá, precisamos de ser muitos!!!!