terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O país na minha rua (Maratona reprise)


(Atenção estamos em festa e com Sorteio em curso....tudo aqui!!!!)






Olhei a minha rua com olhos de ver...e não gostei do que vi! Comecei de mansinho, pela fresta da janela, na estranheza do silêncio face à hora...Então e o costumeiro ronronar morno dos muitos carros, na diária luta de aceder à grande via de acesso à capital? Então e o entra e sai dos camiões da famosa empresa de decoração e materiais de construção do passeio da frente?Percebo de repente que já há algum tempo o trânsito diminuiu na minha rua porque menos levam agora o carro para Lisboa...e lembrei-me de que ontem me contaram que a tal empresa está falida e vai fechar...!

Desço à rua e dou comigo a calcorreá-la de olhos baixos, postos no chão...na mercearia do pequeno largo carregam-se as últimas  coisas, já não reabre amanhã, na tabacaria ao lado desmonta-se a montra ainda ontem colorida, atrevida, brincalhona na sua forma de expor...acabou-se o sonho! No cabeleireiro da esquina fuma-se à porta...esperando quem não chega...no do final da rua as funcionárias penteiam-se umas às outras à vez...! Na loja de roupa em frente, fazem-se saldos ao desbarato, com a cor gritante dos cartazes a esconder o desespero...abriu em Novembro passado...clientes nem vê-los! O restaurante italiano de decoração cuidada, fechou em Janeiro, e o cartaz de arrendamento, baloiçando na porta, contrasta com a alegria quase arrogante da loja de noivas que abriu a semana passada e resplandece ainda de esperança contrastando com o sentimento da rua...!
Entro na papelaria e reparo nas prateleiras meio vazias...procuro e não encontro...atrevo-me a perguntar o que já adivinho...! « Então dona L. Como vão as coisas?». Os olhos respondem primeiro...desalentados, temerosos...« Mal...muito mal...não sei quanto tempo nos aguentaremos mais...».
Saio para a rua...já não estou deprimida ou desanimada...agora estou furiosa...Com foi possível...como é possível...o que fizeram à minha rua ...??? Sim sei que mesmo decadente e moribunda a minha rua está a anos luz das maiores dificuldades por que passam atualmente muitos e muitos portugueses...não o esqueço...é impossível esquecê-lo...e urge combatê-lo!
Mas o país está também na minha rua ...nota-se...nota-se muito...vai notar-se mais!
Sim vivo num bairro de classe média e encontro-me em vias de extinção!

Vou zangada...mas já volto!

E com este post dou início à Maratona de "reprises":)). Foi escrito a 5 de Março de 2013, entretanto a empresa de materiais e equipamentos para decoração já fechou...a loja das noivas também!!!!!
Espero que gostem...volto mais logo!!!!

Bem hajam e bom dia queridos amigos!!!!



Novo blogue!!!! Para visitar  Alerta Planeta Azul aceda por por aqui...e se puder fique por lá também...lá, precisamos de ser muitos!!!!






41 comentários:

  1. Infelizmente o retrato de muitas das ruas do nosso pais neste momento.... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente...mas podemos sempre olhar para elas de outra maneira...o meu post seguinte já foi diferente!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Bom dia Maria.
    É muito triste,quando tempos a sensibilidade de ver o sofrimento do nosso próximo, como foi o seu caso,diante de empresários cheiro de sonhos que infelizmente não tiveram sucesso,espero que cada uma dessas pessoas,tenham tentado novamente e obtido sucesso.
    Um lindo dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que sim Mirtes...por aqui ainda vai demorar a recuperar...mas podemos olhar a mesma rua de outra maneira...venha dar uma espreitadela no post que escrevi um dia depois...vou republicá-lo mais logo!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Olá Maria

    A tua postagem pode ser uma reprise, mas para mim não foi... devia fazer pate do objectivo que tinha de ver as tuas postagens desde o início, mas, à semelhança de outros objectivos, também este ficou pelo caminho.
    Quase um ano depois, a tua postagem, infelizmente, continua bem actual e a classe média, cada vez mais pobre, para já não falar naqueles que empobreceram a pique, ficando sem emprego e sem casa...
    Vou aliviar e cuscar o Sorteio.
    Beijinhos
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso isso em relação a outros blogues mas nunca chego a ter tempo...por isso estou a revisitar um pouco os primeiros tempos!!! Logo há mais!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Rua deserta, lojas fechadas, e as abertas à espera que alguém entre, foi exatamente com isto com quem me deparei na rua principal da minha cidade um dia destes em que o sol espreitou a medo. É um desalento, é o que é!
    São amostras do que se passa por quase todo os lado, infelizmente.
    Beijos Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim não é só por aqui...é pelo país todo e doí mas não nos podemos deixar abater...quem sabe se olharmos de doutra maneira...a do copo meio cheio...fiz isso no dia a seguir ao da publicação deste post...espreite mais logo vou republicar o que escrevi!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Oi amiga Maria,as ruas não estão somente aí abandonadas,aqui no Brasil estão as escuras,com muitos assaltos e mortes a noite.
    Lindo texto.
    bjs amiga
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu bairro ainda é um bairro vivo com muitas crianças...o comércio e serviços é que com a crise não se aguentam e vão à falência...muito triste! Sei que no Brasil há situações piores por serem mais violentas...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Dei uma caminhada ao seu lado!
    Provavelmente...não somos assim tão atentos ao que nos rodeia...o que é um pena!
    Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela companhia amiga...daqui a pouco vou voltar à minha rua desta vez com outra perspetiva...espero por si!!!

      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Está fantástico, infelizmente o retrato de muitas ruas....
    Título: " Retrato de um País moribundo "
    Maria, não vamos desanimar....tenho esperança que dias melhores virão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes irrito-me:)) mas desanimar...nunca!!!! Este post escrevi a 5 de Março, no dia seguinte escrevi sobre a minha rua mas noutra perspetiva...aquela que nos leva em frente!!! Vou publicar esse mais logo!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. Bom dia!
    Maria obrigada pela visita ao meu blog, o seu é ótimo, gostei por demais. Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Luciene!!! Obrigada pela visita, e pelo amável comentário!!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  9. Olá Maria
    Infelizmente as ruas do nosso país estão a ficar todas assim,na minha fechou a florista,a peixaria está como a cabeleireira na tua rua,fuma-se à porta para passar as horas,o supermercado virou um centro de esteticista ,massagens de emagrecimento e outros tratamentos de beleza mas para dizer a verdade não me parece que fique por muito tempo,nunca vejo lá ninguém,a casa de artigos de desporto,virou uma engomadoria durante uns meses mas também fechou.
    É uma tristeza ver no que o nosso lindo país se transformou.
    Será que algum dia isto vai melhorar?
    Beijinhos amiga .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é triste...mas tem de melhorar Natália...como não??? Tem de melhorar!!! No dia seguinte ao deste post, escrevi um outro sobre a mesma rua mas noutra perspetiva...vou republicá-lo mais logo!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  10. Bem haja minha querida!
    Gosto de te ler ;)

    ResponderExcluir
  11. Querida Maria

    Há que voltar aos tons coloridos, à alegria e à boa disposição!
    É o que as pessoas querem...
    Não podemos ser piegas!
    Dá uma volta pela blogosfera e até encontras críticas a quem se atreve a mostrar aquilo que vê como fizeste aqui!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já me conheces um bocadinho para saber que não tenho muito medo:)))!!! Neste blogue digo o que penso...e é assim que faz sentido para mim... até agora têm sido bons comigo, e só tenho tido apoio e carinho mas sei que não há só isso na blogosfera amiga...:)))! Não escrevo o que as pessoas querem mas tem acontecido coincidir muitas vezes o que digo com o que a pessoas sentem...privilégio meu...Mas sou positiva e sei bem que as coisas podem ser vistas por mais de uma perspetiva e costumo fazê-lo...No dia seguinte ao da publicação deste post, publiquei outro...sobre a minha rua mas noutra perspetiva que assim como a primeira também é minha...uma não anula a outra...completam-se...se voltares mais logo já verás o texto de que falo porque vou republicá-lo ainda hoje!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  12. Texto nu e cru de uma realidade que há um ano se aduivinhava, hoje é uma realidade cada vez mais pesada nos nossos ombros.

    A rua onde nasci outrora rua principal de comércio logo à entrada da cidade do Porto é hoje uma rua de gente velha, cansada, abandonada e moribunda...e aos ultimos que resistiam, dá-se-lhes um chuto e deitam-se fora.

    Tenho vergonha deste tempo que estamos a viver e uma revolta tamanha...que me faz o sangue ferver!

    jinhoooossss Amiga do meu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exemplos infelizmente estão pelo país inteiro e não sei se algum dia recuperaremos totalmente..vamos pensar que seremos inteligentes o suficiente para aproveitar e melhorar...Felizmente podemos sempre olhar a mesma rua com outro tipo de olhar...foi o que fiz no dia seguinte ao da publicação deste post...se voltares mais tarde verás a minha rua de outra maneira...:))) !!! Vou republicá-lo ainda hoje!
      Beijinhos amiga!!!
      Maria

      Excluir
  13. Respostas
    1. Obrigada Neuza pela visita e pelo gentil comentário!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  14. É... só resta a saudade de uma rua que antes era tão cheia de vida... Vc retratou tão bem que parecia que eu estava lá, caminhando com vc.
    bjo
    roarteestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha rua pode no entanto ser olhada de uma outra maneira...e foi o que fiz...dê uma espreitadela no próximo post!
      Bjs
      Maria

      Excluir
    2. A minha rua pode no entanto ser olhada de uma outra maneira...e foi o que fiz...dê uma espreitadela no próximo post!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  15. Como as coisas vão mudando de dia para dia...

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente a imagem triste de um pais sem cor ,ruas nuas sem vida viram desertos a cada virar de esquina ,desta miserabilidade sobram as recordações de um passado recente ,muitos beijinhos Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão recente mas que tão depressa teima a fugir das nossas memórias...!
      beijinhos Emanuel
      Maria

      Excluir
  17. Respostas
    1. Verdade...mas podemos sempre olhar de outra maneira...espreite o próximo post amiga!
      Beijinhos
      maria

      Excluir
  18. Bela reflexão devemos realizar com seu texto.
    E parabéns pelo sorteio, sorte para os participantes.
    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
  19. Bem vinda, obrigada pela visita pelo comentário tão amável!!!
    Boa sorte!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Do que te vais lembrar, uma maratona reprise de posts. Genial!!! É impossível os leitores e amigos não ficarem presos na próxima Curva, tu não facilitas pá!!!....Já te tinha dito que adorei a ideia?..Não!! Ok, ADOREI!!..É uma forma generosa de agradecer tanta dedicação. Mais uma história para refletir. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza tua amiga...ainda bem que gostaste da ideia...!:))
      Beijinhos
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...