(Atenção estamos em festa e com Sorteio em curso....tudo aqui!!!!)
Prazer em conhecer!
Por vezes fico a pensar nas pessoas que cruzam o nosso caminho...umas passam num ápice obrigando-nos a voltar a cabeça a tempo de ainda as ver já a voltar a esquina...outras ficam por momentos mais ou menos longos...dão tempo à partilha, mexem com emoções...chegam até a abrir corações...outras vieram para ficar e entrelaçam as suas com as nossas vidas por longos períodos ficando por vezes connosco para sempre apesar do caráter efémero, que este sempre, sempre tem!!!!
Por vezes fico a pensar nas pessoas que cruzam o nosso caminho...umas passam num ápice obrigando-nos a voltar a cabeça a tempo de ainda as ver já a voltar a esquina...outras ficam por momentos mais ou menos longos...dão tempo à partilha, mexem com emoções...chegam até a abrir corações...outras vieram para ficar e entrelaçam as suas com as nossas vidas por longos períodos ficando por vezes connosco para sempre apesar do caráter efémero, que este sempre, sempre tem!!!!
Com essas pessoas com que nos cruzamos, podemos aprender o amor, a desilusão, a amizade, a esperança, a solidariedade, a força de vontade, a ilusão, a frustração e um milhão de outras coisas...umas boas... outras não....mas acredito que todas as pessoas que por nós passam, passam por motivo...um motivo especial que a vida sabe...nós por vezes não...podemos percebê-lo, intui-lo ou nem sequer isso...mas o certo é que passam e deixam marca, fazem diferença e o que mais me fascina é que invariavelmente têm a capacidade de nos fazer descobrir mais um bocadinho de nós...! Já repararam como embora sejamos sempre nós próprios na relação com o outro, nos comportamos diferentemente com cada uma das pessoas que connosco se cruza???...Algumas despertam o nosso lado engraçado, outras o romântico, outras o assertivo, outras o envergonhado, outras o corajoso, outras o amável e aos poucos... de cada contato nasce um conhecimento melhorado desse tal outro mas sobretudo de nós...Não raramente me surpreendo com o que descubro em mim depois de cada novo conhecimento...de cada novo encontro de cada vez que alguém de novo cruza a minha vida...Prazer em conhecer então quem venha...! Prazer em conhecer então quem já estava em mim e eu ainda não conhecia!!
O vizinho da cama ao lado!
Entrou no mesmo dia para uma operação complicada e ficou uma semana...ontem quando cheguei na hora da visita preparava as suas coisas para partir...Até ali sempre o tinha visto deitado e meio calado, e de fato, pouco atentara nele, preocupada com o meu doente, distraída com o seu "converseio" animado com o outro companheiro de quarto...muito parecido em personalidade e experiências e grande ajuda portanto no passar daquele tempo tão longo e caraterístico dos hospitais...!
Mas ontem não...era impossível não ver...era evidente o seu nervosismo, o embaraço em cada movimento...em cada mexida nos seus pertences...na forma como perguntava uma e outra vez as mesmas coisas a enfermeiras e auxiliares que entravam no quarto, por não ter ninguém que perguntasse por ele e temendo esquecê-las...por momentos meteu-se na conversa com os outros dois que o tentavam ajudar e animar com brincadeiras e da conversa percebi o homem simples que era...e o porquê da tristeza em abandonar o hospital...o regresso era para um lar...não lar da família mas um lar de idosos onde vivia e onde pelas sua palavras sublinhadas pelas lágrimas a bailar nos olhos, vivia muito mal...onde não havia nada, nem os bens mais essenciais...no seu pequeno saco já a enfermeira sorridente e ternurenta de assistência aquele quarto tinha enfiado à socapa «ainda é hoje que me despedem», um rolo de fita curativa que ele tanto tinha pedido... e na sua carteira uns comprimidos a mais porque nunca lhos compravam a tempo...agora tudo pronto, enfrentava a realidade de ter de voltar para um lugar muito pior do que o hospital...olhava o relógio nervoso com a aproximação da hora «hão-de vir buscar-me cá em cima... pois então!»...Veste o casaco e nas algibeiras de dentro e presas no forro são visíveis muitas coisas...um relógio de grande história e um misto de utilidades que só ali ficam bem guardadas, fixadas com alfinetes, bem próximo de si, ao abrigo de mãos alheias no lar...Despede-se com os olhos marejados..«as melhores felicidades para todos...tento ser um homem de bem ...educado...só eu sei...» e foi de vozes embargadas que se fizeram as despedidas, e de boné já na cabeça enfrentou a porta para ir aguardar na sala de espera....! Saí duas horas depois... e ele ainda lá estava à espera...colhendo o carinho de quem passava e o tinha conhecido por ali...o melhor sítio onde tinha estado nos últimos anos....!
E é neste país onde tantos já sobrevivem em condições indignas que se fazem discursos como os de ontem à noite e se aplicarão medidas como as anunciadas já para amanhã ...!
Amanhã o vizinho da cama do lado pode ser qualquer um de nós!
Conheci um anjo!
Não sei se acreditam em anjos...eu definitivamente sim! Não sei de onde vêm...ou se usam na verdade as suas asas para chegar... embora por vezes me pareça ouvir o seu agitar suave...mas tenho a certeza de me ter cruzado já com alguns nesta vida...!
Hoje quero falar-vos de um anjo muito especial...tão especial que lhe vou dar nome...o seu nome real...embora não faça por norma esse tipo de coisas. Mas já lá vamos...eu conto!
Quem me acompanha por aqui, sabe, que me tenho debatido ultimamente com um problema de saúde muito grave da minha mãe...neste momento felizmente já se encontra em casa, embora enfrentando ainda muitas dificuldades, mas recomeçando uma nova vida...Os últimos dias no hospital foram dolorosos, muito dolorosos por muitos motivos, com esperanças defraudadas, desilusões, retrocessos e embora a minha mãe seja uma mulher forte o desânimo abateu-se sobre ela nessa altura...Enquanto esteve naquele hospital a minha mãe teve quatro companheiras de quarto que à medida que se iam restabelecendo...ou mais ou menos ...lá iam à sua vida nem sempre fácil...Mas nos últimos dias a minha mãe teve a seu lado alguém muito especial...não sei dizer-vos que idade tinha, embora alguém me tivesse dito um número...sofria desde a nascença de paralisia cerebral e estava ali para exames por causa de complicações que tinham surgido..no seu pequeno corpo com dificuldade em mover-se, falavam os olhos a ajudar as palavras que saiam em catadupa mas mal se percebiam...pelo seu lado a minha mãe mal se ouvia...mas nada impediu aquele encontro de almas...Logo depois da primeira noite .... a noite é assustadora no hospital...a minha mãe só queria dizer... explicar a pessoa (anjo?) que ali estava ao lado...Quando de noite as dores e insónias não deixavam descansar o corpo a minha mãe sentia as pequenas mãos de Florência (o nome do meu anjo), a meter-se por entre as grades da cama e a pegar nas suas para lhes fazer festas e lhe mostrar que não estava só...quando por vezes a minha mãe chorava ela arranjava maneira de se arrastar da cama... chegar até ela para a acarinhar e consolar...Em três dias ...três noites apenas aquele anjo tinha tocado fundo o coração da minha mãe e feito toda a diferença...No dia da partida choraram ambas e de mãos trémulas, sem saber sequer se ainda era capaz de escrever, a minha mãe quis deixar-lhe uma mensagem «Querida amiga...é a pessoa mais linda que conheci até hoje...por dentro e por fora...» e o anjo abanava a cabeça de lágrimas a cair a dizer que não e a apontar para mim «E então a filha?» diziam os seus olhos e as suas palavras quase impercetíveis...Abanei também a cabeça...«os filhos não contam... são parte dela...a minha mãe quer mesmo é falar de si e dizer-lhe para não se esquecer nunca quão especial e bonita é!» O último olhar depois de um forte abraço de agradecimento e uma tentativa infrutífera de lhe ficar com a morada (quem sabe não podia dá-la...)..foi um vislumbre da sua frágil figura com o bilhete apertado junto ao coração...! Esqueci-me no quarto de algumas coisas na pressa da partida..mas não voltei...quem sabe já nem a encontraria lá...quem sabe!!!!
Anjo ou mulher de alma gentil, coração especial e generoso, aqui fica o nosso obrigada....que sei nunca lerás...porque na Terra não tens net e no céu não consta que haja! Bem hajas tu! Obrigada!
E de cada vez que nos cruzamos com outros conhecemos mais de nós próprios, escolher e reler estes textos escritos em 2013, faz-me pensar no que cresci esse ano...pelo muito que tive de enfrentar mas também pelos que encontrei no caminho...estrategicamente colocados no percurso para me ajudar...para me fazer perceber...pelo menos eu acredito que sim!!!
Bom dia e bem hajam queridos amigos!
Novo blogue!!!! Para visitar Alerta Planeta Azul aceda por por aqui...e se puder fique por lá também...lá, precisamos de ser muitos!!!!
E de cada vez que nos cruzamos com outros conhecemos mais de nós próprios, escolher e reler estes textos escritos em 2013, faz-me pensar no que cresci esse ano...pelo muito que tive de enfrentar mas também pelos que encontrei no caminho...estrategicamente colocados no percurso para me ajudar...para me fazer perceber...pelo menos eu acredito que sim!!!
Bom dia e bem hajam queridos amigos!
Novo blogue!!!! Para visitar Alerta Planeta Azul aceda por por aqui...e se puder fique por lá também...lá, precisamos de ser muitos!!!!
Oi Maria
ResponderExcluirBela e comovente postagem e como sempre nada acrescentar, a não ser parabenizá-la por mais uma postagem verdadeira e carinhosa. Parabéns
Beijos e Carinhos
Rafael e Minda
https://www.facebook.com/bicudoebicuda?ref=settings
Obrigada..foram momentos marcantes deste ano que passou...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Maria três belos momentos...conhecer nem sempre é um gosto...mas se não deixarmos que vire desgosto...seremos bem inteligentes! Relativamente ao segundo texto...e eu que nestes últimos quatro anos...passei alguns meses correndo para lá...sei o quanto está repleto de histórias com história!!! E por último...aquele anjo da guarda...que a minha mãe também viu...algumas vezes...junto à sua cama...no hospital...existe mesmo...e jamais duvidarei da sua existência!!! Bj amigo
ResponderExcluirPortanto confirmas tudo amiga:))) ! Foi precisamente neste últimos quatro anos que passei a correr para os hospitais, pelo meu marido ao longo de todo esse tempo...pela minha mãe a partir de Maio ...e recentemente um do meus irmãos esteve também internado e foi alvo de uma cirurgia..Há fases complicadas....e anjos :))) estamos de acordo...também!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Lindas palavras amiga Maria e como é bom conhecermos alguém
ResponderExcluirque nos transmita paz,e são esse anjos que aprecem de repente em nossas vidas,mesmo que não falem colocam sus mãos sobre nossas cabeças em momentos que tanto precisamos.
Adorei.
bjs e um ótimo final de semana.
Carmen Lúcia.
Obrigada Carmen Lucia, sim é nas alturas em que mais precisamos que providencialmente surgem esses anjos..!
ExcluirAo longo da vida tenho encontrado alguns!
Beijinhos
Maria
Ai amiga...não sei se chore se ria...porque ler estes textos é voltar a encontrar-te e relembrar como te conheci e como a tua escrita me tocava, fazes.me chorar tanto e eu gosto tanto de ti...Prazer em conhecer-te minha entrelaçada em mim, Maria!
ResponderExcluirTambém gosto muito de ti e tu sabesssss:))))! Quanto a qual de nós faz mais chorar a outra...não sei se tenho direito à taça:)))! Prazer em conhecer-te AMIGA!
ExcluirBeijinhos
Maria
Maravilhosas estas partilhas, Maria. Esta última emocionou-me muito.
ResponderExcluirBem haja a todos os "anjos" que Deus permitiu que caminhassem entre nós. Com muito carinho, deixo um beijo enorme, minha querida amiga.
Sónia
Agora minha querida amiga disseste mesmo o que sinto...que caminham anjos entre nós...tinha de vir da tua boca:)))) !
ExcluirBeijinhos e prazer em conhecer-te Sónia!!!
Maria
De verdadeiro amigo,
ResponderExcluirSincero aperto de mão
Nos lábios um sorriso
Felicidade sem ilusão!
Porque, destroem qualquer.
Amizade, o egoismo e a inveja
O que para você não quer
A ninguém o deseja!
Amizades sinceras...
Saudades são lembranças
Com carinho as trouxeras
Num sorriso de esperanças.
Num olhar se cruzaram,
Se uniram na amizade
Há sinceridade se juntaram
Vivem com a felicidade!
Desejo um bom fim de semana,
para você amiga Maria, um beijo,
Eduardo
Há sinceridade se juntaram. Corrijo para à sinceridade se juntaram!
ResponderExcluirObrigada Eduardo meu amigo, um excelente final de semna para si também!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Muito bela esta partilha. Já por várias vezes estive internada no hospital. Sempre ficamos muito frágeis. Ter uma mão amiga que toca a nossa ainda que sem palavras é um balsamo.
ResponderExcluirUm abraço e as melhoras da senhora sua mãe.
Obrigada Elvira, felizmente esteve gravemente doente mas tem feito uma recuperação espetacular...!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Querida amiga Maria são três belos momentos ,mas um me cativou pela profunda tristeza que e a vida de um idoso ,como e tao difícil viver nesta angustia profunda de viver longe de quem amam ,ser idoso neste mundo e sofrer em silencio sem direito de opção de escolha ,e cruel um filho abandonar o ser que lhe deu a vida ,quantos idosos são abandonados todos anos nos hospitais sem ter a consciencia que um dia também eles serão velhos .Na minha humilde opinião mesmos os lares são devastadores para o ser humano ,acho-os apenas que não passam de armazens onde o idoso espera a sua hora de partir num angustiante final de vida ,o idoso precisa de carinho e de estar rodeado de quem o ama como a família ,também sei que para muitos e difícil tratar em casa mas não deixem os seus pelos menos terminarem com lagrimas sem o visitarem porque amanha já sera tarde demais ,muitos beijinhos Emanuel
ResponderExcluirÉ uma dura e triste realidade que infelizmente tende a agravar-se...Quanto aos lares meu amigo mesmo os melhores e esses poucos podem pagar , são na maior parte das vezes um repositório de pessoas com as quais a sociedade não sabe o que fazer no seu corre corre por vezes para lado nenhum...! Antes os mais velhos não perdiam o seu lugar na família senão quando morriam, agora perdem-no muitas vezes bem mais cedo.
ExcluirBeijinhos
Maria
Muito bonito Maria! Agora sou eu que digo: "prazer em conhecê-la"! Boa noite, Manuela
ResponderExcluirEnorme prazer em conhecê-la Manuela!!!
Excluirbeijinhos e obrigada pela companhia!
Maria
Maria, vim lhe agradecer a visita e as palavras, melhoras na saúde de sua mãe.
ResponderExcluirTenha um excelente final de semana.
Um grande abraço!
Bem vinda Luciene, obrigada pela visita e pelo comentário...A minha mãe felizmente agora está bem melhor!
ExcluirBeijinhos
Maria
Oi, Maria! Muito obrigada por sua presença em meu blog, só agora pude retribuir!
ResponderExcluirQue linda sua postagem.. Já estagiei em hospitais e têm muitas pessoas lá sozinhas msm, que até arrumam motivos pra permanecerem lá por mais tempo apenas para ter companhia..
Muito lindo o que sua mãe falou pra ela.
E concordo com vc. Ngm passa em vão na nossa vida. Engraçado é que além da gente conhecer o outro, também se conhece mais, aumenta o autoconhecimento. Comigo acontece isso tb, fico mais extrovertida perto de algumas pessoas, mais séria perto de outras.. e por aí vai rs
Beijo!
Bem vinda Brenda, obrigada pela visita e pelas gentis palavras...Sim infelizmente é uma realidade cada vez mais frequente o hospital ser a melhor opção de alguns que nada têm..:!
ExcluirPrazer em conhecê-la:)
Bjs
Maria
há pessoas que mexem mesmo connosco, com a nossa vida, com a nossa forma de olhar o mundo!
ResponderExcluirNão tenho qualquer dúvida amiga ...e estão lá e cruzam-se connosco mesmo para isso!
ExcluirBjs
Maria
Amei as mensagens.
ResponderExcluirNa próxima curva encontrei o seu blog e me tornei seguidora.
Deixo aqui a minha adimiração pelo seu cantinho.
Bju
Papo de Mãe
Google+Toninha Borges
Educar-oprimeiro passo
Bem vinda Toninha, obrigada pela visita, pelo gentil comentário e por ter ficado por aqui!
ExcluirBjs
Maria
Lindos textos e nos convidam para a reflexão, Eu desejo que você tenha um bom fim de semana.
ResponderExcluirObrigada amiga...beijinhos
ExcluirMaria
Bom dia Querida Maria.
ResponderExcluirComo é triste a realidade dos idosos que nem tem o amor como balsamo na velhice,muito triste.
Que bom que a sua amada mãe encontrou um anjo para lhe ajudar nos momentos que ela infelizmente teve que passar, acho que é a mão de Deus que faz com que sempre surjam anjos para animar,consolar,ajudar.
Fiquei mais um fez emocionada com a sua postagem .
Um lindo final de semana.
Beijos.
Infelizmente há muitos casos como esse...e felizmente encontramos por vezes anjos no nosso caminho!
ExcluirBeijinhos
Maria
Teu blog é recheado com bons textos, deixando em cada um o seu carinho. Parabéns Maria, tudo de bom para você neste fim de semana e nos dias a seguir. Beijos
ResponderExcluirObrigada Leninha pelo gentil comentário!
ExcluirEspero que tenhas tido um excelente fim de semana!
Bjs
Maria
Olá.
ResponderExcluirBom dia. Bom fim de semana.
Paz. Que dos céus derramem alegrias. Por que a Vida, é um seguimento Divinal. E viver, uma tradução dos sonhos e desejos.
Estou aqui, para saudar-te.
Olá , espero que tenhas tido um bom fim de semana também!
ExcluirBeijinhos
Maria
Há pessoas que quando passam, deixam indiscutivelmente a sua marca!
ResponderExcluirUm beijo de bom fim de semana
Sem dúvida Freyja!
ExcluirBjs
Maria
De facto, em cada dia e a cada nova relação que estabelecemos, acabamos por nos redescobrir a nós próprios.
ResponderExcluirOlá Luisa..sim cada encontro uma aprendizagem!
ExcluirBeijinhos
Maria
Conheci o blog há pouco tempo, mas não queria deixar de admirar os textos cheios de sentimento :)
ResponderExcluirUm abraço!
Bem vinda Carina
ExcluirObrigada visita e pelo gentil comentário!
Bjs
Maria
Parece que, por vezes, cruzamos-nos com pessoas que não apareceram nas nossas vidas por acaso!
ResponderExcluirHá que saber retirar todas as aprendizagens possíveis... e eu contigo tenho aprendido muitas coisas, com as palavras que partilhas connosco.
Bejinhos
Obrigada minha amiga pelo carinho e companhia...acho que nada acontece por acaso!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Maria há pessoas que embora possam passar levemente pela nossa vida, ficam guardadas para sempre no nosso coração, tal como esse "anjo" que encontrou no hospital.
ResponderExcluirDesejo sinceramente uma rápida recuperação para a sua mãezinha.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Obrigada Maria, neste momento a minha mãe está bastante melhor e sim há pessoas que embora passando ficam para sempre.
ExcluirBjs
Maria
Nice to meet you ;o) Great post ;o) Hugs ;o)
ResponderExcluirNice to meet you to:))
ExcluirBeijinhos
Maria
Aquele vizinho da cama ao lado mexeu comigo. :/
ResponderExcluirbeijinho