quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Igreja de S. Roque e a encomenda prodigiosa!

servi_o-educativo_encomenda_prodigiosa.jpg (285×166)
E agora que já consegui parar um bocadinho ...que tal uma proposta "mais à séria"...para o fim de semana que não tarda aí ou para quem está de férias??? Sim não façam essas caras ...nem torçam o nariz...eu sei que estão todos é com vontade de ir para a praia...mas já experimentaram Lisboa em finais de Julho...Agosto??? Quando todos partem e pelas ruas se falam sobretudo outras línguas..????.Uma Lisboa quase só nossa...daqueles que lhe conhecem ou querem descobrir todos os cantos e encantos??? Experiência única que aconselho...! Mas hoje venho falar-vos de um local em concreto... a Igreja de S. Roque e o museu que a complementa.

S.+Roque.jpg (320×240)

A Igreja de S. Roque foi edificada no final do século XVI, sendo a primeira Igreja jesuíta em Portugal, e uma das primeiras do mundo, tendo pertencido à Companhia de Jesus até ao século XVIII e à expulsão da mesma do nosso país.
Para espanto de muitos (pelo menos para os menos conhecedores das caraterísticas especiais da sua localização), sobreviveu ao Grande terramoto de 1755. Igreja de grande beleza e notável espólio, atualmente sob a tutela da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tem diversas capelas maioritariamente de estilo barroco, de conservação e restauro assinaláveis.
A mais famosa das Capelas é a de S. João Baptista (espécie de extensão da fabulosa Basílica patriarcal de Lisboa conhecida e afamada em toda a Europa, mas inteiramente destruída pelo terramoto), encomendada em Itália  por D. João V, em 1742, ainda em pleno uso do ouro do Brasil. Obra prima da arte italiana, esta Capela possui elementos únicos entre os quais se destacam os quadros de mosaico executados por Mattia Moretti e que só por si justificam qualquer esforço de visita...!

IGREJA_SAO_ROQUE_CAPELA_SAO_JOAO_BATISTA_04.jpg (213×320)

A Exposição A Encomenda prodigiosa. Da patriarcal à Capela Real, patente até 29 de Setembro, evoca precisamente a Capela de S. João Baptista e o seu tesouro, permitindo uma maravilhosa viagem pelo espírito da época.

A não perder...! Esta é mais uma proposta testada e aprovada por mim...e se quiserem completar a visita nada como dar um pulinho ao Museu de Arte Antiga onde decorre a outra parte da Exposição.

18 comentários:

  1. este verao queria-me perder um pouco por Lisboa

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É o que digo um destes dias chocamos num lugar qualquer!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Olá,
    Não sou de Lisboa, não vivo em Lisboa, também não sou de visitar igrejas, tive o prazer de visitar a linda igreja que nos apresenta, ao apreciar a beleza da mesma fiquei encantado.

    Abraço

    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      S.Roque é de fato especial e prende-nos pela beleza do edifício, riqueza do seu espólio e o estado de conservação em que se encontra que permite o prolongamento do encanto de outros tempos...! Gostei muito de saber que gostou daquilo que aqui mostrei .. e tanto ficou por mostrar...Lisboa espera-o!
      Abraço!
      Maria

      Excluir
  4. Parece-me uma bela sugestão. Se estivesse em Lisboa iria com certeza. :)
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando por aqui passares não percas ...a exposição termina em setembro mas a Igreja permanece com todos os seus tesouros!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Linda essa igreja,adorei ver! beijos praianos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda sim Chica,,,continuação de boas férias!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Olá minha querida amiga
    Linda igreja. Teria imenso prazer em conhecê-la para admirar esta belíssima arquitetura.
    Amada vou me ausentar por uns dias para um merecido descanso. Deixo a saudade invadir meu coração mas estarei de volta em breve.
    Beijos e até a volta
    Gracita

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. É realmente linda...ainda bem que gostaste Stacy!
      Um final de dia muito feliz!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. A ver pelas imagens, tenho a certeza que iria adorar.
    Mas não dá para passeios assim longos, pelo menos por enquanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha a exposição termina em setembro mas o certo ´que o mais importante continua lá à espera de uma oportunidade tua...valerá sempre a pena!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  9. ¡Que hermosa, gracias María!
    Dios te bendiga.¡Feliz Domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Marian
      Obrigada pela visita e pelas carinhosas palavras!
      Um maravilhoso e abençoado domingo para ti também!
      Bjs
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...