terça-feira, 9 de julho de 2013

Scordia e as estrelas!

sh2136block.jpg (317×320)

Ontem à noite, com o calor que estava, abri a janela numa tentativa vã de refrescar um pouco mais a parte da casa que não tem ar condicionado… vendo que não resultava preparava –me  para a fechar  quando no seguimento do gesto, olhei de fugida para o céu…um céu estrelado a perder de vista…e apesar do calor, logo, por ali, fiquei presa à beleza do momento e invadida por memórias de longíncuos tempos…!
Hoje vou contar-vos sobre Scordia, e a minha mais fantástica experiência com estrelas!!!
Aconteceu há muito tempo, quando dava os primeiros passos na primeira carreira da minha vida e me encontrava em estágio com uma equipa francesa no âmbito de trabalhos de prospeção de campo no sul de França…! A equipa, muito variada, incluía sobretudo franceses, mas também alguns estrangeiros, como eu, alguns muito novos (o meu caso), outros nem tanto (o caso de Scordia)…Ele era mesmo um dos dois mais velhos em campo, teria cerca de 45 anos, não estava ligado à carreira e portanto a sua estadia ali mostrava desde logo uma personalidade especial com interesses alargados e capacidade de se envolver em coisas que saiam do seu quotidiano.
Calado, muito calado trabalhava de sol a sol como nós, sem uma queixa mas também sem as palavras vãs que se soltam neste tipo de trabalho para animar o tempo…talvez por isso…se tinha criado à sua volta um certo respeito…um quase medo de invadir o seu espaço…!
Uma noite no entanto tudo mudou…não sei já dizer-vos como começou a conversa…sei que começou no alpendre da velha casa onde estávamos alojados, perdida no meio dos montes como se impunha para o trabalho…penso que se começou por falar de signos…sei lá porquê e daí chegámos à Astrologia…e sem sabermos como… de repente… tínhamos um novo Scordia connosco… animado, falador, solícito em tudo explicar de Astrologia …mas sobretudo de Astronomia uma sua grande paixão…Tal era o seu entusiasmo que ficámos todos nós entusiasmados e perante tanto céu à nossa volta para descobrir, e alguém que tanto sabia sobre ele…não tivemos dúvidas…daquela noite não passava…Scordia…agora o nosso homem das estrelas, iria falar-nos delas tratando-as por tu… fazendo-nos mergulhar no fascinante mundo de planetas e galáxias…e para nosso quase espanto… ele de imediato concordou…! A única condição era que fossemos mesmo para o meio do campo onde não chegasse qualquer tipo de luz, nos deitássemos de costas no chão e fixássemos em silêncio a imensidão do céu…ele seria o nosso guia …!

tumblr_ljt9x6ofny1qaqj2yo1_500_large.jpg (500×333)

E num ápice levantámo-nos, meios trôpegos pela escuridão e o acidentado do terreno e lá o seguimos noite fora até ele encontrar o local ideal…plano… onde todos nos pudemos deitar lado a lado de olhos esbugalhados na direção do céu…e aí começou uma das mais fantásticas experiências da minha vida…! 
Picos e agulhas de pinheiro trespassavam a minha fina camisola…pequenas pedras teimavam em raspar as pernas nuas (mania de usar calções...naquela altura), e a minha cabeça estava mal assente em uma qualquer agrura do terreno…mas em breve eu não sentia nada… embalada com todos os outros nas palavras de Scordia que nos transportavam numa inesperada viagem espacial de planeta em planeta, de constelação em constelação, de estrela em estrela, de galáxia em galáxia…cada vez mais longe …cada vez mais longe…os nomes, os significados, as pequenas histórias…os grandes mitos… desfilavam nos nossos olhos e nas nossas mentes,  enquanto descobríamos  a Ursa maior. ..a Ursa menor….Andromeda, a  Cabeleira de  Berenice, Órion…explorávamos nebulosas e buracos negros  e nos aventurávamos para lá das galáxias mais próximas!
Nunca mais esqueci aquela noite mágica, tão longe de casa, em que fiz uma viagem inesquecível ainda maior…ah e nunca mais olhei para o céu da mesma maneira…como poderia!!!!


13 comentários:

  1. Eu tive uma experiência idêntica quando, fiz uma viagem a bordo do Creoula. Em pleno oceano atlântico, tivemos todos as noites várias "aulas" de astronomia com muitas estrelas cadentes à mistura. Foram uns dias maravilhosos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Único não é???? Em pleno oceano também deve ser esplêndido...!!!No meu caso não foi bem uma aula mas um falar à deriva que nos deixou em total encantamento!
      Coisas para nunca esquecer...verdade???!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Quando estava na Madeira e íamos para o Paúl da Serra fazíamos isso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não dá para esquecer pois não???
      Fantástico dia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Adorava ter uma experiência dessas. Deve ser altamente. :)
    beijinho

    ResponderExcluir
  4. Foi fantástico...para mim ainda provavelmente mais do que para os outros porque era a aventura dentro da aventura...era a primeira vez que estava tanto tempo sozinha fora do país e aquele relato das estrelas feito em outra língua ainda teve um saborzinho mais especial...além disso Scordia era verdadeiramente especial e revelou-se a partir daquela noite!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  5. O que a memória "ama" nunca mais se esquece!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Bem vinda, obrigada pela visita e pelo comentário...fui até ao teu blogue e gostei muito vou voltar para ver com tempo.
    Um bom dia para ti!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive uma experiência dessas, mas adoro admirar o céu e contemplar as estrelas embora sem perceber nada do assunto, imagino como passaria a olha-lo se algum dia o vi-se na forma que tu tiveste a oportunidade de ver
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rosinha de repente tudo ganha significado e nas outras noites começamos a procurá-lo no céu que vai mudando sempre..é muito lindo...e eu era muito jovem e isso também ajudou...!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. Respostas
    1. Verdadeiramente fantástica e inesquecível!!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...