«Até parece que já gostas disso mãe», lança o F. enquanto me vê comer deligentemente, garfada após garfada um enorme prato de salada...o seu ar enjoado só de ver, denota bem a grande dificuldade em gostar ele próprio dos vegetais que sabe de uma forma ou de outra ter de comer...Na outra ponta da mesa a P. retira corajosamente para o seu prato uma boa dose de vegetais...desde que mudei a minha alimentaçao ela fez questão de solidariamente ir ao meu encontro comendo sempre um pouco do que eu como, dizendo que assim me faz companhia e fica mais saudável...querida filhota. Fico contente de que a minha nova alimentação e novos hábitos estejam a mudar também os dos restantes membros da família, mesmo os mais renitentes a saladas...Mantêm evidentemente uma alimentação normal, mas as opções em cada refeição são mais pensadas e tenho a certeza de que cozinho agora para todos de uma forma mais saudável e mais variada. Se gosto de não poder comer cereais, nem laticínios (vejam o que resta depois disto), nem beber café (o que me mantinha em pé tantas vezes),ou qualquer refrigerante (ai a minha coca cola...)...Não! Se gosto de começar a manhã com sopa ou sumo em vez do meu querido pequeno almoço continental....Não! Mas aos poucos tenho-me habituado à mudança...e o que não gosto suporto, pela belíssima causa que são os meus filhotes e a necessidade de me por o mais saudável possível...e gosto de que os valores das ultimas análises tivessem melhorado, de ter agora menos doze quilos, ter recuperado alguma da energia perdida e um pouco também da minha vivacidade caraterística...se bem que ainda estou bem longe do meu estado normal e tenho uns dias melhores outros piores...e portanto um longo caminho pela frente. Mas gostar...gostar mesmo, do que atualmente como????? Aqui para nós...??? Não!!!!Creio que não vou gostar nunca, mesmo que tenha de comer assim para sempre!!!! :)! Mas se o caminho for este será por este que seguirei sem lamentos!!!
Bom dia e bem hajam queridos amigos!!!
Eu não curto tb, que sacrifício rs...
ResponderExcluirbjokas =)
Alguém que me compreende :) !!!!!
ExcluirBjs
Maria
ResponderExcluirForça minha Querida.... nós devemos lembrar-nos sempre desta frase: «devemos comer para viver e não viver para comer!»
Por isso... o que tem de ser tem muita força!
Beijinhos cheios de energia!
(^^)
Inteiramente de acordo querida Afrodite...outros valores mais altos se levantam,.. :) !
ExcluirBeijinhos e obrigada pela força!!
Maria
Eu sei que és capaz e tu e a tua família merecem esse acto de amor para contigo própria. Um acto de amor é sempre melhor que um sacrifício. :)
ResponderExcluirBeijoquinhas linda e que o amor continue a trazer boas notícias para ti :) Muita energia positiva vai daqui
Sim é um acto de amor...e isso facilita tudo :) ! Obrigada pelo carinho querida Su!
Excluirbeijinhos
maria
Nem sempre o que gostamos é o melhor, né? Nem sempre o que queremos acontece!
ResponderExcluirVim agradecer pelos carinhos e companhia e dizer Até a volta.Estarei ausente por tempo indeterminado.,Espero voltar com boas notícias! bjs,chica
vamos aguardar-te e festejar as boas notícias quando chegares...Agora vai cuidar de que precisa de ti...por aqui rezaremos para que tudo dê certo...tenho a certeza que vai dar. Beijos enormes e abraço apertado...e até breve querida amiga
ExcluirMaria
Querida Maria, é preciso muita força de vontade e muita coragem para ser como tu, e enfrentar tudo de frente como fazes... És uma inspiração!
ResponderExcluirAdmiro-te tanto pela tua força e coragem, pelo nunca baixares os braços, mesmo quando o caminho da resignação seria o mais fácil...
Beijinho e muita força!
Espero continuar a acompanhar-te, mesmo que virtualmente muitos, longos e saudáveis anos!
Obrigada pelas carinhosas palavras querida nat.,mas quando a necessidade obriga...o mérito não é muito...mas sim sou teimosa e tenhos as mais importantes razões para lutar...aqueles que precisam de mim.
ExcluirMil beijos com carinho minha querida !
Maria
tudo na vida vai acostumando, e vc vai aprender a escolher sempre o melhor pro seu corpo e sua saúde.
ResponderExcluirbeijos
Verdade Fabi...que bom vê-la por aqui!!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
É pena não gostar, Maria.
ResponderExcluirEssa alimentação é a minha preferida e não me consigo imaginar viver sem frutas e legumes.
O leite, já abdiquei dele há alguns meses e ainda não lhe senti a falta. Concluindo, sou mesmo uma sortuda do caraças. Se eu pudesse passar um pouco do prazer que me dá ingerir estas coisas...
Um dia destes habitua-se de tal forma que ganha dependência :)
Força Maria
Beijinhos
Quem sabe Maria ..."nunca digas nunca" :) ! Espero que tenha razão e que me passe a deliciar com o que agora me custa comer!!! Do leite também não tenho pena...já do queijo....!
ExcluirBeijinhos
Maria
E eu que adoro saladas e que era capaz de me alimentar apenas nessa base, e tenho que os reduzir ao máximo por causa da diverticulose.
ResponderExcluirLeite não bebo há anos. E nunca senti falta. Nunca vi meu pai beber leite e ele viveu até aos 92 anos. E sabe o que ele comia todas as manhãs? Um prato de sopa.
Muita força amiga. A saúde vale todos os sacrifícios.
Um abraço
Também não sinto falta do leite, já não bebia..mas adoro queijo...e até gosto de sopa ....mas não ao pequeno almoço e ao lanche...Mas a comida é de somenos importância ...o que importa é a saúde e como já disse se este é o caminho ... será este que trilharei!!! Beijinhos amiga
ExcluirMaria
Também teria dificuldade em me habituar a comer apenas legumes crus.
ResponderExcluirAdoro legumes , mas cozidos,
Tendo que ser que remédio.
Força!
Beijinhos.
Não são só crus também posso comer cozidos mas tenho de comer de ambos...e sim não tenho literalmente outro remédio!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Não gosta, nas tem de gostar,
ResponderExcluirpara o seu bem estar na vida
por isso nunca deve recusar
o que na vida lhe dá alegria!
Se o café faz mal. põe de lado,
o tabaco faz sempre mal, esse é mesmo para esquecer,
se o sumo faz mal, não bebe, põe de lado,
o único líquido que não nos faz mal é a água, e uma alimentação saudável. Temos que ser capazes, para o nosso bem de dizer não aos vícios. Eu fumei durante muito anos. Aconteceu numa noite, estava fumando um cigarro, comecei a sentir uma má disposição, uns suores gelados correndo pelo corpo, como nunca dantes tinha sentido. Peguei no resto cigarro e atirei-o fora e nunca mais fumei. Custou muito mas para meu bem venci!
Boa noite amiga Maria e muita força de vontade também é preciso para se vencer, o que se julga ser invencível, mas não é!
Um beijo.
Aconteceu mais ao menos com o meu marido querido amigo...um susto fê-lo parar de fumar do dia para a noite...teve de ser e o que tem de ser tem muita força...lá diz o ditado...no meu caso é o mesmo...não tenho opção por isso avancemos de cara alegre que a saúde está primeiro...Beijinhos
ExcluirMaria
Olá Maria!!! Moça forte, lutadora!
ResponderExcluirAcredito que aos poucos você irá formando hábito com relação a esta nova alimentação, ou seja, todas as vezes que você estiver se alimentando, nunca o pensamento será o mesmo, pelo fato do motivo a que se propôs que é saúde, qualidade de vida, ficar bem para cuidar dos seus. Chamo a isso de vida, de equilíbrio e é um processo bem inconsciente.
Tudo de muito bom para você. Rezarei para que fique boa logo.
Obrigada pela visits fofa,
Bjus
Estael
Querida Estael...por vezes gostava bastante de me sentir sempre essa moça forte que muitos de vocês referem por aqui..cá dentro estou muitas vezes frágil...mas como nesta questão tenho de ser mais do que eu...e os motivos são tão incontornáveis lá vem então uma força enorme que chega não sei de onde ...!!! Beijinhos querida amiga!
ExcluirMaria
Deve ser complicado mudar de hábitos ,especialmente na alimentação ,mas se faz bem à saúde vale a pena o sacrifício querida amiga ,força muitos beijinhos felicidades
ResponderExcluirSim neste caso vale a pena tentar tudo e a alimentação sabemos é fundamental naquilo que somos!!!
Excluirbeijinhos Emanuel
Maria
Sim neste caso vale a pena tentar tudo e a alimentação sabemos é fundamental naquilo que somos!!!
Excluirbeijinhos Emanuel
Maria
Somos de hábitos e custa largá-los, mas ao largar uns habituamo-nos a outros ainda por cima por ser por uma boa causa. Força nisso. Eu, agoro legumes e vegetais, faço-te companhia :))
ResponderExcluirQue sorte gostares do que é saudável...eu como acompanhamento também não me importava, o que me está a custar é mesmo a substituição total em algumas refeições...mas isto não é nada nem em quero queixar porque problema mesmo é o que tenho avançar e as consequências disso!!! Beijinhos minha amiga!!!!
ExcluirMaria
Bom dia Maria.
ResponderExcluirQue forca de vontade amiga, manda um pouco virtualmente rsrs, vai e volta estou tentando emagrecer, ficar mais leve, estou pesada, me sentindo gorda. Amo coisa gostosa, e tudo que engorda rsrs. Mas comecei a uns dias, quero muito fazer como você comer saudavelmente pensando na minha saúde e no bem estar da minha filha que deve fazer também uma reeducação alimentar. Mas hoje confesso vou sair por hoje e amanhã começarei tudo novamente. Não tenho a sua força rsrs. Mas gostei muito de ler me serviu como alerta que devemos sempre seguir adiante com determinação. Boa sorte amiga, no seu caso se tratando de manter a saúde é ainda mais importante. Um lindo dia. Forte abraço.
Só mesmo este motivo de força maior me tem mantido no caminho querida amiga...lá diz o ditado o que não tem remédio remediado está...antes também andava às voltas com o peso, umas vezes melhor outras pior, mas neste caso embora também se reflita e felizmente no peso..a questão aqui é mesmo melhorar a saúde de uma forma global...e não tenho escolha...!Beijinhos querida amiga!
ExcluirMaria
Também admito que deve ser um pouco difícil até se adquirir hábitos tão saudáveis. Sou de opinião que a nossa saúde está no que comemos.Ainda bem que a familia aos poucos vai aderindo.
ResponderExcluirCotinuação de tudo a correr bem
Beijinhos
Sim acredito que somos o que comemos querida Paula...e antes estava a comer imensos disparates...!!
ExcluirObrigada pelo apoio e beijinhos
Maria
Comes sopa ao pequeno almoço Maria?
ResponderExcluirAi Jasus... isso não...
Infelizmente...isso sim amiga e confesso que é a parte que mais me custa....!!!
ExcluirBeijjinhos
Maria
Olá Maria
ResponderExcluirAos poucos vai se acostumar.Pela sua saúde e bem estar sempre valerá a pena.
Beijos
Sim vale mesmo a pena Maria!
Excluirbjs
maria
Em frente amiga...é bem importante uma alimentação saudável! Também me esforço por isso...Bj e boa noite!
ResponderExcluirÉ mesmo muito importante!
ExcluirBjs
maria
Se te faz bem tens de ter força (que tens muita por sinal)
ResponderExcluirBom fim de semana :)
Nao vou desistir..sei que é fundamental seja qual for ro caso!!!!
ExcluirBeijinhos
maria
Vai no bom caminho! Fico contente por si:)
ResponderExcluirUm abraço!
Obrigada Manuela!
Excluirbjs
Maria
Nem sempre podemos fazer aquilo de que realmente gostamos...mas, se pensarmos que é esse o caminho, até talvez comecemos a gostar. Eu mudei a minha alimentação toda em 2009 e hoje já não sei comer de outra forma.Força.
ResponderExcluirQuero acreditar que vai acontecer o mesmo comigo :) !
ExcluirBjs
Maria
Tu és uma corajosa e consegues o que quiseres, vais ver!!!
ResponderExcluirBeijinho e boa semana!