sábado, 20 de abril de 2013

No mundo dos livros e das estantes!

leitura.jpg (301×384)


Pois depois de uma semana em que não consegui avançar nada, na organização da casa...(poderia por aqui inúmerar um role de desculpas mas não o vou fazer porque resolvi simplificar a minha vida não me culpando por aquilo que não consigo fazer e preferindo usar essa energia para avançar na primeira oportunidade e finalmente conseguir), cá vou eu de novo ao ataque da organização do escritório!
Hoje decidi que vou dedicar-me às estantes cheias, a transbordar de todo o tipo de livros e aos muitos livros que deviam confinar-se às mesmas, mas parecem ter pernas e circulam pela casa aparecendo nos mais inesperados sítios...Acreditam que até nas casa de banho vou descobrir por vezes alguns??? Vendo isto pelo lado bom...há sempre um, e eu como sabem gosto de procurá-lo, deve querer dizer que todos por aqui gostamos de ler e aproveitamos todas as ocasiões para o fazer...Pois... mas depois disso, seria ótimo que voltassem ao seu lugar...certo??? E aí é que falha!!! Mas realmente, olhando para as estantes do escritório e até para as do corredor e dos quartos dos pequenotes que vejo eu???? Livros , livros e livros, já em segundas filas de cada estante...sobrepostos nos topos das prateleiras e até alguns já empilhados na secretária por não terem lugar nas estantes...Comprar novas estantes??? Não... nem pensar... tenho a certeza que uma volta por aqueles livros todos me revelará que muitos deles deverão seguir viagem para outras paragens, rentabilizando-se assim emoções, experiências, romances, aventuras e técnicas, que irão por certo, deslumbrar  e interessar outros, como aconteceu connosco...! Não... não pensem que é tarefa fácil para mim...sei que vou demorar muito tempo...folheando um a um...prendendo-me com um parágrafo...rindo-me com uma frase...comovendo-me com um poema, agarrando junto ao peito algum dos pequenos livros de primeiras histórias da P. e do F....ainda com o seu cheirinho a bebé (ou será talvez a minha imaginação)...lembrando cada momento passado no percorrer das linhas na voragem da leitura...de tantas tantas páginas de tantos livros que por vezes me ajudaram a enfrentar a vida...e sempre me fizeram viajar por maravilhosos mundos...! Não... para mim é tarefa muito difícil escolher os que vão e os que ficam...mas tenho de fazê-lo hoje! E vou fixar-me na alegria dos que vão receber os livros que vou escolher para doar e na felicidade que estes lhes vão proporcionar...essa vai ser a minha motivação!!!!
E então cheia de coragem ...cá vou eu...desejem-me sorte...logo volto para contar como foi!!!!

16 comentários:

  1. Ai está uma tarefa que eu nunca, mas nunca faria...adoro todos os meus livros e adoro tê-los, não me consigo imaginar sem eles, adorava ter muitos mais, e olha que eu tenho muitos.
    Gosto de ler mas gosto muito de comprar livros de os ter, de quando me apetece ir agarrar um e desfolha-lo, adoro.
    Mas se consegues, boa para quem os vai receber...
    Beijinhos e bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consigo muito mal e pouco porque sou como tu...mas estou a tentar...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Também fiz o mesmo há umas semanas, não foi fácil e se pensasse nisso há uma ano atrás não me julgaria capaz...mas é sinal que estou a conseguir alterar hábitos, envolvi as filhotas no processo e começamos pelas estantes delas, retiramos os que já não liam, os que não iriam guardar, ficaram os que lhes diziam mais, elas é que escolheram e foi giro vê-las a trocar memórias que eu pensava que elas nem se lembravam, depois entregamos os livros em infantários cá da zona, foram encher de histórias e sonhos novas vidas :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado..segui precisamente o mesmo processo...tem de ser uma coisa partilhada e do acordo de todos com o objetivo de dar a outros...uma oportunidade de poder ler aquilo que também lemos e nos acrescentou tanto!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Maria, tenho certeza que por mais difícil, vais conseguir e depois, ficarás bem feliz. E outras pessoas certamente também! beijos,chica e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, ainda ontem participei num seminário sobre leitura e a importância que ela tem na nossa vida, adorei.
    Muito boa sorte para a tua tarefa.
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura transforma-nos de tal forma que torna muito difícil a separação dos nossos amigos livros!!!

      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Olá Maria.
    Obrigado pela visita e gostei muito de conhecer o seu blog. Curiosamente ainda ontem falei do assunto de dar livros com uns amigos. Eles fizeram uma arrumação e desfizeram-se de vários e eu não consigo, porque todos tem uma historia e tenho que os guardar. Volto a ler muitas vezes. Alguns já li dezenas de vezes... Mas deveria fazer uma selecção porque qualquer dia tenho de aumentar as estantes. Já estou a seguir também.
    Bom fim de semana e beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Lena
      Compreendo bem o que diz cada livro está associado a um momento a uma fase a uma história...como separar-nos deles...deparei-me com tudo isso hoje..mas tive de decidir!
      Bom final de noite!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Oi Maria, te vi entre os meus seguidores, apesar de você não ter deixado nenhum comentário e cá estou para retribuir com muito carinho a sua visita...Muito inspirador o seu blog, gostei muito e já estou te seguindo com muito gosto...Só posso te desejar boa sorte nessa sua árdua tarefa, sei que isso não será nada fácil...Também adoro ler e ter muitos livros...
    Beijos e um lindo e colorido final de semana.
    Marilene

    Blog folhas flores e sutilezas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Marlene !
      Obrigada pela visita, pelo comentário e por ter ficado por cá!
      Foi difícil mas tenho a tarefa quase acabada!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. I wish you luck! I know everything will go well, especially if you donate some and you know you will be making other people happy ;o)

    ResponderExcluir
  8. Saber que os livros que li podem também ser úteis a outros e proporcionar-lhes a alegria que me proporcionaram a mim ajuda de fato ,,,!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa não temos muito esse habito, a garota é a que lê mais, eu estou a retomar esse habito.
    Boa sorte para a tua tarefa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especial a tua garota hem?? É excelente hábito...vais acabar por ficar rendida!!! A tarefa neste momento já avançou muito felizmente mas o resto fica para o próximo fim de semana porque durante a semana mal chego para manter as coisas a andar...com o marido doente a coisa complica muito mais!
      Bjs
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...