quarta-feira, 22 de maio de 2013

Reequacionar a vida



Direções[13].jpg (400×247)

Muitas vezes reequacionamos a vida no auge dos bons ou dos maus momentos…Elencamos aquilo que tivemos, aquilo que temos agora, aquilo que temos de mudar a partir daqui…!
Essa espécie de pausa a que nos obrigamos tende a ser facilitadora à adaptação que nos é exigida…pelo menos é isso que se espera dela.
No caso de serem os maus momentos a provocar a mudança procura-se parece-me, ainda com mais cuidado, na nova organização de vida, formas de os compensar, avaliam-se criteriosamente os tempos passados…tentando perceber o que pode ser corrigido ou melhorado e analisam-se as novas necessidades …estabelecem-se planos, procuram-se soluções…muitas vezes em fases emocionais críticas ainda, apenas sustentadas pela urgência das novas medidas e pela esperança que as mesmas podem significar. E enquanto procuramos as ligações dos novos caminhos ganhamos nova força para aquilo que se espera de nós. E seguindo esses novos percursos vamos encontrando em nós novos passos para os percorrer, acabando por a experiência ser ela própria uma forma de descoberta.
Reequacionar a vida pode ser, mesmo sendo a sua necessidade originada por motivos dolorosos, uma nova oportunidade de nos encontrarmos e de reencontrarmos aqueles que amamos. Eu espero firmemente que sim…que seja assim…!


26 comentários:

  1. Muitas vezes são os momentos menos bons da vida que nos fazem pensar e viver a vida de uma outra forma. E o curioso é que essa mudança não acontece, muitas vezes, da forma como poderíamos pensar antes desses momentos acontecerem (porque apesar de não sabermos se e quando acontecem, acabamos sempre por equacionar a sua possibilidade) mas de formas completamente diferentes, feitas precisamente pela própria experiência, que só produz o seu efeito, quando se torna real... Que possamos sempre aprender algo com a vida, mesmo com as partidas que ela nos vai pregando.
    Um beijinho grande Maria

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. É isso mesmo Helena, nunca as coisas evoluem como antes tínhamos pensado ... mais não temos então do que encarar os novos cenários por mais complicados que sejam.

      Obrigada pelo teu apoio e palavras amigas,

      Maria

      Excluir
  2. Fofinha, muita coragem.
    Eu não tenho tido oprotunidade de passar por cá e pelos vistos a situação continua complicada com a sua mãe.
    Não se esqueça de respirar fundo e esvaziar toda essa emoção no final do dia. Ouça uma música relaxante e concentre a sua atenção na música para conseguir dar um pouco de descanço à sua cabeça que deve andar a mil.
    Gostava de ter outras palavras melhores para lhe dar mais força mas também não sei.
    A única coisa que sei é que quando Deus fecha uma porta, abre uma janela e em geral isso dá-me esperança de que tudo acontece por uma razão e que será para o melhor.
    Sei que isso não anima muito mas as minhas preces são de coração e continuam com vocês.
    Beijocas e tenha fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito muito obrigada Su, pelas suas palavras carinhosas e sábias...a situação com a minha mãe continua muito complicada embora tenha havido alguma evolução no sentido da estabilização,,,Estamos expectantes e difícilmente consigo esvaziar a emoção ao final do dia ...mas sei que era vital fazê-lo.

      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Sem dúvida.É mesmo. Cada vez que esse contexto se nos apresenta ...somos postos à prova e reequacionamos as nossas prioridades e o nosso modo de vida. A verdade é que a idade e os problemas levam-nos a valorizar aquilo que efctivamente tem valor: os sentimentos, a família, os amigos, os gestos, a natureza. Tudo é tão efémero que não vale a pena certos stresses . Vale amar e sentir a vida.
    Um beijinho
    Fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o diria melhor...vale amar e sentir a vida porque tudo é efémero e sim a vida e a idade faz-nos valorizar o que é importante...Obrigada pelo teu carinho e por aqui passares a manifestar o teu apoio,
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Quaisquer que sejam os motivos, damos por nós a reequacionar a nossa vida, e eu também tenho andado a reequacionar a minha, e não está fácil...amiga que seja o melhor para todos nós...
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que consigas reequacionar a tua da melhor forma para ti...não tenho conseguido visitar o teu cantinho nem o de ninguém porque passo o dia entre o trabalho e o hospital e quando de lá saio a minha preocupação é tentar manter a normalidade para os mais pequenos...além disso tenho eu própria andado completamente desgastada com tudo isto e a saúde tem-se ressentido, mas todos estão no meu coração e tu és uma das pessoas de quem me lembro precisamente por saber que te confrontas com mudanças sérias na tua vida embora as encares com coragem.
      Beijinhos querida Marina

      Excluir
  5. Eu também espero. Um abraço enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Canca, abração...saudades de dar um pulinho aos vossos cantinhos!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Ai que eu tenho o coração apertado...
    Abraço de urso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraço de urso Inês!!! E obrigada pelo sorriso que me arrancaste..e olha que não está fácil consegui-lo!!!
      Obrigada pelo teu apoio.
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Bom dia Maria,

    Como estás amiga?
    Dá um jinho docinho à tua mummy quando puderes:) sim?
    E um abraço apertadaço para ti:)

    Sabes cada um de nós na sua caminhada e pelos seus motivos, acho, se encontra em momento de reequacionar a vida.
    Peço a Deus a clareza de saber escolher o caminho!

    Que o dia hoje te faça sorrir, sim?

    jinhossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão importante escolher o caminho...o beijinho será entregue assim que eu puder..Obrigada pelas tuas palavras e carinho.
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. Minha querida passo para te mandar mais uma vez a minha força positiva e muitos beijinhos com muito carinho meus e da Lu (desculpa não ter dito ainda nada desde ontem mas também tem estado complicado por estes lados)
    Não é necessário a vida estar sempre a meter-nos à prova!
    Possa que podia dar um descanso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lita, desculpa tu eu não ter conseguido ainda perceber o que se passa contigo..mas estás no meu pensamento seja o que for vais conseguir superar que eu sei!
      Beijinhos para ambas!

      Excluir
  9. É através da mudança que evoluímos e sem ela a vida cristaliza. Força nessa mudança. Estou contigo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joana...e que mudança que vai por aqui!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  10. Cheguei aqui e não vi nenhum dos teus posts...fui à procura de um mail para te enviar mensagem e não encontrei.
    Mas estou com o coração muito muito apertado, minha querida Maria. Mando-te mais um abraço e um beijo do tamanho mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Inês o meu mail está no final dos posts quando falo sobre os direitos de autor das imagens e é este proximacurva@hotmail.com .
      Ontem não consegui vir aqui mas as coisas mantém-se idênticas ainda muito instáveis e difíceis.
      Mil beijos e obrigada pelo imenso apoio, ficas no meu coração.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Também eu Stacy, também eu!
      Obrigada pelo teu apoio.
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...