E eu que nem sou adepta de rankings, seleções ou contagens em demasia, não posso deixar passar este assunto em branco...porque me diz muito, e porque é positivo e precisamos desesperadamente de coisas positivas nos nossos dias...!!!
Então não é que Portugal está muito bem classificado no ranking da baixa mortalidade das crianças até aos 5 anos??? Um honroso 13ª lugar que nos coloca à frente do Reino Unido (23ª posição) e dos Estados Unidos (30ª)...! Não competimos com o primeiro lugar da Filândia, mas estamos bem longe da 176ª posição do Congo e sobretudo bem à frente de países que em outros âmbitos de cuidados médicos e sociais dão ou pretendem dar cartas... e isso dá que pensar...! Como dá que pensar também... se estes resultados serão sustentáveis à luz do que se vai passando neste país!
Mas longe de mim terminar um post positivo de forma negativa por isso deixem-me citar-vos Pedro Norton, num artigo recente sobre o estado da nação!
«Fecho os olhos, cerro os dentes e relembro a mim mesmo que a desesperança é um luxo dos que não têm filhos».
E eu acrescentaria que o luxo poderá sair bem caro também a esses, porque sem esperança não sei se será possível sobreviver intacto...coração e alma neste país!
Bem hajam
Actualmente está um bocadinho marginalizado, mas nós tinhamos um bom serviço Nacional de Saúde quando se comparava em rankings mundias, esta nóticia só vem realçar isto :)
ResponderExcluirÉ o que eu também acho Poppy!
ExcluirBjs
Maria
Olá Maria
ResponderExcluirPor acaso sabia que Portugal tinha uma baixa mortalidade infantil. Esperemos que assim continue e, que haja natalidade, uma coisa bem dificil, nos dias de hoje.
Beijinhos
Helena
Precisamente...natalidade a aumentar era o que se impunha mas neste contexto...parece-me difícil!!!
ExcluirBjs
Maria
Nós somos muito bons em muita coisa, é pena não nos darem o devido valor porque só as coisas más em que infelizmente contam....
ResponderExcluirPor isso não podemos deixar de lembrar o que vamos tendo de bom!!!
ExcluirBjs
Maria
Ao menos alguma coisa positiva para o nosso país =)
ResponderExcluirE como essa temos muitas mais...simplesmente no meio de tantas outras más que nos caiem em cima acabamos por nos esquecer...mas não devemos fazê-lo...faz-nos bem acreditar!
ExcluirBjs
Maria
Que possa continuar assim, cuidando das crianças, e que todos os países um dia possam estar no mesmo lº lugar, refletindo à esperança e preparando o futuro! Abraços
ResponderExcluirTodos no 1º lugar...seria a mais fantástica concretização!!!
ExcluirBjs
Maria
Olá Maria
ResponderExcluirQue beleza quando percebemos que a nossa nação está tendo algum tipo de reconhecimento pelos serviços que desempenha. E que em outros âmbitos estas melhorias aconteçam para o bem de todos os filhos desta encantadora nação.
Beijos e um lindo dia para você
Gracita
Temos de nos agarrar aquilo que ainda funciona e nos dá esperança!!! Mas vamos conseguir!
ExcluirObrigada pelas suas palavras Gracita!
Bjs
Maria
ResponderExcluirBelo post! Sobram-se palavras e atitudes viram artigos de luxo quanto o assunto é saúde publica, em boca de nossos governantes... Infelizmente muitos governos deixam a desejar. Mas que em nossos corações sempre caibam a esperança de um mundo melhor.
Um abraço cheio de luz e paz!!!
Por mais difícil que seja temos de manter a esperança no coração!
ExcluirBjs
Maria
É...nem sei se será assim um luxo não ter filhos, mas percebo a ideia. Hoje os casais "cortam-se" a ter filhos e a nossa população vai envelhecendo.
ResponderExcluirAgora o ranking é positivo sim, e muito tem evoluído o nosso país nesse aspeto. Mas as leis que todos os dias preparam, não sei se daqui a 20 anos ainda manteremos essa posição honrosa.
Beijinho e boa semana
Acho que a ideia do Pedro Norton era que quem tem filhos não pode desesperar...e eu concordo, porque sem esperança não os podemos lançar no futuro com a garra de que necessitam e nós somos motor...!
ExcluirTenho muita pena que o sonho de ter filhos para alguns casais seja cada vez mais um sonho...embora dependa muito da opção de cada um...eu fiz opções arriscadas nesse âmbito por isso sou suspeita para falar!!! E sim temo muito no que aqui se estará a passar daqui a 20 anos...mas claro tenho de manter a esperança!
Fantástica semana para ti!
Bjs
Maria
É uma boa notícia :)
ResponderExcluirBeijinho
Claro que é Flow...não invalida os muitos problemas..mas festejemos o que ainda há para festejar!
ExcluirBjs
Maria
Eu vejo reverso da moeda.
ResponderExcluirO nosso País é dos países europeus com a taxa de natalidade mais baixa.
Se a situação se mantiver a previsão é para este ano nascer apenas 81 mil crianças, menos 16 mil do que em 2011.
De uma forma generalizada nascem menos 50 mil crianças por ano do que seria necessário para assegurar a substituição de gerações.
Este saldo negativo compromete a sustentabilidade da segurança social perante o aumento do número de pensionistas e a redução de jovens que entram no mercado de trabalho.
Se fico feliz com a notícia não!
Estamos a caminho de uma população envelhecida.
Quem não nasce, não morre.
Quando pensei em ter filhos, não foi este Portugal que sonhei para eles.
Vivi
Pois Vivi, como sabemos a natalidade está a baixar assustadoramente com as inevitáveis consequências nos diversos níveis da sociedade, todos estamos preocupados com isso e muitas vezes baixa a desilusão, no entanto o ponto do post era que ainda há coisas positivas e em minha opinião devem ser valorizadas, para além de que é necessário manter a esperança... sem ela perdemos força e eu acredito que os nossos filhos precisam dessa força e dessa esperança para singrar...!
ExcluirExcelente semana para ti!
Bjs
Maria
O problema é que a nossa excelente classificação no Ranking da baixa mortalidade em Portugal, é consequência da baixa natalidade.
ResponderExcluirEsses valores para mim não têm significado
É legítimo perguntar onde se vai encontrar a capacidade produtiva e criativa do País daqui a umas décadas. Porque um país sem crianças é um país sem futuro.
Eu continuarei sempre a lutar pelo futuro dos meus filhos, mas não gostaria que um dia eles não me dessem netos devido ao culminar da situação catastrófica do País.
Nem sempre podemos estar de acordo Maria.
Bjs
Vivi
Nem sempre Vivi e isso é muito saudável, mas o ranking analisa o número de mortes face ao número de nascimentos, por isso a classificação é válida. Mas estamos de acordo em que é preciso virar o jogo em relação à natalidade e muito rapidamente!
ExcluirBjs
Maria
Olá Maria!
ResponderExcluirTambém nos pântanos podem nascer lindas flores!
Não quero exagerar mas agora mais do que nunca recisamos de esperança, sim
Beijinho grande
Não podemos perde-la Manuela, sem ela não conseguimos avançar!
ExcluirExcelente semana!
Bjs
Maria
Olá! Tudo bem??
ResponderExcluirVim retribuir a sua visita no meu cantinho!
Volte sempre!!!>>>Passe lá e pegue um selinho de agradecimento!
Doce abraço e beijinhuxxx, Marie.
Obrigada!
ExcluirUma fantástica semana para você!
Bjs
Maria
Always have hope ;o) Hugs ;o)
ResponderExcluirCerto, a esperança não pode morrer!
ExcluirBjs
Maria