E como daqui a pouco o fim de semana está de volta e o tempo instável nem sempre permite ir até à praia, hoje venho propor-lhes uma voltinha pelas Caldas da Rainha...acreditem vale a pena parar por lá e explorar calmamente tudo o que aquela peculiar cidade tem para dar.
A origem da cidade está inevitavelmente ligada aos seus recursos hidro-termais, reforçada por uma lenda sempre agradável de ouvir à mistura com os relatos da História. Reza então a lenda que, em 1484, teria por ali passado a Rainha D. Leonor, esposa de D. João II, no meio de um passeio a Óbidos e Batalha...Qual não é o seu espanto quando, em determinado local, se depara com gente do povo banhando-se em águas de intensos odores...Perante a insólita situação...( os banhos não estavam na ordem do dia, e muito menos o uso de águas de forte cheiro), a Rainha mandou parar e inquiriu o que se passava. Foi-lhe então dito que aquelas pessoas eram doentes e que se banhavam por aquelas águas terem poderes curativos...Acreditando... e padecendo de um mal sobre o qual não se entendem os historiadores (pele, úlcera ou outro), experimentou e... acreditem ou não... curou-se, logo decidindo que ali faria erguer um hospital para quem necessitasse e fundar uma povoação, cujos moradores atraiu com benefícios fiscais ( eh lá que este nosso governo se calhar deveria ir estudar História!!!Mal não lhe fazia!).
Aí se iniciava uma tradição termal com o seu auge no séc. XIX, época em que estavam na moda as estâncias termais e as Caldas eram frequentadas pelas mais nobres famílias.
A região, de caraterísticas agrícolas, mantendo até hoje o único mercado diário horto-frutícola do país...tem porém outras valências...A qualidade da sua argila que originou a construção de numerosas fábricas de cerâmica, tornou-a mesmo em certa altura num dos principais centros produtores de cerâmica em Portugal, ficando-lhe ligado nessa área o nome do famoso Rafael Bordalo Pinheiro que começou na Fábrica de Faiança das Caldas da Rainha.
A sua obra, tão especial, pode atualmente ser apreciada no Museu da Cerâmica no centro da cidade...a não perder!
Outras artes ganharam também lugar nas Caldas, com a pintura e a escultura a fazer escola pelos nomes de José Malhoa ( autor da obra que mostro acima e de muitas outras que se encontram expostas e à espera de visita no Museu com o seu nome), António Nobre e outros.
E nem pensar em partir sem descobrir, passo a passo, o parque D. Carlos I e passear livremente pela Mata da Rainha D. Leonor...!!!
À volta, mesmo a espreitar, ficam muitos sítios para visitar... Óbidos, Cadaval, Rio Maior, Alcobaça, Batalha, cada um com as suas histórias e os seus encantos...voltarei por eles...hoje não, as Caldas agora mais esquecidas, merecem-me atenção exclusiva, e sou adepta de saborear cada passeio até à exaustão em vez de saltitar de lugar para lugar...!
Espero que gostem da sugestão (testada e aprovada), e claro, adoro quando completam com o vosso conhecimento e experiência o que digo, como aconteceu com Monsaraz !!!!
Uma boa sugestão para um fim-de-semana diferente. Conheço bem a cidade e a zona e corroboro a teu roteiro tão pormenorizado.....alma de ?
ResponderExcluirBeijo
Ainda um dia destes vais descobrir o que faço...embora já tenhas percebido a essência da formação e o que faço não seja assim tão fácil de descobrir...penso eu...mas uma coisa digo-te...o que faço,traduz muito da minha alma...!
ExcluirBjs
Maria
Pelos vistos percebi e não percebi....eheheh
ResponderExcluirMas ainda bem que traduz muito da tua alma :)))
Beijo
(o meu mail está disponível....)
Traduz mesmo...tem tudo a ver com o que sempre sonhei fazer por fazer sentido dentro de mim...!
ExcluirO meu também mesmo mesmo no finalzinho da página.
Abraço amigo!
Maria
ResponderExcluirUma excelente sugestão para um fim de semana.
Continuação bom resto de dia.
Beijinhos
Susana
Pessoalmente gosto muito de o fazer...como disse com calma!!!
ExcluirUma boa noite para ti!
Bjs
Maria
parece ter sido maravilhoso :D
ResponderExcluirSim Corina, é um belo passeio porque é muito variado, vai da área cultural à natural, passando pela tradicional...e tudo muito perto, umas coisas das outras..gosto e acho que vale a pena!
ExcluirBem vinda e uma boa noite para ti!
Bjs
Maria
nunca fui la (:
ResponderExcluirQualquer altura é boa para dar lá um saltinho porque é um passeio que sai um pouco do normal e vale a pena!
ExcluirUma boa noite para ti!
Bjs
Maria
Muitas vezes quando perdemos a esperança e pensamos que é o fim,
ResponderExcluirDeus sorri lá de cima e diz:
Acalme-se confia em mim... é apenas uma curva não é o fim!
Se Deus encheu tua vida de obstáculos,
é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cada um!
Se não podemos mover a terra com nossas palavras,
podemos mover o céu com as nossas orações!
Nossa amizade é como um diamante lapidado...
Seja feliz, DEUS estará sempre ao seu lado!
Um carinhoso abraço beijos no coração.
Carinhos na Alma.
Sempre sua amiga..Evanir..
Obrigada Evanir pelas suas carinhosas palavras de incentivo ...sim...também acredito que é uma curva e que para além dela melhores dias virão..tenho fé!
ExcluirBjs
Maria
Não vou dizer nada sobre essa belíssima terra, não vá alguém pensar que eu sou de lá :P
ResponderExcluirSó acrescento outra cidade a visitar, não muito longe de Caldas e Óbidos, que é Peniche! Capital da onda e se passarem lá em Outubro podem assistir a uma etapa do Mundial de Surf.
E mais não digo :)
Beijocas*
É mesmo uma maravilhosa cidade...e obrigada por referires Peniche...também gosto muito e não sabia que era assim tão boa em ondas mas sei de outras coisas em que é ótima...fica para outro post...!
ExcluirBjs
Maria
Nunca lá fui, que fotos mais lindas!!
ResponderExcluirVale mesmo a pena lá dar um saltinho!
ExcluirBjs
Maria
Querida Maria, adorei a tua vista guiada e bem fundamentada, pelas Caldas da Raínha! :)
ResponderExcluirE como diz o outro: eu já fui tão feliz nesta cidade!!
Beijinhos grandes.
Também eu Manuela...também eu!
ExcluirBjs
Maria
Só fui a essa cidade umas duas vezes e tenho pena por não ter tido a oportunidade de a visitar como deve ser. Na altura o tempo não permitiu :)
ResponderExcluirE para a próxima ficas mais um bocadinho e descobres o resto!!!
ExcluirBem vinda, obrigada pela visita e pelo comentário.
Bjs
Maria
OI MARIA!
ResponderExcluirADOREI TEU POST, FOTOS LINDAS DE LUGARES MARAVILHOSOS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Obrigada, a cidade é mesmo linda!!!
ExcluirBjs
Maria
Muito pertinho de mim, uma cidade que gosto muito :)
ResponderExcluirBeijinhos
ExcluirOlá C.
Deve ser uma boa zona para viver !!!! Eu vivo por Lisboa e embora seja apaixonada pela cidade às vezes penso que gostava de me afastar um pouco!!!
Bjs
Maria
Gorgeous! Thank you for sharing ;o) Hugs ;o)
ResponderExcluirÉ uma bonita cidade..gostei de a partilhar...talvez um dia possas passar por Portugal e aí terei muitas coisas para te mostrar!!
ExcluirBjs
Maria
Recomendo vivamente um passeio nas Caldas!!
ResponderExcluirE provem os doces, que são maravilhosos, passem no Museu da cerâmica.
E já agora, São Martinho do Porto e Nazaré são ainda recomendáveis nesta altura do ano. E para estes lados, onde o Inverno vem passar o verão, um bom agasalho (principalmente à noite) nunca é demais.
PS: modéstia aparte, vivo na zona mais bonita do país, e tenho orgulho nisso.
Acertei em cheio então Inês!!! Sim é uma região lindíssima e com imensas hipóteses..algumas já foste dizendo...e claro os doces a não esquecer!!!
ExcluirBjs
Maria
Na mouche!!
ExcluirSou nascida e registada nessa bela cidade!!
E fico bem contente...bela cidade....!
ExcluirBjs
Maria