quarta-feira, 8 de maio de 2013

A sério????

espanto.gif (213×224)


É coisita para me tirar do sério…porque de sério parece-me que não tem nada…! Poderão dizer-me que é coisa pouca e nem comentário merece, mas que querem, há coisas que me tocam de forma mais insistente, por mais pequenas que sejam !!! E porquê ??? Porque me parecem preciosismos e inconsistências tendentes a “esconder o sol com a peneira” e a retirar a atenção daquilo que realmente é importante, mas ninguém resolve, porque não interessa resolver…e o que há para resolver na Educação…e o que mais haverá com as novas medidas anunciadas também já todos ouvimos…e muitos se preparam já para o viver na pele…alunos, professores e pais…!
Mas ontem, a grande questão era que antes de iniciarem a prova de aferição, os alunos assinassem um termo de responsabilidade em como não tinham consigo telemóveis !!! E de fato assim foi, e lá assinaram todos, um documento que legalmente não serviria para nada (será necessário lembrar que se tratava de crianças entre os 9 e os 10 anos???) e que em caso de alguma situação concreta surgir de nada serviria…o país no seu melhor…só suplantado por uma das declarações sempre infelizes do Ministro da Educação dizendo contente da vida que com a prova de aferição, aquelas crianças ficariam com uma boa recordação nas suas vidas…!!!!
Enfim…que havemos de fazer a este país??? Quem é que assina um termo de responsabilidade sobre a qualidade de governação do mesmo e o fim do caos em que nos encontramos??? Quem senhores ministros????

37 comentários:

  1. Não tenho filhos e portanto, não posso julgar nem sequer ter uma opinião sob o ponto de vista de quem os tenha.

    o que me parece é que com este termo de responsabilidade se quis incutir nos mais novos responsabilidade. Sim, esse termo que os pais agora tanto teimam em evitar que as crianças tenham. Claro que isto não tem suporte legal, mas faz uma criança perceber que está assumir um compromisso, a fazê-la tornar importante honrar esse compromisso.

    Os pais querem que a escola dê educação e formação mas depois há isto e interpretam de outra forma. Eu interpreto-a como formação cívica.

    Hoje em dia a palavra de honra é coisa que poucos ainda querem manter. depois não me venham dizer que as pessoas de hoje são isto e aquilo, os políticos isto e aquilo. Um dia foram crianças, e o que fazem na vida espelha a educação que tiveram.

    Lamento se sou voz discordante da tua opinião, mas esta é a minha opinião.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tens de lamentar nada Alice...porque haveríamos de estar sempre todos de acordo...seria uma monotonia e não se cresceria nada...!!! Acho que a responsabilidade nas crianças é trabalhada dia a dia por pais e professores de mil maneiras e a formação cívica é estabelecida no enquadramento diário das mesmas, nas relações que se estabelecem e nas exigências que implicam as rotinas da vida dos nossos filhos...!E acredita que aprendem o que é palavra de honra sem terem de assinar uma coisa que nem sabem bem o que é...e acredita que aquele ato não as marcou...bastava ler as regras para o dia...estão habituadas a cumpri-las tudo o resto era desnecessário! Opinião minha claro!!!
      Um ótimo dia para ti !
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Respostas
    1. Acho que já ninguém escapa!!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Olá minha querida Maria
    Também já tinha lido no facebook esse absurdo!
    Mas é o país que temos e continuamos e ficar caladitos, se os pais se tivessem imposto de certeza que essa palhaçada não tinha acontecido...
    Já acho uma estupidez a prova quanto mais esse papel!!!
    Beijinhos com muito carinho meus e da Lu

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria:)

    Essa eu não sabia! Mas é a sério???

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem dá para acreditar não é???
      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Bem parecida, com aberrações plantadas no meu país!
    Se o mundo não fosse circular, eu diria que está tudo de cabeça para baixo...

    Por acaso, cheguei a esta curva, parei, li algumas postagens e gostei, Maria. Hei de voltar!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Lucia
      Obrigada pela visita pelo comentário e por ter ficado por aqui!!!!
      Um magnifico dia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Não sei se deviam ou não assinar os miúdos esse termo de responsabilidade se os pais. Mas ainda há pouco tempo soube de casos em que os pais por SMS davam respostas a perguntas de testes dos filhos e falo de alunos pequenos.Também estes miúdos de 10anos sabem manipular telenmóveis como muitos adultos desconhecem isso eu sei ,tenho presenciado. Acho que nós adultos ás vezes não valorizamos o que estas crianças sabem em termos de tecnologias até no google podem ver respostas..só precisam de telemóveis apropriados que os pais de hoje facultam muitas vezes para se sentirem mais perto dos filhos no dia a dia atarefado.. Não sei se esta proximidade feita desta forma é benéfica mas é um facto. Que isto anda tudo de pernas para o ar é verdade , mas há que responsabilizar todos quer sejam pais, filhos, educadores , a sociedade em geral . Todos e cada um contribui para a responsabilização colectiva.
    Agora se não se responsabilizam uns em detrimento de outros isso sim acho mal.
    Obrigada pela oportunidade de dar a minha opinião e desculpa por ser um pouco contrária..
    Bjs Maria e um bom resto de dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este meu cantinho é um espaço aberto a todas as opiniões Sorriso e acho até que são uma mais valia pois põem as pessoas a pensar por si...! Mas no teu caso nem vejo que estejamos em desacordo...sei bem que as crianças de 9 e 10 anos manipulam telemóveis e outros equipamentos muitas vezes melhor do que os adultos e que há adultos que são capazes de usar todos os meios, mesmo os mais errados para favorecer os filhos esquecendo-se do exemplo que estão a dar...!O que disse é que essa medida do termo de responsabilidade não resolvia a questão porque a não utilização do telemóvel já é uma regra e como todas as outras tem de ser cumprida nos exames sob pena de serem desclassificados...O meu ponto era mais o fato de se perder tempo com este tipo de coisas que são exibidas como grandes medidas na televisão e por outro lado por parte dos responsáveis governamentais da Educação deste país ser esquecida sistematicamente a forma como se estão a degradar as condições de aprendizagem nas escolas...! No que toca à Educação em sentido lato somos todos responsáveis e devemos arcar com as responsabilidades...cada um por si dentro da nossa realidade ...só assim conseguiremos mudanças...!
      Acho que afinal se calhar não estávamos assim tanto em desacordo...mas se estivéssemos...isso era liberdade de opinião e expressão ...tudo o que sempre encontrarás por aqui!!!
      Beijinhos e um ótimo final de dia!!!
      E um grande Sorriso para ti!

      Excluir
    2. De facto não estamos em desacordo pois concordo com o que acabaste de dizer.
      Beijinho

      Excluir
    3. Era o que eu achava!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Uma criança com nove ou dez anos não tem poder nem é sequer constitucional, assinar declarações de honra, foi uma fantochada, este governo só faz é amedrontar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fazia falta e sim acho que foi mais uma fantochada!!!
      Um ótimo final de dia para ti!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir


  8. Nunca estamos solos
    cuando sabemos
    que ocupamos
    un lugar, en el
    corazón del amigo.


    Quisiera que la belleza
    de esta tarde del miércoles,
    conquistará una sonrisa
    en las colinas del viento
    para ti!!


    Un abrazo de violetas
    y un beso de poetas.

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras sempre tão belas...!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  9. Estou contigo Maria...

    Que havemos de fazer a este país. Um país sem Educação é um país adiado, um país sem futuro.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que não faço ideia JP e isso é que assusta!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir

  10. Boa Noite Maria,

    Seria pertinente ter em conta outras questões primordiais…a fantochada de ontem…


    Em primeiro lugar ajudar as famílias a cumprir as suas obrigações básicas, estabelecendo às famílias requisitos básicos, para a aprendizagem e desenvolvimento de práticas educativas adequadas às necessidades das crianças em cada período de desenvolvimento.

    Em segundo lugar promover a comunicação entre a escola e a família, estabelecendo sistemas de comunicação bilateral, reuniões de pais, reuniões individuais de forma a alcançar todas as famílias. Com o objetivo de melhorar a prática educativa, onde os pais possam ser participativos.

    Maria: obrigada e peço desculpa se a minha opinião não for igual…

    Bjs
    Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é igual !!! Concordo com tudo o que disseste...quando me referia a coisas mais importantes que não eram resolvidas eram do tipo dessas que referiste e são fundamentais!
      E mais uma vez afirmo que mesmo que discordássemos em algo isso era saudável, é por vezes da divergência de opiniões que nasce a luz e este meu espacinho é um espacinho onde se pode concordar ou discordar...encaro isso como fator de enriquecimento!!! Obrigada Susana pela tua opinião!!!
      Uma boa noite para ti!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  11. Maria, I have no children, but I agree with everything you have said! Take Care ;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela tua companhia diária...já conto com ela e é preciosa para mim!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  12. "Um país se faz com homens e livros"
    Monteiro Lobato

    Esse nosso país seria tão diferente se assim o fosse...

    Um abraço cheio de delicadezas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ;May Lu...grande verdade !!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  13. Há que incutir senso de responsabilidade nas crianças, mas não me parece que um termo de responsabilização seja o caminho.
    Não seria mais fácil fazerem como nos exames nacionais?? Levar para a mesa apenas o essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso eles também fazem Inês ...esse termo de responsabilidade foi mesmo para haver do que falar..sem qualquer utilidade prática...a responsabilidade nas nossas crianças é ensinada diariamente na escola e em casa face às situações do quotidiano...!
      Mas pronto esta já passou vamos ver o que inventam a seguir...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  14. Oi Maria
    Eu não posso opinar porque não sei do que vc está falando, mas tenho certeza que infelizmente a situação aqui no Brasil é bem pior, se isso te serve de consolo.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era tão bom Luciana que os países tratassem a educação das suas crianças com o respeito e atenção que lhes são devidos...É que as crianças de hoje são a população ativa de amanhã da qual dependem esses mesmo países!!!
      Vamos esperar melhores dias!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  15. Eu acho que os pais são os maiores responsáveis nessa história dos telemóveis. Nem deveria ser necessário nenhum termo de responsabilidade, se os pais tivessem o discernimento necessário de dizer aos filhos "hoje vais fazer o exame nacional, portanto o telemóvel fica em casa."
    Mas, infelizmente, como muitos pais não o fariam e muitos, provavelmente, até fariam o que a Sorriso diz em cima (enviar as respostas por SMS para os filhos), tomaram-se então outras medidas. Tenho a certeza de que se algum aluno fosse apanhado com o telemóvel, apenas os pais seriam chamados à responsabilidade e à razão.
    Volto a dizer, a maior responsabilidade neste tipo de coisas é dos pais. Eu tenho um exemplo bem próximo de mim - a minha irmã que tem 12 anos. Eu e o meu irmão (hoje com 30 anos) tivemos uma educação completamente diferente do que a minha irmã tem tido. Daria pano para mangas, mas em relação aos telemóveis por exemplo, a minha irmã tem o dito cujo desde os 9 anos e hoje com 12 anos, já contei 3 telemóveis para a sucata porque simplesmente não sabe dar o devido valor. E não é porque coitadinha da menina ela é mesmo assim, não... é pela (má) educação que tem tido da parte dos meus pais. E eu já me estou um bocado a borrifar com o que se passa com ela, porque não vale a pena uns fazerem para depois outros desfazerem. Exemplo: tirou 1 em 10 num teste e falsificou a assinatura da minha mãe, decidiu-se tirar-lhe a bicicleta durante uns tempos. Passados 2 dias o meu pai diz "coitadinha da menina que gosta tanto da bicicleta, vai lá buscá-la, já podes voltar a andar."
    Ninguém me convence que quando os miudos são mal educados, ou são mimados, ou fazem birras já em idade avançada, etc, que a culpa não é apenas e só da educação que os pais lhes dão.

    Desculpa o desabafo, mais uma vez! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E podes desabafar as vezes que quiseres...pena não poder ajudar...mas compreendo muito bem o que dizes...E como tu acredito que a maior parte dos comportamentos das crianças e jovens tem a ver com a educação que lhes é dada em casa e sobretudo com os exemplos dados pelos progenitores...Daí a grande responsabilidade de educar e ser pai ou mãe ...é que para além do que dizemos que deve ser feito temos também de aplicar o que dizemos à nossa vida...eles estão a observar-nos e aprendem mais pelo exemplo do que pela conversa...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  16. Olá Maria

    Compreendo o que sentes, porque quando ouvi a notícia de que iria dar termos de responsabilidade para os alunos assinarem, também comentei: será que eles perceberam que a maioria nem 10 anos tem? Aquilo não serve de nada... mais papel gasto e ainda falam em poupanças...rrss..rrss.

    Beijinhos e obrigada por marcarespresença no meu cantinho

    Helena

    ResponderExcluir
  17. Bem vinda Helena!
    Obrigada pela visita, pelo comentário e por teres resolvido ficar por aqui!
    E é precisamente o que dizes!!!!
    Um dia pleno de felicidade para ti!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  18. Realmente crianças de 10 anos não deveriam assinar absolutamente nada, mas os pais sim, porque muitas dessas crianças usam os telemóveis como "auxiliares de memória", com conhecimento dos pais.
    Já ouvi muitos pais a revoltarem-se por o telemóvel ser retirado ao filho, quando o exemplo deveria vir de casa.
    Crianças com 10 não precisam de telemóveis, porque a escola tem telefone para contactarem os filhos, já para não falar no risco para a saúde no cérebro que se encontra em desenvolvimento.
    Bjs
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que esta questão nem devia surgir porque de casa devia vir orientação e exemplo mas sabemos que infelizmente muitas vezes assim não é...!Muito pelo contrário...e depois surgem estas pequenas aberrações..enfim!
      Bjs
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...