segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aferição queiram ou não!!!

crianças+na+escola[1].jpg (320×290)


Amanhã muitas das nossas crianças enfrentam uma grande prova...os pequenos finalistas do 4º ano vão sair das suas escolas habituais, da proteção dos professores de sempre e da convivência das caras conhecidas e enfrentar numa escola que desconhecem, do agrupamento da zona a que pertencem, a mais importante prova do seu ainda tão curto percurso escolar...! Amanhã é a prova de aferição de português e na sexta será a de matemática...o culminar de um ano de muitas exigências e muita pressão, num país que por um lado descobriu os rankings, e por outro descura as mais elementares condições básicas para a aprendizagem e se prepara para despedir professores, aumentar significativamente o número de alunos por turma, diminuir e em alguns casos extinguir as atividades extra-curriculares que até agora funcionavam nas escolas gratuitamente permitindo aos pais trabalhar e ir buscar as crianças a uma hora conveniente para eles...!!!
Confesso que este ano várias vezes conversei com a professora da P. sobre a excessiva quantidade de trabalhos de casa exigidos diariamente...tenho para mim que depois de um dia inteiro na escola as crianças devem ter tempo para brincar e usufruir da família...ou estarei errada...??? Sei que o que foi exigido, o foi com boa intenção e que obteve ao nível da aprendizagem excelentes resultados..seja o que for que aconteça amanhã...sei que ela está muito bem preparada, e claro isso agradeço... é missão da escola e deriva também do grande empenhamento da professora, que reconheço...queria apenas que,de quando em vez ,se lembrassem que estas crianças só o são uma vez e não devem ser avaliadas apenas pelos resultados das provas de português ou matemática...para mim conta também a forma como se sentem na escola, como desenvolvem a sua sociabilidade, a sua auto-estima, o seu sentido crítico, a sua autonomia e como aprendem a gerir a sua inteligência emocional, a sua civilidade e o amor pelo próximo...e isso quer queiram quer não, não se aprende só a fazer fichas de uma qualquer matéria à noite e ao fim de semana...!

Mas amanhã e na sexta as provas vão ser mesmo sobre as matérias do currículo escolar!!! Para todos os pequenotes que como a P. as vão enfrentar e para as sua mães por certo um bocadinho nervosas um beijinho especial e Boa Sorte!

26 comentários:

  1. As horas curriculares deixam yempo para os TPC que são uma espécie de estímulo ao estudo.
    O pior é que as crianças passam o dia todo na escola em Actividades extracurriculares ou ATL. Muitas horas só a brincar, na maioria das vezes.
    Sou adepta dos TPC, as crianças precisam de ganhar ritmos de estudo a bem do secundário e Faculdade, eventualmente, que não perdoa preguiçosos.

    Sou contra é as crianças estarem atoladas de atividades não lhes permitindo ter tempo para nada fazer, ou melhor fazerem o que devem: brincar.
    Mas, tem de haver tempo para tudo.

    Os exames fazem parte da vida académica.
    Nunca me habituei, mas são avaliações necessárias para bem da 'igualdade' entre os pares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo que se devam abolir exames, embora talvez no 4º ano ainda não fossem precisos e também acho que trabalhos de casa têm a sua função..e até preparam para o estudo em anos mais avançados...mas o que falo Pérola é de crianças que, em atividades ou não estão ocupadas todo o dia e chegando a casa na melhor das hipóteses pelas 18.00h ainda têm fichas para fazer..! Acho que um dia na escola deveria chegar para a aprendizagem. Tens razões quando dizes que muitas vezes nas atividades apenas brincam,(não é o caso da escola da P. mas sei que não é exemplo), ou que muitas têm atividades a mais...mas não te esqueças que as atividades decorrem durante o resto do tempo que os pais não as podem ter em casa por estarem a trabalhar...Excluo aqui as atividades que por opção se fazem para além desses horários...esse é outro caso e outra história...Mas dê por onde der...tem de haver tempo para crescer como indivíduo no seio da família e Pérola, o tempo passa tão depressa nessa correria que é hoje a nossa vida e a dos nossos filhos!!!Com ou sem atividades, com ou sem trabalhos de casa!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Acho estes exames uma parvoíce. Não os fiz e não me fizeram falta nenhuma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poderiam começar mais tarde...não vejo a necessidade de os fazer nesta altura sobretudo com o peso que lhes têm imprimido! Acho até um pouco chocante face ao que no geral está a acontecer à Educação!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  3. Olá Maria :)) as minhas desculpas por só agora vir retribuir as visitas! Já me fiz seguidora para poder acompanhar a evolução deste teu cantinho.
    Eu ainda sou do tempo que não havia destes exames, apenas os do 9º e 12º e fiz muito bem o meu percurso escolar sem necessitar deles. Manias de quem governa...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Catarina!
      Obrigada pela visita e pelo comentário e por ficares por aqui...penso que não havia necessidade de começar tão cedo ...mas com a importância que este ano deram a isto parece que este era o grande problema da Educação por resolver!
      Uma excelente semana!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Eu não passei por eles, mas deve ser um dia de muito nervosismo...
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobretudo porque vão fazer os exames a outra escola, muito maior do que a sua e que não conhecem...a escola da P. ainda teve o cuidado de levar os seus alunos a conhecer o sitio onde iam fazer os exames mas nem todas tem essas possibilidades!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Olá Maria, tens toda a razão, esqueceram-se que são crianças, foi um ano horrivél, o meu filho nada de rastos mas sente-se confiante para amanhã, vamos vêr...
    Beijinhos grandes e que tudo corra bem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Anabela!
      Sim foi um ano e tanto estamos todos desejosos de férias eles e nós...Mas tenho a certeza de que se vão aguentar amanhã e dar o seu melhor!!!
      Obrigada pela tua visita!
      Um excelente dia!
      Bjs

      Excluir
  6. Boa sorte para a P. e para todos os meninos :)
    Gostei do teu cantinho Maria. Prometo passar por aqui mais vezes :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim boa sorte para todos eles !!!!
      Bem vinda L.b, obrigada pela visita e pelas tua boas palavras!
      Um ótimo dia para ti!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Tão pequenos e já com grandes responsabilidades.

    Espero que tenha corrido bem*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira prova vai ser hoje mas estou certa que todos vão dar o seu melhor!
      Bem vinda! Obrigada pela visita pelo comentário e por teres ficado por aqui!
      Tem um fantástico dia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. Muita força para os nossos pequenos, que tudo corra pelo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ...muita força para todos eles...acredito que tudo vai correr pelo melhor!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  9. Olá amiga Maria
    Esse método não tem aqui no Brasil, mas acredito que com calma e terem estudado para essas provas com certeza o nervosismo tende a ser menor, mesmo sabendo que as provas serão em outro lugar fora do costume, assim era comigo nas minhas provas
    Abraços,
    Trocyn Bão -Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      Sim acredito que as crianças vão dar o seu melhor e que pelo menos para a maioria as coisas irão correr bem!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  10. Dou apoio ao estudo a alunos dessas idades, e acho que o que lhes exigem é um exagero, a idade deles é pequena demais para tanta responsabilidade junta e depois nem tempo para serem crianças tem...acho que muita coisa está mal, mas este governo só consegue por tudo ainda pior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É precisamente o que penso...apesar de aquelas cabecinhas serem capazes de dar muita conta do recado...acho que deveriam ser poupadas à pressão e à ocupação de todo o seu tempo...Há mais vida para além da escola!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  11. Olá Maria!

    Não concordo com estes exames…a criança não tem maturidade suficiente para entender.

    Na questão dos TPC são em excesso. A criança tem aprender a ter regras, limites e autonomia.

    É fundamental a necessidade de brincar, a relação de pares, para o crescimento e partilha.

    Beijinhos e que tudo corra bem
    Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal e qual Susana...ficamos com a impressão de que querem com estas medidas desfiar a atenção dos verdeiros problemas da Educação...e sem dúvida nenhuma a escola tem de dar espaço à vida para além da matemática e do português, embora evidentemente reconheça que são fundamentais para a preparação dos mais pequenos para o seu futuro profissional...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  12. I agree with everything you said! I wish your children all the best ;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova de português já está feita a de matemática é amanha...a da P. correu bem, mas houve muitos meninos enervados por se terem enganado...! Enfim!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  13. Não sou contra os exames no quarto ano, o que me deixa baralhada é o modo como é feita a avaliação, afinal a avaliação no primeiro ciclo não é qualitativa?

    Este género de exames deixa-os preparados e ensina-os a lidar com o mundo real, injusto, injusto é chegar ao 12º ano fazer exames nacionais, que no caso das provas de ingresso valem 50% de toda a nota de entrada! Sem nunca ter passado por isso, muita gente esbarra-se ao comprido porque simplesmente não sabe lidar com essa pressão.

    Quanto aos trabalhos de casa, acho que deve haver tempo para tudo, para ser criança e para fazer trabalhos de casa que fazem parte dessa altura. Eu odiava trabalhos de casa, mas foram fundamentares para combater a preguicite e para estimular a curiosidade e para aprender sozinha, sem estar dependente unica e simplesmente do professor.
    Concordo com grande parte das coisas que dizes, como o tempo para ser criança, e estar com a familia, mas ai pode é haver uma má gestão de tempo em relação às actividades extra curriculares. Eu lembro-me de falar com uma professora do ensino primário que discordava de tantas actividades extracurriculares precisamente pelas mesmas razões que a Maria aponta em relação aos TPC´s.

    Enfim, são opiniões :)

    Beijinhos e espero que as notas sejam boas :)

    ResponderExcluir
  14. O meu ponto Poppy era a oportunidade destes exames face a tanta outra coisa complicada que se passa na Educação e que urge tratar...!
    Quanto aos trabalhos claro que têm a sua função, neste caso referia-me a crianças que estão o dia inteiro na escola e acabam por não ter tempo para mais nada...Claro que a gestão do tempo vai depender sempre também dos pais e isto está longe de ser um assunto simples...mas este ano senti e sei que foi comum aos pais de crianças do 4º ano, uma pressão exagerada sobre elas...acabaram os exames extenuadas...penso que o problema neste momento são os rankings!!!
    Enfim!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...