quinta-feira, 16 de abril de 2015

Esperar sentado!!!!



Um carta das Finanças (leia-se Alta Autoridade tributária), inesperada, inexplicável, estranha, assustadora, meio insolente e deveras ameaçadora em verbo e conteúdo , pôs-me a caminho da repartição da minha área em caráter de urgência e a meio de um dia de trabalho deveras agitado e com tarefas que tive de deixar outros a resolver por mim, ainda que tal me desespere verdadeiramente… Segui no entanto certa de que tudo era um engano e que, como tal, se resolveria rapidamente se conseguisse chegar depressa ao meu destino…Só a meio do  percurso me lembrei que o dito serviço fechava à hora de almoço e preparei-me então para esperar pelas duas da tarde, hora em que reabriria, garantindo dos primeiros lugares da fila chegando por volta da uma e quinze…A partir dessa altura a fila cresceu sempre…e à medida que se aproximava a hora de abrir notava-se a agitação crescente de quem por ali aguardava…alguns na pressa de ser atendidos tiravam já da carteira o cartão de cidadão ou reliam a notificação que ali os trouxera. Dez minutos antes da hora a esperança de ver entrar os funcionários que garantiriam a abertura podia sentir-se no ar e nos pescoços esticados de alguns, espreitando pelos vidros na tentativa de vislumbrar lá dentro algum movimento. Ao contrário do que esperávamos e repentinamente saíram vários funcionários…passo lento…amena conversa obviamente a caminho do café mais próximo…Na fila entreolhámo-nos
enquanto nos relógios confirmávamos a impossibilidade concreta de que a abertura fosse pontual se dependesse dos que haviam saído…Na verdade voltaram cinco minutos depois das duas e como os protestos já se faziam ouvir deixaram a porta aberta e desapareceram no interior da repartição….Seguir-se-iam mais dez minutos de uma cena caricata….cerca de quarenta pessoas de senha na mão perante quadros eletrónicos parados e balcões de cadeiras vazias...num ambiente  com “zumzum” de fundo onde se destacavam conversa alta e gargalhadas….Passavam 15 minutos da abertura da porta quando o primeiro funcionário começou a preparar a sua cadeira para se sentar…vagarosamente…sem pressas…alheio a quem estava ou esperava. Um pouco mais tarde chegou aquele que me chamaria, e embora extremamente indignada,  avancei diretamente, sem comentários para o que me levava ali lembrando-me dos colegas que no meu trabalho precisavam de mim…Identificado o problema derivado de uma  informação errada dada na mesmíssima repartição uns tempos antes e um «Não nos responsabilizamos por isso minha senhora…» depois, faltava apenas imprimir uma guia para que eu saísse dali…mas não…O dito funcionário premiu uma ou duas teclas no computador… olhou-me sobre os óculos e atirou-me completamente indiferente à minha situação ou à ironia da sua frase… « O sistema foi abaixo…é costume…volte depois…».


Não me levem a mal os funcionários públicos, também sou…e bem sei que há bons e maus profissionais…e que eles não se encontram exclusivamente ao serviço do Estado, mas não posso perante mais um dos muitos exemplos de ineficácia do sistema e displicência dos funcionários num serviço público, deixar de me inquirir para onde vai este país…! Não sendo que passemos a aplicar indiscriminadamente a técnica do Keep calm e espera sentado !!! Haja paciência!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



12 comentários:

  1. Se há lugar onde não gosto nada de ir é ás finanças...arre que incompetência possa!

    ResponderExcluir
  2. Devias ter feito queixa. Muitas vezes esses funcionários fazem o que querem. Felizmente tenho apanhado o oposto! Aqueles que não se importam de sair meia hora mais tarde só para conseguirem ajudar a resolver um problema quem nem era com eles.
    Enfim... Depois pagam todos por igual :(

    ResponderExcluir
  3. Maria sempre é bom denunciar pois só assim a gente consegue mudar coisas erradas, maus comportamentos. Gostei de encontrar seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Senti-me apreensiva do começo ao fim do seu post, parecia eu está com o problema a resolver e no final....sabia que algo assim como relatou ia aparecer. Não é somente aí que o serviço público está precário aqui vai de mau a pior, mais temos que denuncia para que aja alguma mudança.
    Abraços.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  5. Detesto esse tipo de coisas... lamento!

    ResponderExcluir
  6. Quem espera, desespera. Haja pachorra :(

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, mas os das finanças são do pior, sinceramente não sei quem os formou para o atendimento ao publico, já passei muito nas mãos deles.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Pediu livro de reclamações?

    É também para isto que servem...

    Beijinho e Keep calm...

    ResponderExcluir
  9. Haja mesmo paciência querida amiga ,felizmente nem todos são iguais ,tenho duas irmãs que trabalham para o estado e vejo que dão o "litro" ,muitos beijinhos .

    ResponderExcluir
  10. Eu não teria aguentado sem reclamar...não tenho paciência para esse tipo de funcionários, que sorte terem os empregos que têm, vão brincar para o raio que os partam...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...