sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

À segunda vista! (Desafio Rostos da Diferença)





E hoje é com muito prazer que tenho no Desafio Rostos da Diferença a minha amiga Suri do blogue Suricate, uma das minhas mais especiais descobertas aqui pela blogosfera. O seu relato tem tudo a ver com ela  e nele contei facilmente dois rostos da diferença...leiam e digam-me se concordam!!!

No ambiente laboral sou mais conhecida pelo meu mau génio/mau feitio, mais do que por ser uma boa pessoa, sei disso, mas sou obrigada a ser assim, se eu não for exigente, rigorosa e muitíssimo atenta os resultados não nascem do nada.
Se há uma coisa que me deixa cega são pessoas que não cumprem horários. Se eu marco com um fornecedor, ou um prestador de um serviço qualquer à 09h00 ele não tem direito de aparecer nem às 09h30, muito menos às 10h00, está a brincar com o meu trabalho e com o meu tempo.
Aqui há uns anos um fornecedor que vinha de Lisboa por duas ou três vezes seguidas chegou com horas de atraso, sempre com a desculpa da viagem, que para mim não tinha cabimento, era só sair mais cedo de Lisboa.
Determinada altura a mesma pessoa tinha de vir fazer um serviço à minha empresa e eu quase que o ameacei “Olhe que não me vai fazer como das outras vezes, se não chegar à hora marcada, garanto-lhe que vai embora pelo mesmo caminho sem fazer o serviço!”
O dia chegou, o homem também, mas para mal dos meus pecados trabalhava devagar como o diabo, aquilo fervia-me no sistema nervoso, o trabalho estava cada vez mais arrastado e atrasado e eu com timings a cumprir! O homem parava, o homem bebia água, o homem suava, e eu desesperava…
Até que uma dada altura há um empregado dele que aproveita o fato dele ter ido à casa de banho para me dizer:
"Olhe a senhora não sabe, mas eu acho que lhe devo dizer que o Sr. X está muito mal, ele é que fez questão de vir entregar-lhe o trabalho, mas olhe que ele já tem a data para ir para o hospital que ele está muito mal do coração, por isso é que ele não consegue andar mais rápido, às vezes do nada ele sente-se mal e depois já não vai aos clientes…mas também não queria dizer à senhora…" Fiquei para morrer com o que tinha acabado de ouvir…e entretanto chega o Sr. X e eu:
" Ouça lá Sr. X, agora é que eu vou ficar mesmo, mesmo muito zangada consigo, então o senhor vem-me trabalhar doente e fica à espera que eu adivinhe tal?!?!? Essa agora! (Fui buscar um banco). Fica aqui este banco, e leia-me bem os lábios se faz favor: Sempre, Sempre que sentir que precisa pára  imediatamente  de trabalhar e nem precisa de me dizer nada, descansa  o tempo que precisar, estamos entendidos ou vou ter que me chatear consigo ?!..."
O dia de trabalho passou como o Sr. X no seu próprio ritmo, sempre que eu lhe via o suor a nascer-lhe na testa, arregalava-lhe os meus olhos e lá ia ele obedientemente sentar-se, descansar um pouco e beber água.
Ao final do dia fiz questão de o levar até ao carro, um homenzarrão de 1,90m, apoiado numa  amostra de gente como eu, obriguei-o a fazer a viagem no banco de trás a descansar, enquanto um empregado dele conduzia…as últimas  palavras do senhor X para mim olhando-me dentro do olho e fazendo-me uma festa no rosto foram:
“Quem olha para si à primeira não a conhece, porque você à segunda vista é muito boa pessoa, afinal!”

Deus precisava de umas obras lá em cima e entretanto mandou  chamar o senhor X, mas eu quando falo de mim ainda hoje costumo dizer…que à segunda vista …sou boa pessoa!

Jinhoooosssss


E então??? Não contaram dois rostos da diferença???? Bem claro...um só à segunda vista...mas vale na mesma!!! :)))))!

Bom dia e bem hajam queridos amigos e mais uma vez muito obrigada pela grande adesão nas colaborações e também na vossa companhia por aqui!!!



48 comentários:

  1. Nossa adorei nunca me identifiquei tanto!!! Achei que somente eu fosse tão chata exigente, mas aqui no Brasil é difícil, as pessoas tem sempre aquele jeitinho me deixa irritada!!! Gosto de tudo certo se marco x hora compareço 30 min antes! Mas a maioria chega 30 min a 1 hora depois! E quanto ao significado lindo do texto, me enquadro também sempre que possível!!! Lindo texto, Maria que vc e sua família tenham um maravilhoso fim de semana! bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser exigente não é ser chata...mas há quem confunda!!! Um belo relato da Suricate que diz muito a muitos de nós:)))!
      Um fantástico fim de semana para si também!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Gostei muito de ler este texto e prometo :) que vou olhar com mais atenção para quem à primeira vista pareça ter mau feitio ... :)

    bjinhos para as duas e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes relatos têm mesmo valido a pena ...ficamos a olhar para as coisas com mais cuidado!!!
      beijinhos e fim de semana maravilhosa!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. À segunda vista! (Desafio Rostos da Diferença)
    Suricate, será o nome de quem bem escreveu
    Com a sua bem personalizada, penso eu, paciência
    Chegou atrasado, talvez, porque adormeceu
    O fornecedor culpou a viagem isso não é inteligência!

    São desculpas esfarradas,
    Condenadas ao fracasso
    Mais tarde serão encontradas
    As verdades do resultado!

    Foi isso mesmo que aconteceu,
    Quando Sr X, foi à casa de banho
    Um dos seus empregados esclareceu
    Para ela senhora foi algo medonho
    Deveria ter dito antes penso eu!

    A senhora estava no seu direito,
    Das palavras do senhor X duvidar
    O culpado por o não ter feito
    Será de quem quis a verdade ocultar!

    Bem esta história escreveu,
    O Senhor X sofria do coração
    Suricate, senhora percebeu
    Foi esclarecida a situação!

    Odeio as mentiras
    Amo as verdades
    Sempre sejam ditas
    Evitem-se os disparates!

    Boa tarde e bom fim de semana
    desejo para você amiga Maria, um beijo
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um maravilhoso fim de semana para si querido amigo!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Bom dia Maria.
    Um lindo més de fevereiro para você,que jorre a saúde na sua casa e tudo que desejas.
    Mais um exemplo que uma simples atitude pode fazer a diferença,o empregado deste homem,e um lindo exemplo para todos nós , e a Suri na segunda olhada teve um atitude muito humana.
    Um lindo final de semana as duas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mirtes um magnífico fevereiro cheio de saúde, paz e amor para si também...!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Concordo em absoluto contigo amiga!
    A "nossa" amiga Suricate é uma jóia de pessoa, muito, muito especial!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita até para falar da Suricate que é para mim uma AMIGA, grande grande...e acho que vi logo isso à primeira vista!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. É engraçado o facto de reconhecermos, quase instintivamente, a nossa Suri neste texto… é tão “a cara dela” … a forma prática e despretensiosa como escreve é, com toda a certeza, a forma como enfrenta a vida de todos os dias. Não a conheço pessoalmente, mas tenho para mim que ela é uma excelente pessoa e que apesar do “mau feitio” que ela diz que tem (e eu acredito ;) tem o coração do tamanho do mundo. Isso é algo que não dá para não notar, mesmo para quem só a “conhece” por aqui, como eu… Obrigada por mais esta partilha, querida Sutricate. Obrigada também a ti, querida Maria, por esta iniciativa que nos tem mostrado tantos momentos felizes. Beijinho grande às duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por vezes por aqui temos acesso direto aquilo que o rosto não partilha no mundo real...aqui conhecem-se corações antes de se conhecerem caras...aqui nunca diríamos que era boa pessoa à segunda vista...já o sabíamos à primeira...beijinhos grandes para ti também...obrigada por tudo e fim de semana maravilhoso!!!
      Maria

      Excluir
  7. Beijinho para a Suricate e também para ti Maria, porque graças a ti podemos exprimir os nossos mais profundos sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela vossa companhia e colaboração...confesso que não esperava tanto deste desafio e estou muito feliz por ver que nos faz refletir e ficar mais atentos a coisas que por vezes nos passam despercebidas e também pela confiança que tantos depositaram em mim dando-me a honra de fazer as suas partilhas no meu cantinho!
      beijinhos e um magnífico fim se semana!!!!
      Maria

      Excluir
  8. Gostei muito do relato da Suricate.
    Ser exigente não é ter mau feitio
    Que bom que as coisas se esclareceram e o srº X de certeza que nesse dia voltou mais feliz para casa.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tenho a certeza que voltou Natália...tinha tido um encontro com um rosto da diferença!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. Ser exigente consigo própria, leva a que o seja com os outros, ..está em causa o brio profissional ,o empenho em obter resultados, e se isso depende de outros ,de uma equipa ,não se pode mesmo ter bom feitio..agora ser-se humano é outra coisa.. é ter coração, é perceber as limitações do outro, aceitá-las e ainda ajudar a ultrapassa-las da melhor forma ... é dar a mão.!
    Mesmo que o texto não estivesse assinado não me surpreendeu ... Aquele "rosto da diferença" tem a cara da Suri. ( não a conheço pessoalmente se querem saber ,simplesmente a sigo ..) .

    Beijinho para a Suricate e para ti Maria e parabéns por este bonito espaço criado aqui no teu cantinho. Felizmente que no Mundo temos muitos "rostos da diferença"..e é bom saber que também andam por aqui !!..:)

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo mesmo que não estivesse assinado saberíamos que era a Suricate...! Obrigada pelas palavras carinhosas Sorriso e um fim de semana maravilhoso para ti!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. Boa noite a todos e obrigada pelo carinho das vossas palavras.
    Um Obrigada a ti em particular minha Maria. Só um coração que é um rosto da tua alma poderia ter uma ideia luminosa assim. Abrir o teu espaço à partilha de momentos que marcaram a nossa vida pela diferença. Obrigada por fazeres parte da minha vida, sei, tenho a certeza absoluta, que sou alguém melhor desde que te conheci...e a culpa é toda tua! Deus te Abençoe minha Amiga!

    jinhooooosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pronto...já estou para aqui parva afogada em lágrimas e portanto já vais contente :)))! Minha querida Suri eu é que te agradeço pelo carinho e amizade tão especial com que me tens premiado...tudo o resto não tem mérito...eu é que agradeço a quem me confia as suas lembranças a suas palavras o seu sentir e me deixa partilhá-los aqui...!
      Beijinhos e um excelente fim de semana!
      Maria

      Excluir
  11. Que historia linda e comovente. Parabéns à Suricate por ser boa pessoa à 2ª Vista!!! E parabéns a si, Maria, por partilhar tão linda mensagem. beijinhos. Evelyne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem na verdade para mim e por aqui ela é-o logo à primeira mas no seu ambiente profissional tendo de manter um grande nível de exigência provavelmente não deixa facilmente transparecer o que lhe vai lá dentro de rosto da diferença...quando a ocasião surge no entanto lá está ela ...a verdadeira Suri!!!
      Obrigada pelo carinho e companhia Evelyne
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  12. Dos relatos que tenho lido, este foi sem sombra de dúvida aquele que mais me tocou ou me disse algo!
    Gostei!

    Parabéns à Suricate e a ti Maria, por expores assim este teu espaço a estas experiências!


    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suricate é uma pessoa muito especial de fato!
      Obrigada Freyja pela companheira que te tens tornado por aqui!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  13. Oi Maria, aqui nesta historia infelizmente não consigo identificar dois rostos de diferença, consigo sim, identificar um rosto que se esforça para servir outro, com um esforço redobrado, acima das suas condições de saúde. Vai-se la saber se por necessidade ou porque tinha dado a sua palavra na realização do trabalho, o tal profissionalismo, que se revelava penoso, acima das suas capacidades, mas que ninguém precisava saber, ate porque, quando deparamos com pessoas que a primeira vista nos parecem exigentes ou com mau génio, a margem de compreensão e limitada. Segundo rosto da diferença, sem duvida o empregado, que alertou para a situação, aproveitando a ausência do sr.x, um gesto de gratidão e respeito pela doença do senhor seu Patrão e decerto amigo. Fico a pensar, se este rosto não tem revelado o problema do sr.x,como terminaria esta historia. A meu ver, acredito que para se obter resultados e preciso sim, ser persistente, exigente e firme. Mas aqui sinceramente neste relato, não consigo encontrar uma boa pessoa, nem a segunda vista, nem a terceira, encontro sim, uma pessoa que tem dificuldade em perceber as limitações de cada um, em prol de bons resultados no trabalho. Não e um defeito, e apenas algo que tem que ser trabalhado com uma coisa que se chama, sensibilidade.

    Espero que a minha opinião não seja levada a nível pessoal, pois nem sequer conheço a autora. E apenas a leitura que faço de mais uma historia, num desafio que tenho seguido.

    Maria, se achares por bem não publicar, eu compreendo, mas se dou a minha opiniao, ela tem que ser verdadeira e de acordo com o que sinto. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Libel
      O meu espaço é um espaço de liberdade, aqui publico todos os comentários desde que não sejam insultuosos e ponham em questão a dignidade de quem me segue ou por aqui passa, mesmo que sejam comentários que vão contra o que penso e com os quais não concordo, como é o caso.
      Acho que a tua avaliação pode representar a de parte dos muitos e muitos que aqui passam sem comentar e de certa forma acaba por ser útil para que eu a possa comentar ou rebater...A Suricate não precisa que a defenda, ela é uma pessoa com um percurso e uma personalidade marcantes, fala sem medo (aliás como tu), não é levada por opiniões alheias (aliás como tu), não tem medo de dizer o que pensa ou assumir que não concorda (aliás como tu)...Conheço-te há pouco tempo Libel mas admiro essa tua sinceridade, o teu humor e a forma como falas de coisas sérias quando tem de ser, mesmo se tens de discordar...Espantosamente grande parte do que admiro na Suri...mas a Suri conheço melhor e para além de reações ou situações particulares...conheço-lhe o coração doce....a generosidade...a solidariedade...o amor transbordando de uma alma em aprendizagem continua em busca...sempre em busca...(como a tua :))) ). Ela foi sem dúvida para mim um dos rostos da diferença neste relato...conheço infelizmente muitos que teriam tido outro tipo de atitudes depois de saberem o que ela soube...! Mas não discordo totalmente do teu comentário, eu disse dois rostos da diferença referia-me à Suri e ao Sr. X (acho que o seu profissionalismo também é uma forma de fazer a diferença, não me pareceu medo..antes profissionalismo),mas não tinha considerado afinal um dos mais importantes rostos da diferença desta história...precisamente o seu companheiro que avisou da sua doença e fez toda a diferença...sou atenta e não me escapa facilmente este tipo de coisas...mas desta vez escapou...exemplo típico do que pode acontecer na vida real em que os pequenos gestos tão importantes passam despercebidos...um dos pontos fundamentais deste desafio!
      Portanto Libel obrigada pelo teu comentário que acrescentou bastante a esta reflexão...e faz-me agora um favor...quando tiveres um tempinho vai até à Suricate...dá por lá umas voltinhas com tempo...vais perceber do que falo e por que falo....!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
    2. Obrigado Maria. Sabes que, depois de ter enviado o comentário, fiquei a pensar "bolas, não devia ter dito aquilo, acho que fui longe demais". Ou seja, receei mesmo ser mal interpretada e conseguir aqui alguma polémica, o que vai contra tudo aquilo que procuro num espaço virtual. Mas porque fiquei um pouco incomodada, porque lá está, o espaço, os amigos, os visitantes, são teus. Apesar de encarar este desafio livre, aberto às histórias de todos e escrito por pessoas anónimas (para mim), sei que, do outro lado, já existe uma continuidade, uma assiduidade e até algumas amizades. O que acredito seja complicado de gerir para ti, quando surge um comentário menos favorável, que pode causar desconforto nas pessoas. Mas felizmente, percebeste, que não foi esse o meu objetivo. É sempre ingrato opinar contra factos que à vista de todos se encaixam. Mas, para mim opinar significa dizer aquilo que sinto sobre um texto, independentemente de quem o escreve. Para mim desafio é isso mesmo, e este em especial, pede que olhemos ao texto, ao relato, e não à autora. E à primeira vista, a quente foi o que apurei. Por isso, logo a seguir fui espreitar o blog da Suricate, não para perceber se o meu comentário tinha sido infeliz, mas porque depois de ler o texto mais vezes, encontrei uma essência que não me era totalmente desconhecida. E, de facto, a mesma encontrei no seu blog. Depois de vasculhar alguns dos seus textos, de ver as suas rubricas, eis que surge: O seu sentido de humor. Lá está, à primeira vista uma pessoa com um sentido de humor apurado, não deixa transparecer o universo de emoção que habita dentro de si.

      Espero que a Suricate compreenda e não me leve a mal. Quanto a ti Maria, és de facto muito atenta, pois em tão pouco tempo, já identificaste tanta coisa. Uiiii..

      Excluir
    3. Libel
      A Suricate é alguém muito especial para mim,de quem me orgulho que faça parte da minha vida, mas não posso esperar que quem leia apenas um texto seu perceba a sua essência...ela própria refere o à segunda vista...e aprecio a sinceridade...!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  14. Sou um pouco como tu :) detesto atrasos e incompetências mas sou humana e não sou insensível aos problemas dos outros :)

    R.: duvido mesmo que alguma vez mude. Há uma forte probabilidade de não poder ter filhos (também) por isso, é assunto no qual não penso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Mariana!
      Aqui o relato era da Suricate, na verdade ela é uma pessoa extremamente sensível...e extremamente empenhada e rigorosa no seu trabalho...mas amiga isso não a impede de ser uma mãe magnífica ...por isso deixa em aberto essa questão dos filhos...chegará o momento em que saberás se estarão na tua vida ...:)))!
      Beijinhos e obrigada pela companhia!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Que pena que o Senhor X não melhorou!

    Gosto de trabalhar com pessoas exigentes. Elas nos ajudam a crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é a parte triste desta história, mas a Suri contou-a como ninguém...obras no céu!
      Pessoas exigentes, justas e humanas ajudam-nos a crescer...mas têm de ter os dois últimos predicados (como a Suri)...conheço bastantes que têm somente o primeiro!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Querida por o que li a Suricate é uma princesa linda!
    É bom podermos exprimir os nossos sentimentos, são simples gestos ou atitudes que fazem a diferença, eu sou alguem que dá muito valor aos pequenos gestos.
    Amei simplesmente.
    Bom fim de semana para ti Maria e para a Suricate.

    Dois beijinhos e duas flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga...para veres como é mesmo uma princesa linda sugiro-te que dês com tempo uma voltinha pelo seu blogue...! Vais gostar!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Olá Maria

    Vim agradecer e retribuir a sua visita. Adorei seu blog e estou lhe seguindo também.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Kinha, obrigada pela visita, pelas carinhosas palavras e por ter ficado por cá!!!
      Beijinhos e até breve!!!
      Maria

      Excluir
  18. Que maravilha, eu também a segunda vista, sou uma boa pessoa, é exatamente isso, pois é tão ruim quando alguém nos julga somente a primeira vista.

    Obrigada por sua amável visita, no Rosas de Verônica, estamos a segui-la, também.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindos, obrigada pela visita, pelo gentil comentário e por terem ficado por aqui! Este desafio tem demonstrado que vale a pena estarmos atentos aos pequenos/grandes gestos que fazem a diferença!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  19. Não condeno primeiro que tudo um ser humano devido as suas competências tem que muitas vezes ser firme e ate irreverente no seu trabalho ,acho sim gratificante depois o sucedido reconhecer que erramos e podemos emendar a nossa forma de viver a vida ,certamente se o Sr. X viu naqueles gestos o carinho que estava escondido dentro de uma pessoa que certamente também tem muito amor no seu coraçao . A vida e assim mesmo aprendemos e isso faz de nos seres únicos neste mundo em contante transformaçao ,eu estou adorar ler cada momento que tem postado aqui lê-se e aprende-se como a vida e generosa apesar dos pesares tudo tem um final feliz ,muitos beijinhos Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Emanuel, obrigada pelas suas palavras...tenho a certeza neste momento com o que já publiquei e o que tenho para publicar que juntos fazemos a diferença!
      beijinhos querido amigo!
      Maria

      Excluir
  20. Olá Maria...
    Bonito texto! Uma experiência que podemos tirar muitas lições... Escrevi algo esta semana (4ª feira/26) sobre o olhar mais profundo p as pessoas e coisas... Vale a pena olhar com o coração!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vale amiga...e agir com ele também!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  21. O que não se consegue à primeira, que se consiga à segunda. Por vezes é aí que se marca a diferença. Quando se tem a capacidade de reconhecer um erro, ou um gesto errado e se "volta atrás".
    Gostei muito desta partilha.Muito mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente de acordo reavaliar a atitude e emendá-la é por si só fazer a diferença...Beijinhos e um maravilhoso fim de semana querida Sónia!!!!!
      Maria

      Excluir
  22. A nossa Suri é muito boa pessoa, à primeira, à segunda, à terceira e em todas as vistas. O problema está em quem a vê, que deve ter a vista turva. :) :)
    Quanto à história propriamente dita, assim se vêem os bons profissionais. Coitado do senhor, mesmo doente quis ser ele a fazer o serviço ao cliente exigente. E secalhar foram essas atitudes que o levaram à presença do Senhor mais cedo. Mas com certeza que estará num bom lugar.
    :) beijinhos às duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa especialíssima de um coração sem tamanho a qualquer vista...:))):)))!
      Sim seria um das pessoas que põe o que pensa ser o dever à frente da própria saúde...isso pode ter-lhe sido fatal!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  23. A segunda vista somos todos melhores pessoas, não?
    É que na primeira a maioria tem as defesas e os preconceitos em riste....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Bem vinda, obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijinhos
      maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...