E agradecendo desde já a adesão ao desafio Rostos da Diferença, que aqui está lançado desde Sábado, aberto a todos...começo eu... para lançar o mote... relatando-vos uma pequena história que se passou comigo há bem poucos dias...escolho-a por demonstrar como um pequeno gesto, de alguém que podemos conhecer ou não, pode mudar o nosso dia e a nossa disposição.
Era um dia anunciado...esperado e temido...previsto para acabar mal...aliás contei-o por aqui...! Levantei-me bem cedo, desta vez porque tinha de ser...lá fora chovia, mas aproveitando o tempo que ainda tinha resolvi levar os sacos do lixo ao ecoponto numa tentativa de não pensar muito no que aí vinha....os sacos pesados impediam que usasse chapéu de chuva e a minha mala esmagada debaixo do braço, ameaçava cair a qualquer momento...a meio do caminho, que apesar de tudo é curto, a chuva adensou-se e caia-me cara abaixo...corpo abaixo enquanto tentava apressar o passo com os pesados sacos...As luzes ainda acesas sublinhavam a escuridão daquela manhã...parei na passadeira apesar da chuva e do silêncio da rua revelando a ausência de carros....Foi então que o vi...não sei dizer que idade tinha...encapuçado o seu vulto definia-se à medida que se aproximava...sem chapéu também transportava na mão não sei o quê e a sua figura à chuva, de rosto escondido, pareceu-me ameaçadora no isolamento e escuridão da rua...Quando parei...ele parou também e levantou os olhos para mim...com a chuva não conseguia ver a sua expressão...mas via que me fitava....interiormente tremi...os sacos pesavam, coxeava ainda um pouco do meu pé torcido e mal tratado, que teima em dar sinal em dias de chuva, e sentia a minha mala a escorregar debaixo do meu braço esquerdo...completamente molhada (que raio de ideia tinha tido de sair à chuva), senti-me desprotegida e insegura...O vulto aproximou-se rapidamente...atravessou a rua na minha direção e tirando o capuz provavelmente por me sentir o medo, abriu um sorriso que na altura me pareceu um arco-íris...«precisa de ajuda???» Eu precisava...claro que precisava...mas balbuciei tentando brincar «Não obrigada...mais encharcada não posso ficar»...! Deu um gargalhada agarrou-me nos dois sacos e levou-os até ao ecoponto...comigo atrás em mil pensamentos e mortinha de vergonha por ter temido...ter desconfiado...«Muito obrigada» lancei no fim com o meu sorriso meio envergonhado...«Não custou nada...bom dia » respondeu ele com novo sorriso, e partiu, agora a correr para não se molhar mais...Voltei para o meu dia esperado e temido...mas dentro de mim a lembrança daquele sorriso, daquela ajuda, daquele gesto de amizade de quem nem me conhecia.... e percebi que o dia tinha começado bem...que a minha disposição tinha mudado e que estava mais forte para o que tinha de enfrentar...Mentalmente sussurrei novamente «Obrigada...muito obrigada». Tinha tido um encontro com um Rosto da diferença!
Bom dia queridos amigos e bem hajam!!!!!
pois é.... um sorriso uma ajuda e ficamos como novas... ainda bem que existem anjos na terra para nos trazer um pouco de alegria á vida.beijinho
ResponderExcluirCoisas tão simples e que contam tanto não é?
ExcluirBeijinhos Maria
Maria
Bom dia Maria! Ainda não respondi ao seu desafio, mas irei fazê-lo... São sem dúvida acontecimentos como o que relatou que fazem e marcam a diferença, sobretudo nos tempos conturbados que atravessamos! Boa iniciativa este seu desafio! Um abraço! Manuela
ResponderExcluirObrigada querida Manuela, fico muito contente por poder contar com a sua participação...Bom resto de domingo !
ExcluirBeijinhos
Maria
E assim se volta a crer na humanidade. Nem tudo está perdido.
ResponderExcluir(Na próxima semana envio-lhe um texto)
Bom domingo. Beijo grande.
Basta tão pouco para que voltemos a ter esperança...!
ExcluirFico muito grata pela sua participação minha querida Sónia!
Beijinhos e bom final de domingo!
Maria
Neste dia cinzento ....um testemunho que nos faz sorrir.
ResponderExcluir(já mandei o meu )
Beijinhos um Bom Domingo
:)
Foi no dia em que o meu marido ia fazer o exame que determinaria o nosso ano...imagina a diferença que fez na minha disposição nessa manhã!!!
ExcluirObrigada pelo texto, vou publicar por ordem de chegada, aviso-te quando for publicar o teu certo?
Beijinhos amiga
Maria
Tão simples e no entanto define tanto de nós...e do Outro...
ResponderExcluirBom Domingo minha Maria!
Verdade Suri!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Palavras para quê? Um sorriso ou um simples gesto pode fazer verdadeiras milagres. Por vezes não temo noção que atitudes diferentes alteram por completo o rumo de um dia. Beijinhos e obrigada por esta linda partilha.
ResponderExcluirAs grandes coisas começam à vezes por pequenos gestos...!
ExcluirBeijinhos e bom final de domingo!
Maria
Rosto diferente a ajudou!
ResponderExcluirDisse que não precisava de ajuda
Mas precisou
Molha-se quem anda à chuva
Quem a ajudasse encontrou!
Bom domingo para você amiga Maria,
um beijo
Eduardo,
Tal e qual assim Eduardo...obrigada pela poesia sempre linda!
ExcluirBeijinhos e excelente final de domingo
Maria
Bom dia Maria.
ResponderExcluirGestos assim, muda realmente o dia,nós mostra que ainda existe pessoas humanas e gentis.
Que esse senhor receba de Deus a recompensa divina.
Ainda estou por aqui,esperando a minha situacao de saúde se normalizar para poder viajar.
Uma excelente semana.
Beijos.
Minha querida espero que em breve estabilize para poder viajar...entretanto tenha calma e aproveite cada momento do seu dia!
ExcluirUm final de domingo abençoado para si querida Mirtes e para os que ama!
Beijinhos
Maria
Maria hei-de enviar-te um email com a minha experiência, bom resto de fim de semana, beijo
ResponderExcluirFico muito feliz por poder contar com a tua colaboração Ana!
Excluirbeijinhos e um bom final de domingo!
Maria
Lindissimo momento Maria ,um gesto ,um sorriso pode mudar tudo ,muitos beijinhos
ResponderExcluirSim Emanuel...um sorriso tem um poder extremo....!
ExcluirMuitos beijinhos querido amigo
Maria
Que bom ainda existem pessoas dispostas a ajudar e em quem podemos confiar.Obrigada por compartilhar tão bela experiência.
ResponderExcluirBjs,tenha uma ótima semana.
Olá Maria ...e por vezes como eu no início desconfiamos...temos de incentivar estes pequenos gestos ...temos de os multiplicar, tornar rotina...depois não teremos tanto medo...!
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
Gestos que fazem a diferença!
ResponderExcluirNo entanto vive-se cada dia com mais receio, por vezes se confiamos podemos ser enganadas, mas viver na desconfiança é desconfortável, mas na verdade vivemos num mundo não muito bom.
beijinho e uma flor
Verdade...a situação está difícil propicia a desconfiança...temos de aproveitar todos os pequenos gestos e partir deles para ir mudando o que puder ser mudado.
ExcluirBeijinhos
Maria
Eu teria também algumas histórias para contar, mas perdoa-me não me sinto com muita vontade de escrever...estou a tentar pôr as ideias em ordem, para a próxima participo.
ResponderExcluirobrigada por tudo, eu estou bem, estou até aliviada, não estava feliz, agora só tenho de agir...
Beijinhos
Claro Marina, fica para a próxima..agora o importante é descansares e recompores-te para te organizares e seguir em frente!
ExcluirBeijinhos querida amiga!
Maria
Adorei a história! Ainda bem que ainda existem pessoas assim :)
ResponderExcluirExistem sim e lembrando-nos do efeito que têm em nós dá-nos mais vontade de lhes seguir o exemplo..!
ExcluirBeijinhos
Maria
Desafio lindo e belo momento esse vivido! Se der participo, mas em férias tudo complica...beijos praianos,chica
ResponderExcluirPois é Chica ...quem sabe quando voltar de férias..!
ExcluirBeijinhos
Maria
Uma bela história!
ResponderExcluirÉ sempre bom saber que ainda há gente amável e gente que é surpreendida com essa amabilidade!!!
Bj amigo!
Sim ainda há gente genuína e de boa vontade e dentro de nós temos uma também...lembrar a diferença que estas pequenas coisas fazem motiva-no também a fazer mais...este é um dos objetivos do desafio...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Que mania a nossa de logo fazer julgamentos :)
ResponderExcluirE depois aquele estalo na cara, assim seco e frio :)
Quando isso me acontece, porque acontece a mim e a qualquer um de nós, fico mesmo sem cor na cara e com vergonha de mim :)
Vou tentar "concorrer" ao desafio, ando aqui às voltas a pensar numa historia minha.
Beijinho Maria :)
Mania de julgar e julgar pela negativa...enfim acho que tem a ver com a realidade cada vez mais complica em que vivemos...!
ExcluirObrigada por andares a pensar numa experiência tua, gostava muito de ter a tua perspetiva por aqui!
Beijinhos
Maria
O mundo precisa de clonar esse tipo de pessoas...
ResponderExcluirBeijinho
Olha que também acho....mas nós temos uma delas dentro de nós é só fazê-la aparecer certo???
ExcluirBeijinhos Maria e bom dia!
Maria
Lindo! Adorei a imagem!
ResponderExcluirQue lindo quando um simples sorriso e uma ajuda transformam o nosso dia!
Sentir medo é natural, afinal vemos cada coisa por aí que tudo dá medo, mas ainda devemos sonhar com um mundo onde todos sejam amigos e gentis.
Sim é infelizmente natural sentir medo...por exemplo na minha zona há frequentemente assaltos, embora não seja uma zona problemática...Acho que devemos sim sonhar com um mundo melhor e começar logo por nós..se cada um e abrir nestes pequenos gestos para o outro...vamos conseguir melhorar tanta coisa!
ExcluirBeijinhos amiga!
Maria
É um belo desafio.Me perdoe por não participar.
ResponderExcluirAinda bem que teve esse encontro e que ele foi aquilo que todos deviam ser. Porque atualmente é raro encontrar-se alguém disposto a ajudar o próximo.
Um abraço e uma boa semana
Não faz mal Elvira...uma das formas de participar é mesmo comentando como está a fazer...obrigada! Sim escasseia cada vez mais quem ajude...mas é mesmo isso que temos de mudar!
ExcluirBeijinhos e bom dia amiga!
Maria
Oi Maria
ResponderExcluirAgradecendo por me seguir e já estou aqui fazendo o mesmo e parabenizo pelo belo blog
Abraços e carinhos
Achados e Escritos
RMourão
Bem vindo, obrigada pela visita, pelas gentis palavras e por ter ficado por aqui!
ExcluirBeijinhos
Maria
Beautiful! This is what life should be about! Good energy, helping people ;o) Big Hugs ;o)
ResponderExcluirPrecisamente Stacy...esse é o caminho!!!
ExcluirBeijinhos amiga
Maria
Lindo. Pessoa linda, gesto bonito. Graças a Deus que ainda vão havendo pessoas assim genuinamente atenciosas.
ResponderExcluirBeijinhos e uma boa semana para si
Pessoa linda sim...igualzinha à que temos dentro de nós e que por vezes nos esquecemos de libertar!!!
ExcluirBeijinhos grandes Lassalete!
Excelente semana!
Maria
Como um gesto tão simples pode fazer toda a diferença...
ResponderExcluirAinda existe esperança na humanidade!
Beijinhos
ps: enviarei o meu contributo no proximos dias, prometo!
Verdade!! Pena que ele não tenha sabido que a diferença que fez naquele dia nada teve a ver com o peso dos sacos do lixo!!!!
ExcluirObrigada amiga pela tua colaboração, manda quando puderes!!!
Beijinhos
Fabulosa semana!
Maria
De facto, não podemos julgar pela aparência, senão enganamo-nos!
ResponderExcluirTambém gostei do teu blogue e já estou a seguir, obrigada!
Infelizmente fazemo-lo tantas vezes!!!
ExcluirBem vinda, obrigada pela visita, pelo comentário e por ter ficado por aqui!
Uma excelente semana!
beijinhos
Maria
Encontrar as pessoas que fazem diferença em nossa vida é sempre gratificante, O seu desafio nos faz pensar que, muitas vezes, nós não damos a devida importância e ficamos focadas somente no que nos faz mal.
ResponderExcluirPrecisamente...precisamos de acordar para a importância das pequenas coisas, dos pequenos gestos e aplicar isso nas nossas vidas..!
ExcluirBeijinhos
Maria
Desculpa, Maria não participar, mas estou a viver momentos complicados e a vontade é pouca.
ResponderExcluirAdorei o teu texto.Ainda há gente boa e "quem vê caras não vê corações".
Beijinhos.
Querida Mona só espero que esses momentos difíceis passem rapidamente...sei bem como custam!!!! Obrigada pela companhia mesmo em tempos difíceis!
Excluirbeijinhos
Maria
Olha que sorte Maria, estaria escrito?
ResponderExcluirNah, tinha que ser, ali, naquele momento, naquela hora, debaixo daquela chuvada abençoada. Um sorriso, tudo o que precisavas, para seguir em frente, com ânimo, e sem lixo na bagageira do pensamento. LOL. Muito bom, beijinhos
Olá Libel...acredites ou não estas situações acontecerem-me precisamente quando tenho necessidade delas são a história da minha vida...podia relatar muitos e muitos exemplos, tenho de fato sorte, também por isso me ocorreu este desafio!!!
ExcluirBjs, fabulosa semana!
Maria
Por vezes as ap'arências enganam !
ResponderExcluirQuantas vezes somos surtreendidos por quem menos esperamos.
Adoreiiiii.
Beijinhos e uma ótima semana para ti querida amiga.
Estamos predispostos para esperar sempre o pior já reparaste??? Sobretudo no que toca a abordagens de desconhecidos...contudo!!!!!
ExcluirBeijinhos querida amiga!
Maria
que emocionante ....
ResponderExcluirquase chorei
beijokas
São coisas simples...que deveriam ser correntes mas que o são cada vez menos infelizmente...daí a importância de as valorizarmos e lembrarmos!!!
Excluirbeijinhos Fabi!
Boa semana
Maria
Oi Maria,
ResponderExcluirque lindo amiga, uma experiencia maravilhosa, o universo demostrando que precisamos ter esperança, existem anjos entre nós e ás vezes aparecem disfarçados em rostos que fazem diferença, muita diferença, ....adorei teu blog, tua visita ao meu despertar e estou a te seguir com alegria...
beijo carinhoso
Bem vinda Mariangela, obrigada oela visita, pelas gentis palavras e por ter ficado por aqui!
ExcluirBeijinhos
Maria
As aparências iludem. E aparecer-nos um anjo assim no caminho dá sempre muito jeito. :) :)
ResponderExcluirAdorei a história. beijinho
Se dá...e faz pensar!!!
ExcluirBeijinhos amiga!
Maria
Amei,Maria. É nas pequenas coisas do dia a dia que aprendemos a valorizar a simplicidade e beleza delas.
ResponderExcluirEmocionante seu relato,amiga.
Obrigada por sempre estar presente no meu espaço,querida.
Beijinhos e ótima semana
Dryka
Face Book :
https://www.facebook.com/adriana.paz.505960
Blog Suas Histórias Nossas Histórias
Verdade Dryka...Um excelente dia para si!
Excluirbeijinhos
Maria