sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Porque o sonho comanda a vida! Parte 1- Veneza !


Como muitos dos que me acompanham por aqui sabem, tenho feito dos sonhos e da sua concretização uma forma de alimentar a esperança, manter a alegria e criar preciosas memórias em toda a família!!! Um verdadeiro tampão para tristezas, desesperos ou depressões. No ano passado fomos a Paris e à Disney e essa viagem realizada contra todas as probabilidades teve um efeito tão positivo em todos nós durante todo o ano que levámos a planeá-la, que. quando voltámos, de alma cheia, não tivemos dúvidas...Iamos permitir-nos outro sonho...e este por consenso seria mais atrevido, mais ousado...muito mais difícil de concretizar...Embora nessa altura nunca pudéssemos sequer imaginar o quão difícil seria, por razões que não podíamos prever. 


Para o verão de 2015 sonhámos conhecer Veneza uns (marido e filhotes), regressar a Veneza, outra (euzinha que tinha prometido a mim própria há trinta anos atrás que lá voltaria com o amor da minha vida quando o encontrasse)...e...bom...partir daí para um cruzeiro que nos levasse por esses mares míticos a Bari ainda em Itália e depois à Grécia (Kotokolon e Olimpía), à Turquia ( Ezmir e Istambul) e à Croácia ( Dubrovnick). E se bem o pensámos melhor o começámos a preparar, logo em setembro de 2014, dias depois do regresso de Paris...! Ao longo do ano o sonho ganhou asas, sobrevoando e ultrapassando todos os problemas e, quando em Maio soube que estava doente, a primeira coisa que disse foi que não faria nada, mas mesmo nada, antes de fazer a viagem, que ganhou nessa altura uma importância desmedida no que toca à necessidade urgente que pessoalmente sentia de proporcionar aos filhotes memórias inesquecíveis e preciosas em família. Assim, contra todas as expectativas partimos na altura prevista. 


O encontro com Veneza foi estonteante, a beleza da cidade arrebatou-nos desde o primeiro momento e nem o facto de lá ter já estado há muito tempo diminuiu o meu entusiasmo.
Logo no primeiro dia cumprimos o desejo máximo dos mais novos, andar de gôndola com gondoleiro cantor!!!! E não sei dizer-vos do que mais gostei do passeio...se percorrer os maravilhosos canais...sob encantadoras e únicas pontes...entre palácios e casas belíssimas beijando as águas...se ver nos olhos dos filhotes o encantamento puro...a alegria incrédula...de quem descobre algo de fantástico e sublime ao mesmo tempo. Ou se calhar sei muito bem....e vocês já adivinharam.


 Esse dia foi ainda tempo para visitar a praça de S. Marcos, subir à Torre ao pôr do sol, vaguear pelas ruelas estreitas, pactuar com o ambiente inebriante do local e aproveitar para conhecer as preciosas lojas de máscaras e trabalhos em vidro Murano que se encontram por todo o lado e contribuem em muito para o ambiente feérico.


No dia seguinte embarcariamos ao final do dia, por isso tinhamos destinado a manhã para os monumentos da praça de S. Marcos e a tarde para o Grande canal. Infelizmente se a manhã foi inteiramente cumprida para júbilo de todos, de olhos escancarados para tanta beleza, a tarde traria  a tragédia...em pleno vaporetto, quando nos aventurávamos no Grande Canal! Um telefonema súbito avisa-me de que o meu pai entrára muito mal no hospital depois de uma queda de três metros numa escadaria da rua.
Em choque, fui-me aos pouco apercebendo que a viagem terminára...que nunca embarcaríamos e que era hora de voltar a Portugal sem olhar para trás...se ao menos ainda houvesse tempo de chegar a tempo...! Poupo-vos à descrição dessa noite em que de cabeça perdida descutia ainda às 3 da manhã com a agência de viagens e a seguradora (ironicamente fizera um seguro de viagem especial devido ao estado de saúde da minha mãe), a forma mais rápida de regressar, quando os voos mais próximos se encontravam todos cheios.
E os filhotes no meio de tudo isto, perguntam vocês???? Uns heróis...escondendo a preocupação com o avô, a desilusão do sonho...«Não faz mal mãe...não faz mal»!!!!
O meu pai acabaria por falecer, antes de conseguirmos chegar...e por uns tempos a dor maior sossobrou todos...!!! E parecia que o sonho acabara ali, com uma fatalidade imensa apresentada da forma mais cruel no início da mais bela viagem! Num repente decidi que não...não acabaria ali...até porque o meu pai nunca o quereria!!!! Em segredo, desta vez os mais novos só saberiam na manhã da partida, marquei nova data, fiz de novo as grandes malas e escondi-as, e finalmente um dia  bem no finalzinho do verão...já com as aulas à porta...acordámos os filhotes às cinco da manhã para o recomeço da aventura.
De volta a Veneza com um intervalo de dois meses e meio, acho que tão espantados estavam eles que nada sabiam, como nós pelo atrevimento que nos haviamos permitido, pela luta que estavamos a dar ao lado negro da vida.
Aproveitámos o dia que teriamos de aguardar  antes do embarque para ver o que nos faltava e descobrir Veneza à noite!!!! Qualquer coisa de inesquecível que me reconciliou com o cenário onde há pouco tempo ainda a alegria dera lugar ao desespero.
Creio que nesse último dia em Veneza ... em todas as cabeças passavam muitos pensamentos contraditórios...muitas dúvidas...também...mas grandes e pequenos estiveram à altura !!!!
Aproximava-se a nova etapa e todos queriamos acreditar que desta vez conseguiríamos !!!


No dia seguinte embarcámos finalmente...a beleza de Veneza em sintonia agora, vista do barco, com o que nos ia na alma....!!!! 


Novas aventuras prestes a começar...!


Bem hajam queridos amigos...e não esqueçam...desistir dos sonhos é desistir da vida !




42 comentários:

  1. Obrigada, muito obrigada pelo teu testemunho de resiliência e preserverança.
    Beijinhos, e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço tanto carinho minha muito querida Inês, mais não faço do que partilhar o que vou vivendo!
      Beijinhos enormes!!!!

      Excluir
  2. Queria-guerreira-Maria,
    como me animas!
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mila!!! Pela visita e pelas boas palavras!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Se o sonho é que comanda a vida,
    não se perca num sonho a realidade
    pelo caminho que o destino nos tida
    sigamos em paz, com amor e felicidade!

    Lindas imagens, parabéns a quem de perto pode para elas olhar!

    Tenha uma boa tarde amiga Maria, um beijo,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Eduardo!!!! Sim sigamos em paz, amor e felicidade,,,de que precisamos mais?? Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Oi Maria,como é bom conhecer lugares e voltar àqueles que deixaram grandes lembranças.
    Adorei ler tudo.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia,

    ResponderExcluir
  5. Admiro a muito nem imagina como gosto de a ter por aqui .. Fazia me falta lêr os seus trechos da forma como escreve , de tudo .. É uma mulher de garra uma força da natureza .. O meu Bem Aja ..Vai conseguir tudo o que deseja .Deus está consigo beijinhos..Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marina, o privilégio é meu de ter por aqui pessoas assim, que me acarinham e apoiam e de quem também sinto a falta quando me ausento...grata...muito gratta pelas suas palavras e pela sua presença!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. É realmente importante não desistirmos dos nossos sonhos.
    A maior das forças!

    r: Eu é que agradeço*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz toda a diferença querida Andreia :) !
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Ainda bem que não desistiu e que aproveitaram bem a viagem! Agora...é seguir em frente! Tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim foi muito importante para todos termos conseguido fazer a viagem ainda este ano, por muitos e importantes motivos.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. Nunca deixei de sonhar , mesmo que não consiga concretizá-los.

    Adorei ler-te. Fizeste bem em não desistir!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é mesmo não deixar de sonhar, ter um sonho é já uma forma de concretização.
      Beijinhos querida amiga!
      Maria

      Excluir
  9. Querida amiga a vida é como uma historia sem fim ,em cada amanhecer um despertar de novos momentos ,momentos que a vida nos concede , onde tantas vezes a alegria e a tristeza se cruza ,mas certamente você foi abençoada por uma familia aprimorada pelo amor ,esse amor reconfortante que emana nas suas lindas palavras ,parabéns. Os sonhos fazem parte da nossa vida nos fazem sentir acima de tudo vivos ,pois eu tenho alguns ,entre eles ,três viagens à Terra Santa ,Tibete e aos Alpes Suíços ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos sonhos meu amigo...irá cumpri-los por certo..Gostaria muito de ir à Terra Santa e o Tibete faz parte do meu imaginário, os Alpes Suíços conheço e valem mesmo a pena Beijinhos e um fim de semana muito feliz!
      Maria

      Excluir
  10. Antes de mais, desejo que o exame feito hoje, não tenha sido doloroso e que o resultado seja aquele que a Maria deseja.
    Depois, creio que fez muito bem em retomar a viagem
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elvira, não foi um exame doloroso, mas muito minucioso, uma hora sob radiação que bem não faz a nada...enfim mas agora é esperar.
      Beijinhos e u bom fim de semana!
      Maria

      Excluir
  11. Boa noite Maria.
    Amei ver como agiu perante uma grande dor, com certeza seu amado pai ficou orgulhoso da sua força, garra , e seus filhos mereciam a oportunidade de terminar a viagem que foi planejada. Que Deus esteja sempre com você e sua linda família. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tenho a certeza do que quereria o meu pai e isso deu-me muita força para avançar para uma segunda viagem que os mais pequenos e o maridão sem dúvida mereciam.
      Beijinhos minha amiga e fim de semana muito feliz!!!
      Maria

      Excluir
  12. Minha Madrinha Querida..
    Obrigada por me avisar que esta voltando num momento ,
    que de nova recuperação da minha saúde que me deu um grande susto nesses últimos dias.
    Eu estou quase parada com meu blog parece que tenho muitas provações a passar também,
    mas Deus em sua infinita bondade tem me sustentado de em
    pé.
    Madrinha saiba que te amo muito e fiquei feliz em ler sua postagem os lugares por onde andou é sonho de muitos ,
    mas somente uma minoria tem condições de fazer.
    Com uma polica decadente do Brasil a desvalorização da moeda brasileira é vergonhosa.
    Nunca tinha visto tanta podridão onde teria que ter exemplo a dar para o mundo.
    Amada Deus abençoe poderosamente sua vida beijos no coração da sua afilhada..Evanir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida fiquei muito triste de saber como está a sua saúde, mas sei que é forte a sua fé e que como tal ultrapassará mais este obstáculo com sucesso.
      Sim, uma viagem como a que fiz não está infelizmente ao alcance de todos e se a conseguimos fazer foi por ter sido reservada quase um ano ano o que a tornou mais barata e termos trabalhado sna sua preparação o ano inteiro ...tudo isto aliado a uma ou outra circunstância financeira que decidimos usar a nosso favor neste caso...esta viagem era mesmo muito importante para nós em muitos aspetos, Em Portugal as coisas vão mal também e neste momento o que se passa politicamente é inacreditável...!
      Que Deus a abençoe minha afilhada do coração!
      Beijinhos mil!

      Excluir
  13. Maria, não posso deixar de aqui registar, a extraordinária pessoa que vejo para lá destas linhas.
    Um abraço muito forte,
    Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga nada mais faço do que tentar reagir às surpresas da vida...por vezes o desembocar da curva é difícil...mas temos de tentar não chegar ao acidente....Obrigada pelas boas palavras e o carinho de sempre!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  14. Já fiz essa viagem e adorei,,,,,,
    Maria foi pena a infelicidade com que se vos deparou, mas fizeste muito bem em lá voltar, as filhotas de certeza que não vão esquecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga...esta viagem por muitos motivos é inesquecível para todos nós!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Lindos momentos em família,promovem alegria e renovam forças.
    Beijos,boa noite e lindo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Maria, viémos renovados de muitas formas :) !
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Que viagem maravilhosa e não poderias mesmo desistir.Teu pai não o queria mesmo! Assim Veneza foi novamente vista e reencontrada e vivida. Vamos aguardar mais! Coisa boa! bjs, chica

    ResponderExcluir
  17. Sim Chica fpi uma viagem maravilhosa que o meu pai teria querido quue eu mantivesse a todo o custo e foi essa certeza que me permitiu ir depois de tudo o que se passara!!!
    Beijinhos amiga!
    Maria

    ResponderExcluir
  18. Maria, que lição de força amiga, ainda agora a conheci, mas fiquei
    surpresa perante essa situação que a Maria tão bem enfrentou,
    beijo

    ResponderExcluir
  19. Bem vinda Zulmira a este meu cantinho! Obrigada pela sua visita , pelas suas boas palavras e por ter ficado por aqui.
    Bjs e um bom final de domingo!
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Até estou arrepiada Maria, cada vez te admiro mais. Demonstras uma força enorme a enfrentar as adversidades da vida. Um grande abraço :) Também já estive em Veneza, é realmente mágica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há fases na vida querida Maria em que por não haver outro remédio a fraqueza se faz força..apenas isso.
      E Veneza é realmente mágica!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  21. Amiga eu tinha perdido as esperanças de um dia ao menos sonhar em ir a Veneza pois também sonhei em tempos remotos ir como amor de minha vida, e não é que o amor aconteceu??? agora fazemos planos juntos e sim , iremos em futuro próximo .
    Lindo post.
    Desejo-lhe uma linda semana.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  22. Fico muito contente em saber que está bem e feliz Joelma e que o sonho e a concretização do sonho fazem parte da sua vida!
    Gostei muito de a ver por aqui !
    Um excelente semana!
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  23. Querida Maria!
    Tanta emoção compactada num post!
    Adoro ler-te!
    Beijinho e Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida Nat. emoção é que não tem faltado por aqui...Obrigada pelas boas palavras.
      beijinhos e uma semana fantástica para ti!
      Maria

      Excluir
  24. Que maravilha Maria. Admiro-te muito! Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Eu no outro dia ouvi uma frase que caiu que nem uma luva no que procuro viver agora e daqui para a frente " viva a vida como um sonho. Se consegue sonhá-lo, consegue concretizá-lo"(Massimo Bottura) É bem verdade. E venham lá mais concretizações de sonhos.
    beijocas amiga

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...