sábado, 2 de maio de 2015

Um grande susto...


O dia de ontem foi mau demais e mexeu comigo de uma forma de que já não me lembrava há alguns meses, desde que a última intervenção cirurgica do maridão tinha revelado a vitória tão aguardada sobre a doença com que lutou desde 2010. Mexeu comigo pelo agravamento da sua saúde, mas também porque desta vez a P. foi sujeita a uma pressão dolorossíma para ela. 
Era dia de jogo de basquet para o F. e como ainda obrigava a uma deslocação significativa ficou decidido que o levaria eu, uma vez que  o pai não tem andado bem e aguarda resultados dos novos exames e consulta no IPO.
No meio do caminho de volta e conduzindo na Ponte Vasco da Gama, sou surpreendida por um telefonema...o número é do maridão mas é a voz da P. que surge ansiosa...«Mãe, o pai sentiu-se mal e estão a chamar o INEM para o levar»...Calculam, o meu susto, a minha impotência mal sabendo a gravidade da situação, mas sabendo que a P. estava a enfrentar tudo sozinha no meio de estranhos, apenas com 11 anos. Para além do mais havia ainda de tentar manter alguma calma para fazer o resto do percurso sem acidentes e tentar sossegar o F. que assustado fazia os telefonemas que eu por estar a conduzir não podia...Só quando cheguei ao local, depois de uma condução acho que no limite do desastre, de piscas abertos, avisando da urgência, me apercebi da totalidade do que se passava. A ambulância estava parada à porta do restaurante onde a P. almoçava com o pai...e assim que sai do carro vi-a correr para mim aflita...a ambulância aguardava para seguir para o hospital e a estabilização não estava a ser conseguida com sucesso, mantendo-se o nível de tensão arterial abaixo dos limites considerados seguros.  Seguiu-se o hospital até à noite e felizmente a volta a casa com medicação forte.
Deste grande susto fica como ponto positivo a presença de espirito da minha filhota no meio da aflição de ver o pai desmaiar à sua frente...foi ela que pediu ajuda, foi ela que falou com o 112, ajudada pelos senhores do restaurante, foi ela que disse antes que ele era diabético e era preciso dar-lhe um pacote de açucar e foi ela que só depois disso tudo e tal e qual como tantas vezes a ensinei (primeiro prestar os cuidados possíveis e só depois perder tempo a avisar-me), me telefonou. Desde muito cedo, ensinei à P. e ao F. o que deviam fazer se estivessem sozinhos perante uma situação como esta...foi a primeira vez que aconteceu e só espero que não se repita, doi-me o coração de pensar no sofrimento da minha pequenota a tentar acertar sozinha numa situação como aquela...«pensava que estava preparada mãe, mas não estava...»...Querida filhota...ninguém está nunca preparado...mas tu estiveste à altura do que se passou....tão à altura minha querida!
Bom dia e bem hajam meus amigos! 



22 comentários:

  1. Minha querida Maria realmente a sua pequena princesa foi uma valente, espero que o marido melhore rapidamente e que possam passar à frente de mais esta adversidade. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. As melhoras e muita força, a minha filha agora com 12 anos também já assistiu a um AVC do avô e foi ela que o salvou, chamando por ajuda. As nossas crianças são como anjos da guarda. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Espero que já esteja tudo bem! Parabéns pela coragem e força da tua filha! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida amiga que susto ela teve ,pois apesar de lhe ter ensinado nunca se está preparado para vermos principalmente alguém que tanto amamos numa agonia como a que passou ,não é fácil ,posso lhe dizer que já passei pelo mesmo e me marcou mesmo apesar de ser adulto ver a minha querida mãe a desfalecer no dia de Natal e eu sem conseguir que ela volta-se ,foi dificil ,nesses momentos os nervos ,a aflição tomam conta de nós ,mas graças a Deus com a ajuda do inem tudo deu certo ,assim como com o seu esposo ,desejo-lhe as melhoras ,muitos beijinhos Maria.

    ResponderExcluir
  5. Um beijinho grande e que ele melhore rápido.

    ResponderExcluir
  6. Puxa, imagino o susto! Que bom que passou e tua filha foi maravilhosa! beijos, que tudo fique bem,chica

    ResponderExcluir
  7. Tens uns filhos que são uns verdadeiros guerreiros. Não consigo imaginar a aflição, mas acredito que seja torturante. As melhoras!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, q susto Maria!
    Quao corajosa sua filhota foi.
    Fiquei emocionada
    Espero tudo esteja bem.
    Melhoras pro seu esposo.
    Luly
    Blog: upismamiblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bom que tudo está sob controle.Preparou bem seus filhos,nesses momentos é difícil manter a calma,a filha agiu com sabedoria.
    Beijos,bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Foi um susto, o pior já passou!
    que esteja tudo bem agora desejo
    Maria, não perdeu a calma atravessou
    pela ponte Vasco da Gama, o Rio Tejo!

    Amiga Maria, desejo as melhoras do seu marido,
    e um bom fim de semana, sem mais nenhum susto.
    Beijos e abraço para você e para os seu heróis!
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  11. És uma excelente mãe, por isso ela esteve à altura. Tudo a correr pelo melhor, é o que eu desejo do fundo do coração.

    ResponderExcluir
  12. Imagino o susto aí em casa.
    Tens uma filha responsável que soube agir a tempo.

    Espero que tudo esteja normalizado.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Tens uma filhote com bastante sangue frio. E ainda bem que assim é.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga ninguém está preparado para uma situação tão grave.
    Mas todos estiveram à altura, o que não é fácil.
    Desejo sinceramente que o seu marido melhore e que todos recuperem dessa aflição.

    beijinho com carinho

    ResponderExcluir
  15. Olá, Maria!
    Que grande susto!
    Mas, como bem dissestes, tua filhota é pequenina, mas preparada, demonstrando claramente que é pessoa com equilíbrio emocional, coisa que muita gente grande não tem. Parabéns, a ela e a vocês pais que a criam muito bem, eis aí o reflexo!
    Que Deus os proteja e livre de todo o mal!
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  16. As melhoras querida Maria!
    Que tudo corra pelo melhor!


    Um beijinho e um abraço para a tuaP.

    ResponderExcluir
  17. Amada Madrinha..Apesar de saber o quanto és forte a vida não tem brincado contigo. E Deus tem estado carregando vc nos braços.
    Mal posso imaginar o tamanho da coragem da sua filhota ela é novinha sim minha amada , mas já tem a força da mãe.
    Madrinha ..Eu sei quanto tem se preocupado comigo nos últimos tempos imagino ai com seus familiares .
    Peço a Deus que lhe de força fé e esperança nunca será desamparada pelo amor de Deus .
    Um beijo terno e carinhoso da sua afilhada.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  18. Não consigo imaginar a tua dor, mas sei que ensinas-te os teus filhotes bem e a serem fortes.
    Desejo que não tenha passado de um susto e agora já esteja tudo bem.
    Feliz dia da mãe!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. só posso deixar um abraço muito apertado para esta família tão corajosa, tão especial.
    Um feliz dia para todos.

    ResponderExcluir
  20. Até me emocionei Maria, a tua menina foi uma mulherzinha muito corajosa. Espero que tudo esteja bem agora convosco. Abraço apertado :)

    ResponderExcluir
  21. Uma jóia essa sua menina, com perfil demarcado de uma mulherzinha.
    Essas nuvens negras não a largam mesmo, Maria:(!
    Desejo do fundo do coração que tudo esteja tranquilo agora e que essa nuvem se afaste logo, já é mais que hora.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria.
    Lendo as postagem e vendo que vem passando por graves aflições, a sua princesinha agiu com bastante coragem, que susto. Que bom que agora estão em casa, muita saúde e paz para todos. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...