O dia de ontem foi mau demais e mexeu comigo de uma forma de que já não me lembrava há alguns meses, desde que a última intervenção cirurgica do maridão tinha revelado a vitória tão aguardada sobre a doença com que lutou desde 2010. Mexeu comigo pelo agravamento da sua saúde, mas também porque desta vez a P. foi sujeita a uma pressão dolorossíma para ela.
Era dia de jogo de basquet para o F. e como ainda obrigava a uma deslocação significativa ficou decidido que o levaria eu, uma vez que o pai não tem andado bem e aguarda resultados dos novos exames e consulta no IPO.
No meio do caminho de volta e conduzindo na Ponte Vasco da Gama, sou surpreendida por um telefonema...o número é do maridão mas é a voz da P. que surge ansiosa...«Mãe, o pai sentiu-se mal e estão a chamar o INEM para o levar»...Calculam, o meu susto, a minha impotência mal sabendo a gravidade da situação, mas sabendo que a P. estava a enfrentar tudo sozinha no meio de estranhos, apenas com 11 anos. Para além do mais havia ainda de tentar manter alguma calma para fazer o resto do percurso sem acidentes e tentar sossegar o F. que assustado fazia os telefonemas que eu por estar a conduzir não podia...Só quando cheguei ao local, depois de uma condução acho que no limite do desastre, de piscas abertos, avisando da urgência, me apercebi da totalidade do que se passava. A ambulância estava parada à porta do restaurante onde a P. almoçava com o pai...e assim que sai do carro vi-a correr para mim aflita...a ambulância aguardava para seguir para o hospital e a estabilização não estava a ser conseguida com sucesso, mantendo-se o nível de tensão arterial abaixo dos limites considerados seguros. Seguiu-se o hospital até à noite e felizmente a volta a casa com medicação forte.
Deste grande susto fica como ponto positivo a presença de espirito da minha filhota no meio da aflição de ver o pai desmaiar à sua frente...foi ela que pediu ajuda, foi ela que falou com o 112, ajudada pelos senhores do restaurante, foi ela que disse antes que ele era diabético e era preciso dar-lhe um pacote de açucar e foi ela que só depois disso tudo e tal e qual como tantas vezes a ensinei (primeiro prestar os cuidados possíveis e só depois perder tempo a avisar-me), me telefonou. Desde muito cedo, ensinei à P. e ao F. o que deviam fazer se estivessem sozinhos perante uma situação como esta...foi a primeira vez que aconteceu e só espero que não se repita, doi-me o coração de pensar no sofrimento da minha pequenota a tentar acertar sozinha numa situação como aquela...«pensava que estava preparada mãe, mas não estava...»...Querida filhota...ninguém está nunca preparado...mas tu estiveste à altura do que se passou....tão à altura minha querida!
Bom dia e bem hajam meus amigos!
Minha querida Maria realmente a sua pequena princesa foi uma valente, espero que o marido melhore rapidamente e que possam passar à frente de mais esta adversidade. Beijinhos.
ResponderExcluirAs melhoras e muita força, a minha filha agora com 12 anos também já assistiu a um AVC do avô e foi ela que o salvou, chamando por ajuda. As nossas crianças são como anjos da guarda. Beijinhos
ResponderExcluirEspero que já esteja tudo bem! Parabéns pela coragem e força da tua filha! Beijinhos
ResponderExcluirBom dia querida amiga que susto ela teve ,pois apesar de lhe ter ensinado nunca se está preparado para vermos principalmente alguém que tanto amamos numa agonia como a que passou ,não é fácil ,posso lhe dizer que já passei pelo mesmo e me marcou mesmo apesar de ser adulto ver a minha querida mãe a desfalecer no dia de Natal e eu sem conseguir que ela volta-se ,foi dificil ,nesses momentos os nervos ,a aflição tomam conta de nós ,mas graças a Deus com a ajuda do inem tudo deu certo ,assim como com o seu esposo ,desejo-lhe as melhoras ,muitos beijinhos Maria.
ResponderExcluirUm beijinho grande e que ele melhore rápido.
ResponderExcluirPuxa, imagino o susto! Que bom que passou e tua filha foi maravilhosa! beijos, que tudo fique bem,chica
ResponderExcluirTens uns filhos que são uns verdadeiros guerreiros. Não consigo imaginar a aflição, mas acredito que seja torturante. As melhoras!
ResponderExcluirNossa, q susto Maria!
ResponderExcluirQuao corajosa sua filhota foi.
Fiquei emocionada
Espero tudo esteja bem.
Melhoras pro seu esposo.
Luly
Blog: upismamiblog.blogspot.com
Bom que tudo está sob controle.Preparou bem seus filhos,nesses momentos é difícil manter a calma,a filha agiu com sabedoria.
ResponderExcluirBeijos,bom final de semana.
Foi um susto, o pior já passou!
ResponderExcluirque esteja tudo bem agora desejo
Maria, não perdeu a calma atravessou
pela ponte Vasco da Gama, o Rio Tejo!
Amiga Maria, desejo as melhoras do seu marido,
e um bom fim de semana, sem mais nenhum susto.
Beijos e abraço para você e para os seu heróis!
Eduardo.
És uma excelente mãe, por isso ela esteve à altura. Tudo a correr pelo melhor, é o que eu desejo do fundo do coração.
ResponderExcluirImagino o susto aí em casa.
ResponderExcluirTens uma filha responsável que soube agir a tempo.
Espero que tudo esteja normalizado.
Beijinhos.
Tens uma filhote com bastante sangue frio. E ainda bem que assim é.
ResponderExcluirBeijinhos
Minha amiga ninguém está preparado para uma situação tão grave.
ResponderExcluirMas todos estiveram à altura, o que não é fácil.
Desejo sinceramente que o seu marido melhore e que todos recuperem dessa aflição.
beijinho com carinho
Fê
Olá, Maria!
ResponderExcluirQue grande susto!
Mas, como bem dissestes, tua filhota é pequenina, mas preparada, demonstrando claramente que é pessoa com equilíbrio emocional, coisa que muita gente grande não tem. Parabéns, a ela e a vocês pais que a criam muito bem, eis aí o reflexo!
Que Deus os proteja e livre de todo o mal!
um grande abraço carioca
As melhoras querida Maria!
ResponderExcluirQue tudo corra pelo melhor!
Um beijinho e um abraço para a tuaP.
Amada Madrinha..Apesar de saber o quanto és forte a vida não tem brincado contigo. E Deus tem estado carregando vc nos braços.
ResponderExcluirMal posso imaginar o tamanho da coragem da sua filhota ela é novinha sim minha amada , mas já tem a força da mãe.
Madrinha ..Eu sei quanto tem se preocupado comigo nos últimos tempos imagino ai com seus familiares .
Peço a Deus que lhe de força fé e esperança nunca será desamparada pelo amor de Deus .
Um beijo terno e carinhoso da sua afilhada.
Evanir.
Não consigo imaginar a tua dor, mas sei que ensinas-te os teus filhotes bem e a serem fortes.
ResponderExcluirDesejo que não tenha passado de um susto e agora já esteja tudo bem.
Feliz dia da mãe!
Beijinhos
só posso deixar um abraço muito apertado para esta família tão corajosa, tão especial.
ResponderExcluirUm feliz dia para todos.
Até me emocionei Maria, a tua menina foi uma mulherzinha muito corajosa. Espero que tudo esteja bem agora convosco. Abraço apertado :)
ResponderExcluirUma jóia essa sua menina, com perfil demarcado de uma mulherzinha.
ResponderExcluirEssas nuvens negras não a largam mesmo, Maria:(!
Desejo do fundo do coração que tudo esteja tranquilo agora e que essa nuvem se afaste logo, já é mais que hora.
Beijinhos
Olá Maria.
ResponderExcluirLendo as postagem e vendo que vem passando por graves aflições, a sua princesinha agiu com bastante coragem, que susto. Que bom que agora estão em casa, muita saúde e paz para todos. Beijos.