terça-feira, 19 de maio de 2015

Há exames...e exames!!!


E enquanto, por meu lado, continuo a fazer exames que não esperava num mundo que temo descobrir...no mundo da normalidade os filhotes enfrentam esta semana os exames nacionais do 4º ano no caso do F., e do 6º ano no caso da P. Até agora vieram felizes, confiantes no seu desempenho nas provas de Português...nos dois próximos dias será a Matemática a marcar o ritmo...Nenhum deles depende da nota do exame para passar, são excelentes alunos...mérito deles próprios, dos professores e do ATL/Centro de Estudos onde a P. anda e é o seguimento do colégio que frequentou e onde o P. ainda está...Do nosso lado fica apenas o facto de termos até aqui feito boas escolhas quer em escolas quer em acompanhamento extra escolar. Em casa os meus filhotes não estudam...há muito que achamos que o tempo (pouco tempo), que estamos juntos ao final do dia e aos fins de semana é demasiado precioso...usamo-lo para usufruir uns dos outros...e agora mais do que nunca me parece acertada essa escolha.
Embora mais do que preparados senti-os ontem e hoje antes da realização das provas um pouco tensos...sobretudo a P....não sei se pelos exames, se por pressentir alguma coisa no ar para além deles. Tão intuitiva a minha filhota...!
Breve estes exames estarão ultrapassados, as férias à porta e um monte de atividades de final de ano marcantes onde será preciso firmar presença tão animada como habitualmente " no matter what" ! 

Bom dia e bem hajam meus amigos...e lembrem-se...a prioridade é o amor e não dá em nenhum caso para ficar para amanhã!




21 comentários:

  1. A prioridade é sempre o amor =) Boa sorte nos exames!

    ResponderExcluir
  2. Que todos os exames ,deles e teus tenham bons resultados sempre! bjs, e boa sorte! chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia com muito amor e alegria.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Vai correr tudo bem.....
    Votos de tudo de bom " com muito Amor

    ResponderExcluir
  5. Muitos parabéns querida Maria e acima de tudo muita força! Vamos pensar positivo e que tudo vai correr bem! Beijinho do coração

    ResponderExcluir
  6. Pois é Maria, exames e exames. Que os resultados quer de uns, quer de outros sejam o melhor possível!
    O amor move montanhas, não lhe dar o devido valor é loucura.
    Beijinhos e um abraço apertadinho

    ResponderExcluir
  7. Madrinha Amada.
    Deus abençoe seus dias firme aqui nas orações ,
    mais seja confiante Deus é contigo.
    Tudo vai dar certo sabes o quanto tenho sofrido posso ajudar é com palavras e muita oração.
    Deixo carinhos beijo benção na sua vida" te amo"
    Apesar da ausência praticante em todos os blogs
    mantenho firma com ele no ar apesar de poucas visitas vale a pena
    quando venho olhar meus comentários embora nada tenho publicado referindo a minha vida as minhas experiências vividas.
    Madrinha do fundo do coração te amo.
    Beijos da afilhada.Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maria, boa tarde!
    Folgo em saber que seus filhos são bons estudantes e não lhe dão trabalho, afinal nos dias de hoje, as crianças estão sempre à espera dos pais para ajudá-los nos deveres de casa. E como bem dissestes, a casa e o tempo são poucos, muito melhor não ter deveres para a casa e aproveitarem bem com a família.
    Que coisa boa!
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  9. Tudo vai ocorrer bem.
    Seus filhos são muitos lindos pelo que você descreve.... que continuem assim.
    Sim, o amor tem que ser sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que todos os exames sejam maravilhosos,os teus e dos filhotes.
    bjs amiga Maria.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  11. O amor está acima de tudo!
    Que os resultados desses exames sejam os desejados por ti, eu desejo para teus o que resultado que desejo dos meus.

    Beijinho minha querida Maria.

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga pois ter assim uma familia já é uma enorme bênção ,pois esse amor que esbanja em cada um de vocês é a maior preciosidade da vida o resto tudo irá dar certo com a graça de Deus ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  13. O amor move montanhas. Que tudo resulte em bom :) Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Vai correr tudo bem com os teus exames, pensamento positivo! Boa sorte para os exames dos teus filhotes :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  15. Ter uma família como descreve a sua é uma bênção divina. Logo tudo vai correr bem, pois quem está com Deus está seguro ainda que de vez em quando surjam uns problemas. Não perca a fé.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. O meu filhote mais velho este ano tem os exames de 9ºano por isso sei do que falas, mas principalmente fiquei contente por ler alguém que tem a mesma prespectiva que eu em relação às prioridades e estudos.
    Muita gente se admira que sendo eu professora não ajude o meu filho nos trabalhos e a estudar. É claro que ajudo, se ele precisar ou me pedir ajuda, mas não como hábito. É meu desejo e dele também ser tão autónomo quanto possível e quando o ajudo é sempre na perspectiva de o orientar para a próxima vez não precisar de mim e assim tem acontecido.
    Enquanto ele foi pequeno também não havia trabalhos de casa nem afins ao final do dia quando finalmente estamos juntos. Agora é diferente pois ele já não tem ATL e vem para casa e orienta o seu estudo, mas a prioridade continua a ser que no pouco tempo que estamos juntos, estejamos a ususfruir da companhia uns dos outros do que a fazer trabalhos de casa.
    É por isso que tenho alguma dificuldade em perceber o que se passa quando oiço tanta mãe (são mais as mães) que falam de estarem exaustas pois chegam a casa às 6h/7h da noite e têm de ajudar os filhos a fazer trabalhos de casa.
    Eu lembro-me de ir ter com a professora primária do meu filho na primeira e segunda classes e lhe ter dito que o meu filho não conseguia fazer todos os trabalhos que ela mandava de um dia para o outro. Prometi-lhe que ele havia de os fazer, mas que de maneira nenhuma deixaria de fazer natação ou ginástica (de que também precisava) para fazer uma pilha de trabalhos de casa. Também a informei que EU também tinha regras em casa e que uma delas é que a partir das 6h não se faz nada para a escola. A escola tem todo o dia por conta deles e eu tenho pelo menos direito e ter um tempo de qualidade e relaxamento com o meu filho entre as 6h e as 8h que é o tempo que tenho com ele. Não sou obrigada a ter de passar as 2h horas do dia que ele está eprto de mim acordado a fazer trabalhos para a escola.:)
    Ela aceitou sem reclamações e disse que o que pssava era para se ir fazendo até onde se podia, mas para o meu filho tudo o que vinha para casa era para ser feito e sentia que não estava a cumprir se não fizesse tudo. No final o que interessa é que conseguimos resolver o problema e seguir em frente todos satisfeitos.
    É verdade que nem todos os pais têm dinheiro para ATL mas também é verdade que se tem de se resolver a questão das crianças virem às 6h para casa com trabalhos por fazer. A essa hora estão tao cansados física e psíquicamente que nem conseguem fazer nada de jeito, nem os TPC vão surtir o efeito desejado. Não faz sentido nenhum. As crianças não deviam ser obrigadas a ter um horário de adultos e convenhamos que entre escola e actividades extracurriculares para as ocupar até os pais estarem livres para as ir buscar eles fazem um horário de trabalho de adulto. E depois aind atêm de o prolongar em horas extraordinárias de TPCs? Não acho nem lógico, nem produtivo.
    Já vai longo o meu comentário e por isso fico-me por aqui.
    Beijocas e é bom conseguir vir aqui de novo.:-)

    PS:Diz aos teus filhos que nas férias grandes (depois dos exames passados) espero novos artigos no Alerta Planeta Azul pois sinto falta deles:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com algum tempo sem conseguir vir aqui só agora consegui perceber a dimensão do titulo. Desculpa.
      Beijocas amiga e recebe um abração forte que te ajude a "passar" os teus exames.

      Excluir
  17. :) boa sorte para todos os exames e o Amor acima de tudo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Boa sorte para todos os exames, amiga.Vai correr tudo bem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. O amor é a salvação do homem!
    Beijos, que Deus esteja com vocês.

    ResponderExcluir
  20. Maria, essa força, essa coragem é extraordinária.
    Bom fim de semana.
    beijinhos,
    Mia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...