Muito se diz, sobre o isolamento provocado pelo uso abusivo e exagerado da internet e dos seus recursos variados...a enganosa proximidade do outro através das redes sociais...a imensidão de amigos que nunca se viram mas que dão a impressão de estar presentes nas vidas uns dos outros de uma forma efetiva, substituindo ilusoriamente o contato pessoal no mundo real. Concordo que essa é uma face da moeda...mas como em tudo, a moderação é o fulcro da questão, e neste caso põe a descoberto uma outra faceta deste fenómeno...Para muitos, a internet tornou-se na realidade uma forma de "sair da sua casca", do mundo restrito da sua casa, o combate eficaz da solidão que tantas vezes assola os mais velhos, fora já da vida ativa, dando-lhes novos objetivos, promovendo capacidade de integração, iniciativa e comunicação, preciosos.
No que me diz respeito devo dizer que desde que me envolvi na blogosfera, e depois no face, não só me renovei ao adquirir novas competências, como conheci pessoas incríveis que estão realmente presentes na minha vida virtuais ou já não, e recuperei ainda pessoas que não via há muito tempo, perdidas nas curvas da vida e com as quais agora mantenho de novo contato...O saldo é deveras positivo. Mas creio que neste, como outros assuntos, cada caso é um caso e avaliações demasiado radicais ou apressadas serão, em minha opinião, sempre redutoras.
Bem hajam queridos amigos!
Adoro estar nos blogues, lendo, comentando ,mas precisamos como em tudo, equilíbrio e temos que ter nossa vida real mantida !! bjs, chica
ResponderExcluirSim Chica...é o tal equilibrio que é preciso manter!!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Concordo com as suas palavras ,como tudo na vida tem o lado bom e mau ,mas tambem para mim foi um saldo muito positivo ,encontrei pessoas fantasticas e admiraveis como voce ,amigos de escola ,vizinhos ,familiares que estao espalhados pelo mundo .Querida amiga Maria tudo e belo quando temos consciencia e responsabilidade ,quando comecei neste mundo da blogosfera foi atraves de uma pessoa que estava em França que era da terra dos meus pais e tinha um blog fantastico foi ai que tudo começou ,e foi crescendo com o passar do tempo ,uso mais o blog para crescer e me cultivar com pessoas que sinto que me fazem bem ,o face serve mais para descomprimir .Beijinhos querida amiga Maria ,e muito obrigado pelas suas palavras .
ResponderExcluirCompletamente de acordo Emanuel, querido amigo descoberto por aqui na blogosfera mas que preso muito :) !
ExcluirBeijinhos
Maria
O importante é mesmo utilizar as coisas com moderação e equilíbrio. A internet, como tudo na vida, tem os seus prós e os seus contras, a partir do momento que temos essa consciência temos que aprender a dosear.
ResponderExcluirBeijinhos, minha querida*
Tal e qual minha querida Andreia...!!!
ExcluirBeijinhos amiga
Maria
À distância dum clique,
ResponderExcluirperdidos nas curvas da vida
com a internet, ninguém fique
saúde, paz, amor e ternura
o blogue de amiga Maria
encontrei na Próxima Curva!
Boa noite e um beijo para você amiga Maria.
Eduardo.
Pois foi amigo Eduardo e foi aqui que encontrei também os seus sempre carinhosos comentários poesia :)!
ExcluirBeijinhos
Maria
Concordo, mas como em tudo na vida, conta o peso e a medida da importância que damos ao mundo virtual e não deixarmos que ele se sobreponha ao real. Bjoca
ResponderExcluirSe se sobrepuser as coisas estão invertidas e algo está mal...!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Amigos são amigos sejam virtuais ou não. Há cinco anos passei por uma fase extremamente complicada. Depois de duas cirurgias, quando ainda me estava restabelecendo, meu pai faleceu. Minha mãe que já estava acamada por AVC piorou muito e meu marido foi diagnosticado com cancro na próstata. Os amigos virtuais foram os que mais me apoiaram. Eram constantes os telefonemas e os emails.
ResponderExcluirAcredita que amigos que nunca tinha visto se deslocaram ao Barreiro para me apoiarem e me darem um abraço no dia do funeral? E olhe que um casal veio de Viseu ao Barreiro. Nunca vou esquecer o carinho
Um abraço
A minha história embora mais recente porque ainda nem estou há dois anos na blogosfera, assemelha-se muito à sua querida Elvira...fiz o blogue precisamente para ter algo que me desse um contraponto ao que estava a enfrentar com o meu marido que começou precisamente com um cancro na próstata...logo a seguir ele foi operado de novo e de manhã antes da operação tinha o e-mail cheio de mails carinhosos e mensagens e telefonemas logo pela manhã, antes de qualquer familiar ou amigo dito real....depois disso tem sido sempre por aqui que encontro apoio certo que considero precioso e me tem ajudado "realmente".
ExcluirBeijinhos minha amiga
Maria
Bom... falando sobre a rede quase tudo é relativo.
ResponderExcluirTudo que é demais tbm não é bom.
Mas concordo que dá para conhecer coisas e pessoas bem interessantes.
Já tem post novo lá na casa.
Abraços.
Janicce.
A moderação é a base de tudo...!
ExcluirLá passarei para a visitar com todo o gosto!
Beijinhos
Maria
OI MARIA!
ResponderExcluirESTAMOS EXPERIMENTANDO UMA NOVA FERRAMENTA QUE SE USADA COM MODERAÇÃO, POIS ACHO QUE, NADA SUBSTITUI OS CONTATOS INTERPESSOAIS, É MUITO IMPORTANTE E CADA VEZ MAIS ESTÁ EM NOSSAS VIDAS E NÃO HÁ COMO DEIXÁ-LA PARA LÁ.
MUITO BOM E REFLEXIVO TEU POST.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Sim há que explorá-la com cuidado mas aproveitando o que tiver para nos oferecer e na minha perspetiva tem muito!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Concordo com a sua observação. Talvez as pessoas se tenham acostumado a criticar mal tudo e por isso só gostem de focar-se nesse aspecto mas sem dúvida alguma que a internet é uma forma de comunicar como um dia assim o foi o telefone. E muitos disseram a mesma coisa desta invenção "infernal", que ia prejudicar o contacto humano e pessoal :D :D :D
ResponderExcluirPrecisamente amiga e na verdade o telefone permitiu manter relações, matar saudades, quebrar solidões...de uma outra forma a internet também cumpre essa missão indo mais além!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Concordo com a Maria. Eu depois de ter entrado neste mundo que é a blogosfera tenham encontrado pessoas fabulosas, amigas virtuais, e outras que deixaram de o ser para estarem presentes na minha vida. Pessoas que me têm ajudado a crescer e dado também as palavras certa nos momentos em mais preciso delas.
ResponderExcluirTodas as ferramentas nos podem ser úteis, depende apenas a forma com as usamos!
beijinhos
Lassalete
Precisamente o que acho Lassalete e acredito que se consegue um conhecimento interior aqui, de pessoas que provavelmente não abordaríamos na vida real por julgarmos que nada tinham a ver connosco.
ExcluirBeijinhos
Maria
Que o dia de hoje seja luminoso minha querida!
ResponderExcluirObrigada minha amiga!!! :)!
ExcluirBeijinhos
Maria
Minha doce madrinha Maria.
ResponderExcluirLi com atenção sua postagem com verdades
inegável tal a veracidade .
Hoje vou fazer a postagem de final de semana
farei uma surpresa boa para vc de mãos dadas contigo
ñ quero mais lutar só preciso viver.
Te amo muito talvez como nunca tenha amada
um ser humano tão especial que Jesus colocou na mina vida.
Um dia de paz minha amada paz e luz de Jesus.
Da sua afilhada.
Evanir.
Minha querida afilhada Evanir, nem tenho como agradecer as suas palavras e o seu carinho, obrigada por tudo, não esquecerei nunca...a nossa amizade é prova provada de que amigo é amigo...comece em virtual ou não!!!! Fique com Deus minha queridíssima amiga!!!
ExcluirBeijinhos e todo o meu carinho
Maria
Mais uma opinião madura e com discernimento.
ResponderExcluirO meu saldo também é positivo porque faço uma triagem com a malha pequena. :)
Bjinhos Maria !
Faço o mesmo :) !
ExcluirBjs
Maria
Como tudo na vida, querida Maria, no meio termo é que está a virtude! Se soubermos usar a internet com conta, peso e medida, retiramos dela o melhor. Que é o que fazemos aqui na blogosfera! Beijinhos
ResponderExcluirSim penso que aqui na blogosfera impera a moderação ao contrário do que muitas vezes acontece no face!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Concordo mesmo. Eu já conheci pessoas fantásticas da blogosfera. Tenho pena, por exemplo, que a minha mãe não se dedique mais à informática (internet). Escusava de passar tanto tempo em casa a limpar o que já está limpo.
ResponderExcluir:) ! A minha já não foi a tempo nessa área mas durante a sua doença fez-lhe muitíssimo bem saber que havia gente que nem conhecia pelo mundo fora a rezar por ela...e que em alguns blogues em alguns momentos difíceis por ela se acenderam velas virtuais...a magia da blogosfera...!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Olá Maria,obrigada pela visita e as orações.
ResponderExcluirbjs amiga-Carmen Lúcia.
Que tudo corra pelo melhor amiga Carmen!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Subscrevo quase tudo o que tu dizes....
ResponderExcluirPor exemplo, mesmo virtual, adoro que estejas aí desse lado e nem que seja um OLÁ, já me preenche o dia.
Beijinhos
É mútuo minha amiga...é mútuo...:) e o teu apoio, carinho e presença no meu cantinho têm feito a diferença, obrigada!
ExcluirBeijinhos
Maria
Retribuindo a visita que muito agradeço, deparei-me com um blogue muito bonito, de que quero dar-lhe os parabéns.
ResponderExcluirVolte sempre...Que a felicidade esteja em seu coração.
Fique feliz
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/
Bem vindo, obrigada pela visita e simpático comentário!
ExcluirBoa noite!
Maria
Sou uma contabilista que em casa Maio de 2011 ficou no desemprego, o mês passado foi-me dada a reforma, estou em casa, mas só ligo o PC depois de jantar, durante o dia só acontece se estiver doente, mas só estou na blogosfera e face.
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo minha amiga, oa amigos virtuais são para mim muito especiais.
Perdi uma irmã com 38 anos, idade que eu também tinha quando perdi o meu marido, perdi um netinho com 6 meses e foi os amigos virtuais que me ajudaram imenso, a qualquer hora do dia, recebi muita força desse lado.
Também entendo as pessoas que vivem sós e, usam a net para afastar a solidão, que é um dos piores inimigos.
E por falar em virtual, eu adoro as conversas entre nós duas.
Beijinho e uma flor
Querida amiga também adoro as nossas conversas e a tua presença nos momentos difíceis e sempre passando com carinho e gentileza têm criado uma relação de amizade...não importa se virtual ou não...tenho muito a agradecer-te e sim como bem sabes tenho tido da blogosfera muito apoio sempre que tenho precisado e isso tem feito a diferença...convosco riu, choro, partilho, comovo-me e quedo-me grata...e por falar nisso...muito muito obrigada pelas flores que aqui deixas todos os dias...:) !
ExcluirBeijinhos mil
Maria
Assino por baixo a tua opinião !!!
ResponderExcluirBoa noite Maria.
ResponderExcluirAmizade virtual para mim é igual a off, ambas muito especial.
Algumas pessoas perguntam mas vocês não se conhece, talvez conhecemos ate mais do que a off, porque geralmente a contato diário. Ficamos preocupado quando a doença, ficamos felizes em postagem alegre, em resumo torcemos pela felicidade dos nossos amigo[a] as amizades virtual para mim nunca me prejudicaram, apenas acrescentou coisas positivas na minha vida. Mas também não me afastaram das minhas amizades off, pois sei que também são muito importantes.
Uma bela postagem.
Abraços.
Olá Maria, como tudo na vida, o mundo virtual também tem o seu lado bom e o seu lado ruim, basta que saibamos utilizá-lo com equilíbrio e bom senso.
ResponderExcluirMinha experiência com o mundo virtual é extremamente positiva, pois tenho uma dificuldade imensa em vender minhas artes e por aqui, consigo realizar o que agora, estou tendo confiança de fazer na vida real, justamente por ter tido êxito na virtualiade e fez com que eu conseguisse me sentir segura e confiante na vida real.
Tudo é equilíbrio, basta usarmos com moderação e responsabilidade.
Beijos...
À distância de um clique estará sempre aquilo que nós quisermos que esteja, porque (com as devidas exceções) a escolha será sempre nossa. Penso que a internet poderá ser igualmente boa ou má, consoante o uso que fazemos dela… e pela experiência que tenho, prefiro também ver o seu melhor lado e aquilo que me tem permitido fazer e conhecer, sabendo que, como tudo na vida, tem os seus aspetos negativos.
ResponderExcluirUm beijinho Maria