Quem me dera que fosse realmente uma brincadeira...mas quando julgo que estou imune e que este país...ou melhor, os seus governantes, não me surpreenderão mais...lá me vejo eu outra vez de "queixo caído" e "cara à banda", perante mais um erro crasso...de gravidade enorme, a afetar milhares de pessoas e que provavelmente, como muitos outros,sem culpados punidos, ou com os punidos errados.
Como é possível que a esta altura, tantos alunos se encontrem sem aulas e tantos professores, uns mal colocados e outros não colocados por erro, se encontrem com as vidas ao avesso...não bastando já a habitual instabilidade da profissão, agravada num processo célere por falta quase total de condições de trabalho com turmas a aumentar constituídas cada vez mais por crianças com contextos e realidades que exigiriam ao contrário turmas mais pequenas e dirigidas, em escolas onde a segurança está cada vez mais posta em causa pela diminuição do pessoal auxiliar?
Irrita-me particularmente os discursos feitos pelos "ditos" responsáveis, que mais nos parecem grandes irresponsáveis, sobre as soluções à vista ainda por concretizar...e do número de alunos e professores, como se eles fossem apenas isso mesmo...números!
O que temos são crianças sem aulas...famílias preocupadas e sem saber como resolver o problema da sua desocupação (deixá-los na escola dias inteiros, sem segurança mínima não é senão opção de quem a não tem), professores que haviam já preparado a sua vida e a da sua família, face à colocação que lhe fora dada...outros em desespero por não saberem ainda o que será a sua.
Para os nossos governantes trata-se no entanto apenas de um erro que será desfeito e pelo qual pedem desculpa...!
Repito...estamos a brincar? Parece-me é que estão a brincar connosco...!
A P. teve sorte e todos os professores são efetivos na escola, desde o primeiro dia tem tido aulas e os programas avançam rapidamente...o F. ainda anda no colégio e por aí nunca se fala de professores a faltar seja porque razão for...Mas e os outros meninos com menos sorte do que os meus dois pequenotes e que são a maioria neste país...? E as esperanças frustradas dos professores envolvidos, os distúrbios, os incómodos que abrangem também as suas famílias?
Queremos ensino de qualidade, queremos alunos interessados e professores empenhados???
Não..não é por aí!!!!
Bom dia e bem hajam queridos amigos...perdoem o azedume...mas não poderia deixar passar ao lado este tema. O futuro do país passa por aí!
Adorei o texto amiga Maria.
ResponderExcluirAqui no Brasil acho que estamos empatados com toda essa ausência,dos professores.
bjs.
Carmen Lúcia.
Infelizmente Carmen...não é um problema só português..!
ExcluirBeijinhos
Maria
É vergonhoso...
ResponderExcluirTenho amigos que os filhos ainda não têm professores. Afinal de contas é ou não é um país de brincadeira.?
Parece Maria e nós continuamos a alinhar na brincadeira...não há meio de pormos ordem nisto!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Minha querida Maria, sublinho cada palavra que refere. O que estes políticos estão a fazer é para eles a mesma coisa que jogar ao super Mário e as pessoas envolvidas (alunos, professores e pais) são para eles apenas bonecos que fazem parte do jogo. Eles não se preocupam porque os filhos deles têm tudo garantido e não têm a sensibilidade para ver para além do seu próprio umbigo. A minha mais velha (9ºano) tem desde o início os professores todos, mas a minha mais nova (1ºano) já teve 4 professores desde o ínicio do ano lectivo. Espero que fique por aqui até a professora que lhe está destinada regresse em Março de licença de parto.
ResponderExcluirBeijinhos
Lassalete Cunha
Quatro professores desde o início do ano? É revoltante...sem palavras...e sim os políticos deste país governam mesmo como se jogassem..e jogam mesmo com todos nós!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Quatro professores desde o início do ano? É revoltante...sem palavras...e sim os políticos deste país governam mesmo como se jogassem..e jogam mesmo com todos nós!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Realmente mais parece uma brincadeira... Nem sei o que comentar mais :(
ResponderExcluirBjs
Perante isto ficamos mesmo sem saber o que dizer :( !
ExcluirBjs
Maria
Este ano Maria..."a coisa" descontrolou-se que ninguém se entende!!!
ResponderExcluirFui professora 35 anos e nunca assisti algo semelhante!
Todos saem a perder com isto!
Se não houver bom senso...e muito tino...para que não se brinque com "coisas" sérias...isto nunca mais avança!!!
Bj amigo
Senso e tino querida amiga, não faz parte da bagagem dos políticos que nos governam...temo pelo futuro!
ExcluirBeijinhos
Maria
E demasiado vergonhoso ,todos os anos o mesmo de sempre,sao os pais ,alunos e professores que coitados como sofrem cada vez que começa um ano lectivo ,e triste mas e a realidade de um pais onde ninguem tem culpa de nada ,muitos beijinhos querida amiga Maria .
ResponderExcluirVerdade Emanuel, mas este ano acho que superou tudo em asneiras, ineficácia e completo desprezo pelos envolvidos.
ExcluirBeijinhos
Maria
Adorei o seu post Maria. Já partilhei com os meus amigos do fb. Pode ser que, sendo muitos a indignar-se, consigamos ser ouvidos. Bem haja querida amiga. Beijinhos
ResponderExcluirObrigada Cris...sim temos de fazer alguma coisa...já chega!!
ExcluirBjs
Maria
A minha filha não tem professores quase nenhuns, incluíndo matemática e português, como está no 6º ano vai ter exames nacionais a essas disciplinas.
ResponderExcluirUma vergonha mesmo.
Beijinho e boa semana.
Vergonha completa...a P. também está no 6ºano e as matérias são muitas para pouco tempo de aulas...! Inacreditável como estão completamente incapazes de resolver a situação.
ExcluirBjs
Maria
Oi Maria, por aqui também não é diferente a situação, isso quando há escolas, porque tem lugares no Brasil em que as escolas são casebres velhos e mal acabados sem a mínima condição de abrigar professores e alunos!
ResponderExcluirÉ uma vergonha e os governantes tanto daí quanto de cá ou de qualquer parte deste mundo deveriam ter um pouco mais de consciência do papel que exercem e da importância de suas escolhas mal feitas na vida do povo...
Entendo sua indignação e muitas vezes sinto uma vontade enorme de gritar horrores por ver tanta incompetência do governo e dos cargos destinados a educação e a saúde, que deveriam fazer as coisas acontecerem de uma forma positiva e construtiva para o povo, mas usam e abusam dos recursos que seriam em benefício das pessoas para si mesmos.
Fiquem com Deus, beijos...
É isso mesmo Juni...usam o poder em seu benefício e parece impossível que não se perceba que o ensino e a Educação é o futuro de qualquer povo...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Pois Maria parece que agora os nossos políticos inventaram a palavra "peço desculpa" mas, já a minha avó dizia que as desculpas não se pedem, evitam-se.
ResponderExcluirComo é possível o "Ensino" estar como está....eu, sinceramente fico muito triste ...apreensiva ...e desiludida com isto tudo.
Beijinhos
Precisamente... evitam-se....mas agora virou hábito pedir desculpa como se ficasse tudo bem só por isso...!!!
ExcluirEstou muito muito apreensiva também...!
Beijinhos
Maria
Precisamente... evitam-se....mas agora virou hábito pedir desculpa como se ficasse tudo bem só por isso...!!!
ExcluirEstou muito muito apreensiva também...!
Beijinhos
Maria
Oi Maria
ResponderExcluirPor cá também a situação não é das melhores... o desrespeito impera. Governantes incompetentes e omissos querem uma educação inferiorizada para que os discentes crescam analfabetos escolarizados ou nem isso e jamais tenham condições de reivindicar direitos pela falta de base argumentativa. Neste grito de indignação tens o meu apoio.
Beijos com carinho
Gracita
Obrigada Gracita...bem sei que infelizmente as coisas por aí também não são fáceis.!
ExcluirBeijinhos
Maria
Obrigada Gracita...bem sei que infelizmente as coisas por aí também não são fáceis.!
ExcluirBeijinhos
Maria
Pois é Maria!
ResponderExcluirQueremos ensino de qualidade, queremos alunos interessados e professores empenhados.
Mas também queremos um governo e um ministro da educação interessado e empenhado e isso infelizmente não temos.
É uma vergonha o que se está a passar .
Fico revoltada quando vejo em que estado isto chegou.
Beijinhos
Natália
iaRevolta é a palavra certa amiga...e o pior é que não se vê melhoramento à vista...muito pelo contrário...!
ExcluirBeijinhos
Mar
iaRevolta é a palavra certa amiga...e o pior é que não se vê melhoramento à vista...muito pelo contrário...!
ExcluirBeijinhos
Mar
Infelizmente estamos assim em tudo no nosso pais.
ResponderExcluirBoa semana
Beijinhos
Verdade Rosinha...infelizmente!
ExcluirBeijinhos
Maria
No Brasil passamos pelo mesmo problema é uma vergonha!
ResponderExcluirBeijos
Amara
É sim Amara...uma vergonha sem nome!
ExcluirBjs
Maria
É uma vergonha...
ResponderExcluirÉ a palavra indicada...sem qualquer dúvida!
ExcluirBeijinhos
Maria
Triste e ridícula situação e pais, crianças , são obrigados apassar.Aqui os pobres professores não tem nada do reconhecimento merecido! bjs,chica
ResponderExcluirPor aqui querida Chica...só tem piorados nos últimos anos!
ExcluirBeijinhos
Maria
Neste país tudo vale!...
ResponderExcluirtem mais sorte o trapalhão
em Portugal qualquer um alarve
serve para ministro da educação.
Na saúde, na justiça e na educação,
todos os ministros andam a nadar
apoiados pelo chefe supremo da embarcação
que os leva pela mão para nenhum se afogar.
Desejo para você amiga Maria,
uma boa noite, um beijo.
Eduardo.
Agora é que falou verdade querido amigo!!
ExcluirBjs
Maria
Agora é que falou verdade querido amigo!!
ExcluirBjs
Maria
Está a destruir a nossa cultura...a voltarmos à analfabetização!
ResponderExcluirIndigna-me que nada se faça...somos um povo sem coluna vertebral!
Beijinhos.
Infelizmente de acordo querida amiga....!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Infelizmente estas e muitas outras coisas graves só deixam de acontecer quando os nossos (des) governantes respeitarem o povo e, perceberem que a maior riquesa de um país é o seu povo.
ResponderExcluirBeijinho e uma flor
Querida, querida amiga...totalmente de acordo...só não me parece que esteja nos seus planos esse respeito...!
ExcluirBeijinhos e obrigada pela presença e carinho de sempre.
Maria
Este assunto deixa-me o sangue a ferver. A minha mais novinha não tem 2 professores: Português e Francês.
ResponderExcluirA culpa é nossa que nada fazemos e permitimos que esta palhaçada continue!!!!
jinhosssss a ferver Amiga!
Sim querida Amiga...também creio que todos temos culpa...o que se passa está para além do possível...mas continuamos a aguentar tudo...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Não há respeito pelos profissionais e depois quem mais sofre são as crianças. Isto não podia acontecer, estamos a comprometer o seu futuro, mas parece que isso não é importante aos olhos de quem governa...
ResponderExcluirBeijinhos, minha querida*
Que sátira certeira!!!
ResponderExcluir