quarta-feira, 15 de outubro de 2014

À distância de um clique!!!


Muito se diz, sobre o isolamento provocado pelo uso abusivo e exagerado da internet e dos seus recursos variados...a enganosa proximidade do outro através das redes sociais...a imensidão de amigos que nunca se viram mas que dão a impressão de estar presentes nas vidas uns dos outros de uma forma efetiva, substituindo ilusoriamente o contato pessoal no mundo real. Concordo que essa é uma face da moeda...mas como em tudo, a moderação é o fulcro da questão, e neste caso põe a descoberto uma outra faceta deste fenómeno...Para muitos, a internet tornou-se na realidade uma forma de "sair da sua  casca", do mundo restrito da sua casa, o combate eficaz da solidão que tantas vezes assola os mais velhos, fora já da vida ativa, dando-lhes novos objetivos, promovendo   capacidade de integração, iniciativa e comunicação, preciosos. 
No que me diz respeito devo dizer que desde que me envolvi na blogosfera, e depois no face, não só me renovei ao adquirir novas competências, como conheci pessoas incríveis que estão realmente presentes na minha vida virtuais ou já não, e recuperei ainda pessoas que não via há muito tempo, perdidas nas curvas da vida e com as quais agora mantenho de novo contato...O saldo é deveras positivo. Mas creio que neste, como outros assuntos, cada caso é um caso e avaliações demasiado radicais ou apressadas serão, em minha opinião, sempre redutoras.
Bem hajam queridos amigos!



42 comentários:

  1. Adoro estar nos blogues, lendo, comentando ,mas precisamos como em tudo, equilíbrio e temos que ter nossa vida real mantida !! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Chica...é o tal equilibrio que é preciso manter!!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Concordo com as suas palavras ,como tudo na vida tem o lado bom e mau ,mas tambem para mim foi um saldo muito positivo ,encontrei pessoas fantasticas e admiraveis como voce ,amigos de escola ,vizinhos ,familiares que estao espalhados pelo mundo .Querida amiga Maria tudo e belo quando temos consciencia e responsabilidade ,quando comecei neste mundo da blogosfera foi atraves de uma pessoa que estava em França que era da terra dos meus pais e tinha um blog fantastico foi ai que tudo começou ,e foi crescendo com o passar do tempo ,uso mais o blog para crescer e me cultivar com pessoas que sinto que me fazem bem ,o face serve mais para descomprimir .Beijinhos querida amiga Maria ,e muito obrigado pelas suas palavras .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente de acordo Emanuel, querido amigo descoberto por aqui na blogosfera mas que preso muito :) !
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. O importante é mesmo utilizar as coisas com moderação e equilíbrio. A internet, como tudo na vida, tem os seus prós e os seus contras, a partir do momento que temos essa consciência temos que aprender a dosear.

    Beijinhos, minha querida*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal e qual minha querida Andreia...!!!
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  4. À distância dum clique,
    perdidos nas curvas da vida
    com a internet, ninguém fique
    saúde, paz, amor e ternura
    o blogue de amiga Maria
    encontrei na Próxima Curva!

    Boa noite e um beijo para você amiga Maria.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois foi amigo Eduardo e foi aqui que encontrei também os seus sempre carinhosos comentários poesia :)!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Concordo, mas como em tudo na vida, conta o peso e a medida da importância que damos ao mundo virtual e não deixarmos que ele se sobreponha ao real. Bjoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se se sobrepuser as coisas estão invertidas e algo está mal...!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. Amigos são amigos sejam virtuais ou não. Há cinco anos passei por uma fase extremamente complicada. Depois de duas cirurgias, quando ainda me estava restabelecendo, meu pai faleceu. Minha mãe que já estava acamada por AVC piorou muito e meu marido foi diagnosticado com cancro na próstata. Os amigos virtuais foram os que mais me apoiaram. Eram constantes os telefonemas e os emails.
    Acredita que amigos que nunca tinha visto se deslocaram ao Barreiro para me apoiarem e me darem um abraço no dia do funeral? E olhe que um casal veio de Viseu ao Barreiro. Nunca vou esquecer o carinho
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha história embora mais recente porque ainda nem estou há dois anos na blogosfera, assemelha-se muito à sua querida Elvira...fiz o blogue precisamente para ter algo que me desse um contraponto ao que estava a enfrentar com o meu marido que começou precisamente com um cancro na próstata...logo a seguir ele foi operado de novo e de manhã antes da operação tinha o e-mail cheio de mails carinhosos e mensagens e telefonemas logo pela manhã, antes de qualquer familiar ou amigo dito real....depois disso tem sido sempre por aqui que encontro apoio certo que considero precioso e me tem ajudado "realmente".
      Beijinhos minha amiga
      Maria

      Excluir
  7. Bom... falando sobre a rede quase tudo é relativo.
    Tudo que é demais tbm não é bom.
    Mas concordo que dá para conhecer coisas e pessoas bem interessantes.
    Já tem post novo lá na casa.
    Abraços.
    Janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A moderação é a base de tudo...!
      Lá passarei para a visitar com todo o gosto!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. OI MARIA!
    ESTAMOS EXPERIMENTANDO UMA NOVA FERRAMENTA QUE SE USADA COM MODERAÇÃO, POIS ACHO QUE, NADA SUBSTITUI OS CONTATOS INTERPESSOAIS, É MUITO IMPORTANTE E CADA VEZ MAIS ESTÁ EM NOSSAS VIDAS E NÃO HÁ COMO DEIXÁ-LA PARA LÁ.
    MUITO BOM E REFLEXIVO TEU POST.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim há que explorá-la com cuidado mas aproveitando o que tiver para nos oferecer e na minha perspetiva tem muito!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. Concordo com a sua observação. Talvez as pessoas se tenham acostumado a criticar mal tudo e por isso só gostem de focar-se nesse aspecto mas sem dúvida alguma que a internet é uma forma de comunicar como um dia assim o foi o telefone. E muitos disseram a mesma coisa desta invenção "infernal", que ia prejudicar o contacto humano e pessoal :D :D :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente amiga e na verdade o telefone permitiu manter relações, matar saudades, quebrar solidões...de uma outra forma a internet também cumpre essa missão indo mais além!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. Concordo com a Maria. Eu depois de ter entrado neste mundo que é a blogosfera tenham encontrado pessoas fabulosas, amigas virtuais, e outras que deixaram de o ser para estarem presentes na minha vida. Pessoas que me têm ajudado a crescer e dado também as palavras certa nos momentos em mais preciso delas.
    Todas as ferramentas nos podem ser úteis, depende apenas a forma com as usamos!
    beijinhos

    Lassalete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente o que acho Lassalete e acredito que se consegue um conhecimento interior aqui, de pessoas que provavelmente não abordaríamos na vida real por julgarmos que nada tinham a ver connosco.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Que o dia de hoje seja luminoso minha querida!

    ResponderExcluir
  12. Minha doce madrinha Maria.
    Li com atenção sua postagem com verdades
    inegável tal a veracidade .
    Hoje vou fazer a postagem de final de semana
    farei uma surpresa boa para vc de mãos dadas contigo
    ñ quero mais lutar só preciso viver.
    Te amo muito talvez como nunca tenha amada
    um ser humano tão especial que Jesus colocou na mina vida.
    Um dia de paz minha amada paz e luz de Jesus.
    Da sua afilhada.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida afilhada Evanir, nem tenho como agradecer as suas palavras e o seu carinho, obrigada por tudo, não esquecerei nunca...a nossa amizade é prova provada de que amigo é amigo...comece em virtual ou não!!!! Fique com Deus minha queridíssima amiga!!!
      Beijinhos e todo o meu carinho
      Maria

      Excluir
  13. Mais uma opinião madura e com discernimento.

    O meu saldo também é positivo porque faço uma triagem com a malha pequena. :)

    Bjinhos Maria !

    ResponderExcluir
  14. Como tudo na vida, querida Maria, no meio termo é que está a virtude! Se soubermos usar a internet com conta, peso e medida, retiramos dela o melhor. Que é o que fazemos aqui na blogosfera! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim penso que aqui na blogosfera impera a moderação ao contrário do que muitas vezes acontece no face!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Concordo mesmo. Eu já conheci pessoas fantásticas da blogosfera. Tenho pena, por exemplo, que a minha mãe não se dedique mais à informática (internet). Escusava de passar tanto tempo em casa a limpar o que já está limpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ! A minha já não foi a tempo nessa área mas durante a sua doença fez-lhe muitíssimo bem saber que havia gente que nem conhecia pelo mundo fora a rezar por ela...e que em alguns blogues em alguns momentos difíceis por ela se acenderam velas virtuais...a magia da blogosfera...!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Olá Maria,obrigada pela visita e as orações.
    bjs amiga-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo corra pelo melhor amiga Carmen!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Subscrevo quase tudo o que tu dizes....
    Por exemplo, mesmo virtual, adoro que estejas aí desse lado e nem que seja um OLÁ, já me preenche o dia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mútuo minha amiga...é mútuo...:) e o teu apoio, carinho e presença no meu cantinho têm feito a diferença, obrigada!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  18. Retribuindo a visita que muito agradeço, deparei-me com um blogue muito bonito, de que quero dar-lhe os parabéns.
    Volte sempre...Que a felicidade esteja em seu coração.

    Fique feliz

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo, obrigada pela visita e simpático comentário!
      Boa noite!
      Maria

      Excluir
  19. Sou uma contabilista que em casa Maio de 2011 ficou no desemprego, o mês passado foi-me dada a reforma, estou em casa, mas só ligo o PC depois de jantar, durante o dia só acontece se estiver doente, mas só estou na blogosfera e face.
    Concordo plenamente contigo minha amiga, oa amigos virtuais são para mim muito especiais.
    Perdi uma irmã com 38 anos, idade que eu também tinha quando perdi o meu marido, perdi um netinho com 6 meses e foi os amigos virtuais que me ajudaram imenso, a qualquer hora do dia, recebi muita força desse lado.
    Também entendo as pessoas que vivem sós e, usam a net para afastar a solidão, que é um dos piores inimigos.

    E por falar em virtual, eu adoro as conversas entre nós duas.

    Beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga também adoro as nossas conversas e a tua presença nos momentos difíceis e sempre passando com carinho e gentileza têm criado uma relação de amizade...não importa se virtual ou não...tenho muito a agradecer-te e sim como bem sabes tenho tido da blogosfera muito apoio sempre que tenho precisado e isso tem feito a diferença...convosco riu, choro, partilho, comovo-me e quedo-me grata...e por falar nisso...muito muito obrigada pelas flores que aqui deixas todos os dias...:) !
      Beijinhos mil
      Maria

      Excluir
  20. Boa noite Maria.
    Amizade virtual para mim é igual a off, ambas muito especial.
    Algumas pessoas perguntam mas vocês não se conhece, talvez conhecemos ate mais do que a off, porque geralmente a contato diário. Ficamos preocupado quando a doença, ficamos felizes em postagem alegre, em resumo torcemos pela felicidade dos nossos amigo[a] as amizades virtual para mim nunca me prejudicaram, apenas acrescentou coisas positivas na minha vida. Mas também não me afastaram das minhas amizades off, pois sei que também são muito importantes.
    Uma bela postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Maria, como tudo na vida, o mundo virtual também tem o seu lado bom e o seu lado ruim, basta que saibamos utilizá-lo com equilíbrio e bom senso.
    Minha experiência com o mundo virtual é extremamente positiva, pois tenho uma dificuldade imensa em vender minhas artes e por aqui, consigo realizar o que agora, estou tendo confiança de fazer na vida real, justamente por ter tido êxito na virtualiade e fez com que eu conseguisse me sentir segura e confiante na vida real.
    Tudo é equilíbrio, basta usarmos com moderação e responsabilidade.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  22. À distância de um clique estará sempre aquilo que nós quisermos que esteja, porque (com as devidas exceções) a escolha será sempre nossa. Penso que a internet poderá ser igualmente boa ou má, consoante o uso que fazemos dela… e pela experiência que tenho, prefiro também ver o seu melhor lado e aquilo que me tem permitido fazer e conhecer, sabendo que, como tudo na vida, tem os seus aspetos negativos.
    Um beijinho Maria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...