domingo, 15 de junho de 2014

Minha pequena e corajosa princesa!


«Mãe...mãe ainda falta comprar o protetor solar...o repelente de insetos e as havaianas novas
 que as outras já não servem», grita a P. saindo do quarto a correr com a lista das coisas para levar na mão...Sinto-lhe o entusiasmo à mistura com a ansiedade de ir ficar "tantos" dias fora pela primeira vez...Esses sentimentos mistos e quase antagónicos pairam no ar há vários dias...inconfundíveis...incontornáveis!
A P. terminou ontem as aulas...não foi um ano fácil...antes um ano de grande aprendizagem para ela e para nós que todos os dias a deixávamos na escola impassíveis e seguros por fora e " com o credo na boca" por dentro. Este ano escolar a P. teve de por à prova toda a sua capacidade de adaptação e de conquista da medida certa na difícil arte de funcionar num espaço muito diferente do conhecido e de socializar com os novos colegas com experiências, hábitos e atitudes tão diferentes dos dela. No meio do segundo período ouvi da diretora de turma, também professora de educação cívica o que sistematicamente de uma maneira ou de outra tenho ouvido de todas as que têm acompanhado a P. o suficiente para a conhecer..«A P. é um ser humano excelente...preocupa-se com todos...ajuda todos»...E isso mais do que as suas notas de quadro de honra aquece-me o coração...sabendo ainda para mais o que a minha filhota tem enfrentado no que toca às doenças do pai e da avó.
Agora é tempo de férias e pela primeira vez parte por 7 dias (Aguenta coração!!! ), para uma colónia de férias com o ATL do colégio onde andou até ao quarto ano e onde continua em apoio ao estudo...já tinha ido outras vezes mas 3 dias e mesmo assim as saudades dela e as nossas apertaram...! O programa é fantástico, arborismo, escaladas, rapel, slides, canoagem, tiro ao arco, passeios, jogos,um dia de acampamento, piscina de ondas, praia fluvial...tudo num ambiente natural lindo de Vila Nova de Ceira e zonas envolventes...e é certo que essas atividades são todas conhecidas da P. que as adora...mas não posso deixar de ficar ansiosa...sobretudo porque sei que ela também está...porque vai faltar pela primeira vez à festa de final de ano do F. e por achar que quando está longe de nós está a perder algo de essencial e irrecuperável ... muito por ter percebido devido às circunstâncias e cedo demais, que a perda pode entrar na vida de qualquer um em qualquer momento!!!! Também por isso é importante que vá ...que alongue os seus voos...que  aprenda também a ser feliz para além de nós......!!! Agora vai sozinha...em agosto se tudo correr como está previsto vamos viajar todos concretizando o sonho que temos vindo a preparar...a nova cirurgia do maridão empurrámo-la para Setembro...!
« Mãe vamos hoje às compras?»...« Claro filha partes já na segunda feira!!!» E pouco depois saímos debaixo de um calor insuportável..péssimo para o meu coração maroto...mas que interessava isso???

Bom dia e bem hajam queridos amigos!





44 comentários:

  1. Está a crescer a tua menina. Deixa-a ir... e o resto aos poucos entra tudo nos eixos.
    Maria, um grande beijinho e que tudo corra como tu mereces e desejas :)

    ResponderExcluir
  2. O entusiasmo das crianças chega a ser contagiante! E tu nada de abusar, mau mau!! afinal não lhe queres dar mais uma coisa com que lidar, certo???? Por isso juizinho

    ResponderExcluir
  3. Lindo momento Maria que a alegria e a felicidade sejam sempre uma constante na sua vida ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderExcluir
  4. Maria esse relato é muito querido e ternurento. Uma menina a crescer por fora e por dentro, e uma mãe (e restante família) a segurar os nós desse crescimento, mas ao mesmo tempo, desatando devagarinho...beijinho e que tudo corra bem, que a vossa família merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custa a desatar ...mas tem de ser!!!! Obrigada pela companhia...!!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. A tua menina está a crescer a tornar-se num ser humano fantástico, dá para perceber isso pelas tuas palavras. E tenho a certeza que aprendeu isso com os pais e a restante família. Vai tudo correr bem, vais ver :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andreia pela tua companhia tão presente nesta altura em que não estou a comentar outros blogues e pelo teu carinho!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. Maria,como é gostoso ler tudo o que escreve...nossos filhos estão sempre a nos surpreender, né?
    Deus abençoe e ilumine as suas férias e que os dias demorem a passar pra vcs aproveitarem muito!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas carinhosas palavras...sim os filhos surpreendem-nos todos os dias!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. O tempo passa,os filhos crescem e a nossa preocupação continua.Esse momento de ficarem longe por um certo período ajuda no crescimento pessoal.
    Boas férias para a P.,bom domingo Maria.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é preciso aprenderem a estar longe e perto ao mesmo tempo e ser felizes na ausência!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. A P. deve sair à mãe :)
    um beijinho e um bom Domingo
    Gábi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :))! Obrigada Gábi...pelo carinho e apoio!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
    2. :))! Obrigada Gábi...pelo carinho e apoio!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. O entusiasmo das crianças é sempre maior do que a nossa preocupação. Há dias a minha neta, foi pela primeira vez ao zoológico, com a turminha dela da pré. Uma semana antes já andava a perguntar quando chegava o dia. Mas elas vão crescendo, e precisam ganhar asas.
    Um abraço e resto de bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisam mesmo e nós temos de saber deixá-las voar!!! Mas custa...:)!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. Essas asas crescem de forma natural,mas doem tanto, principalmente a quem lhes plantou a semente.

    Que se divirta e cresça harmoniosamente.

    Beijinhos e boas compras.

    ResponderExcluir
  11. Que doçura de texto.

    A tua menina precisa voar e preparar-se para a vida. Custa a todos , mas a vida é assim!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em absoluto...mas que custa custa:))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  12. Apesar de todos os desencantos,
    de todos os obstáculos, das dificuldades.
    ainda sim é preciso manter
    a esperança que vive em você!
    Apesar de todos os desencantos,
    de todos os obstáculos, das dificuldades.
    ainda sim é preciso manter
    a esperança que vive em você!
    Estou passando para semear amor
    é tudo que sei fazer ,
    e tudo que posso fazer de melhor na minha vida.
    È semeando amor que cultivo amizade ..
    È semeando amor que encontraremos
    a paz tão sonhada
    Deus abençoe seu final Domingo.
    E sua semana também.
    beijos e meu eterno carinho.
    Sua afilhada..Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida afilhada obrigada pela sua generosidade, carinho e cuidado...que tudo o que deseja para mim de bom retorne para si em dobro minha querida amiga que bem o merece!!! Mil beijos e meu enorme carinho!
      Maria

      Excluir
    2. Minha querida afilhada obrigada pela sua generosidade, carinho e cuidado...que tudo o que deseja para mim de bom retorne para si em dobro minha querida amiga que bem o merece!!! Mil beijos e meu enorme carinho!
      Maria

      Excluir
  13. Eu admiro-te....admiro a forma com encaras a vida e pelo facto de dares asas aos teus passarinhos para voarem, eu também deixo, mas confesso que sou muito mais agarrada.
    Vai correr tudo bem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que não sei Rosinha...é difícil ser mais agarrada que eu até pelas circunstâncias...custa-me horrores permitir e incentivar os voos!! Mas tem que ser!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
    2. Olha que não sei Rosinha...é difícil ser mais agarrada que eu até pelas circunstâncias...custa-me horrores permitir e incentivar os voos!! Mas tem que ser!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  14. As mães são assim, alguma separação dos filhos ficam de coração nas mãos e pelo que vejo o teu anda-te a pregar muitas partidas...
    Que ela se divirta muito decerto trará recordações muito felizes. Pinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda mesmo!!! Mas neste caso ele tremelica sempre! Obrigada Pinta pela companhia!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Já passei por estas ....... pensamos na corda que temos nas mãos: puxa ou solta mais um pouco? É a vida. Aos poucos vamos nos acostumando e aprendendo a hora certa para as decisões.
    Tenham uma linda semana.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivendo e aprendendo...eles e nós:))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Ser mãe é isso mesmo Maria, é saber que temos de deixá-los voar aos pouquinhos, mesmo que o nosso coração fique bem pequenininho! Cuide bem do seu porque, tal como diz, elas não matam, mas moem.
    Apesar dos receios que a maturidade precoce da P. lhe traz, ela virá de bagagem cheia de aventuras fantásticas e muitas histórias para contar; de momentos únicos que farão parte da sua história de vida.
    Beijinhos Maria e tenha uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente de acordo com tudo o que diz minha amiga, sim virá cheia de histórias e saudades e aprendizagens...como tem de ser...! Obrigada pela sua companhia por aqui!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Parabens à tua filhota, é tão bom quando nos dão essas alegrias.
    Eu também fui muito Mãe galinha em relação às saidas das minhas filhas, agora já vejo as coisas de outra maneira ....e é muito bom para eles terem essa experiência f.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou aprendendo todos os dias..No caso dos meus filhotes é muito importante que vivam connosco o máximo de coisas importantes e ao mesmo tempo aprendam a ser felizes e autónomos para além delas...se me entendes...e não é fácil o equilíbrio...eles são terrivelmente agarrados a nós!|
      Beijinhos minha querida amiga!
      Maria

      Excluir
  18. Obrigada por compartilhar seus momentos em família conosco! Li e me emocionei, porque sei o quanto é difícil deixá-los voar um pouco mais longe de nós...
    Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é Juni...custa horrores...mas sabemos que tem de ser...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  19. É difícil mais é essencial que ela tenha novos voos!
    É de parti o coração e deixa-vos angustiados mais é, necessário para o aprendizado de vida dela.
    Eu digo o mesmo, muito obrigado por partilhar este momento tão belo e sublime conosco... tão emocionante e tocante que me fez criar lágrimas com um misto de alegria e angustia... mesmo não conhecendo de pertinho vós!

    Que bela princesa é sua filha.
    Que ela tenha uma boa viagem e divirta-se muito!

    Beijos linda Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão Lia! Temos de ajudá-los no ensaio do voo que será a sua vida...!Obrigada pelo carinho!Beijinhos
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...