sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Um passo de gigante !!!



«Hoje é mesmo um passo de gigante mãe»! À minha frente tenho a P., hoje em versão de diabinha  vermelha e linda ("babosice" de mãe perdoem), segurando nas mãos asas e auréola de anjo….Não estão a perceber?….Eu explico….Hoje é o dia do desfile de Carnaval na escola e, como não podia deixar de ser, a P. participa…adora envolver-se nas atividades que por lá há, e eu apoio, por a ver tão interessada e autónoma , pedindo autorização mas tratando depois de tudo o resto sozinha…! Desta vez, com duas amiguinhas bem mais altas do que ela, vindas de Angola no ano passado, com anos em atraso e portanto mais velhinhas, decidiu formar um trio temático...um diabinho, pequeno mas maléfico (ela própria) e dois enormes mas lindos  e boníssimos anjos (as duas amiguinhas)!!!! «Dá para explorar em Educação para a cidadania mãe…Nunca devemos julgar pela aparência …nem sempre o mais pequeno é o mais inofensivo ou bom….». Querida P…..quantas coisas correm na sua cabecinha de caracóis que definitivamente não lhe serve só para usar cabelo…As asas que tem na mão enquanto me fala são para a E., comprou-as ela com o seu dinheiro (que eu às escondidas já repus), por a amiga não ter dinheiro para comprar os adereços…e, tudo a postos para o desfile, ambas escondemos o nervosismo que em nada tem a ver com ele…é que pela primeira vez a P. pediu para ir na hora de almoço com os amiguinhos ao Macdonalds e depois à loja das gomas, perto da escola mas a implicar travessia de ruas  e cabecinha bem no lugar, já que o grupo que vai tem experiências e realidades de vida bem diferentes da minha filhota…! Confesso que a minha primeira resposta foi não…pensando que se estavam a queimar etapas e temendo pela segurança dela…E esta semana foi sofrida na decisão final, espartilhada entre a opinião do pai que, desde o início achou que era de autorizar, e os olhinhos lacrimejantes da P. perante o não, embora dissesse que aceitava porque não queria que eu ficasse triste. Pensei, pensei, pensei…falei com outras mães sobre o que já faziam as suas filhas com a mesma idade da P. (11 anos) e, na quarta feira, após um reconhecimento do caminho a percorrer com ela, dei o meu sim perante saltos de alegria da minha pequenota….Ontem ela estava felicíssima  e confessadamente um pouco nervosa porque a logística de várias coisas ao mesmo tempo (desfile, aulas e almoço fora), são de fato um desafio e tanto. Hoje dizia que já não estava tão nervosa, que ia dar conta do recado e que eu não me preocupasse porque ela me ia mantendo ao corrente do que se passava por telefone. Abracei-a, e de coração apertado disse-lhe o quanto confiava nela e como tinha a certeza de que tudo ia correr tudo bem…! E confio…e sei que no que depender dela tudo vai correr bem…mas ambas sabemos que desta vez é mesmo um passo de gigante!!!
E agora perdoem que tenho de ficar especada ao pé do telemóvel à espera de notícias...Ah coração de mãe sofre....!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



8 comentários:

  1. Ainda agora eu e o meu marido conversávamos sobre a nossa época da escola, quando íamos sozinhos, amassando barro ( eu no interior da selva no Brasil) e ele cá em Portugal, quando tínhamos pela confiança nos vizinhos e amigos...E hoje uma criança de 11 anos ainda não faz o que eu aos 6 já fazia, como ir sozinha a algum evento.....Hoje não temos confiança em nada, basta ver o noticiário...Triste realidade: boas numas coisas e muito ruins nas outras..., mas fico feliz que tenha permitido a sua filha crescer, tomar decisões, viver a vida.....

    ResponderExcluir
  2. Como eu a entendo Maria! A primeira saída da minha para almoçar com as amigas, fora da escola, também me fez imensa confusão. Este é o passo que mais custa, de gigante como diz, todos os outros serão depois graduais e custam menos. Quando elas são responsáveis é mais simples, acredite!
    beijinhos e um bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  3. Oh amiga, são passos de gigante que ajudam uma criança a crescer :) Mas percebo, claro, a tua preocupação. Afinal, também já fui criança e a minha mãe passava sempre por situações parecidas quando eu ia a várias excursões com a Escola.
    Espero que tenha corrido tudo bem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi! Você consentiu que sua filha crescesse...sei que é dificil...pois a realidade de hoje nos põem temerosos.Mas temos que confiar emDeus.Beijo

    ResponderExcluir
  5. Com certeza tudo ira correr bem ,desejo-lhe um fim de semana cheio de felicidade ,muitos beijinhos Maria .

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria!
    Mães têm dessas coisas mesmo, porém, não podemos segurar nossos filhos. Eles querem ir, saber como é, serem felizes.
    Tudo de bom para sua filhinha, para vocês com a proteção de Deus.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. A tua P. tem um bom coração e sentido de responsabilidade, fizeram um excelente trabalho, e isso nota-se pelo discurso e reações dela que partilhaste aqui.
    Espero que tenha corrido tudo bem! Beijinhos, minha querida*

    ResponderExcluir
  8. Adorei ler esse seu texto. Os nossos filhos acabam por voar e criar a sua independência. Para nós, as mães, acaba por ser mais um tormento, com os corações bem apertados, mas sempre a mostrar-lhes o nosso apoio e confiança, que ainda precisam muito. Parabéns por esta bela reflexão. Tudo de bom para os seus filhotes. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...