quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Esta não esperava!!!


Não esperava…confesso que não esperava que o facto dos sacos de plástico nos supermercados custarem, agora 0,10€ mudasse de tal maneira os hábitos de quem compra…Poderá ser o dito “sol de pouca dura”…pois sim…mas entretanto tenho-me rido sozinha vendo como de repente todos nos tornámos ecológicos ao ponto de levarmos nos braços a abarrotar as compras para as quais não se levaram sacos nem se quis pagar nenhum…Era então o facto dos sacos serem dados que promovia o seu uso e abuso…? E não a verdadeira “necessidade” enraizada dos mesmos?  Bastou um “ai que agora paga-se “ para que, de uma assentada, conseguíssemos mudar o hábito de tantos anos de trazer sacos e mais sacos de cada vez que íamos ao supermercado…???? Pois pasmo!!!! Mas em boa verdade, dada a importância do assunto para a vida no planeta, pouco me importa quais as razões que movem as mudanças, desde que elas sejam positivas e necessárias. O que não entendo é que sendo esta uma boa medida, do ponto de vista ambiental, não reverta o total da receita dos sacos que venham a ser comprados para a causa da sustentabilidade … 10% apenas meus caros senhores deste governo desgovernado…??? E o resto???? Será que a preservação ambiental não é a principal causa que vos move neste assunto…? Nahhhh, eram lá capazes…não acredito….ou será que eram….?????

Bom dia e bem hajam queridos amigos

14 comentários:

  1. SÓ quando as pessoas sentem no BOLSO, mudam de conduta! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Pensam que não eram capazes. Há males que trazem coisas muito boas, por arrasto, só mesmo por arrasto! A sustentabilidade não é ponto que lhes toque na sensibilidade!
    Beijinhos Maria

    ResponderExcluir
  3. Espero que realmente estejamos a contribuir para a sustentabilidade!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Há uns 6 ou 7 anos que uso sacos de pano. Tenho vários e apoio esta medida. Mai nada! Toca a usar o bom do saquinho como faziam as nossas avós. O planeta agradece e nós ficamos "muita mai lindas" com sacos diferentes, giros e sem publicidade fanhosa, ehehe.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Acho que o principal e mesmo fazer receita para o saco sem fundo com os poucos que ainda nao levam o saquinho para as compras kkkkk,o resto acho que o governo nao quer mesmo saber infelizmente ,beijinhos Maria.

    ResponderExcluir
  6. Quando começaram a aparecer aqueles sacos grandes de duas asas, comprei e nunca mais usei sacos de plástico. Até porque não tenho automóvel, e aqueles sacos levam muita coisa e depois trago com o marido pegando cada um de seu lado. Quando vou sozinha levo o troley e pronto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Que adianta se continuam comprando sacos de plástico que não são biodegradáveis para o lixo e outros artigos de plástico que além de intoxicar o meio ambienete, também nos enche de bisfenol!

    ResponderExcluir
  8. Há muito tempo que só uso sacos reutilizáveis. Para mim não é novidade!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. à muito que não uso sacos de plastico quando faço compras! No entanto não acredito muito nesta pelos nossos governantes, para eles importa mais dinheiro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Concordo contigo, o dinheiro dos sacos devia reverter para a causa que se defende.

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderExcluir
  11. Não é tão prático andarmos a carregar sacos vazios para depois encher, mas uma pessoa habitua-se e mexerem-nos assim no bolso à descarada é que não :)

    ResponderExcluir
  12. Ao contrário: esta medida vai tornar as pessoas MENOS ecológicas.
    Só resulta nas aparências.

    Ao economizar sacos de plástico, as pessoas vão regredir às práticas antigas. Já demorou imensos anos a educar alguns a colocar o lixo num saco de plástico ANTES de o despejar no contentor. Agora o que vai acontecer? Para economizar os sacos, que estão caros, as pessoas voltam ao "balde" e despejam lixo não ensacado nos contentores. E acaba-se a SEPARAÇÃO DE MATERIAIS. Porque não é cómodo separar, em diferentes sacos, os plásticos, os vidros etc... Vai tudo para o lixo doméstico.Para fazer compras, tudo bem, as pessoas passam a usar sacos de pano. Nada de extraordinário. Mas para a separação de resíduos e para o lixo, a falta de sacos de plástico vai ter um efeito contrário às boas práticas entretanto conquistadas por anos de tentativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim infelizmente tem também essa vertente!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...