Que fique dito que acho que cozinhar tem algo de místico e que nada se pode equiparar à magia de ir juntando ingrediente a ingrediente, provando, verificando, mexendo, verificando de novo, aumentando ou diminuindo a temperatura de cozedura, verificando ainda e uma vez mais...sem grilhões de tempo ou espera, até que por fim nos damos por satisfeitos com os resultados e partimos para a mesa de prato em riste, almejando merecidos elogios.
Mas a vida tem fases e.... fases! No meu caso, épocas houve, em que cozinhei de coração guiando a mão, e essa é a maneira única de se bem cozinhar realmente. Ainda me acontece isso, por altura de festejos ou comemorações em que a emoção fala mais alto e entra na cozinha. No momento porém, e há que assumi-lo sem medo, não ando muito vocacionada para esses lados, e cozinhar tem-se tornado num esforço que me pesa...! Não gosto da sensação e tenho pensado como posso mudar isso a bem de todos lá em casa!
Já não tem conta as vezes que fui assediada para ver demonstrações da Bimby...sempre travava o início do processo com as sacramentais perguntas " Vai às compras? Decide o que vamos comer??? Não? Bem então só compro quando fizer essas duas coisas!!!"
Na verdade tenho horror a "monos" e temi sempre que ficasse a um canto depois das primeiras entusiasmadas experimentações....!
Atualmente porém o desespero por algo que me ajude a vencer o stress provocado pela falta de tempo aliada à necessidade de continuar a alimentar uma família de quatro, de preferência com um sorriso nos lábios, levou-me a ficar mais atenta ao tema Bimby...e... como se o universo congeminasse contra mim (ou a meu favor...a questão é essa), ontem a P. foi a casa de uma amiga passar o dia e veio de lá maravilhada com a dita maquineta (perdoem-me os fãs da mesma), e com aquilo que ela própria e a amiguinha tinham conseguido fazer nela. O entusiástico testemunho da P., fez-me querer falar com a mãe da M. (a amiguinha) sobre o assunto, sabendo aliás que até há alguns meses atrás era uma descrente como eu quanto às vantagens da Bimby!!!
No fim da conversa eu já balançava...e pouco depois estava a perguntar como poderia assistir a uma demonstração...Assim no domingo vou ter uma, e espero manter a lucidez suficiente para uma decisão certa!!!
Para isso vou precisar de uma ajudinha por aqui!!!! Quem é que sabe alguma coisa sobre Bimbys???? Valem mesmo a pena??? Porquê...Ou porque não????
Ajudinha por favor!!!!
O tema hoje é do mais prosaico que há...mas a vida é mesmo assim...cheia de curvas...umas diferentes das outras...:) !
Bem hajam queridos amigos!
Maria só sei de ouvir falar.....há quem diga bem outros nem tanto.
ResponderExcluirEu só vou aderir quando inventarem uma maquineta que eu diga o prato que quero e ele apareça feito.
Compreendo a tua situação, e para quem tem falta de tempo, penso que ajuda bastante.
Bjs
:))
Pois essa era mesmo a máquina ideal...mas no ponto em que me encontro contento-me com menos :))!!
ExcluirObrigada pela tua opinião amiga
Beijinhos
Maria
Minha querida Maria ,primeiro que nada tens um desafio no meu blogue, não te sintas obrigada se não quiseres responder :)
ResponderExcluirQuanto à bimby, tu é que sabes neste momento a falta que te pode estar a fazer. Sabes que sempre podes voltar aos tachos e panelas :)
Eu tenho uma bimby rustica: Frigideiras, panelas, o cheirinho que fica na cozinha, tudo feito manualmente, mas não estou como tu neste momento. Portanto se queres assim tanto, recebe já o teu presente de natal adiantado :)
Beijinho
Espero ter ajudado :)
Obrigada Maria por teres lembrado de mim para o desafio...claro que o farei...e obrigada também pela tua opinião...na verdade não sei se quero...estou é com a sensação de que preciso ....!!!! Como prenda de Natal é bem cara...tenho mesmo de perceber se vai fazer suficiente diferença na minha vida!
ExcluirBeijinhos
Maria
:) Não tenho uma, mas de amigas que têm estão super satisfeitas e não querem outra coisa. Naturalmente que todas elas passaram pelo encanto inicial de fazerem as receitas todas e as coisas mais elaboradas que existem. Depois volta.se aos pratos normais do dia a dia, mas continuam a achar que é uma boa ajuda!
ResponderExcluirEu continuo a ser uma resistente porque gosto de cozinhar e ainda consigo lidar com essa tarefa, mas não sou fundamentalista ;) Fica uma luz ao fundo do túnel para um dia...
Se quiseres posso por.te em contacto para falares com alguma delas!
Beijinhos
Isso é uma boa notícia..não peço fantásticos pratos novos todos os dias...apenas que a dita me vai ajudar e simplificar a vida diariamente. Obrigada pela opinião e pela sugestão de me pores em contato com as tuas amigas utilizadoras de Bimby...se depois da apresentação ainda estiver muito indecisa digo :))!
ExcluirBeijinhos
Maria
Não percebo nada dessa máquina maravilhosa!
ResponderExcluirAliás...só uso a batedeira para as claras (a mais simples) e a varinha mágica!
Gosto da "colher de pau" do provar...do acrescentar...saboreando cada etapa da cozedura!!! Bj
Percebo-te amiga...eu porém estou noutra fase...:)))!
ExcluirBeijinhos
Maria
Eu adoro a cozinha e adoro experimentar, fazer, provar e etc e tal. Mesmo quando é suposto estar a cozinhar por obrigação, eu faço-o com prazer. Até os rissóis sou eu que os faço. Não compro congelados. Gosto de por a mão na massa. Mas qualquer pessoa tem os seus dias. Para mim, por mais aborrecida que esteja, cozinhar é um escape. Quando estou chateada com alguma coisa, a primeira que me ocorre é fazer um bolo novo. Mas nem toda a gente é assim ou tem que ser.
ResponderExcluirConheço muita gente que tem e, claro, a excitação inicial é a loucura para os cozinhados, mas depois dessa fase continuam a usar. Uma amiga minha tem Bimby desde os tempos primórdios (talvez uns 10 anos) e continua a utilizar todos os dias.
Conheço um homem que adorar porque vive sozinho e não tem a maior aptidão para a cozinha... Desde aí come coisas muito mais saudáveis e apetitosas em vez de ir ao restaurante quase todos os dias.
Quem tem, nunca ouvi dizer que foi dinheiro mal gasto, mesmo depois de algum tempo.
Se eu só vejo maravilhas, porque é que ainda não tenho?
1º os 1000 euros fazem-me mesmo falta para outras coisas
2º tenho uma maquina estilo maquina de fazer pão que me ofereceram quando casei que não dá para grande coisas mas faz uma espécie de assados que me dá imenso jeito quando vou jantar fora e no dia seguinte não tenho almoço para trazer para o escritório. Deixo a comida a fazer durante a noite. Eu, que torci o nariz quando me ofereceram aquilo, uso a maquina e reconheço que me dá muito jeito de vez em quando e é completamente limitada ao pé da Bimby.
Tens que pensar na relação preço e utilização que lhe vais dar. Quanto à utilidade da Bimby, nunca ouvi ninguém (que tenha) dizer que não presta ou que foi mau investimento. ;)
Grata, muito grata por esta opinião e informação tão desenvolvidas, valeu mesmo e claro tens razão em relação ao preço...só valerá a pena se for utilizada diariamente e se revelar uma ajuda muito significativa...vamos a ver o que decidirei..!!! Obrigada e beijinhos
ExcluirMaria
Querida Maria
ResponderExcluirCreio não poder te dar esta ajudinha. Mas você saberá colocar na balança os prós e os contras e avaliar a sua necessidade. Portanto acho que não cabe a mim expressar minha opinião nesta questão mesmo porque cozinha não é o meu forte vamos dizer assim.
Boa decisão amada amiga
Beijos,
Gracita
Espero bem que sim Gracita...obrigada!
Excluirbeijinhos
Maria
Eu gosto bastante da minha Bimby, dá-me um jeitão, principalmente para fazer aqueles pratos que de outra maneira não faria (bacalhau com natas, bacalhau À brás). é tudo tão rápido e simples. Eu estou super satisfeita...mas também tenho que dizer que nunca fui fã de estar à frente dos tachos, por isso para mim foi sem dúvida um belo investimento!
ResponderExcluirObrigada Medusa...fiquei animada coma tua opinião na primeira pessoa :)))!
Excluirbeijinhos
Maria
A nora da minha irmã mais velha , apesar de saber cozinhar e ebm comprou uma devido à falta de tempo.
ResponderExcluirEu não tenho nem tenciono adquirir, pois já não se justifica.
Beijinhos.
Isso mesmo...falta de tempo é do que me queixo...!!!Vamos lá ver o que decido!!!
ExcluirObrigada amiga
Beijinhos
Maria
Gostava muito de te puder ajudar, mas como não tenho não sou a melhor pessoa
ResponderExcluirBeijinhos, minha querida*
Obrigada na mesma querida Andreia!!!!
Excluirbeijnhos
Maria
Infelizmente por aqui não tem bimby, mas se aparecesse uma na minha frente eu não ia pestanejar; comprava logo kkkk
ResponderExcluirPelo que vejo nos blogs amigos , a bimby equivale a uma ajudante na cozinha. Não posso afirmar nada, pq como já disse por aqui não tem.
Te desejo uma boa "decisão"
Bjssss
Obrigada Dinha...estou bastante tentada...mas estou a recolher opiniões antes do dia da demonstração porque aí a vendedora terá sempre bons argumentos!!! :)!
ExcluirBeijinhos
Maria
Maria não sou a pessoa indicada para lhe dar uma opinião porque nunca usei tal fada lar kkkkk,mas certamente você tomara a decisão mais certa com certeza ,muitos beijinhos
ResponderExcluirEspero que sim Emanuel :))!
ExcluirBeijinhos
Maria
Não posso ajudar, não tenho nem nunca vi uma a trabalhar. Mas conheço quem tem e adora.
ResponderExcluirbeijinhos
Já é uma ajuda....obrigada :) !
Excluirbeijinhos
maria
Maria, eu também queria saber se vale mesmo a pena. Sinto-me permanentemente tentada, mas daí não passo.
ResponderExcluirGostava de conhecer a sua decisão final.
Beijo
Combinado!!!! Depois da demonstração dou notícias sobre a coisa !!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Oi querida as novidades a gente pode encarar se tiver o espírito leve e não se frustrar se não corresponder ao desejado. Mas acho que Medusa te deu dicas e solução.
ResponderExcluirDepois tu conta prá nós os resultados.
Abraço e apareça.
Também acho :))! E fica combinado...conto sim!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Maria, também não posso te ajudar, não tenho e não conheço uma!
ResponderExcluirBem que gostaria de ter uma parece ser legal!
Beijos
Amara
Pois parece Amara...resta saber se é mesmo:)))! Vamos ver...depois conto!
ExcluirBeijinhos
Maria
Conheço quem tem e adora e é fã, e conheço quem tem e diz que não vale o dinheiro que custa...eu nao tenho, por isso nao posso ajudar...
ResponderExcluirDepois partilha como foi!
Obrigada. Beijinho
Pois...!!! Depois eu conto sim:))!
ExcluirBjs
Maria
Eu não a tenho,mas não gosto muito de máquinas. Dá mais trabalho pra limpar e são sempre trambolhos pra ocupar espaços,rs bjs, chica
ResponderExcluirÉ o medo que tenho Chica...mas por outro lado...preciso de algo que facilite a minha vida na cozinha...se for o caso....!
ExcluirBjs
Maria
Amanhã sai um post exactamente sobre este assunto. :-)
ResponderExcluirÓtimas notícias Te...lá irei!!!!
Excluirbeijinhos
maria
Há 4 anos escrevi um post sobre a bimby e a minha opinião continua a ser a mesma: http://www.ideiasdebaixodotelhado.com/2010/08/consideracoes-sobre-uma-panela-chamada.html
ResponderExcluirCá em casa come-se muita coisa grelhada, assada e a Bimby não me dá resposta a todas as minhas solicitações.
Cada vez elaboro refeições mais simples, que me fazem perder muito pouco tempo de volta de panelas e fogões.
No meu caso em particular, prefiro usar do valor da bimby para outras coisas, ainda para mais quando já começam a existir concorrentes no mercado a preços muito mais apelativos (mas nem as concorrentes me convencem).
Beijinhos
Beijinhos
Obrigada Luarte!!! Foi muito útil o teu post!
ExcluirBjs
Maria
Boa tarde
ResponderExcluirEu tenho a bimby e honestamente não utilizo muito, faço sopa, isso sim sempre lá.Penso que para quem não tem tempo e tem filhos será uma grande ajuda, mas pergunto porque não vê as outras opções de mercado? Como por exemplo a do continente? é bem mais em conta... deixe-me acrescentar mais uma maquina que adoro (essa sim utilizo com muita frequencia) a actifry - a que faz batatas fritas sem oleo. eu faço muita coisa nesta maquina..o que menos faço: as batatas fritas.
O comentario já vai longo, espero ter ajudado
Beijinhos
Liliana Marques
Obrigada Liliana, ajudou mesmo!!!
Excluirbeijinhos
Maria
Não tenho bimby, mas a minha mãe tem uma panela que também cozinha sozinha. E ela põe lá carne, batatas, vegetais e aquilo faz tudo ao mesmo tempo. Poupando tempo e dinheiro. No entanto ela não gosta de fazer lá peixe ou pratos que levem arroz, por exemplo. Mas é uma máquina diferente da bimby. Não tenho experiência para te poder ajudar.
ResponderExcluirbeijinho
Obrigada na mesma...o comentário foi muito útil!!!
Excluirbeijinhos
Maria