Ninguém devia ser obrigado a contar a uma criança de 10 anos que o pai que ela ama tanto, continua a lutar contra uma doença que ela teme acima de tudo e acredita ser mortal...Ninguém devia...! Mas ontem a P. confrontou-me...«tens de me contar tudo mãe...eu tenho de saber tudo» e perante aquela vozinha, frágil e forte, tremendo...a engolir lágrimas teimosas, contei-lhe o que o seu coração já sabia...fi-lo da melhor maneira que soube...embalando a verdade na esperança e na construção das certezas esperadas...mas não lhe menti...e o que eu não disse, tenho a certeza que ela mesmo assim soube...! Ninguém devia ser obrigado a contar uma coisa destas a ninguém, muito menos a uma criança e muito menos no meio da estrada, sem poder parar, mesmo quando a vi pelo espelho desfazer-se enfim em lágrimas até ali reprimidas...Ninguém devia ser obrigado a ver isso sem poder correr para acolher nos seus braços e consolar a filha querida nesta sua tão sentida e verdadeira aflição...! Ontem fui obrigada a isso e doeu...mas não chorei...não podia...«aqui ao leme sou mais do que eu», como dizia o poeta...Hoje porém no carro, já sozinha, as lágrimas correram teimosas cara abaixo...!
Sei que na semana que vem vamos entrar de novo num processo muito doloroso de uma nova cirurgia...e provavelmente não me deixarei chorar por muito tempo...não posso!
Mas hoje deixei que as lágrimas corressem, empapassem as roupas e me deixassem olhos vermelhos e inchados...hoje deixei...amanhã serei guerreira de novo...tem de ser...mas hoje chorei!
Bom dia e bem hajam queridos amigos!
Um abraço apertadinho por amanhã e depois e depois...onde não poderás chorar....Porque é tão difícil não poder chorar...
ResponderExcluirNão te esqueças, vai buscar as agulhas. São boas companheiras para chorar baixinho :)
Um beijinho grande cheio de força!
Muita força minha querida. Eu percebo.te tão bem, às vezes também nós familiares precisamos de momentos assim. Abracinho!
ResponderExcluirPuxa, que triste situação! Imagino como ela ficou. Mas ao mesmo tempo será mais uma a ter fé, acreditar e empurrar vida pra seu pai e boas energias! Fiquem bem e por vezes, as lágrimas precisam cair. bjs, chica
ResponderExcluirHoje estás decidida a fazer-me chorar, já percebi...segurei-me no primeiro que li, agora dás cabo de mim....só consigo imaginar ao de leve a tua dor...e ainda assim só queria poder estar aí do teu lado para te abraçar apertado, e ficar de mão dada contigo...e ouvir-te , e sentir a tua cabeça no meu ombro, chora AMIGA, chora! Eu estou aqui. Até já!
ResponderExcluirLamento querida :(
ResponderExcluirMas sei bem o que estás a passar... força... beijinhos
Mas, não deve ser escondida!
ResponderExcluirdos olhos uma lágrima teimosa
ferem mais as lágrimas da mentira
no seu caso, a verdade é dolorosa.
Não perder a esperança.
amiga Maria
nos olhos de uma criança
surgirão lágrimas de alegria!
um beijo
Eduardo.
Meu Deus, Maria, como lamento essa terrível fase por que estão a passar! Muita coragem, minha querida, para si e para os seus. Tem toda a razão: filho nenhum deveria ter de ouvir algo de tão assustador, muito menos nessa tenra idade! Mas pense, que muitas vezes, prevemos coisas muito mais terríveis do que elas se vêm a revelar. Há que manter a esperança, sempre!
ResponderExcluirUm beijinho amigo
Que o destino reservado para voçês seja o menos penoso possivel. Não deve ser facil, ás vezes é tão dificil ser mãe, mulher, guerreira como tu dizes.
ResponderExcluirQue tudo se resolva da melhor forma possivel. Beijos grandes .
ahh e chorar faz bem principalmente á alma...
Ma
ResponderExcluirSe vc não contasse nada ela ia perceber do mesmo jeito, e poderia fantasiar ainda mais.
Que Deus os abençoe nesta jornada, creia nele que a vitória é certa.
bjokas =)
Um abraço.
ResponderExcluirUm beijo muito doce...
ResponderExcluirUm beijinho forte e cheio de esperança.
ResponderExcluirNg merece !!
ResponderExcluirA respiração fica suspensa só de pensar numa criança a perceber o que se passa.
Forte abraço !
Fizeste bem não mentir. Fizeste a coisa mais acertada. Digo-o na qualidade de filha que assim teve o pai...e que faleceu. Na qualidade de mãe adoptiva (sobrinhos) a quem tive que fazer o mesmo. Custa horrores...eu sei. Mas dentro do que é humanamente possível...era a tua única opção. Deus esteja convosco. Um beijinho e abraçado apertadinho.
ResponderExcluirQuerida Maria sinto muito pela situação que estão a passar.Ninguém devia passar por isso.Sei o que sentes,não é fácil ter essa conversa com um filho,assim como não foi fácil para mim ter que contar á minha mãe que a sua única filha estava com cancro.Foi dos dias mais difíceis para mim.Também não chorei ao pé dela mas chorei muito sozinha.
ResponderExcluirÉ duro amiga...Muito duro .
Maria desejo de coração que o teu marido consiga vencer mais esta batalha.Vai vencer.
Beijinhos e força.
És mãe, tens pessoas a depender de ti, mas também tens direito a chorar. A parar o carro e gritar toda a dor que ocupa o coração neste momento. Não imagino o quanto dói, por muito que me tente aproximar disso, mas juntos vocês vão conseguir superar.
ResponderExcluirMuita, muita força!
E difícil querida amiga quando eles se apercebem das coisas que os rodeiam ,quando se tem que passar por momentos destes dos quais ninguém a nossa volta fica imune ao sofrimento ,já tive na família e posso lhe dizer que e angustiante a dor que dilacera o nosso coraçao ,chore sempre que tenha necessidade não reprima jamais os seus sentimentos querida amiga ,uma guerreira também chora .Querida amiga que Deus ilumine a vossa vida e vos conforte a cada momento ,muitos beijinhos Maria
ResponderExcluirUm beijinho cheio de força! E o desejo de que tudo corra o melhor possível! :)
ResponderExcluirQue noticia triste... consigo imaginar o que te doeu ter de contar tudo... fizeste bem em chorar... eu tb por outras razoes, tambem choro muito... e amanha como tu quero, tenho de ser guerreira. Neste momentos penso, deus existe? Porque é que ele é assim, tão cruel? Porque é que temos de passar por estas dores... que nos arrastam pelo chão fora... nos consome a alma... nos deixa triste? É INJUSTO...
ResponderExcluirForça minha querida um beijinho e muita força e esperança. Estou aqui a rezar por ti e pelos teus.
Força Maria. Beijinhos e as melhoras do pai da P. :))
ResponderExcluirsei por experiência o que é passar por isso, quando eu, na qualidade de filha, e mais nova , soube que algo cercava a minha felicidade. Maria, não há palavras suficientes que acalmem um coração tão apertado. aconselho a chorar tudo hoje, para amanhã, com a alma mais leve estarem mais serenos para enfrentarem a borrasca. como dizem que depois da tempestade vem a bonança, ela há de chegar para bem de todos. beijinhos fortes para essa pequenina e grande abraço para a mulher guerreira que tem direito a soçobrar.
ResponderExcluirVão estar estar nas minhas orações,hoje e sempre como o faço todos os dias!
ResponderExcluirPorque acredito que ELE pode fazer o impossível!
Abracinho nas duas!
Beijinho da Maria
Vão estar estar nas minhas orações,hoje e sempre como o faço todos os dias!
ResponderExcluirPorque acredito que ELE pode fazer o impossível!
Abracinho nas duas!
Beijinho da Maria
Vão estar estar nas minhas orações,hoje e sempre como o faço todos os dias!
ResponderExcluirPorque acredito que ELE pode fazer o impossível!
Abracinho nas duas!
Beijinho da Maria
Um abraço grande para as duas! Porque não me atrevo a comentar seja o que for...
ResponderExcluirImaginar a P. deixou-me um aperto no peito...
ResponderExcluirDeixo um abraço cheio de esperança.
Muita força, Maria.
Beijinhos
Maria, nem sei que te diga pois se há coisas que doem por demais é não podermos fazer sempre os nossos filhos felizes. Chora, chora tudo para que possas enfrentar tudo isso ainda com mais força. Eu sei que vais, és uma guerreira. Abraço apertadinho. :)
ResponderExcluirNão existem palavras suficiente capazes de minimizar o sofrimento e a angustia pelo qual passamos com certas partidas nas nossas vidas, esta é uma delas.
ResponderExcluirNo entanto eu consigo imaginar essa tua dor, acredita, um dia eu e o meu falecido marido, tivemos que dizer às nossas filhas que o papá (ele) tinha um cancro, meses depois assisti à operação dele de 6 horas no I.P.O. poucos dias depois disse a elas que os médicos me tinham dito que o papá (meu marido) tinha pouco tempo de vida.
Foi horrível Maria acredita, mas teve que ser, não consegui poupa-las a esse sofrimento, um sofrimento que nunca mais acabou, está muito presente em nós as três.
Fases bem em lhe dizeres a verdade à tua princesa, mesmo que ela tenha que chorar, e tu amiga chora, chora sempre que sentires necessidade.
Sabes amiga, as minhas lágrimas são os meus gritos abafados, não resolvem, mas ajuda a não sufocar, penso que será assim com outras pessoas.
Força Maria, o meu abraço com desejo do coração que tudo corra como desejas.
Beijinho e uma flor
oi Maria vim lhe retribuir a visita e ja fico por aqui parabens pelo blog bjs!
ResponderExcluirÓ céus deve ter sido a coisa mais difícil de fazer na tua vida....admiro a tua força e tens de ser forte, por ti e por ela...
ResponderExcluirAbraço e beijinhos bem grande junto do teu coração
Chorara consola a nossa alma e a criança suporta com esperança a dor!!!
ResponderExcluirTudo de bom...e bj
Forças minha querida, Deus esta com vocês!
ResponderExcluirBeijos...
Nossa Maria! Fiquei de coraçai apertado agora. Realmente ninguem devia mesmo. Mas e preciso. E eles (filhos) percebem tudo mesmo sem a gente falar palavra. Eles so confirmam o q ja sabem/sentem nos perguntando. Muita fe nesse momento. Temos um Deus vivo! Ele ainda opera MILAGRES. se vc crê nele peça em Nome de Jesus com fe, q Ele ira se glorificar. amen. Vcs estarao em meus pensamentos e oraçoes. Abraço bem apertado. E se permita sim chorar.
ResponderExcluirE eu que esperava entrar aqui e ler que tudo já estava melhor.....
ResponderExcluirUm beijo muito grande, um abraço enorme e muita muita muita força!!!
Fizeste bem em lhe dizer a verdade. Custa muito, sim, mas mentir-lhe ia ser pior.
ResponderExcluirMuita força. Lá vais ter de ser "a mulher do leme" e comandar a família nos próximos tempos. Estou a torcer para que corra tudo bem. Tenho a certeza que vocês vão conseguir superar mais esta fase. :)
beijinho grande e muita força
Um beijinho doce e um abraço muito apertado. Muita fé e força!
ResponderExcluirA dor pode ter dimensões incalculáveis...
ResponderExcluirDesejo imenso que tudo corra bem e a vossa angústia e ansiedade tenha o mais rápido possível um fim.
Um abraço bem apertado
Um abraço apertadinho...
ResponderExcluirBeijinhos