terça-feira, 6 de maio de 2014

Uma pequena, enorme vitória!!!


No domingo, vivemos uma pequena…enorme vitória em família…era dia da mãe e este acredito que ficará nas nossas memórias para sempre, na minha passou mesmo para o topo, ultrapassando até a primeira vez em que o dia da mãe também foi destinado a mim…A 17 de Maio de 2013, a minha mãe, com 81 anos, teve um AVC muito grave e a 18, um derrame que a atirou para os cuidados intensivos em condições mínimas de sobrevivência…Seguiram-se meses de hospital com o sofrimento como companheiro e a esperança, teimosa, como aliada, meses de recuperação em casa…A vida da minha mãe e a nossa mudou para sempre…! A minha mãe e o meu pai eram até aí autónomos e viviam na sua casa sozinhos…sendo ainda uma grande ajuda para filhos e netos…agora têm em casa quem fique com eles dia e noite para ajudar no que for preciso…não foi fácil sobreviver…e não foi fácil aceitar a mudança….mas em Setembro passado a minha mãe, dando prova da sua força de vida, fazia 82 anos já numa fase de recuperação avançada…espantosamente, sequelas do que lhe tinha acontecido, nessa altura, já praticamente só o andar, que por sua vez afetava muito o ânimo por impedir a desejada autonomia em coisas básicas e também por a isolar em casa, já que as saídas eram muito difíceis…Antes do AVC…a minha mãe, embora já com grandes dificuldades em andar, devido a problemas nas articulações, saia todas as manhãs, com ou sem companhia,  para ir tomar o seu cafezinho…se não saísse já o dia não lhe corria bem…era esse bocadinho na rua que lhe dava ânimo para o dia e uma das coisas que mais lhe faltou depois…! No entanto, com uns dias melhores, outros piores a recuperação foi avançando…surpreendendo os médicos e a fisioterapeuta que a acompanhava durante a semana e que tinha o poder de a fazer rir e animar como ninguém…obrigada S., valeu!!! No passado domingo, dia 4 de Maio de 2014, a minha mãe, mais magra do que antes e até mais bonita por isso, entrou por seu pé de braço dado com o meu irmão mais novo…provavelmente o melhor filho e irmão do mundo, no Centro comercial onde tínhamos como hábito reunirmo-nos todos para almoçar aos domingos!!! A P. saltava de contente…«Repôs-se o ritual…conseguimos conseguimos!!!»…E de repente já sentada no lugar do costume (onde não ia há tantos meses), como se nada se tivesse passado, apercebi-me que eramos agora de novo, uns tantos, entre muitos, nas mesas daquele Centro…uma história de vida…cruzando-se como tantas outras num dia de domingo…que por caso era dia da mãe…da minha mãe!!!! 
Boa tarde e bem hajam queridos amigos!




47 comentários:

  1. Que maravilha, grande guerreira que vincou bem a sua presença no dia que se assinalou. "Sou Mãe, e aqui estou para vocês!"
    Que as coisas continuem sempre a evoluir.
    Bjs,
    MJ

    ResponderExcluir
  2. Que bom!.....não só a recuperação, como poderem reunir-se novamente.
    Aproveita todos os momentos com os pais, quando eles nos faltam, vai-se um bocado de nós.
    Beijinhos e um especial à tua Mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos a aproveitar momento a momento!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Emocionante, ainda mais para quem presenciou processo semelhante com a sua mãe, infelizmente sem sucesso. Minha mãe se foi há um ano e sinto sua presença e sua falta com a mesma intensidade. Dê a sua mãe um forte abraço e votos de que essa convivência morosa perdure por muito tempo. Deus abençoe essa família amorosa!
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento muito querida Sonia...perder uma mãe é perder uma parte de nós!Obrigada pelo carinho amiga!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Que beleza!Parabéns à ela.Vale muito ser guerreira! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  5. Relato emocionante.Imagino a alegria da família reunida nesse dia da Mãe.Parabéns pela linda família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Sua felicidade é enorme ao relatar a recuperação da sua mãe e a reunião de família no almoço, fico feliz quando encontro uma pessoa com um bom sentimento familiar.
    Dia feliz
    ag
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Lindo e emocionante amiga Maria.
    É tão bom termos a mãezinha por perto nos dando carinho,que
    Deus abençoe essa família.
    Bjs
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é Carmen!!! Obrigada pela sua companhia e carinho amiga!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. Querida Maria
    Que história emocionante! Uma felicidade imensa ver a recuperação da tua amada mãezinha. Com perseverança os obstáculos podem e são superados. A força de vontade da tua mãe triunfou no final para a felicidade de toda a família. Lindooooooo!!!
    Beijos e carinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma guerreira mesmo:))!
      Beijinhos minha querida amiga e obrigada pelo carinho!
      Maria

      Excluir
  9. uma grande vitória para quem estava confinada às paredes de casa. depois, a reunião familiar que devolveu alguma normalidade aos almoços de domingo e não só. Merece comemoração. Beijinho. Mia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só valorizamos a normalidade quando ela falta :))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. Querida amiga ao ler este momento fiquei feliz pela sua mae pelas conquistas e força que tem em superar tais momentos delicados ,eu querida Maria ao ler não pude de deixar de pensar na minha mae ,hoje recebeu uns exames que me deixam muito preocupado ,muitos beijinhos Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Emanuel, como vê nem tudo o que parece sem remédio, na verdade não o tem...Tenho a certeza que as coisas vão correr bem com a sua querida mãe...!
      Beijinhos e abraço forte
      Maria

      Excluir
  11. Que bom Maria. Voltar tudo ao normal.
    Ainda bem... fico feliz por ti e pela tua mãe.
    Um grande beijinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida mudou mas a minha mãe venceu...!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  12. Parabéns à mãe gerreira e à família fabulosa que de certeza a motivou nessa luta!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lassalete, gostamos muito uns dos outros e sabemos sempre que podemos contar incondicionalmente com a família, no que toca ao núcleo familiar mais restrito! Um amigo psicoterapeuta disse-me um dia que quando acontecia alguma coisa a algum de nós funcionávamos como uma tribo...:))!
      beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  13. Es toda una historia de superación y de valorar el momento presente, ¡¡bravo!! Felicidades y gracias por compartir. Besitos

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria
    A sua história emocionou-me, a sua mãe é uma grande guerreira e espero do fundo do coração que consiga vencer todas as batalhas que tem surgido na sua vida, e que celebrem em família muitas mais vitórias. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia...a minha é uma guerreira sim...espero que possamos usufruir da sua companhia por muito e muito tempo...contudo sei como está frágil!...
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  15. Que bom Maria. Sabe a 19 de Novembro de 1983 a minha mãe então com 57 anos sofreu um AVC. Era uma mulher muito ativa e cheia de vida. Esteve 45 dias no hospital e depois foi mandada para casa para "morrer no seio da família"
    Com muito trabalho, carinho e estimulo ela foi recuperando, mas em Abril, deu-lhe outro e foi de novo internada.
    Mais três meses internada e de novo teve alta com indicação de muita fisioterapia. Fez durante 3 anos e a partir daí, a caixa deixou de comparticipar porque segundo os médicos ela já não recuperaria. Estava totalmente paralisada do lado esquerdo.
    Com muita dificuldade, os filhos ainda pagaram a fisioterapia durante um ano, mas realmente ela não recuperou nada mais. Viveu assim até Fevereiro de 2010. Só saía de casa para a ambulância, quando tinha que ir ao médico ou fazer exames.
    Por tudo o que vi minha mãe sofrer e por tudo o que sofri com ela, acho que vocês foram abençoados com a recuperação da senhora sua mãe.
    Um grande abraço às duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Elvira obrigada pela sua partilha amiga, como lamento o que aconteceu com a sua querida mãe e tão nova...!!!Sim fomos abençoados, ela já está com uma idade muito difícil, mas cada dia tem de ser aproveitado o mais que conseguirmos, embora a a vida agitada e cheia de outras preocupações por vezes o dificulte...!
      beijinhos Elvira!!
      Maria

      Excluir
  16. [as tuas palavras são sempre sábias Maria, obrigada]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera Maria na verdade poder ajudar alguma coisa!!!:))
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Família unida jamais será vencida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim o esperamos amiga assim o esperamos!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  18. Que lindo, um final feliz no meio de tanta desgraça.
    A força e a união ajudam tanto... =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. É o que se chama um final feliz!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E enquanto durar assim feliz vamos comemorá-lo:))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  20. Tiveste o dia da Mãe mais especial de todos os tempos, todos reunidos, cheios de amor e alegria. Tão bom. :)

    ResponderExcluir
  21. Que bom. :) :) São pequenos passos que significam muito. :)
    beijinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...