sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Uma turma com o mundo dentro!!!

Raças.jpg (300×211)

A P. foi ontem à apresentação da sua escola, e como era a apresentação geral , os encarregados de educação também foram convidados…O nervosismo era evidente quer em meninos quer em pais…ouviam-se risos nervosos de reencontros, soavam no ar perguntas…«Sabes onde ficou o..???» «E a…???». Os mais conhecedores, com irmãos a frequentar a escola, debitavam discursos sobre o funcionamento, enquanto os outros os ouviam de olhitos atentos e algo temerosos.
A entrada da diretora de turma e dos meninos da turma já para a sala que será a sua base, ficando os pais confinados à zona junto à parede, deu a todos uma perspetiva mais concreta desta nova realidade…A turma da P. é uma turma onde cabe um pouco de todo o mundo, meninos de várias áreas geográficas, meninos de vários estratos sociais, meninos com diversos níveis de qualidade de aprendizagem, meninos que se revelarão em personalidade e experiências ao longo do ano…todos diferentes todos iguais!!!???? Uns mais iguais do que outros, porque logo ali era evidente que nem todos tinham tido as mesmas hipóteses à partida e embora isso seja uma realidade conhecida, custa sempre ver acontecer à nossa frente…Pela primeira vez a P. de olhos esbugalhados (que eu bem via), percebeu que metade da turma não tinha ainda os manuais escolares por depender do apoio do Estado para isso e ainda não haver notícias de quando virão, que ali sem mais…. cerca de metade da turma está indicada, pelo seu passado escolar, para aulas de apoio ao estudo a começar imediatamente…que ali tem que ter as suas coisas consigo em vigilância curta, sob pena de as roubarem (indicações repetidas várias vezes pela professora)…que ali uma das meninas recém chegada da Nigéria não fala ainda português suficiente para acompanhar devidamente as aulas, que ali…que ali…que ali…que ali estava a anos luz do seu mundo habitual e da sua zona de conforto…e, sentada  junto da coleguinha doutros anos que por sorte ficou com ela, vi-a por várias vezes empertigar-se na cadeira...postura que adquire quando algo a preocupa…! E eu, por mais que me tivesse preparado e a tivesse preparado, temi pela reação que dali sairia no final..! A sessão prosseguiu com regras de funcionamento e terminou com a visita à escola.
No fim a P. saltava no pátio ao lado das duas coleguinhas conhecidas e trocavam impressões animadamente sobre o que se tinha passado…! Dei-lhe um tempinho e só depois a chamei para partirmos!
Veio primeiro meio calada ao meu lado…« E então filha?», perguntei, enquanto andávamos, já a adivinhar o que lhe ia na cabeça…! E de fato lá veio tudo…ideias, frases, palavras...a sobreporem-se na sofreguidão de tudo dizer…« Mãe aqueles meninos que vão para o apoio eram aqueles de que falavas que não tinham tido a oportunidade de ter uma boa escola e que por isso ficaram com más notas???»…« E aquela menina da Nigéria, como é que vai fazer agora…que língua é que se fala na Nigéria mãe?», «Inglês??? Boa..então a Inglês vai ser a melhor!!!»...« E os meninos que não têm livros…???Se calhar podiam-se sentar ao lado dos meninos que têm…!!!»…« E os cacifos (só há dez por turma e são sorteados)…se me sair um não me importo de o partilhar mãe…!!! Se calhar se todos partilharem podem ficar todos com cacifo…!», «Sabes achei a Mabel simpática…!»( a Mabel é a pequenita cigana que entrou a meio da aula, envergonhada por chegar atrasada).E eu mal conseguindo responder ao turbilhão de perguntas que por vezes já traziam respostas..limpava já uma ou outra lágrima que não queria que ela visse…Tanto do que dizia fazia sentido com o que temos tentado passar-lhe em valores que vê-los entranhados nela fazendo parte da sua personalidade não pode deixar de me comover embora a conheça e não esperasse menos dela…!!!
Cheguei a casa certa de ter feito a escolha correta para este ano, a escola oficial pode ter muitos problemas… que tem… e estiveram bem presentes no dia da apresentação…mas será para a P. um enorme enriquecimento e mais valia o contato com estas novas realidades e embora possa sofrer por vezes… tenho a certeza que vai estar à altura…aproveitar o que houver de bom e aprender a defender-se do que for mau!
« E então filha vale a pena a mãe manter o pedido para passares para a parte da manhã?»…«Não mãe, vou gostar muito de conhecer aquela turma»…e a rebentar de orgulho abracei-a!

Bom dia e bem hajam!

51 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada amiga..limito-me a partilhar o que vou sentindo ou aquilo que vou experienciando...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Olá!!!
    Vim te visitar e adorei tudo pelo pouco que vi, mas como vou estar sempre por aqui, sei que terei muito mais surpresas.
    Lindo seu cantinho.
    Nos veremos por aí mais vezes
    bjs e um excelente final de seman
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Ritinha...Obrigada pela visita , pelo comentário e por teres ficado por aqui!!!
      Bom dia e beijinhos!
      Maria

      Excluir
  3. Até eu que não sou nada lamechas estou qause quase a deixar caír o raio duma lágrima.
    Que tudo corra da melhor forma.
    Parabéns pelo teu anjinho. Deus vos tenha na palma da mão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita...a minha pequenota não é um anjinho...é uma menina com defeitos e qualidades como todas as outras...mas a sua qualidade maior é por certo...a grande preocupação com os outros...!!!E o que viu ali pô-la verdadeiramente a pensar!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Ficaste tu de lagrimita e fiquei eu, parecia que estavas a falar da minha mais novinha...Tenho cá para mim que se iam entender muito bem a tua P. e a minha C.

    Estamos a fazer um bom "trabalho" Amiga, elas carregam o mundo naquele coraçãozinho:)

    Parabéns Amiga pelo doce de menina que tens!

    jinhossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já reparei que os nossos filhotes têm muitas afinidades...sempre que falas das tuas quase poderia ser eu a falar dos meus...acho que é porque nós também teremos muito em comum e que lhes vamos passando os valores em que acreditamos...E sim acredito que estamos a fazer um bom trabalho...vamos ver a partir daqui como me aguento no balanço!
      E sim ela, como a tua é uma menina doce extremamente preocupada com os outros...!
      Bjs
      maria

      Excluir
  5. Fizeste-me chorar a sério...É tão duro haver crianças assim tão pequenas e já trazem o peso do mundo às costas, mas para a P. Vai fazer-lhe bem ver que existem outras realidades outros mundos. Eu também andei numa escola assim desde a primária e não tive queixas.
    Um bom ano escolar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito duro...a igualdade de oportunidades é nula e muito pequenos já lidam com problemas enormes...!
      E sim espero que o ano corra bem, se bem que haverá dias melhores e piores como é normal em todas as adaptações!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Que lindo relato, Maria! Fiquei com lágrimas nos olhos, como você. Não tenho filhos, mas acho que a educação e o respeito ao próximo é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos. Fico feliz que a sua pequena esteja usando no dia a dia os valores da partilha e da compreensão...
    Desejo um ótimo ano para ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kati, bom vê-la por aqui!
      Obrigada pelas suas palavras carinhosas...um excelente dia si!!!!
      Beijinhos
      maria

      Excluir
  7. Bem vinda Leila
    Obrigada pela visita, pelo comentário e por ter ficado por aqui!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria!

    Ainda bem que o 1º dia correu bem! Muita Força para a tua P. porque garra já ela tem!
    Está a agarrar o mundo, com as suas qualidades e defeitos, com as 2 mãos! Que orgulho!
    Quero um dia falar assim da minha pequena, e do pequeno que aí vem! (Estou a tentar fazer por isso)

    Beijinhos e Bom Fim de Semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o segundo dia também está a correr bem . acabou de me telefonar do recreio para me sossegar!!!
      Sim é uma boa menina e deixa-me muito orgulhosa...!
      E claro que os teus te darão também todos os motivos de orgulho e alegria...como dizes estás a fazer por isso...como eu...e é tudo o que podemos fazer!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. É uma descrição muito emocionante e verdadeira do que é a realidade que muitas crianças atravessam neste momento.
    Mas, também é com a desigualdade que eles vão aprendendo os valores da partilha e compreensão.
    Tudo de bom para a pequenina no seu novo ano lectivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tenho a certeza absoluta de que vai ser um ano de intensa aprendizagem!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. R: Para mim pessoas como eu não são anónimas à blogosfera, apenas não dão a cara. Contudo, os anónimos não dão a cara ao blogue. Considero 'pessoas' diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendido Rosemary...!Eu própria quando não tinha blogue e portanto uma identidade na blogosfera não comentava...nunca o fiz como anónima...mas como disse no resultado final não diferencio....Afinal em cada post tenho entre 15 a 40 comentários mas tenho milhares de visualizações de anónimos...logo quando estes aparecem a comentar são representantes desses milhares de visualizações não identificadas e não posso deixar de ficar grata e gostar!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Muito legal o texto,
    um mar de emoções e sentimentos :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dayane!
      Bem vinda, obrigada pela visita e pelo comentário!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  12. Olá Maria!

    É a 1ª vez que cá venho e gostei muito.
    Quanto ao post sobre a escolinha, eu que já sou Avó, percebi que a Maria estava tão nervosa ou mais do que a P.
    Estarei enganada?
    Vale que os Pais da P. estão a fazer uma ótima preparação do futuro da sua "herdeira".

    Boa sorte para todos. O futuro pode "ainda" ser risonho.

    Gostei da tua visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tite! Bem vinda!
      Claro que eu estava nervosa...talvez mais do que ela..!!! Não não está enganada!
      Obrigada pelas palavras carinhosas e sim acredito que o futuro sorrirá!!!
      Beijinhos
      Maria


      Excluir
  13. Boa tarde,
    No momento atual que vivemos. temos um iluminado e mais uns quantos, que querem denegrir a escola publica, como se esta não fosse um serviço publico que tem que se melhorado ano após ano, certamente que interesses pessoais do iluminado e de mais uns quantos são pelo privado, porque será? estes querem fazer querer que a educação é um custo, porque não dizem eles, que a educação é um investimento que é a base para o desenvolvimento de qualquer país.
    Quer queiram quer não queiram, os alunos do publico quando entram na universidade estão melhor preparados que os alunos do privado.

    Abraço

    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AG
      O que se passa atualmente no ensino público em Portugal não cabe num comentário nem na resposta a um...mas sim entendo tudo o que diz e concordo...e é também por acreditar nas vantagens do ensino público, não tanto na sua qualidade presente, mas na sua missão representativa da sociedade global que apostei nele este ano para a P. Mas caro amigo tanto por fazer...tanto por lutar,,,neste país em que pretendem fazer esquecer a importância da Educação.
      Abraço
      Maria

      Excluir
  14. Belíssimo texto!
    Vai correr tudo bem!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz por ambas, não esperava que a reação dela fosse diferente :), parabéns, amiga!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosinha pelas tuas palavras sempre carinhosas...a tua princesa também já começou , não???
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Vai ser uma adulta fantástica. Precisamos de mais crianças como a tua menina :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga pelas carinhosas palavras,,,é de fato uma boa menina,,,com muito ainda para percorrer como todas!!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Olá amiga Maria
    Mais uma bela postagem sua que hora vem com ternura, hora com verdades absolutas.
    Adoro ler cada linha
    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thiago pelas suas palavras amigas e carinhosas...obrigada pela sua presença por aqui!
      Bom dia
      Abraço amigo
      Maria

      Excluir
  18. É sempre uma emoção e mistura de sentimentos nestes primeiros dias de aulas!
    Que corra tudo pelo melhor ao longo deste ano letivo !

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a emoção domina nos primeiros dias!
      Obrigada, vai correr sim...pelo menos vamos fazer por isso!
      Bom dia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  19. Tens uma menina cheia de bons valores e que está a ser muito bem educada. Não há dúvida disso. E de facto essa turma nova irá trazer novas aprendizagens, o que será muito bom para ela. Há-de correr tudo bem. :)
    beijinho e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educar não é fácil e por vezes por mais que os pais se esforcem a coisa nem sempre corre pelo melhor e também não é uma batalha ganha para sempre...! Vamos ver...mas ela é uma boa menina, muito doce e sensível, mas ao mesmo tempo forte e persistente, extremamente preocupada com os outros e muito muito solidária...e estou muito feliz por ver nelas os valores que eu e o pai lhe incutimos...mas muito já nasceu com ela tenho a certeza!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  20. Deves estar orgulhosa da tua menina e de ti própria enquanto mãe :) É muito bom saber que ainda há crianças que mesmo tendo uma educação privilegiada quando comparada com outras crianças que como tu própria dizes que não tiveram as mesmas oportunidades, olham para essas mesmas crianças sem superioridade e ainda com um coração cheio de vontade partilhar :) Obrigada por teres partilhado esta historia linda ;) Beijinhos e um excelente ano escolar para a tua pequenita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim estou muito orgulhosa da minha filhota tanto mais que apesar de nós a educarmos nos valores que ela agora revela sei que muito disso estava nela logo à partida, desde pequenina que os seus relatórios escolares salientam esse seu lado de preocupação pelo outros e a sua solidariedade nata...também aprendemos com ela!
      Merece muito um bom ano escolar...vai ser um desafio mas acredito que vai correr bem!
      Beijinhos
      Maria
      Maria

      Excluir
  21. A tua filha é linda!!!
    Não tenho dúvidas que irá dar conta do recado, e isso vai ajudá-la a ser ainda uma melhor pessoa, parabéns à mãe que certamente é dela o grande mérito, claro que o pai deve ter participação.
    Vai correr tudo bem, tenho a certeza!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marina, mas como disse nos comentários anteriores, muito do que ela é já estava nela...eu e o pai temo-la educados nos valores que ela agora revela...mas desde muito pequena que ela própria acrescentava coisas ao que aprendia connosco...quer pelas perguntas que fazia quer pelas lembranças que tinha para ajudar os outros...Ela era por exemplo com dois anos a única menina do grupinho da creche que se conseguia relacionar com um menino com um sindroma com caraterísticas semelhantes ao autismo e dedicava bastante tempo a fazê-lo sair da sua concha...com a sua pouca idade era quase por vezes assustadora a sua persistência...Sim tenho muito orgulho nela e nós temos aprendido também!
      Sei que se por um lado esta turma vai fazê-la descobrir um novo mundo também a vai fazer sofrer em alguns momentos mas a vida é mesmo assim e irá aprender a fortalecer-se...é pelo menos o que esperamos...tudo de bom para ela...!
      Beijos
      Maria

      Excluir
  22. Respostas
    1. Obrigada Stacy, um bom sábado para ti também!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  23. Olha Maria ando com o tempo muito contado e pouco tenho andado por aqui assim como noutros blogues que sigo com amizade, mas hoje não resisto a comentar.

    Gostei do teu relato o retrato nu e cru do confronto que se encontra nas escolas oficiais. Não falo como professora numa dessas escolas, mas ligada ao ensino e trabalhando diariamente com crianças dessas idades eaté da faixa etária seguinte ,por isso oiço esse turbilhão de perguntas ..é o confronto com o Mundo real de muitos meninas e meninos como a tua que me parece um doce. É o tempo de praticar os ensinamentos e valores de uma educação que é feita em casa , tempo de vir ao de cima a personalidade de cada criança e de transparecer sentimentos vários onde o de partilha e saber olhar "o outro" sobressai . O tempo do sentido de justiça /injustiça do mais apurado que já vi. São idades lindas e tão importantes para o futuro.
    Cada dia desse ano escolar será uma descoberta e decerto virão atrás muitas , muitas mais perguntas para colocar à mãe ,aos pais, aos educadores. É o inicio do posicionamento no Mundo real . Começou bem para a tua menina . Parabéns e as maiores felicidades .
    Beijinho grande para ti e para essa menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário tão atento e tão sábio...Concordo com tudo o que disseste tão bem e sim tenho a certeza de que muitas mais perguntas virão, assim como dias menos bons em que a constatação de algumas coisas farão sofrer a P., como outros meninos e meninas na mesma situação dela...a mergulhar no Mundo Real...mas também será assim que aprenderão o que querem nas suas vidas o que querem mudar no seu mundo e ganham ganas para lutar por isso ao longo da vida...Agora como dizes começamos a ver a sua personalidade a formar-se à mistura com os valores em que foram criados e a vez começa a ser deles...Tempo de muitos medos...são ainda pequenos...mas de toda a esperança...afinal no seu pequeno tamanho são afinal tão poderosos com as suas mentes e almas ainda em algumas áreas intocadas...!
      Obrigada mais uma vez...pela tua atenção e carinhosas palavras...são comentários como o teu de hoje que só por si justificam a quem por aqui vai partilhando, continuar...O blogue através dos amigos que por aqui passam e têm a paciência de ler e comentar, tem-me ensinado muito e estou muito grata por isso!
      Beijinhos e bom dia!!!
      Maria

      Excluir
  24. E uma filha com o Mundo no coração.
    De quem terá herdado a tendência?

    Eu, sendo sincera, se tivesse meios, a escolaprivada seria a minha 1º opção. Cansam-me os horários despropositados, quase rídiculos e as exigências que, a esse nível são feitas aos alunos.
    Só mudando ao pé da escola...como não é o caso...tanto tempo desperdecida que faz falta na altura de estudar.

    Enfim, que se tornem adultos de valor!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é uma boa menina...!
      Moramos perto da escola mas ela continuará acompanhada no estudo pelo ATL do colégio que frequentava o que garante que não desperdiça tempo no estudo e que mantêm o método de trabalho...mas é muito importante esta abertura ao mundo...se já o achava, depois do primeiro embate fiquei ainda mais certa, não querendo no entanto dizer com isso que ela não vá passar por alguns momentos mais difíceis...mas precisa disso para aprender a lidar com a realidade...! Cá estaremos para a apoiar!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  25. Querida amiga maria
    Conhecendo a pessoa íntegra e generosa que és só uma certeza poderíamos ter a tua linda filhota já internalizou todos os valores que você passou-lhe com tanta dedicação e amor. As dificuldades oriundas desta realidade que nos retratou irão propiciar ricos aprendizados e fazer da tua menina um ser humano cada vez melhor.
    Sua amizade é um bem precioso e especial. Me traz alento, alegria e muita paz ao coração. Sua amizade me faz um bem enorme. Amo a tua amizade, viu?
    Beijokas com carinho e ternura
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracita ,,,como agradecer tão carinhosas palavras??? Saiba que também para mim a sua amizade é muito especial e receber os seu comentários que vêm de tão longe no espaço mas tão perto no coração é uma honra...Obrigada pela sua companhia e presença atenta...!
      Bom fim de semana!
      Beijinhos carinhosos!
      Maria

      Excluir
  26. Querida Maria, acredito que fizeste a escolha mais acertada para a tua filhota. Como professora que fui de ambos os sistemas de ensino (público e privado), considero o público muito mais enriquecedor ao nível da aquisição das competências sociais, que preparam os nossos jovens para a vida e para o futuro.
    E que bela filhota tu tens! Adorei ler os seus comentários e inquietações. :)
    Beijinhos grandes e saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Manuela
      Também eu conheço bem o ensino oficial e o privado...Sempre tinha achado que a partir do 5ºano queria que a P. alargasse horizontes e que nessa idade tão especial na formação de competências sociais estivesse num meio onde as pudesse realmente testar, aperfeiçoar e desenvolver o melhor possível.Não tenho dúvidas porque tenho contatato com milhares de crianças e professores de ambos os sistemas de ensino ao longo dos anos, de que o oficial é melhor para esse objetivo...! Confesso que ultimamente ao ver as dificuldades terríveis por que passam as escolas oficiais e vendo retrocessos em todas as áreas ainda hesitámos...Mas acabámos por resolver que esta experiência era fundamental para a P. e espero que com a excelente preparação que leva e o apoio do ATL do colégio onde andou antes, onde fica depois das aulas, consiga manter também a qualidade de aprendizagem que até aqui tem tido...mas agora a viver no mundo real...! Ela é uma menina atenta a tudo, curiosa, empenhada e sempre preocupada com os outros...acho que em alguns momentos vai sofrer...é uma tremenda e enorme transição...mas isso faz parte da sua preparação para a vida e nós cá estaremos para a ajudar..Obrigada por vires, com a tua experiência sossegar o meu coração!
      Beijinhos amiga e bom domingo!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...