quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A inveja...????

inveja-olho-de-inveja2.jpg (512×295)

Todos nós ao longo da vida nos cruzamos com a inveja…às vezes mais percetível, evidente, afoita…outras… para mim as piores, mais subtil, insidiosa, corrosiva a longo prazo!
A inveja é dos sentimentos mais vis que conheço…!Vil para quem inveja mais do que para quem é invejado…em minha opinião…! A inveja corroí a alma, imobiliza a vida, suga os sonhos e a energia do invejoso…que incauto na arrogância do ato, continua avançando em algo que o prejudica, mais do que a qualquer um…Sim porque o invejado só é verdadeiramente afetado na medida em que se deixa afetar, e mesmo que a inveja consiga concretizar-se em atos que o prejudiquem circunstâncialmente….e sim sei que acontece… esse processo pode ser invariavelmente invertido. Afinal o invejado é alguém com vida própria, alma completa, energia e motivação em alta, capaz de fazer da vida e das suas dificuldades a sua fonte de felicidade…Por isso é invejado…!Ele é habitualmente também alguém positivo capaz de se regozijar com o sucesso dos outros, vibrar com a sua alegria, ver neles um exemplo a seguir, o mote do seu avanço e isso por si só, dá-lhe trunfos inigualáveis para recuperar de qualquer trama mais bem urdida, pelo invejoso mais rebuscado…!
Tenho a certeza de que todos sabem do que falo, e teriam casos para contar…também tenho os meus…mas não vou por aí…talvez tenham opiniões diversas da minha…aceito…mas hoje em dia, quando olho para um invejoso …e aprendi a reconhecê-los muito rapidamente…tento sempre lembrar-me de olhar para lá da sua inveja e... tremendo entre as sombras em que penetro, deparo sempre com uma alma amarga, uma vida vazia, um coração sem amor…uma inércia sem tamanho…uma infelicidade angustiante…E porque para mim uma das coisas mais angustiantes é ver alguém que desperdiça as capacidades maravilhosas de que a vida nos mune (focando-se simplesmente na vida dos outros, projetando neles pela inveja, a culpa que não querem assumir, de uma coragem que não têm, nem procuram ter)…agora tenho mais do que tudo…pena, desses invejosos com que tantas vezes me irritei….!!!

Para todos um bom dia e bem hajam!




40 comentários:

  1. A inveja "boa" é saudável. Já a outra...
    Beijinho Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo Ann...não há inveja boa..se se trata de olhar para o que os outros conseguiram com vontade de também conseguir...e fazer disso até motivação para a nossa vida..então não é inveja...a inveja é outra coisa e é tudo menos saudável...mas saudável é que nem sempre estejamos de acordo!!!
      Beijinhos Ann!
      Maria

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bom dia Eva...beijinho...obrigada por teres passado ...gosto sempre de te ver por aqui!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Inveja é uma palavra tipicamente Portuguesa. Devemos cuidar e proteger a nossa vida porque efectivamente há coisas podem ser faladas na comunidade e outras que são apenas para a intimidade.


    beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra pode ser portuguesa...mas o sentimento existe por todo o mundo..é o mesmo e todo o lado..!
      Beijinhos amiga!
      Maria

      Excluir
  4. Uiiiii...se conheço do que falas...não sou tão boa pessoa como tu. Abomino seres invejosos...deles quero distância e ofereço-lhes o meu desprezo...

    jinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de ser boa pessoa, mas de ter tido necessidade de aprender a lidar com isso e como tal perceber bem o que enfrentava...houve uma altura na minha vida,(por causa de um cargo que tive e de ter coincidido com momentos de alegria familiar que não esperava, o nascimento dos meus filhos), que foi um desatino!!!
      Tive mesmo de perceber e reduzir a coisa ao que ela era...e assumir o poder de a rebater senão...!
      ~Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Inveja e um sentimento vil e triste. Só faz mal! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Sei bem o que é isso. Às vezes está no olhar das pessoas, na forma como nos olham e andam a olhar de cima a baixo a ver o que temos vestido, que marca é e por aí a diante. Borinnnngggggg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim também passa por aí embora às vezes ganhe proporções bem mais dramáticas e graves!!! Como dizes...borinnnngggg...e eu acrescento....cretinooooo!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Ui, nem digas nada!
    Eu aprendi a reconhecê-los num instante!
    O melhor a fazer é ser feliz, feliz sempre, mesmo na presença dessas tais criaturas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pudermos é ficar longe delas....senão é simplesmente vê-las como são realmente!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. Para quê a inveja, se a vida é só uma passagem!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí está uma coisa que também não percebo!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  9. A inveja, o orgulho e o egoísmo são os grandes males da alma na minha opinião. Eles não permitem que a pessoa que os cultiva seja feliz.

    Bjs

    www.lucadantas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo...talvez junta-se mais um ou outro mas na essência é isso!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  10. Bem interessante este teu texto.
    Como dizes e muito bem , quem não sofreu com esse sentimento tão triste.
    :((

    ResponderExcluir
  11. Gostava de ter uma vida melhor, de fazer mais viagens e de muitas outras coisas. Mas não tenho inveja de ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal como eu! E vais lutar pelo que queres ...a inveja nunca seria o caminho para conseguires nada! Como é que os invejosos não percebem isto!

      Bjs
      Maria

      Excluir
  12. Xõôô inveja!


    (rezo para que cada envejoso encontre sua forma de ser feliz,assim não terá tempo de me olhar...) rs


    beij0

    ResponderExcluir
  13. Maria ,percebo o que dizes para caracterizar o invejoso por detrás da sua inveja ,mas tenho dificuldade em aceitar essas pessoas .

    A inveja é olhar mais para a vida do outro, do que para a própria , é olhar o outro com ambição desmedida. Ninguém é igual a ninguém portanto só pode dar frutos os percursos de vida próprios não por imitação ou comparação cega..o invejoso sistematicamente faz isso e é infeliz . Mas eu por mim quero-os longe.Abomino.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    a inveja é um sentimento que valoriza a pessoa invejada, significa que invejoso só sente bem na pele da pessoa invejada.

    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem qualquer dúvida..estive mesmo para incluir no texto que a inveja era um elogio para o elogiado...e agora este comentário veio mesmo de encontro ao que penso!
      Obrigada
      Bjs
      Maria

      Excluir
  15. Mesmo!
    E nem de propósito fiz um post sobre a maldade do ser humano, claro que sem a tua profundidade, que eu adoro!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marina tens é muita paciência para me ler...hoje tive um dia terrível e nem tive tempo de ir aos vossos cantinhos...a ver se ainda consigo lá dar um saltinho!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Ainda não compreendo porque algumas pessoas perdem tempo precioso de suas vidas olhando a vida alheia....temos tesouros individuais e únicos em nossas vidas que nada que se ache melhor pode substituir....
    Quem ama não tem tempo para perder com sentimentos ruins.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse o ponto mesmo Joelma...quem tem amor no coração...não desperdiça a vida em sentimentos negativos como a inveja!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Olá Maria:)

    Eu fujo dos invejosos...E tenho pena deles porque só vivem com o mal dos outros):

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por vezes nem percebem quão vazios e infelizes são...!!!
      Enfim!
      Bom dia Formiguinha!
      Bjs
      Maria

      Excluir
    2. E por vezes nem percebem quão vazios e infelizes são...!!!
      Enfim!
      Bom dia Formiguinha!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  18. Very powerful post! I agree with everything you said! Be happy for who you are and live your life! Have a great day my friend!

    ResponderExcluir
  19. tão verdade miga! faz-me confusão e já perdi amizades por inveja descabida. é algo que abomino.
    bjos doces e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  20. Olha Mel é dos sentimentos mais destrutivos...sobretudo para o invejoso, mas acaba por de alguma forma afetar todos e estou como tu abomino a inveja...dos invejosos agora e depois de muito trabalho mental já consigo ter só pena!!!
    Beijinhos e bom dia!
    Maria

    ResponderExcluir
  21. Também acho amiga e o mais paralisante para quem o sente!
    bjs
    Maria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...