quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você disse CIBA???

Entrada_principal_do_CIBA.JPG (500×375)

Sim...no caminho nem sempre foi fácil conseguir que percebessem o que queríamos na verdade encontrar...só depois de explicarmos bem que nos referíamos ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota...e sim valeu a pena a viagem e as perguntas pelo caminho...! O Centro localiza-se na povoação de São Jorge, no concelho de Porto de Mós e bem perto da Batalha.
Já nos tinham falado do interesse deste espaço e a P. já lá tinha ido com  o colégio (gosta sempre de voltar connosco e ver tudo ao seu jeito, com tempo e pormenor..acho que já apanhou...alguns vícios profissionais da mãe por tanto os ver repetir) e adorado...Num dos dias de férias lá fomos então...deparámo-nos com um edifício de traça moderna como esperado, e um amplo espaço complementar de ar livre...Para nos receber uma equipa jovem e a merecer elogios pela simpatia, atenção e qualidade no atendimento e explicação.

aljub4.JPG (400×183)

O Centro pretende explicar ou se quiserem interpretar, como o próprio nome indica, a Batalha de Aljubarrota que se deu a 14 de agosto de 1385. Para o efeito possui dois núcleos expositivos sobre a  Batalha, a sua época, os achados arqueológicos no Campo de Batalha e um auditório.

image.cfm (640×421)

Aí uma projeção multimédia de grande qualidade, permite aos mais novos e aos mais velhos compreender a sequência de eventos que precederam essa batalha tão importante para a História de Portugal, assim como a forma como esta se processou em campo, momento a momento acabando com a vitória de um diminuto exército português, fracamente apoiado pelos ingleses, sobre um grandioso exército franco-castelhano...Estratégias e táticas explicadas até ao mínimo detalhe, de maneira simples e apelativa, em mais do que um nível de linguagem possibilitando o entendimento e contentamento de todos...numa fascinante viagem no tempo...!

BatalhaDeAljubarrota2012.jpg (475×356)


Cá fora o Campo de Batalha, cuja paisagem se pretende melhorar aproximando-a cada vez mais do que seria outrora, esconde novas surpresas...ao longo do percurso de visita proposto, e com visualizadores especiais, conseguimos repor no campo atual as imagens do passado e perceber onde se situavam os seus principais intervenientes e  a visão que eles próprios tinham do que os rodeava...A localização do exército castelhano, a do português, onde se encontrava D. João I, D. Nuno Álvares Pereira ou a Ala dos namorados constituída pelos jovens nobres portugueses...!

E se alguém ficar com fome depois da visita e da exploração da zona exterior pode sempre experimentar uma ou duas receitas medievais (adaptadas),no restaurante do Centro...eu experimentei e gostei...!

Este passeio dá ainda hipótese de visitar o Mosteiro da Batalha, o de Alcobaça e dar um saltinho a Aljubarrota que deu nome à Batalha! Nós aproveitámos e fizemos isso mesmo! Mais um programa a valer a pena...espero que visitem e gostem!

Bem hajam!



12 comentários:

  1. Por acaso deve ter sido bem giro, esse programa.Conheço os monumentos, mas o Centro não.Obrigada pela dica!!!
    Beijinho e sê feliz!!!

    ResponderExcluir
  2. Belíssima sugestão, há imenso tempo que não vou à Batalha.
    Bj**

    ResponderExcluir
  3. Fica na minha zona!
    Também fui lá com alunos...embora já não esteja no activo!

    Abraço...gostei desta curva

    ResponderExcluir
  4. Já lá estive e também gostei =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa contribuição para a compreensão de um dos momentos marcantes da nossa História!!
      Beijos
      Maria

      Excluir
  5. Como moro muito perto, a história da batalha de Aljubarrota, os amores de D.Pedro e D.Inês dizem-me muito. Acho que o centro de interpretação vale pelo magnífico filme com excelentes interpretações. Já vi várias, pois é um dos locais de visita quando temos amigos cá a passar uns dias e sabe-me sempre muito bem revê-lo.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme tem mesmo muita qualidade e não me importava de o ver mais vezes...talvez calhe lá levar alguma vez amigos!!!
      Beijinhos!!!
      Maria

      Excluir
  6. Nunca lá fui, a garota foi num passeio da escola e na altura vinha toda contente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que puderes dá lá um pulinho ..vale a pena!!!
      beijinhos!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...