quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você disse CIBA???

Entrada_principal_do_CIBA.JPG (500×375)

Sim...no caminho nem sempre foi fácil conseguir que percebessem o que queríamos na verdade encontrar...só depois de explicarmos bem que nos referíamos ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota...e sim valeu a pena a viagem e as perguntas pelo caminho...! O Centro localiza-se na povoação de São Jorge, no concelho de Porto de Mós e bem perto da Batalha.
Já nos tinham falado do interesse deste espaço e a P. já lá tinha ido com  o colégio (gosta sempre de voltar connosco e ver tudo ao seu jeito, com tempo e pormenor..acho que já apanhou...alguns vícios profissionais da mãe por tanto os ver repetir) e adorado...Num dos dias de férias lá fomos então...deparámo-nos com um edifício de traça moderna como esperado, e um amplo espaço complementar de ar livre...Para nos receber uma equipa jovem e a merecer elogios pela simpatia, atenção e qualidade no atendimento e explicação.

aljub4.JPG (400×183)

O Centro pretende explicar ou se quiserem interpretar, como o próprio nome indica, a Batalha de Aljubarrota que se deu a 14 de agosto de 1385. Para o efeito possui dois núcleos expositivos sobre a  Batalha, a sua época, os achados arqueológicos no Campo de Batalha e um auditório.

image.cfm (640×421)

Aí uma projeção multimédia de grande qualidade, permite aos mais novos e aos mais velhos compreender a sequência de eventos que precederam essa batalha tão importante para a História de Portugal, assim como a forma como esta se processou em campo, momento a momento acabando com a vitória de um diminuto exército português, fracamente apoiado pelos ingleses, sobre um grandioso exército franco-castelhano...Estratégias e táticas explicadas até ao mínimo detalhe, de maneira simples e apelativa, em mais do que um nível de linguagem possibilitando o entendimento e contentamento de todos...numa fascinante viagem no tempo...!

BatalhaDeAljubarrota2012.jpg (475×356)


Cá fora o Campo de Batalha, cuja paisagem se pretende melhorar aproximando-a cada vez mais do que seria outrora, esconde novas surpresas...ao longo do percurso de visita proposto, e com visualizadores especiais, conseguimos repor no campo atual as imagens do passado e perceber onde se situavam os seus principais intervenientes e  a visão que eles próprios tinham do que os rodeava...A localização do exército castelhano, a do português, onde se encontrava D. João I, D. Nuno Álvares Pereira ou a Ala dos namorados constituída pelos jovens nobres portugueses...!

E se alguém ficar com fome depois da visita e da exploração da zona exterior pode sempre experimentar uma ou duas receitas medievais (adaptadas),no restaurante do Centro...eu experimentei e gostei...!

Este passeio dá ainda hipótese de visitar o Mosteiro da Batalha, o de Alcobaça e dar um saltinho a Aljubarrota que deu nome à Batalha! Nós aproveitámos e fizemos isso mesmo! Mais um programa a valer a pena...espero que visitem e gostem!

Bem hajam!



12 comentários:

  1. Por acaso deve ter sido bem giro, esse programa.Conheço os monumentos, mas o Centro não.Obrigada pela dica!!!
    Beijinho e sê feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito interessante Marina!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Belíssima sugestão, há imenso tempo que não vou à Batalha.
    Bj**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena Tanita!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Fica na minha zona!
    Também fui lá com alunos...embora já não esteja no activo!

    Abraço...gostei desta curva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Obrigada pelas tuas palavras!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Já lá estive e também gostei =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa contribuição para a compreensão de um dos momentos marcantes da nossa História!!
      Beijos
      Maria

      Excluir
  5. Como moro muito perto, a história da batalha de Aljubarrota, os amores de D.Pedro e D.Inês dizem-me muito. Acho que o centro de interpretação vale pelo magnífico filme com excelentes interpretações. Já vi várias, pois é um dos locais de visita quando temos amigos cá a passar uns dias e sabe-me sempre muito bem revê-lo.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme tem mesmo muita qualidade e não me importava de o ver mais vezes...talvez calhe lá levar alguma vez amigos!!!
      Beijinhos!!!
      Maria

      Excluir
  6. Nunca lá fui, a garota foi num passeio da escola e na altura vinha toda contente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que puderes dá lá um pulinho ..vale a pena!!!
      beijinhos!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...