sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Redondo de ruas floridas!!!

14768137_C0ecD.jpeg (352×500)

E ontem rumámos até ao Redondo...íamos conhecer o seu programa Ruas floridas 2013 e ao mesmo tempo matar saudades do Alentejo...Sim porque se aqui em casa habitam três lisboetas e um algarvio, acho que de uma ou outra forma, todos temos um bocadinho alma de alentejanos de tal maneira apreciamos a região e as suas gentes que eu, pessoalmente, trago no coração desde os tempos em que percorria o Alentejo a pé, em prospeções de campo ligadas à minha primeira fase profissional.
Ontem tivemos sorte com o tempo que durante a manhã se manteve fresco, permitindo a maior parte da  visita com uma temperatura muito agradável, coisa quase impensável naquela zona nesta época do ano, e com o fato da maioria das pessoas ter começado a chegar junto à hora do almoço e depois dela...! Foi assim possível percorrer com calma e à vontade as quarenta e três ruas floridas, fruto da vontade, da união, do trabalho e da arte da população de Redondo que mais uma vez aceitou o desafio de por em realce a sua vila, competindo saudavelmente entre si com a beleza conseguida em cada rua...! Para nós foi a primeira visita a estas ruas cuidadosamente enfeitadas...engalanadas com primor, cuidado e sedução...conhecíamos Campo maior e a sua festa e não fazíamos ideia do que esperar desta...na verdade do meu ponto de vista, não se podem comparar as duas ..em trabalhos, intenções ou beleza...Na minha opinião em Campo maior as flores de papel são o objetivo e transformam-se numa exímia e magnífica forma de arte...em Redondo elas são sobretudo um meio para contar uma história complementado com outros elementos que lhe dão grande diversidade, outro sabor e outra forma de beleza...! Redondo foi muitíssimo atrativo para os pequenotes que literalmente nos arrastaram ruas abaixo, ruas acima, praças, becos e mais que houve... sem querer perder pitada de tudo o que havia para ver...!

2013-08-03202633_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$2eceffbf-3659-4019-8daa-3ad08b39e2ec$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg (300×397)


A custo os convencemos que era preciso parar um pouco para almoçar, menos interessados eles do que nós, em aproveitar a oportunidade para saborear a boa comida e o bom vinho alentejanos (não, não se enganaram no blogue...sou mesmo eu a falar de comida...bem avisei que aqui se fala de tudo..)...as migas com carne de porco, estavam uma delícia e o vinho ...pois era do Redondo e está tudo dito..!!!
Almoçados e mais descansados, embora agora de estomago mais pesado,enfrentámos de novo as descidas e subidas das ruas que ainda não tínhamos visto enquanto entre nós se votavam as melhores...Nos primeiros lugares...sem dúvida a rua dos espantalhos...colorida...variada, engraçada, trabalhosa e incontornável...a dos galos de Barcelos, lindíssimos e em impressionável quantidade e diversidade de cores e desenhos, a do Jardim do Japão pelo exotismo conseguido...a do agrupamento de escolas pela originalidade dos materiais e tipo de abordagem e.... tantas tantas outras cada uma pegando com outra, guiando os passos dos visitantes maravilhados e perdidos em tanto para ver!!!! Vale de fato a pena e termina já dia 11!!!
Dali deu ainda para passar por Vila Viçosa...apenas uma voltinha...porque aqui temos de voltar para passar o dia e revisitar o muito que há para ver, se bem que um dia,como muito bem sabemos não chega..!!!
 E foi de fato um tempo excelentemente passado, fabulosamente completado pela linda paisagem do caminho onde, nas colinas e montes, ponteados por magníficos sobreiros...os jovens potros ensaiavam os primeiros trotes sob o olhar atento das mães e os pequenos cordeiros, meio escondidos entre as pedras. ou saltitando em cabriolas no meio dos rebanhos, davam o retoque final nas bucólicas cenas...!!!

Alentejo...de ti andava saudosa... e...breve breve ...vou voltar!!!

23 comentários:

  1. Acho que as ruas ficam sempre muito bonitas assim enfeitadas, mas pergunto-me o que farão a tanto papel no fim. Espero mesmo que tenham o cuidado de o reciclar, porque se não o desperdício de tanta árvore será em vão.
    Ainda bem que te divertiste. Esses passeios têm o condão de nos lavar a alma. :)
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha boa pergunta...espero que a sensatez impere..!
      Mas que é bonito é!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Belas paragens! O Alentejo é sempre um destino de referência... Bj

    ResponderExcluir
  3. Tenho pena se já não conseguir lá ir ver as flores!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o pouco que conheço do Alentejo.

    Nunca fui a Redondo. Apenas conheço as festas de ver na TV ou fotos em blogues.

    Talvez um dia...quem sabe?!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tenho a certeza que valerá a pena Mona!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. que bom amiga! como têm sido esses dias de férias?? já tenho saudades vossas quero mto estar com vocês!! Os teus filhos são um encanto.. mas a tua filha é maravilhosa!! bjoss p todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos tentado aproveitar ao máximo mas o tempo está a passar muito rapidamente vamos ver o que ainda conseguimos fazer...! E sim temos de combinar um verdadeiro encontro, com tempo...A filhota adorou-te desde o o primeiro contato mais ao vivo...ficámos com pena de não conhecer a M. melhor mas depois será!!! É adorável!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
    2. espero que sim! aproveita mto amiga OS TEUS FILHOTES LINDOS e desejo que a tua mÃe esteja melhor!

      Excluir
  6. Também lá estive se calhar cruza-mo-nos ...:).
    Eu gostei mais deste género do que de Campo Maior,mas tens razão é diferente. Aquilo devia ser divulgado no exterior pois temos em Portugal coisas lindas de ver. Aquela rua dos sapatos e carteiras de vários modelos, achei uma maravilha. Pareciam autênticos modelos, nem pareciam de papel e cartão.A fonte com o homem e o burro tudo em tamanho normal... enfim são 43 ruas enfeitadas com vários motivos e com muita criatividade não é? E então o ceramista que nos mostrou o seu local de trabalho, duas salas repletas de loiça alentejana e o processo de fabrico. Bom mas já tinha ido ao Redondo e achei uma Vila tão apagada :, mas nesta altura não parecia a mesma ..Gostei de ver!:)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois devemos mesmo ter-nos cruzado...o anonimato tem destas coisas...bem que gostava de te ter visto...se soubesse como eras!!!!
      E sim tinha-me esquecido da rua dos sapatos...adorei, assim como a fonte e o burro e tanta tanta coisa de que não falei...devia ser mais divulgado...concordo...mesmo no nosso país...e também andei nas cerâmicas mas não vi o processo de fabrico! E aqui está uma forma de uma pequena vila ter o seu período de brilho tão diferente da vila de todos os dias...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Adorei essa cidade, que legal que a população se empenhar em florir as ruas, deve ser um lugar belíssimo. Fiquei louca para conhecer essa linda cidade.
    Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de fato lindíssima e vale a pena visitar...é como entrar num outro mundo todo trabalhado em papel !!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  8. Adorava visitar mas não vai ser possivel este ano...
    Espero anos melhores, férias melhores, enfim.
    Um beijo e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero o mesmo Marina...aqui deu para ir mas como já tenho dito muito por aqui a minha preocupação é que os pequenotes aproveitem ao máximo e que a diferença do que são estas férias acabe por ser positiva...mas em nada se parecem com o que até aqui tínhamos feito e por vários motivos...enfim melhores dias virão ou nós pelo menos saberemos fazer frente aos menos bons!
      Beijinhos!
      Maria!


      Excluir
  9. Bom dia:) Amiga:)
    Mais um canto Maravilhoso de Portugal que não conheço.
    Obrigada Maria...gosto tanto das viagens que faço contigo:)


    jinhossss para todos e um excelente fim de semana (mantem a Mummy fora deste calor:) isto hoje vai apertar:) jinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu gosto imenso da tua companhia Amiga!!! Fantástico dia para ti!
      Beijinhos!!!
      Maria

      Excluir
  10. Respostas
    1. Alentejo de tantos sonhos...!!
      Um excelente final de semana!
      Beijo para ti também!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...