quinta-feira, 15 de agosto de 2013

De noite à janela!!!

129_434-janelas+da+noite.jpg (400×300)

Se há coisa que gosto de fazer à noite é abrir a janela e deixar os meus olhos correr pelas janelas da rua...A essa hora já as outras janelas ganham vida...e gosto de imaginar a vida por detrás delas...na varanda em frente a vizinha que estende a roupa e me conhece, sorri ao ver-me ali...é comum cruzarmo-nos nesta hora recatada para mim e de azáfama ainda para ela...um pequeno aceno de despedida  e volta para dentro apressada...mais à frente um senhor de meia idade debruça-se no parapeito, de onde estou vejo-o mal, mas um novelo de fumo tremelicando na sombra revela-me o cachimbo que segura na mão, embrenhado em mil pensamentos...na janela ao lado os cortinados abertos deixam ver uma televisão relatando o mundo em imagens coloridas para invisível espectador...na outra mais abaixo a luzinha provém apenas do ecrã do computador...esperando quem há-de ocupar a cadeira por momentos abandonada logo em frente...De repente os meus olhos são atraídos para o outro lado...uma janela aberta de repente ...uma silhueta que emerge... risos que ecoam pela rua...uma janela feliz penso...e não me engano...à primeira...segunda silhueta se junta ...se enlaça...e a janela volta a fechar-se agora devagarinho....silenciosa! No apartamento do último andar até ali fechado e escuro, acendem-se agora as luzes à pressa...uma a uma...e na cozinha o reboliço é evidente...o cachorro late na varanda querendo entrar e participar na vida acabadinha de chegar a casa... e esta não se faz esperar...abre-se a porta da varanda e duas pequenas sombras recortadas na luz  rompem em tropelia inacabada...afagando finalmente o saudoso e velho amigo de tantas horas...e agora juntos voltam para dentro...para a luz !!!!
Sim gosto de olhar a minha rua e as janelas da minha rua...cada uma diferente da outra...cada uma... uma vida diferente, cada uma...uma história diferente....cada uma...um mistério diferente...Umas alegres outras menos...umas iluminadas outras não...umas mais divertidas que outras...umas mais enigmáticas...outras mais prosaicas...mas todas...todas expressão da vida da rua...no fundo todas expressão simplesmente da vida...E sem conhecer muitos dos donos daquelas janelas...quase me sinto amiga de todos eles, imaginando da minha janela os seus sonhos...aspirações, desalentos e recomeços...E fico a pensar...e quando de outra janela olham a minha...que verão nela?????

Boa noite e bem hajam!!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Manuela..e agora um bom dia para si!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Eu daqui não vejo a tua janela, mas quando fecho os olhos sinto-a...e sinto uma familia feliz com todos os problemas do dia a dia, mas ouço risos, conversas animadas, algumas duvidas sobre o futuro, mas essencialmente sinto muita coragem!
    Minha amiga Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pronto Marina...querida amiga...já estou de lágrimas nos olhos...Obrigada pelas tuas boas palavras e pela tua assídua companhia...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Maria, passei para retribuir a visita:)
    agradecer o teu comentário e para dizer que também gosto muito de imaginar e observar as janelas, dos outro, não porque sou coscuvilheira, mas porque me encanta a vida!
    Um beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda! Obrigada pela visita e pelo comentário...precisamente...o olhar as janelas da rua nada tem com coscuvilhice...antes com o deslumbramento e encantamento pela vida!
      Em sintonia!
      Bom fim de semana para ti também!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. É giro esse deambular da imaginação e 'ver' outras vidas.

    Bom passeio!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pérola!
      E bom fim de semana!!!
      Beijo para ti também!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...