sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Escolho voar!



Hoje escolho voar!!!!! E vocês?

Bom dia queridos amigos, obrigada por todo o vosso apoio!
Bem hajam!


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mais uma vez...vezes demais!

one more time

E mais uma vez nos preparámos, física e mentalmente para algo que não aconteceu...não evitámos o desgaste e não avançámos um milímetro na luta...! Ontem previa-o já...afinal era impossível evitar as notícias sobre a greve dos enfermeiros para estes dois dias, hoje e amanhã...mas foi-nos dito para nos mantermos prontos porque ainda não havia a certeza e podia ser que fosse possível realizar a cirurgia conforme previsto...Esperámos...ontem que fosse verdade...hoje que nos telefonassem  a dizer se era ou não, para ir para o hospital, o que acabou por acontecer há pouco...Efetivamente tudo foi adiado para a semana que vem e é um misto de sentimentos que nos invade...por um lado um certo alívio de não termos de enfrentar algo tão traumatizante, mas por outro e sobrepondo-se ao primeiro, uma sensação de impotência e desânimo por não ver resolvido o que precisa de o ser. 
Enfim....tenho visto a degradação dos serviços do IPO nos últimos anos e a forma como os recursos humanos têm diminuído, nomeadamente na área da enfermagem que se debate ainda com más condições de trabalho, inclusivamente com a escassez de materiais disponíveis...acredito no direito à greve...nada digo pois contra o que hoje nos levou a uma vez mais entrar no limbo em espera.
Agora é tempo de respirar, de nos recompormos...de tentar evitar ter de entrar pelas urgências antes da nova data marcada e repor a força e energia de que vamos necessitar mais à frente.

Bom dia  bem hajam queridos amigos!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Já é outono?



Nem o tempo lá fora nem a minha memória de alma parecem confirmar que já chegaste...chove demais para que o pareça...está demasiado quente para que o sintamos...chegaste demasiado depressa, sem aviso, sem preparação, como se sobre nós não tivesse passado um ano! Impões-te  à mistura com muitas coisas a acontecer no meu caminho...num ano com contornos ainda por perceber, mas que tenho já a certeza de ser daqueles decisivos, que determinam muito do que virá à frente para além de si...!!! Anuncias-te num dia de expetativa e de concentração para a batalha a travar amanhã...e será precisamente o resultado dela que marcará a tua beleza por aqui...verei as tuas cores mais ou menos belas através dos olhos da minha alma mais ou menos feliz...!
Mas seja o que for, venha o que vier...sê bem vindo mais uma vez nos meus dias...sê bem vindo mais uma vez na nossa vida...e que de futuro possamos lembrar-te como um dos mais belos outonos que vivemos!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Flores para minha mãe!


Este é verdadeiramente um dia muito especial a começar com felicidade uma semana que será de preocupação...este é um dia, que em família sentimos glorioso por há ano e meio atrás estarmos completamente convencidos de que não existiria, ou de que pelo menos não existiria desta maneira...! Hoje a minha mãe faz oitenta e três anos...Em maio de 2013, como muitos de vós se lembrarão teve um AVC, seguido de um derrame cerebral que a deixaram muitos meses no hospital lutando pela vida e pela qualidade de vida...!!!!
Hoje mais uma vez a família reunirá para para a festejar, para testemunhar o poder da sua força e da força e coragem de todos os que a amam e nunca desistiram...! Muitas alterações foram feitas nas nossas vidas desde maio do ano passado...mas mesmo com alterações sobrevivemos mais uma vez...e a minha mãe...agora mais magra ... está bonita como há muito tempo a não via, recuperou a sua autonomia nas coisas essenciais  e de braço dado com o meu irmão, já consegue ir tomar o seu café à pastelaria do bairro, como sempre gostou...! Agora é deixar correr os dias...os dias que estão determinados para que continuemos juntos e aproveitá-los o melhor que soubermos...agora é tempo também de olhar este exemplo e encarar com esperança acrescida os próximos dias da semana!

Parabéns mãe querida!

Bom dia, e para todos, o meu bem haja!!!!




domingo, 21 de setembro de 2014

Paz em nossos dias!!!!


E neste dia internacional da Paz, num mundo em guerra, desejemos que a primeira consiga prevalecer sobre a segunda e se instale nos nossos dias para sempre!!!!
A Paz...começa em cada um de nós e todos estamos portanto envolvidos nesse processo!!!!
Bom dia e bem hajam amigos queridos!




sábado, 20 de setembro de 2014

Saturday!!!!


E este fim de semana estamos proibidos de nos esquecer de ser felizes!!!!
Bom dia e bem hajam queridos amigos!







sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Palavras à solta...outra vez!





Ele -  A partir da próxima semana fazes como das outras vezes…não contas comigo e tratas tu de tudo para que os meninos continuem a sua vida o mais normal possível…eu irei onde, como e quando puder…

Eu – Vou fazer tudo isso...como das outras vezes, e como das outras vezes, esperar por ti na mesma todos os dias…vai correr bem!


Bom dia e bem hajam queridos amigos, obrigada pelo vosso carinho a vossa partilha e o vosso apoio...fazem toda a diferença.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lágrimas teimosas...


Ninguém devia ser obrigado a contar a uma criança de 10 anos que o pai que ela ama tanto, continua a lutar contra uma doença que ela teme acima de tudo e acredita ser mortal...Ninguém devia...! Mas ontem a P. confrontou-me...«tens de me contar tudo mãe...eu tenho de saber tudo» e perante aquela vozinha, frágil e forte, tremendo...a engolir lágrimas teimosas, contei-lhe o que o seu coração já sabia...fi-lo da melhor maneira que soube...embalando a verdade na esperança e na construção das certezas esperadas...mas não lhe menti...e o que eu não disse, tenho a certeza que ela mesmo assim soube...! Ninguém devia ser obrigado a contar uma coisa destas a ninguém, muito menos a uma criança e muito menos no meio da estrada, sem poder parar, mesmo quando a vi pelo espelho desfazer-se enfim em lágrimas até ali reprimidas...Ninguém devia ser obrigado a ver isso sem poder correr para acolher nos seus braços e consolar a filha querida nesta sua tão sentida e verdadeira aflição...! Ontem fui obrigada a isso e doeu...mas não chorei...não podia...«aqui ao leme sou mais do que eu», como dizia o poeta...Hoje porém no carro, já sozinha, as lágrimas correram teimosas cara abaixo...!
Sei que na semana que vem vamos entrar de novo num processo muito doloroso de uma nova cirurgia...e provavelmente não me deixarei chorar por muito tempo...não posso!
Mas hoje deixei que as lágrimas corressem, empapassem as roupas e me deixassem olhos vermelhos e inchados...hoje deixei...amanhã serei guerreira de novo...tem de ser...mas hoje chorei!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Paz e sorrisos pela manhã!!!!


Embora tivesse voltado à escola ainda a olhar para trás...para as fabulosas férias que queria prolongar, a P. tem andado felicíssima toda a semana...na verdade gostou do regresso, do novo horário, de ter mantido alguns professores de que gostava muito e dos novos que agora têm.Gostou de rever os colegas e até de voltar às rotinas de organização e estudo no ATL...No primeiro dia veio mesmo muito sensibilizada por várias amiguinhas que não viu ou contatou durante todo o verão, terem levado colares, e pulseiras  feitos por elas para lhe oferecer...!Hoje de manhã enquanto lhe prendia o cabelo meio indomável num rabo de cavalo, obrigatório em dia de Educação Física lançou-me «Mãe, ontem a DT (termo carinhoso para Diretora de turma :)), disse uma coisa sobre mim que eu não percebi muito bem porquê..»..«Então ?» inquiri eu sem sequer me sentir tentada a adivinhar...com a P. tudo é sempre possível...« Há duas meninas novas na turma e a professora estava a apresentar-nos um a  um...a S. é a distraída...a N. a tagarela...o J. o endiabrado...e quando chegou a mim sabes o que disse mãe??? Esta é a P. a menina que dá paz à turma...sei que é bom e gostei mãe...mas não percebi bem porque é que ela disse isso...!!!»
Mas eu sim minha doce P....eu sim...percebo bem, conhecendo-te como te conheço com a tua personalidade conciliadora e solicita (tanto medo do que vais sofrer na vida minha querida...quem me dera ter a certeza de te preparar bem para o que terás que enfrentar), percebo...e muito grata fico a uma professora que só te conhecendo desde o ano passado num ambiente escolar complicado, já viu tanta coisa sobre ti...!
Enquanto lhe tentava explicar por outras palavras (e de uma forma mais racional do que aquela em que viajava nos meus pensamentos), o que a professora tinha dito...não podia evitar um sorriso terno a dançar-me nos lábios que sei que não vai durar só pela manhã...sorrio ainda mansamente enquanto escrevo, lembrando a frágil figurinha da P. de rabo de cavalo de caracóis a dar a dar..desaparecendo no meio da multidão de crianças na escola, depois do nosso terno abraço de despedida...!
«Um bom dia para ti minha querida»
«Para ti também mamã!!!»

Bom dia e bem hajam queridos amigos!






segunda-feira, 15 de setembro de 2014

De volta às aulas!!!!


Sim...como a maioria das crianças portuguesas, o F. e a P. , já voltaram à escola. O primeiro começou  há uma semana, a P. teve a apresentação na sexta e começa hoje já à séria…! Lembro-me das minhas longas férias em pequena...em que o tempo parecia não passar, e das saudades que já tinha da escola quando esta finalmente começava…Não vejo isso tal e qual assim nos meus filhotes e ainda menos na P. Não que me admire, as suas vidas são tão ocupadas a longo do ano que as férias, agora mais curtas, o parecem ainda mais…Este ano particularmente não senti “aquele entusiasmo”, nem na altura de verem os livros novos, nem de comprar os novos materiais…foi tudo de reação moderada, o que não é habitual. Tentei perceber o porquê deste estado de espírito e só consigo deduzir que tenha sido por, de fato, terem tido umas excelentes férias que lhes souberam a pouco (a mim também)…Mas o certo é que este ano que começa é para ser encarado com garra…ambos (um no 4º ano, outro no 6º), têm exames nacionais … Por eles não tenho medo…têm sido até aqui e mesmo em situações de stress familiar muito elevado (como as várias cirurgias do pai e o AVC da avó, o ano passado), excelentes alunos, interessados, curiosos, atentos e bem comportados (esta última na escola que em casa por vezes “pintam a manta” J). Penso que assim continuarão, embora logo neste período de começo de aulas, esteja já com data marcada o primeiro percalço no correr da nossa vida familiar…mas disso falaremos depois.
Este ano vai também trazer algumas novidades no que se refere às atividades que têm vindo a praticar, era altura de guardar as que provocam verdadeiro entusiasmo e deixar as que não estavam a resultar na satisfação desejada…e nisto de atividades importa totalmente o que eles sentem, senão são mais um sobrecarrego de horário em vez de uma atividade divertida que lhes permite perceber os seus gostos, os seus talentos e desenvolver uma parte de si. Assim caem umas e nascem outras que já eram pedidas há bastante tempo.
E eu de horários na mão, tento perceber como conjugar tudo da maneira mais fácil e penso com os meus botões se conseguirei dar, mais uma vez, conta de tudo com eles… !!!


Bom dia e bem hajam queridos amigos!


Boa semana!!!!


E para todos....uma semana muito, muito feliz!!!!!!

Bem hajam!



domingo, 14 de setembro de 2014

sábado, 13 de setembro de 2014

Noite a chegar!



E com a chegada da noite terminam-se as tarefas...chegam os cansaços...nascem outras vontades. E presos de doce torpor, deixamo-nos arrebatar pelo fascínio da lua...Presos por ela, nos embrenhamos em misterioso limbo, com as estrelas por companheiras  e o céu como caminho...e destino!
Que a vossa noite seja maravilhosa e o vosso despertar sereno!

Boa noite e bem hajam!







Bommmm diaaaa!!!!!!


Bom dia!!!! Que o vosso sábado seja maravilhoso, pleno de paz, serenidade e amor!!! E que os nossos corações se abram em primavera mesmo em dia de chuva a adivinhar o outono :)!

Um maravilhoso fim de semana  e em hajam queridos amigos!


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Das leis do equilíbrio!

Arte de Andrew Ferez

Sei que as há...alguns de nós estudaram-nas nos bancos de liceu, outros investigaram-nas obsessivamente em altas e sábias torres, outros ainda, sobre elas "preletam"...certos da sua verdade...Se acredito nelas??? Se calhar não...sou adversa a coisas muito definidas, a  coisas acabadas, a coisas que são porque sim ou porque alguém o quer....A minha experiência com o equilíbrio é a luta de uma vida... ou talvez simplesmente e apenas, a descoberta persistente da duplicidade de cada ser e da forma como cada um de nós consegue ir até extremos opostos dependendo da situação, do tempo, do espaço ou do estado de alma....Encontrar um ponto entre os extremos que nos mantenha hábeis para o correr da vida e que em simultâneo nos permita visitar regiões mais afoitas, imprescindíveis em momentos fulcrais para o crescimento, será talvez uma das premissas para a felicidade...!Pessoalmente fascina-me o mundo de possibilidades em cada um de nós e a mestria necessária para o descobrir e gerir...no equilíbrio, mas também na maravilhosa aventura de perceção das suas mais infímas nuances...em desiquilíbrio ou não!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!!!



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Desafio aceite!!!!



Desafios...há algum tempo que não fazia nenhum, e, agora que penso bem enquanto escrevo, acho que ainda tenho um pendente...porto-me mal eu sei...mas dificilmente consigo chegar a tudo!!! Prometo que faço esse também outro dia!
Adoro desafios e desta feita estou a corresponder a um que me foi feito duplamente pelas queridas amigas Marina e Maria, respectivamente dos blogues de que muito gosto Live your dream e Maria XL


1.      O que você não sai de casa sem...!

Não saio de casa sem brincos...se por acaso acontece sinto-me "despida" o dia todo!

2.      O animal favorito...!

De companhia por certo o cão, na vida selvagem perco-me por tantos que teria dificuldade em referir algum!!!!

3.      Sapato favorito.

Adoro sapatos...embora em casa nem queira ouvir falar nisso...prefiro os de salto alto e tenho pena de ultimamente por uma questão de conforto e saúde, estar a optar nos dias de trabalho por uma versão mais light...os de cunha...alta!!!

4.      Produto de maquilhagem indispensável.

Batom...simplesmente adoro...!!! :))!

5.      Maior sonho.

Sou mulher de muitos sonhos e de lutar por eles...porém o meu mais querido sonho neste momento não me permite que lute por ele...sem qualquer dúvida a recuperação da saúde do maridão.

6.      Maior defeito.

Defeitos tenho muitos...mas talvez o maior deles todos seja a teimosia...se bem que me já tem valido de muito quando "mascarada" de determinação.

  7.  O que me irrita nas pessoas!

No topo estão por certo a hipocrisia e a arrogância, ainda que perceba que partem ambas, como que duas faces de uma mesma moeda, de pessoas com baixa auto estima e de grande amargura.

8.      Comida favorita...!

Esta tinha mesmo de ser???? Acho que não consigo responder...depende da hora, da disposição, da estação do ano...de tanta coisa!!!! Sou boa boca, claro,,,mas não gosto de tudo!!!

9.      Doce ou salgado…!

E estamos a falar de ???? :)))!  Se for novamente de comida a resposta atual é salgado, embora nem sempre tenha sido assim.

10.  O que te deixa feliz.

A felicidade das pessoas que amo...isso basta!

11.  Escolher 5 blogues para este desafio.

Os desafios servem para nos conhecermos melhor, por isso desta vez vou escolher blogues de que gosto mas conheço há menos tempo. 
E claro os visados que se sintam à vontade em não aceitar...não levo a mal :))!

Desafio então os blogues

Varrendo migalhas

O meu pensamento viaja

A senhora do trevo

10 years bituine

O sol da manhã

Obrigada por mais este desafio, bom dia e bem hajam queridos amigos!!!!




quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bimby sim ou não? Ajudinha por favor!!!!


Que fique dito que acho que cozinhar tem algo de místico e que nada se pode equiparar à magia de ir juntando  ingrediente a ingrediente, provando, verificando, mexendo, verificando de novo, aumentando ou diminuindo a temperatura de cozedura, verificando ainda e uma vez mais...sem grilhões de tempo ou espera, até que por fim nos damos por satisfeitos com os resultados e partimos para a mesa de prato em riste, almejando merecidos elogios. 
Mas a vida tem fases e.... fases! No meu caso, épocas houve, em que cozinhei de coração  guiando a mão, e essa é a maneira única de se bem cozinhar realmente. Ainda me acontece isso, por altura de festejos ou comemorações em que a emoção fala mais alto e entra na cozinha. No momento porém, e há que assumi-lo sem medo, não ando muito vocacionada para esses lados, e cozinhar tem-se tornado num esforço que me pesa...! Não gosto da sensação e tenho pensado como posso mudar isso a bem de todos lá em casa!
Já não tem conta as vezes que fui assediada para ver demonstrações da Bimby...sempre travava o início do processo com as sacramentais perguntas " Vai às compras? Decide o que vamos comer??? Não? Bem então só compro quando fizer essas  duas coisas!!!"
Na verdade tenho horror a "monos" e temi sempre que ficasse a um canto depois das primeiras entusiasmadas experimentações....! 
Atualmente porém o desespero por algo que me ajude a vencer o stress provocado pela falta de tempo aliada à necessidade de continuar a alimentar uma família de quatro, de preferência com um sorriso nos lábios, levou-me a ficar mais atenta ao tema Bimby...e... como se o universo congeminasse contra mim (ou a meu favor...a questão é essa), ontem a P. foi a casa de uma amiga passar o dia e veio de lá maravilhada com a dita maquineta (perdoem-me os fãs da mesma), e com aquilo que ela própria e a amiguinha tinham conseguido fazer nela. O entusiástico testemunho da P., fez-me querer falar com a mãe da M. (a amiguinha) sobre o assunto, sabendo aliás que até há alguns meses atrás era uma descrente como eu quanto às vantagens da Bimby!!!
No fim da conversa eu já balançava...e pouco depois estava a perguntar como poderia assistir a uma demonstração...Assim no domingo vou ter uma, e espero manter a lucidez suficiente para uma decisão certa!!!
Para isso vou precisar de uma ajudinha por aqui!!!! Quem é que sabe alguma coisa sobre Bimbys???? Valem mesmo a pena??? Porquê...Ou porque não????
Ajudinha por favor!!!!

O tema hoje é do mais prosaico que há...mas a vida é mesmo assim...cheia de curvas...umas diferentes das outras...:) !


Bem hajam queridos amigos!




Vai um cházinho?

coffee

Bom dia queridos amigos!!! Escolham a vossa chávena e acompanhem-me no cházinho da manhã!!!
(Sim, eu sei que costumo beber café...mas a exceção confirma a regra...certo??? :) ! )

Para todos um excelente dia!
Bem hajam!



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ébola, o novo olhar!


Nem sempre um novo olhar é um olhar melhor…Pessoalmente gosto de pensar que sim e levá-lo como bandeira no meu crescimento de alma…muitas vezes porém, surpreendo-me com as subtis e vis razões que podem assumir os novos olhares…as causas por detrás da nova atenção…O ébola…os perigos de contágio…a preparação dos países para o descontrole e alastramento da praga...preocupam todos, enchem páginas de jornais, abrem telejornais…possibilitam palestras ou discursos “sábios” e brilhantes, de gente supostamente informada ou formada no assunto! A nossa atenção foca-se em África…África que, poucas vezes e pouco, atrai o nosso interesse, com as suas razões de sempre...áreas de guerra permanente, a competir com outros campos de luta mais atuais e  “interessantes”…ou zonas de fome e péssimas condições de vida…afinal, em que é que isso é novidade para nós!!! 


O ébola ao contrário, e de repente, focou-nos em África, creio que não obrigatoriamente pelo que lá passam as suas gentes ou pelos que lá morrem…mas sobretudo porque desta vez a coisa pode tocar-nos a nós…aliás tende a aproximar-se perigosamente de nós…Agora temos um novo olhar sobre África, atento, solicito, preocupado de interesse feito…que durará, creio, precisamente o tempo que durar o medo…o medo de termos alguma coisa a ver com aquilo…como se de fato não tivéssemos todos a ver com o que se passa em todo o mundo…!
Que os nossos novos olhares possam ser de futuro mais isentos, mais genuínos, mais altruístas…que tragam na sua essência a semente de um mundo melhor! Acredito, quero acreditar...que está na nossa mão e vamos consegui-lo!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

I am who I am !!!


Vem com a idade…entranha-se em cada novo momento de experiência feito…habita em nós...primeiro suavemente e em silêncio…depois assumindo-se aos poucos em avalanche de emoções contidas…e sai, finalmente alma fora, coração a descoberto…explosão inevitável em qualquer instante imprevisível…A certeza…a certeza de que somos aquilo que somos e que isso pressupõe crescimento contínuo, exclusividade certa, um lugar no mundo…um espaço único, que ninguém pode substituir ou ocupar…E que façamos o que fizermos…digam o que disserem…entendam ou não...assim seremos sempre…um ser em aprendizagem…um ser em mutação… único para a vida…quer queiram...ou talvez não!

Bom dia, boa semana e bem hajam queridos amigos!!!



domingo, 7 de setembro de 2014

Livros

livres

Livros...maravilhosas viagens no espaço, tempo e mentes...!
 Uma das minhas grandes paixões!!!!

A participar na semana colorida da Anne Lieri!
Espreite aqui e participe também!

Bem hajam amigos queridos!!!



Noite!!!!

nuit

A magia da noite começa ao entardecer!!!

A participar no Vamos brincar com a Chica..., espreite aqui e brinque também!!!

Bom dia e bem hajam, queridos amigos!



sábado, 6 de setembro de 2014

E que este seja um maravilhoso dia!!!!


Bonjour

Usufruir e agradecer...práticas de que muitas vezes nos esquecemos mas que não só nos podem mudar o dia como a vida!!!


A grande dádiva que é poder viver mais um dia é para ser saboreada devagar....de olhar atento, coração aberto e alma transbordante de amor, celebrada em cada instante...!!!!

Que o vosso seja um dia maravilhoso queridos amigos, bem hajam!!!!!





sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Está explicado!!!!

Mafaldinha


Ahhh então era isso!!!! Boa...muito mais descansada agora...e de novo conciliada com o meu indomável cabelo!!!!

Bom dia, bem hajam e até logo, queridos amigos!!!!




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sou só eu?


Sou só eu que me deixo fascinar pela magnífica arte em 3D, nas ruas, nos museus...seja por onde for?



Acho-a criativa....



....emocionante....


 ...mágica...



...perturbadora...


... divertida...


....atrevida...



         ...verdadeiramente talentosa...!!!
E vocês????


Bom dia e bem hajam queridos amigos!!!



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Faith...and coffee!!!


Nos dias em que as coisas se complicam tenho tendência a simplificá-las, racionalizando-as e reduzindo-as ao seu nível essencial!!!
Nesses dias gosto de acreditar que me basta a Fé, no meu lado espiritual e o Café no meu lado prático, para que tudo consiga resolver com sucesso!!!
Hoje é um desses dias...mas acho que tenho tudo o que preciso :) !

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dicas para visitar a Disneyland Paris!



disneyland

Não…não vou transformar este blogue num blogue de viagens e aconselhamento de viagens, mas não posso deixar de corresponder aos inúmeros pedidos que surpreendentemente me têm inundado a caixa do correio eletrónico associado ao blogue, no sentido de que faça uma resenha com dicas para rentabilizar a visita à Disney.
Nada mais tenho para partilhar do que aquilo que aprendi com a minha experiência pessoal e a da minha família, mas como eu própria recorri, na preparação da viagem, a alguns blogues que também o fizeram, e me foram muito úteis, aqui vai!
Uma das coisas fundamentais para que a vista resulte é, na minha perspetiva, a sua preparação...e essa deverá ter em conta as idades e estado de saúde dos elementos do grupo, tal como a época do ano em que pretendemos viajar, dado que os horários e programação não é a mesma ao longo do ano.
No meu caso tinha duas crianças de 10 e 8 anos, dois adultos, nenhum deles na sua melhor forma, mas dispostos a dar tudo por tudo pela aventura, e uma viagem, por condicionantes várias, pensada para Agosto.

A preparação
1.       O primeiro momento será pois o de aceder a um dos sites Disney e consultar os mapas interativos dos Parques ( Disneyland e Studios), conhecer com calma e tempo os espaços e cada uma das atrações disponíveis, cruzando-os depois com as capacidades, caraterísticas e gostos do grupo.

2.       Nesses mesmos sites, analisar também detalhadamente os locais de refeições e os hotéis Disney que se encontram num perímetro ideal dos Parques. Num site normal de viagens ver as opções de outros Hotéis na área.

3.       Análise feita, toca a estabelecer o plano e programação de viagem, mantendo as possibilidades de mudança contudo em aberto. Um plano A e um plano B, são sempre desejáveis. Aconselho a imprimir os mapas e as regras das atrações que não querem perder.

4.       A seguir iremos ter de optar por se queremos assumir pessoalmente as reservas de transporte e alojamento, tentando jogar com as melhores propostas e promoções de última hora, ou se preferimos fazê-lo através de uma agência. Neste ponto… não perder de vista, uma realidade que por vezes nos escapa, o que é realmente caro é o tempo, ou seja… um tempo bem aproveitado torna-se mais barato do que um tempo pouco ou mal aproveitado. Assim as escolhas de viagens e hotéis mais baratos por vezes podem ser enganadoras, resultando em perdas de tempo e impossibilidade de o rentabilizar na totalidade e portanto logo na opção mais cara.

A viagem
5.       Para um grupo de quatro pessoas, sendo duas delas crianças, sem grande flexibilidade para mudar datas de férias e com o plano de seguir depois para Paris, torna-se muito difícil esperar por promoções de última hora, sob pena de não se viajar de todo. Assim, optámos por reservar em agência, com antecedência…usufruindo na mesma das vantagens dos pacotes Disney, não conseguimos provavelmente os melhores preços de voo, mas conseguimos os melhores horários de chegada, ou seja, aqueles que nos possibilitavam o aproveitamento da tarde e noite da Disney no primeiro dia. Chegámos ao hotel por volta das 11.00h, o que nos permitiu dar entrada, almoçar e começar a aventura com grande rapidez.



disneyland ressorts tips


Alojamento
6.       No que toca à estadia acabámos por decidir ficar num Hotel Disney (Hotel Cheyenne), com uma boa relação qualidade/ preço e que nos permitia usufruir das vantagens dos Hoteis Disney, fundamentais para quem tem pouco tempo. Refiro-me especialmente às 2 Horas Extra, privilégio dos clientes destes hotéis, e que significa que embora a hora de abertura do Parque para os visitantes normais seja às 10.00h, podemos entrar duas horas mais cedo, às 8.00h da manhã. Aconselho entusiasticamente esta opção…não só conseguimos conhecer a Disney, de uma forma muito diferente daquela em que a conheceremos depois, já em plena multidão, como conseguimos chegar sem fila a algumas das principais atrações, experimentar outras, mais simples, mas para as quais não teríamos tempo de outra forma e ainda colocar-nos estrategicamente para sermos os primeiros nas atrações que só abrem às 10.00h. Nós tivemos duas manhãs com as 2horas Extra e fizeram toda a diferença, inclusivamente para repetir o que mais tínhamos gostado. O fato do Hotel ser temático, neste caso representando uma cidade do Oeste, ajudou em muito ao mergulho na fantasia. Miúdos e graúdos adoraram! Por outro lado a proximidade do Hotel e o sistema de autocarros de 10 em 10 minutos dos Hotéis Disney para os parques e vice-versa facilitou em muito as visitas.

disneyland Paris

As refeições
7.       Não é permitido levar comida para os parques e dado o grande número de visitantes, grande parte dos restaurantes do parque funciona com um sistema de reserva prévia de refeições, no local com antecedência, online ou a partir do hotel. As opções são muitas algumas agregadas a programas de animação, a comida é variada mas bastante cara para nós portugueses e sinceramente não gostei do sistema de reservas, assim preferimos fazer as nossas refeições na Disney village, bem ao lado dos dois Parques aproveitando a transição de um para o outro. Os preços são ligeiramente mais baratos, não impera o sistema de reservas e para quem leva crianças com problemas de adaptação a novas comidas, pode sempre recorrer ao Macdonalds (uma ou duas vezes não é fatal para ninguém J ), é rápido, e embora mais caro do que em Portugal é a forma mais económica de comer por ali.
Em qualquer caso é bom lembrar que para quem quer rapidez o melhor horário é o das 12.00h porque a avalanche de “comensais” começa pouco depois !



atrações disney


Parques, atrações e truques
8.       Do que tinha lido durante a fase de preparação ia convencida que a melhor hipótese para rentabilizar o tempo era visitar de manhã os Studios Disney e de tarde a Disneyland uma vez que os primeiros têm sempre menos gente e a segunda fecha mais tarde, às 23.30h no horário de verão, sendo precisamente de tarde que se processam as paradas e  à noite, por altura do encerramento, o fogo do artíficio.  Não contesto que esta pode ser a melhor forma para quem está em Paris e tira um dia para ir à Disney, mas não é de todo, em minha opinião, para quem, como nós tinha dois dias inteiros para usufruir dos parques, distribuídos por três dias (a tarde do primeiro dia, o segundo dia inteiro e a manhã do último). Aconselho neste caso a aproveitar ao máximo a tarde do primeiro dia para a Disney, optando por ver logo nesse dia as paradas e o fogo de artifício, dado que são cancelados em caso de chuva e o tempo mesmo em agosto é extremamente instável por lá, podendo não haver nova oportunidade. Nos outros dias no entanto, parece-me muito melhor, sobretudo para quem usufrui das 2 horas Extra, começar na Disneyland (só em casos excecionais os Studios estão abertos antes das 10.00h), manter-se lá até à hora do almoço, aproveitar essa hora para a transição para os Studios  sempre com menos gente e algumas diversões sem fila, voltando depois para a Disneyland a tempo da Parada da tarde (habitualmente às 16.30h) e ficar então por lá até que o cansaço o determine, ou até ao fecho!!!

9.       Dois dias bem aproveitados dão para ver e experimentar praticamente tudo, se evidentemente nos focarmos no grupo que levamos. Se os filhotes tiverem até seis anos grande parte da aventura decorrerá na Fantasyland e depois um pouco por toda a Disneyland ao sabor da magia de cenários e personagens…por eles não valerá a pena partir para os Studios…mas se têm mais, então praticamente tudo vale a pena, embora a eliminação seja feita por alturas…no nosso caso apenas uma atração ficou de fora…por 3 centímetros…Sim, são rigorosos e ainda bem que o são…a segurança é o principal a ter em conta sobretudo nas montanhas russas que são tudo menos “ brincadeirinha de criança”.

10.   Para ajudar a ultrapassar o problema das longas filas, algumas na verdade assustadoras, existe o sistema de Fastpass, inteiramente gratuito. Trata-se de uma espécie de reserva para determinada hora, evitando que fique na fila o tempo de espera. Junto da atração em causa deve verificar no painel o tempo previsto de espera, se for muito longa dirija-se ao ponto do Faspass  e, com o seu bilhete de entrada no parque, obtenha uma senha com a hora a que deverá voltar para entrar. Deve cumprir à risca a hora indicada e identificar a fila em que deverá colocar-se depois, geralmente muito mais pequena do que a normal. Este sistema permite-lhe ir fazer outras coisas e voltar mais tarde entrando com rapidez na hora prevista. Antes da chegada deverá verificar quais as atrações que têm este sistema… depois é ir gerindo o seu tempo. Também há casos em que as filas são longas mas andam depressa, depende no entanto das horas, por isso vale a pena observar um pouco como se processa em cada caso.

11.   Não vou enumerar atrações preferidas…cada um é como cada qual e os gostos não se discutem…digo apenas que se pretende conhecer o parque da Disneyland, o comboiozinho que anda à volta dele é uma experiência engraçada mas não serve esse objetivo… passa mesmo só à volta e…longe…A vista obtida é mais do que geral e não acrescenta nada, do meu ponto de vista, à visita. 
      Vale sempre a pena informar-nos muito bem sobre o grau de intensidade de cada atração independentemente das imagens dos folhetos de divulgação. Por exemplo, ao contrário do que parece, Crusch Coaster, dos Studios,  tem partes muito semelhantes à Space Montain, uma das montanhas russas mais populares e difíceis da Disneyland.


Mickey, Minnie

12.   Os personagens são parte importante da magia sobretudo para os mais novos…eles não se cruzam naturalmente connosco nos percursos…têm pontos de encontro e horários específicos…informe-se diariamente no momento da chegada ao parque. Se não conseguir encontrá-los, não perca a visita ao camarim do Mickey..aliás não a perca em qualquer caso :) !

Bom e mais não tenho do que desejar a todos uma excelente viagem e garantir que não mais esquecerão esta experiência única independentemente da idade que tenham!!!

Para todos um bom dia e bem hajam!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Das queixas e do que é feita a felicidade!


Quantas vezes nos queixamos por tudo e por nada...porque é segunda feira...porque chove...porque está sol...porque o nosso chefe está de mau humor...porque os colegas nos fazem perder a paciência...porque olhamos para o roupeiro e não sabemos o que vestir...porque estamos mais gordas do que gostaríamos ou porque estamos magras demais...por isto e por aquilo...por isto ou por aquilo...num "arrazoado" de razões que nos ocupam e esgotam os dias e nos impedem de reconhecer a vida que realmente temos e agradecer por ela todos os dias...perceber todos os momentos de felicidade e vivê-los ao limite a cada instante!
Perante a tristeza em que obrigatoriamente nos deixa a imagem acima...perante a injustiça de tantas realidades diferentes da nossa...face à dignidade e coragem da mãe e da filha numa situação de total pobreza...resta-nos, acredito, começar a semana e prosseguir por ela, dando valor ao que temos, e percebendo que muito daquilo de que nos queixamos...ou podemos resolver, por sermos parte da solução, ou podemos relativizar dada a sua insignificância...Essa é a minha proposta...Valorizar os nossos dias e procurar neles tudo o que houver de bom...é disso afinal que é feita a felicidade!!!! Não concordam?

Bom dia e boa semana queridos amigos!!!
Bem hajam!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...