terça-feira, 25 de março de 2014

Coisas que não consigo...nem quero entender!!!


O inquérito às condições de vida e rendimento do Instituto nacional de Estatística revelam que em 2012,  18,79% da população portuguesa vivia no limiar da pobreza tendo aumentado 8% desde 2011. Viver no limiar da pobreza significa estar em risco de nela cair a qualquer momento e de qualquer forma...na verdade aqueles que dependem do seu trabalho...estão sempre a um pequeno passo de poder cair na rua...à distância de um despedimento, da carência de uma ajuda familiar num caso desses, no prolongamento de uma  dessas situações que desencadeia um efeito dominó na vida de quem afeta levando-a cada vez mais para o fundo e até níveis de onde por vezes é quase impossível retornar! Estiveram nesse risco nada menos do que cerca de dois milhões de pessoas em Portugal em 2012...não conhecemos ainda os dados de 2013...ou os processos demoram muito (e sabemos que demoram), ou interessa muito adiar o conhecimentos dos resultados (e sabemos que interessa), mas os problemas continuam...isso sabemos todos...todos os sentimos na pele e os números, quaisquer que sejam, não são por certo animadores!!!! 
Outra coisa sobre a qual também há certezas, porque se baseia em números já analisados, é que caso não existissem apoios sociais o número de pessoas em risco cresceria nada menos do que 50%!!!
E é neste país que todos os dia se propõem medidas, se estudam maneiras para reduzir a eficácia do Estado social, diminuir os seus compromissos, as suas obrigações, para o transformar em algo que já não mereça o nome e que envergonhe a todos nós que lutámos por ele, e todos os que antes de nós o fizeram????
Não consigo nem quero perceber...!!! No ponto em que estamos...perceber é já pactuar!!!Vamos deixar por isso mesmo????

Bem hajam 
Maria

48 comentários:

  1. É uma realidade cada vez mais presente... e assustadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, a mim assusta-me sobretudo a pouca distância que separa o normal cidadão que vive do seu trabalho de cair na rua sem teto ou meios de sobrevivência!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Maria...ainda hoje ouvi na rádio um comentário nesse sentido e a explicação estaria na falta de trabalho...e muito desempregado! Apercebo-me das dificuldades que muitos estarão a passar e sinto na pele que enquanto tiver reforma vou aguentando a crise que se instalou...mas dou comigo a pensar que apenas...sobrevivo!!! Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A explicação para isso é o desemprego e a explicação de tanto desemprego é o total desprezo que estes nossos governantes têm tido pelas pessoas deste país tratando-as simplesmente como números...E sim querida amiga quem ainda tem meios de rendimento ainda vai aguentando cada vez pior mas aguentando o que se está a passar...mas é como dizes começa a ser uma questão mesmo para esses de sobrevivência!!
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  3. moramos num país que sofre com a injustiça, sinceramente, tenho medo do que ainda está por vir.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que está por vir aí no Brasil ou em Portugal não será fácil até porque em muito ultrapassa as políticas desastrosas e desumanas de cada país ...a crise é mundial e não é apenas económica e social...os tempos são de mudança profunda...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. É triste essa situação ,mas temos que ter fé que não aconteça o pior
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta caso Simone acho que esperança e fé são essenciais , assim como estarmos disponíveis para empreender mudanças e lutar por elas!!
      beijinhos e bom dia amiga
      Maria

      Excluir
  5. mudar ´preciso e não podemos
    nos calar, tem coisas que não entendo

    Lindo dia
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém entende Nanda ou se calhar sim mas é demasiado hediondo para aceitarmos...mudar é preciso!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  6. Ninguém consegue entender!
    Talvez só os "iluminados" dos (des)governo e os seus sequazes!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ao menos eles tivessem uma pequena perceção do efeito daquilo que estão a fazer...mas acredito que nem disso são capazes...nem imaginam o que é viver na pele as medidas que implementam...as pessoas são números para eles!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. É muito difícil entendermos essas mazelas que vemos.Alguns à mendigar e outros à esbanjarem fortunas.Não dá para aceitarmos essas diferenças.
    bjs amiga Maria
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...não dá mesmo para aceitar amiga...é demasiado!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. É isso, o mais grave é o momento em que percebemos e nada fazemos.. é já pactuar!..:((((, talvez por isso todos os dias sinto que, parar é morrer!!

    Bjssss para ti Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente...e a alguns de nós mais velhos que já lutámos por um Estado social neste país não é permitido ainda sossegar por que não só ele não está garantido como é todos os dias espoliado e neste momento pergunto-me mesmo por quanto tempo merecerá ainda esse nome!
      Bjs
      maria

      Excluir
  9. Olá Maria
    O ideal seria que todos pudessem ter acesso a educação,saúde,transporte... de uma forma igualitária.Pena que os governantes não pensem dessa maneira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pensam Maria porque não vêem pessoas mas números sem rosto!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. Números tristes Maria, e pensar que alguns poucos tem tanto e conseguem por a cabeça no travesseiro e dormir como se nada disso existisse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...tão fácil fingir que nada acontece quando ainda não estamos a ser afetados..!!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Não deixais fugir a liberdade!
    Dizer não a quem nos afronta
    Latais contra a desigualdade
    Saudai o Sol que desponta!

    Raios dessa aurora forte!
    Raios de tanta pobreza
    Portugal, de gente pobre
    Triste Nação Portuguesa!

    Que nos roubem não deixais,
    Votais contra quem nos engana
    De braços cruzados não ficais
    Esperando a pobreza cotidiana!

    Curai doutor pobre nação doente!
    Em Portugal, não permaneça a fome
    Quem contra eles não luta consente
    Marchais contra os barões da morte!

    Um beijo para você amiga Maria.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que bem entende do que falo Eduardo, foi dos que lutou e acreditou num país melhor!!!
      Beijinhos amigo
      Maria

      Excluir
  12. Olá, Maria
    Esta sua reflexão é absolutamente pertinente.
    Os apoios socias contribuem para que o número de pessoas na pobreza não seja tão aterrador como seria se eles não existissem.
    Mas... até quando eles vão durar??? Não tardará muito que também estes entrem em falência, a exemplo de tantas "ajudas" que deixaram de dispor de verba.
    Vamos deixar por isso mesmo???? Tenho, PRECISO, acreditar que não será por muito mais tempo. "Alguém" há-de deitar mão a este desgraçado país.

    Boa semana.
    Um beijo do amigo
    Miguel


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos ficar indiferentes...temos de agir, aqueles que já lutaram por um país melhor e julgaram ter conseguido e aqueles que ainda não o tiveram de fazer...!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  13. É aterradora a situação de incerteza em que se vive!

    Admira-me a passividade do nosso povo..."come e cala".

    Temo pelo futuro!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lisa, inteiramente...e esta passividade também me atormenta...temos de acordar!!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  14. Acho que nunca chegaremos a perceber ,são números ,estatísticas que valem o que valem ,não compreendo tanta coisa que deixei de acreditar a muito nos políticos ,muda-se a cor os problemas continuam a agravar-se ,apenas vejo com os meus olhos me mostram ,uma realidade demasiada penosa ,vejo filas a porta da igreja a pedirem ,vejo filas na segurança social ,vejo as pessoas a partirem para outros países ,vejo o meu pais velho ,vejo o rico cada vez mais rico ,vejo apenas aquilo que a realidade do dia a dia me mostra o resto são politicas de ma governação .Continuo a dizer se o politico olha-se o seu povo como seu semelhante o mundo seria muito mais colorido ,somos muitas vezes "marionetes" num mundo de ambição ,beijinhos Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marionetes num mundo de ambição...concordo plenamente...num mundo dominado por governos que não conhecem nem querem conhecer aqueles que governam é mais fácil tratar de números do que de pessoas !
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Essas coisas só me assustam e fazem ter medo do futuro... =S

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. E são os números de 2012....e para ser mau que chegue, não só está a aumentar o fosse entre ricos e pobres, mas também é considerado rico quem tem um ordenado de 2000€. É tudo uma treta, é o que é. A realidade é infelizmente bem mais grave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nos governa vive numa realidade à parte em sistema de redoma...para eles as pessoas não passam de meros números...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Querida Maria, o que mais me indigna, é que tendo acesso a estes dados todos os nossos governantes, muito antes de nós os sabermos pelos media, continuaram a tomar inúmeras medidas de restrição aos apoios sociais, os cortes nos salários, o encerramento dos centros de saúde, o encerramento de escolas no interior... a lista seria infindável!
    Beijinhos e obrigada por este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tê acesso a estes e a muitos outros que são manipulados e nem saem a público...simplesmente não querem saber e prosseguem na sua campanha para acabar com tudo o que restar de um Estado que tanto custou a humanizar!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  18. Nunca entendi bem isto, as vezes aqui em casa converso com meu esposo sobre esta pessoas "andarilhos" sem tetos nem sei que nome colocar. Meu esposo diz que é coisa da mente ou que essas pessoas não têm mais ninguém, não sei + meu coração dói, quando vejo uma pessoa nesta situação
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente qualquer um de nés que fique sem emprego e sem apoio e não tenha fortuna pessoal pode cair na rua facilmente!
      Bjs
      maria

      Excluir
  19. Uma vergonha, uma tristeza cada vez maior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sem vermos jeito de a coisa mudar...só para pior!!!
      Bjs
      maria

      Excluir
  20. Madrinha Maria..
    Eu vejo com tristeza tudo que
    esta acontecendo em Portugal.
    Fiquei muito preocupada com uma amiga
    nos conhecemos a longo tempo.
    Percebi que havia sumido a algum tempo mandei um email
    ela respondeu de imediato já tendo conhecimento o quanto me preocupo .
    Foi triste saber que não esta recebendo mais nada esta sem emprego com 3 filhos.
    Ela esta de mudança para França como não conheço
    não sei se a França esta melhor de situação.
    Madrinha..Sinto saudade de você estou um pouco ausente ,
    mais devagar vou começando novas visitas.
    Hoje respondi seu email querida foi respondido com muito carinho
    agradeço por tudo que representa na minha vida.
    Espero um dia poder te abraçar aqui no Brasil.
    Deus abençoe você doce madrinha Maria.
    Beijinhos da sua afilhada brasileirinha.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridíssima afilhada Evanir, minha doce amiga, as coisas estão muito complicadas sim , mesmo os que viviam normalmente estão a deparar-se com situações limite e a enfrentar o que jamais tinham pensado enfrentar, ficando sem casa ou sustento!!!
      Logo mais, quando chegar a casa responderei ao seu mail que li com muito carinho e preocupação...também já publiquei no meu cantinho de dinda:)))! Beijinhos mil para minha afilhada "brasileirinha" que adoro e espero um dia conhecer pessoalmente!!!
      Maria

      Excluir
  21. Bom dia querida amiga Maria
    A amizade verdadeira deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. E você marcou meu coração pois és uma pessoa mega especial e eu te gosto muito. Hoje é o dia do “Amigo virtual”, o nosso dia! Vim te trazer o meu carinho e estreitar os laços de afetividade que se criou em nós desde o dia em que nos conhecemos. Um dia feliz e iluminado!
    Beijos desta amiga que te admira
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gracita...obrigada pelas sua palavras carinhosas e saiba que a amizade e carinho são mútuos e tem crescido ao ver a pessoa boa e especial que é...!!!! Um dia muito feliz amiga!!!!
      Maria

      Excluir
  22. Bom dia Maria,
    Se acabassem com a corrupção, não seria necessário acabar com a classe média (é isso que estão a fazer). Haveria mais poder de compra. Assim as nossas empresas não entrariam em falência e não haveria tanto desemprego.
    Estou muito desiludida com tanta roubalheira por parte dos nossos governantes. O povo a passar fome e não fazemos nada, parece que andamos todos anestesiados.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  23. Uma triste realidade e, se formos a ter em conta que qualquer um de nós pode ficar nessa situação de um momento para o outro é preocupante e os números até me parecem pouco porque a maioria de nós sem trabalho cai na pobreza...
    beijinhos e um bom dia do amigo

    ResponderExcluir
  24. Esta situação também ocorre no Brasil e a culpa é exclusivamente da classe governante que só se preocupa em encher os seus bolsos com o dinheiro roubado do povo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...