O inquérito às condições de vida e rendimento do Instituto nacional de Estatística revelam que em 2012, 18,79% da população portuguesa vivia no limiar da pobreza tendo aumentado 8% desde 2011. Viver no limiar da pobreza significa estar em risco de nela cair a qualquer momento e de qualquer forma...na verdade aqueles que dependem do seu trabalho...estão sempre a um pequeno passo de poder cair na rua...à distância de um despedimento, da carência de uma ajuda familiar num caso desses, no prolongamento de uma dessas situações que desencadeia um efeito dominó na vida de quem afeta levando-a cada vez mais para o fundo e até níveis de onde por vezes é quase impossível retornar! Estiveram nesse risco nada menos do que cerca de dois milhões de pessoas em Portugal em 2012...não conhecemos ainda os dados de 2013...ou os processos demoram muito (e sabemos que demoram), ou interessa muito adiar o conhecimentos dos resultados (e sabemos que interessa), mas os problemas continuam...isso sabemos todos...todos os sentimos na pele e os números, quaisquer que sejam, não são por certo animadores!!!!
Outra coisa sobre a qual também há certezas, porque se baseia em números já analisados, é que caso não existissem apoios sociais o número de pessoas em risco cresceria nada menos do que 50%!!!
E é neste país que todos os dia se propõem medidas, se estudam maneiras para reduzir a eficácia do Estado social, diminuir os seus compromissos, as suas obrigações, para o transformar em algo que já não mereça o nome e que envergonhe a todos nós que lutámos por ele, e todos os que antes de nós o fizeram????
Não consigo nem quero perceber...!!! No ponto em que estamos...perceber é já pactuar!!!Vamos deixar por isso mesmo????
Bem hajam
Maria
É uma realidade cada vez mais presente... e assustadora!
ResponderExcluirSem dúvida, a mim assusta-me sobretudo a pouca distância que separa o normal cidadão que vive do seu trabalho de cair na rua sem teto ou meios de sobrevivência!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Maria...ainda hoje ouvi na rádio um comentário nesse sentido e a explicação estaria na falta de trabalho...e muito desempregado! Apercebo-me das dificuldades que muitos estarão a passar e sinto na pele que enquanto tiver reforma vou aguentando a crise que se instalou...mas dou comigo a pensar que apenas...sobrevivo!!! Bj amigo
ResponderExcluirA explicação para isso é o desemprego e a explicação de tanto desemprego é o total desprezo que estes nossos governantes têm tido pelas pessoas deste país tratando-as simplesmente como números...E sim querida amiga quem ainda tem meios de rendimento ainda vai aguentando cada vez pior mas aguentando o que se está a passar...mas é como dizes começa a ser uma questão mesmo para esses de sobrevivência!!
ExcluirBeijinhos amiga
Maria
moramos num país que sofre com a injustiça, sinceramente, tenho medo do que ainda está por vir.
ResponderExcluirbeijos
O que está por vir aí no Brasil ou em Portugal não será fácil até porque em muito ultrapassa as políticas desastrosas e desumanas de cada país ...a crise é mundial e não é apenas económica e social...os tempos são de mudança profunda...!
ExcluirBeijinhos
Maria
É triste essa situação ,mas temos que ter fé que não aconteça o pior
ResponderExcluirbjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Nesta caso Simone acho que esperança e fé são essenciais , assim como estarmos disponíveis para empreender mudanças e lutar por elas!!
Excluirbeijinhos e bom dia amiga
Maria
mudar ´preciso e não podemos
ResponderExcluirnos calar, tem coisas que não entendo
Lindo dia
beijokas da Nanda
Sendo a mãe da Isa e da Gabi
Google+Nanda
Ninguém entende Nanda ou se calhar sim mas é demasiado hediondo para aceitarmos...mudar é preciso!
ExcluirBjs
Maria
Ninguém consegue entender!
ResponderExcluirTalvez só os "iluminados" dos (des)governo e os seus sequazes!
Abraço
Se ao menos eles tivessem uma pequena perceção do efeito daquilo que estão a fazer...mas acredito que nem disso são capazes...nem imaginam o que é viver na pele as medidas que implementam...as pessoas são números para eles!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
É uma tristeza...
ResponderExcluirMuito muito triste SuperS!!!
Excluirbeijinhos
Maria
É muito difícil entendermos essas mazelas que vemos.Alguns à mendigar e outros à esbanjarem fortunas.Não dá para aceitarmos essas diferenças.
ResponderExcluirbjs amiga Maria
Carmen Lúcia.
Verdade...não dá mesmo para aceitar amiga...é demasiado!!!
Excluirbeijinhos
Maria
É isso, o mais grave é o momento em que percebemos e nada fazemos.. é já pactuar!..:((((, talvez por isso todos os dias sinto que, parar é morrer!!
ResponderExcluirBjssss para ti Maria
Precisamente...e a alguns de nós mais velhos que já lutámos por um Estado social neste país não é permitido ainda sossegar por que não só ele não está garantido como é todos os dias espoliado e neste momento pergunto-me mesmo por quanto tempo merecerá ainda esse nome!
ExcluirBjs
maria
Olá Maria
ResponderExcluirO ideal seria que todos pudessem ter acesso a educação,saúde,transporte... de uma forma igualitária.Pena que os governantes não pensem dessa maneira.
Bjs
Não pensam Maria porque não vêem pessoas mas números sem rosto!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Números tristes Maria, e pensar que alguns poucos tem tanto e conseguem por a cabeça no travesseiro e dormir como se nada disso existisse.
ResponderExcluirVerdade...tão fácil fingir que nada acontece quando ainda não estamos a ser afetados..!!!
Excluirbeijinhos
Maria
Não deixais fugir a liberdade!
ResponderExcluirDizer não a quem nos afronta
Latais contra a desigualdade
Saudai o Sol que desponta!
Raios dessa aurora forte!
Raios de tanta pobreza
Portugal, de gente pobre
Triste Nação Portuguesa!
Que nos roubem não deixais,
Votais contra quem nos engana
De braços cruzados não ficais
Esperando a pobreza cotidiana!
Curai doutor pobre nação doente!
Em Portugal, não permaneça a fome
Quem contra eles não luta consente
Marchais contra os barões da morte!
Um beijo para você amiga Maria.
Eduardo.
Sei que bem entende do que falo Eduardo, foi dos que lutou e acreditou num país melhor!!!
ExcluirBeijinhos amigo
Maria
Olá, Maria
ResponderExcluirEsta sua reflexão é absolutamente pertinente.
Os apoios socias contribuem para que o número de pessoas na pobreza não seja tão aterrador como seria se eles não existissem.
Mas... até quando eles vão durar??? Não tardará muito que também estes entrem em falência, a exemplo de tantas "ajudas" que deixaram de dispor de verba.
Vamos deixar por isso mesmo???? Tenho, PRECISO, acreditar que não será por muito mais tempo. "Alguém" há-de deitar mão a este desgraçado país.
Boa semana.
Um beijo do amigo
Miguel
Não podemos ficar indiferentes...temos de agir, aqueles que já lutaram por um país melhor e julgaram ter conseguido e aqueles que ainda não o tiveram de fazer...!!!
ExcluirBjs
Maria
É aterradora a situação de incerteza em que se vive!
ResponderExcluirAdmira-me a passividade do nosso povo..."come e cala".
Temo pelo futuro!
Beijinhos.
Concordo Lisa, inteiramente...e esta passividade também me atormenta...temos de acordar!!
Excluirbeijinhos
Maria
Acho que nunca chegaremos a perceber ,são números ,estatísticas que valem o que valem ,não compreendo tanta coisa que deixei de acreditar a muito nos políticos ,muda-se a cor os problemas continuam a agravar-se ,apenas vejo com os meus olhos me mostram ,uma realidade demasiada penosa ,vejo filas a porta da igreja a pedirem ,vejo filas na segurança social ,vejo as pessoas a partirem para outros países ,vejo o meu pais velho ,vejo o rico cada vez mais rico ,vejo apenas aquilo que a realidade do dia a dia me mostra o resto são politicas de ma governação .Continuo a dizer se o politico olha-se o seu povo como seu semelhante o mundo seria muito mais colorido ,somos muitas vezes "marionetes" num mundo de ambição ,beijinhos Maria
ResponderExcluirMarionetes num mundo de ambição...concordo plenamente...num mundo dominado por governos que não conhecem nem querem conhecer aqueles que governam é mais fácil tratar de números do que de pessoas !
ExcluirBeijinhos
Maria
So very sad!
ResponderExcluirMuito muito triste!!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Essas coisas só me assustam e fazem ter medo do futuro... =S
ResponderExcluirBeijocas
E são os números de 2012....e para ser mau que chegue, não só está a aumentar o fosse entre ricos e pobres, mas também é considerado rico quem tem um ordenado de 2000€. É tudo uma treta, é o que é. A realidade é infelizmente bem mais grave.
ResponderExcluirQuem nos governa vive numa realidade à parte em sistema de redoma...para eles as pessoas não passam de meros números...!
ExcluirBeijinhos
Maria
Querida Maria, o que mais me indigna, é que tendo acesso a estes dados todos os nossos governantes, muito antes de nós os sabermos pelos media, continuaram a tomar inúmeras medidas de restrição aos apoios sociais, os cortes nos salários, o encerramento dos centros de saúde, o encerramento de escolas no interior... a lista seria infindável!
ResponderExcluirBeijinhos e obrigada por este post.
Eles tê acesso a estes e a muitos outros que são manipulados e nem saem a público...simplesmente não querem saber e prosseguem na sua campanha para acabar com tudo o que restar de um Estado que tanto custou a humanizar!!!
ExcluirBeijinhos
Maria
Nunca entendi bem isto, as vezes aqui em casa converso com meu esposo sobre esta pessoas "andarilhos" sem tetos nem sei que nome colocar. Meu esposo diz que é coisa da mente ou que essas pessoas não têm mais ninguém, não sei + meu coração dói, quando vejo uma pessoa nesta situação
ResponderExcluirhttp://www.jeitosimplesdeser.com.br/
Infelizmente qualquer um de nés que fique sem emprego e sem apoio e não tenha fortuna pessoal pode cair na rua facilmente!
ExcluirBjs
maria
Uma vergonha, uma tristeza cada vez maior...
ResponderExcluirE sem vermos jeito de a coisa mudar...só para pior!!!
ExcluirBjs
maria
Madrinha Maria..
ResponderExcluirEu vejo com tristeza tudo que
esta acontecendo em Portugal.
Fiquei muito preocupada com uma amiga
nos conhecemos a longo tempo.
Percebi que havia sumido a algum tempo mandei um email
ela respondeu de imediato já tendo conhecimento o quanto me preocupo .
Foi triste saber que não esta recebendo mais nada esta sem emprego com 3 filhos.
Ela esta de mudança para França como não conheço
não sei se a França esta melhor de situação.
Madrinha..Sinto saudade de você estou um pouco ausente ,
mais devagar vou começando novas visitas.
Hoje respondi seu email querida foi respondido com muito carinho
agradeço por tudo que representa na minha vida.
Espero um dia poder te abraçar aqui no Brasil.
Deus abençoe você doce madrinha Maria.
Beijinhos da sua afilhada brasileirinha.
Evanir.
Queridíssima afilhada Evanir, minha doce amiga, as coisas estão muito complicadas sim , mesmo os que viviam normalmente estão a deparar-se com situações limite e a enfrentar o que jamais tinham pensado enfrentar, ficando sem casa ou sustento!!!
ExcluirLogo mais, quando chegar a casa responderei ao seu mail que li com muito carinho e preocupação...também já publiquei no meu cantinho de dinda:)))! Beijinhos mil para minha afilhada "brasileirinha" que adoro e espero um dia conhecer pessoalmente!!!
Maria
Bom dia querida amiga Maria
ResponderExcluirA amizade verdadeira deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. E você marcou meu coração pois és uma pessoa mega especial e eu te gosto muito. Hoje é o dia do “Amigo virtual”, o nosso dia! Vim te trazer o meu carinho e estreitar os laços de afetividade que se criou em nós desde o dia em que nos conhecemos. Um dia feliz e iluminado!
Beijos desta amiga que te admira
Gracita
Bom dia Gracita...obrigada pelas sua palavras carinhosas e saiba que a amizade e carinho são mútuos e tem crescido ao ver a pessoa boa e especial que é...!!!! Um dia muito feliz amiga!!!!
ExcluirMaria
Bom dia Maria,
ResponderExcluirSe acabassem com a corrupção, não seria necessário acabar com a classe média (é isso que estão a fazer). Haveria mais poder de compra. Assim as nossas empresas não entrariam em falência e não haveria tanto desemprego.
Estou muito desiludida com tanta roubalheira por parte dos nossos governantes. O povo a passar fome e não fazemos nada, parece que andamos todos anestesiados.
Bjs :)
Uma triste realidade e, se formos a ter em conta que qualquer um de nós pode ficar nessa situação de um momento para o outro é preocupante e os números até me parecem pouco porque a maioria de nós sem trabalho cai na pobreza...
ResponderExcluirbeijinhos e um bom dia do amigo
Esta situação também ocorre no Brasil e a culpa é exclusivamente da classe governante que só se preocupa em encher os seus bolsos com o dinheiro roubado do povo.
ResponderExcluir