sábado, 24 de agosto de 2013

Momentos para recordar!!!

arvore1.jpg (403×269)

Como voltei ao trabalho no início da semana passada, e o fiz com a impressão de não ter este ano conseguido em pleno acrescentar ao verão dos pequenotes, todos os elementos de um período inesquecível como costumam ter todos os anos por esta altura, resolvi inscrevê-los durante a semana, e à laia de encerramento fantástico, numa atividade de ar livre ligada à exploração da  natureza. Era liderada pelo D. um monitor notável e com uma filosofia de vida e de fruição da mesma, que achei, muito acrescentaria à experiência de vida dos meus filhotes...mais habituados à praia e menos ao campo...muito menos num contexto de exploração sensorial como o agora proposto....E não me enganei....de fato não poderia ter desejado mais...era vê-los chegar sujos da cabeça aos pés...desgrenhados...cansados arrastando as mochilas desfeitas...mas já falando de voltar no dia seguinte...atropelando-se no contar do dia...« Hoje fomos à árvore mágica mãe..tem ramos longos e bons de subir...trepámos e descemos pelo seu túnel misterioso...no jardim há três árvores mágicas amanhã vamos à segunda»...« Eu mãe trepei à árvore descalça...assim é que era bom e lá em cima fiquei a baloiçar...»....« Tomámos banho de lama mãe (argila especial não se assustem), e depois a parte mais engraçada foi fazermos pinturas com o corpo e escorregarmos chão fora...»...« Eu gostei mais foi das mangueiradas depois...a água estava fresquinha....e nós corríamos à volta da mangueira a ver quem se molhava mais....»...«Fizemos corridas de rolhas nos canais do jardim...e lá iam elas água fora....cada uma mais ligeira que a outra...ganhei!!!!»...«De manhã fazemos sempre caminhadas pelo mato e piquenique pelo caminho...aprendemos o parque e as plantas...também passámos pelas hortas...». E poderia ficar por aqui um bom bocado citando as muitas exclamações das minhas crianças esta semana, que pareceu ter muitos dias por tanto que aprenderam, e muito poucos pelo muito que gostaram...Mas deixo-vos apenas com a imagem que tive quando os fui buscar no último dia...No caminho já se ouviam ao longe os acordes da viola, acompanhados por uma vozinha cristalina que de imediato reconheci...a P. cantava de fato ao som do que tocava o D. com quem estabeleceu pela afinidade com a música uma relação fácil e especial...os seus cabelos mal apanhados caiam-lhe pela cara quase tapando os olhos brilhantes envolvidos na melodia e no agrado do dia...descalça claro...sem sandálias à vista...à volta as outras crianças brincavam..soltas já da dinâmica do dia, mas ainda sob a sua influência, pareciam pequenos potros a brincar ao sol...o F. saltando pelo prazer de saltar...correndo pelo prazer da corrida...nos pequenos colchões no chão do alpendre os mais novinhos dormitavam já...os outros terminavam a pintura do amuleto criado durante aqueles dias...e o sol a querer baixar envolvia tudo de um dourado mágico e resplandecente... e foi um daqueles momentos que soube logo que guardaria para sempre...!
E por tudo ter corrido tão bem e os ter fascinado tanto, ao ponto de estarem já à espera de voltar para o ano, foi confiante que perguntei ao F. que pontuação dava a esta semana (temos estado a votar cada atividade que fazemos)...até aqui todas as que tínhamos feito tinham merecido a totalidade dos pontos, 10...e esta eu achava que nem saberiam qualificar...mas a resposta do F. foi pronta « Esta foi das coisas mais giras que já fizemos...desde sempre mãe...mas vocês os dois (nós o pai e a mãe), não estavam lá e por isso vou ter de lhe tirar muitooooosss pontos». Calei-me já de lágrimas nos olhos...querido ...querido filho...naquela pequena frase ele tinha revelado tanto de si...!!!! Não disse mais nada....mas fui guardar no meu baú de tesouros preciosos aqueles dias...mas sobretudo aquele sentir tão sentido do meu querido filhote...!!!!

Bem hajam!

34 comentários:

  1. E que bom ter lindos momentos pra recordar! beijos, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. Subiste à árvore? Eheheh...gostava de ver :)))

    As recordações do F. serão sempre essas, apesar de me ter escapado alguma coisa, parece-me.

    Já agora, quem foi buscar o miudo que está na árvore????

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JP!!!!
      Voltaste e voltaste mais brincalhão....!!!
      Ai que esse agosto deve ter corrido tão bem!!!!
      Beijo
      Maria

      Excluir
  3. Que momentos fantásticos! E ele tão querido!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coisas boas que vamos guardando na memória,,,nós e eles!!!
      Beijinhos e continuação de excelente fim de semana!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  4. Sair da rotina até mesmo quanto ás férias ou descanso faz a maior diferença e traz tesouros para guardar no coração
    Beijos e bom final de semana.
    Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Joelma!!!!
      Beijinhos e excelente final de semana também para si!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  5. Sao estes pequenos momentos que ficam para sempre na memória!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu é que fiquei com as lágrimas nos olhos a ler essa frase maravilhosa e sentida. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpreendem-nos sempre não é??? E já sentem muito mais profundamente do que às vezes pensamos!
      Beijinhos e bom fim de semana!
      Maria

      Excluir
  7. Oh, que querido. :) Aproveita agora. Logo chegará a idade em que só vão querer actividades sem os pais. (não te quero assustar, atenção! LOL)
    Mas faz-lhes bem terem estas actividades sem vocês, vão criando alguma autonomia também. :)
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sei-o bem e nem sequer já falta muito...e claro vou-os deixando ensaiar os voos...tem de ser!
      Beijinhos e bom dia!
      Maria

      Excluir
  8. Acompanhei cada tua palavra, conheço-as tão bem. Partilho tudo o que dizes. Esses momentos são mesmo pequenos tesouros. Partilhei as tuas lágrimas por te entender tão bem e porque já ouvi algo de muito similar das bocas das minhas meninas...

    Somos umas afortunadas nós:))))
    Bom fim de semana com todos os que te Amam Maria

    jinhosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos sim enormes afortunadas...tenho lido com toda a atenção o que vais dizendo das tuas pequenas...e sei bem que percebes cada uma das minhas palavras na primeira pessoa...!!!!
      Bom fim de semana para ti e para os teus queridos...e um beijinho especial da minha mãe...ainda está esquecida mas outro dia perguntou-me por ti!!!
      Maria

      Excluir
    2. A sério?!?!? Que giro!!!! Que bom!!! Não pergunto todos os dias por ela, porque não quero que ela me ache uma melga:) mas sim, penso nela e no teu marido todos os dias:)

      jinhossss do fundo do meu ♥

      Excluir
    3. Sério...como te disse está esquecida mas neste fenómeno blogosfera fixou-te por lhe teres dado um nome...mummy...e pela coincidência da primeira letra e pelo teu cuidado tão assíduo em alturas tão difíceis!

      Beijinhos e obrigada por tudo!
      Maria

      Excluir
  9. Proporcionar aos nosso pequenotes momentos destes faz-nos tão felizes quanto eles, melhor realmente só se os momentos fossem vividos em conjunto. As crianças conseguem derreter-nos elas sabem tão bem o que é verdadeiramente importante. Que continuem a partilhar muitos destes belos momentos, entre vós e connosco. :) Tudo de bom.

    Beijinhos, muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Canca...quero tanto guardar estes momentos para sempre!!!
      Bom domingo e beijinhos!
      Maria

      Excluir
  10. Esses momentos são verdadeiros tesouros para eles e para nós também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rosinha...e a felicidade no fundo é isso mesmo!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  11. Minha amiga quantas saudades a gente sente dos blogs das amigas.
    Eu por estar com problemas de saúde quase ñ consigo fazer
    visitas de vez em quando venho ao encontro das amiga e matar um pouco das saudades.
    Maria te amo muito e só a quem amo de verdade sinto saudades e acredite vc é um anjo bom na minha vida.
    Uma semana abençoada beijos , Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir ...não imagina o que me honra a sua presença no meu cantinho sabendo que estás atravessando tantos problemas minha querida amiga...Espero que tudo se vá compondo aos poucos e melhore em breve...acredito mesmo que assim vai ser...!!! Obrigada pelas suas sempre carinhosas palavras comigo sensibilizam-me muito!
      Sabe que está nas minhas orações sempre...!!! Uma semana plena de paz harmonia e amor...Beijinhos carinhosos de alma para alma!
      Maria

      Excluir
  12. É mesmo para guardar.

    São momentos que não voltam mais.

    Boas férias!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem sei Pérola...guardo todos preciosamente...tenho ainda muitos tesouros da minha infância e por vezes são eles que me dão toda a fora para continuar!!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  13. Esses momentos são excelentes para se recordar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Eva .... já os guardei no baú das memórias!!!
      Ótima semana e beijinhos!
      Maria

      Excluir
  14. Momentos preciosos.
    Estar em contato com a natureza sempre enriquece e chegar sujo da cabeça aos pés para criança, é uma delícia. Bom seria se a maioria dos adultos se alegrassem com isso - folhas, natureza, um pouquinho de sujeira, diversão e uma bagagem significativa de valores.

    Abração e ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É também o que penso querida amiga...essas coisas são daquelas que obrigatoriamente temos de levar na bagagem para toda a vida...Na minha tenho felizmente coisas lindas e muitas vezes saõ elas que dão força nos maus momentos!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  15. Devem-se ter divertido imenso =)

    É bom isso tanta para se divertirem, como para ganharem consciência das coisas e recordarem o quão felizes foram =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem imaginas..para eles, crianças da cidade foi mesmo fabuloso...!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...