terça-feira, 8 de outubro de 2013

Step by step...devagarinhoooo!

captura-de-ecracc83-2012-10-4-acc80s-18-07-482.png (259×200)

Esta não é definitivamente a semana ideal ou particularmente disponível, mental ou fisicamente para arrumações, por mais necessárias que sejam...Outros valores imperam no horizonte...relativizam tudo...anulam vontades...desvalorizam necessidades prosaicas...Mas se tenho essa certeza... sei por outro lado, que de mim dependem também nas áreas práticas do dia a dia todos os que me rodeiam...e como já tinha dito, a minha casa precisa de mim e do meu empenhamento, urgentemente ao nível da organização...Assim, como tinha prometido a mim mesma e partilhado por aqui...este final de semana iniciei a dura batalha da organização, consciente de que se fará pouco a pouco...passo a passo...congratulando-me com as pequenas vitórias como se de grandes se tratasse e avançando um bocadinho cada dia, mesmo que para isso tenha de cerrar os dentes e bloquear pensamentos!
Começar por onde???? Pois essa não era dúvida para mim...bastava olhar à volta e completar a observação com a lógica do momento...havia que atacar em primeiro lugar a roupa...a enorme montanha acumulada para passar...a enorme quantidade de peças que deixaram de servir aos pequenotes e que é preciso seleccionar para ficar (pouca), doar, ou de alguma forma rentabilizar (novidade para mim, mas os miúdos andam a fazer um mealheiro para as férias e será uma forma de colaborar com eles a partir de coisas que foram deles)...a enorme confusão em que de novo se tornou o meu roupeiro desde a última arrumação, dificultando-me a escolha diária de roupa e fazendo-me perder tempo escusado...!
Do fim de semana trouxe a vitória do meu armário arrumado, os dos pequenos também revistos e atualizados e parte da roupa seleccionada...!Mas olho à volta e continuo a ver tanto...tanto por fazer...!Contudo estou decidida a não me perder no desespero e estabeleci por isso meia hora ao fim de cada dia para continuar o que tenho a fazer...estou a tentar também envolver a P. e o F. nestas tarefas porque é importante  para eles ao nível da responsabilização e porque servirá também para os distrair de outros assuntos penalizantes e custosos de suportar com que têm de lidar obrigatoriamente esta semana...vamos ver como corre...!!!
Acho que desta vez não me vou esquecer do lema «devagar se vai ao longe»...espero que resulte!!!

Este seria o post improvável numa semana como esta...mas aprendi que jogar com o improvável na minha vida muitas vezes resulta...e detesto ficar simplesmente à espera dos imprevistos que ela me reserva...por vezes gosto de a surpreender!!!

Para todos um bom dia e não esqueçam...step by step...pode ser por vezes uma boa opção em várias áreas da nossa vida...!!!

Bem hajam queridos amigos cuja companhia tanto prezo por aqui!!!

60 comentários:

  1. Preciso criar coragem e dar um jeito á em casa.
    Mudar um pouco tudo.
    Gostei de sua postagem, me fez pensar.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é começar...depois o que vamos conseguindo ajuda-nos a prosseguir!!
      Bom dia!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. E tem que ser mesmo assim, vais ver que aos pouquinhos tudo se encaixa e resolve.
    Na organização o importante e começar e procurar manter essa rotina, essa meia hora por dia faz milagres e devagarinho se vai ao longe o lema.
    Com o turbilhão que se tornou a minha vida o ano passado, tudo desmoronou e a minha casa ficou horrivelmente desorganizada, mas com calma e dispondo de um bocadinho por dia tudo voltou a ficar em ordem e um cantinho onde dá gosto viver.
    Acho muito importante envolveres os teus filhotes, também faço isso com a minha e hoje há coisas básicas que ela faz quase intuitivamente.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por este comentário Rosinha...deu-me imensa força...também conseguiste voltar a ter a casa em ordem e confirmas que meia hora faz a diferença...fiquei animada...e sim é importante envolver os mais novos!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Ainda bem que li este texto, passar do pensar ao fazer, parar pensar e fazer , não querer fazer tudo,
    a semana pode não ser a melhor mas pensamento positivo vai ajudar de certeza,
    espero que corra melhor do que o esperado,
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, estamos a tentar manter-nos positivos...temos esperança e fé...quanto às arrumações tenho a certeza que ajudam a manter-nos ocupados e aliviam a ansiedade para além de no nosso caso serem urgentes...mas claro ...aos poucos para que seja possível avançar!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Também preciso de coragem!! Ahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá então a ganhá-la juntas...!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Ok!.....
    Respira fundo....e, com calma tudo se consegue.
    Mas, na realidade a organização da roupa, é uma trabalheira, como se diz na minha terra.
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lá vou respirando fundo e avançando aos poucos...a ver o que consigo e o tempo que levo...mas esta luta é palpável e quero vencê-la!!
      Beijinhos
      maria

      Excluir
  6. Esse seu texto é enigmático, sugiro que as roupas de meia estação e de calor fiquem à frente das roupas pesadas de inverno, assim o armário fica arrumado por mais tempo. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enigmático? talvez tenhas razão...é que só o percebe na totalidade quem me acompanha há já bastante tempo e sabe a fase complicada que por aqui estamos a passar...!
      Obrigada pela dica...no meu caso não dá porque costumo trocar de lugar efetivamente a roupa de verão e de inverno só ficando no armário a da estação em curso!
      Um bom final de dia amiga!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  7. Olá querida amiga

    Muito obrigada pela tua companhia e pelo teu apoio. "Decorei" as tuas palavras e hoje resolvi "dar um pulinho" à normalidade virtual e ao teu cantinho.
    Cheguei a vi aqui, mas não conseguia escrever... desculpa, sim?
    A tua postagem está o máximo e quem me dera que fosse minha... os meus roupeiros bem precisam duma coça, hi, hi.
    Step by step é o meu lema neste nomento para viver o dia a dia, com um sorriso nos lábios, apesar de tudo.
    Continua assim, uma Mulher a sério, uma inspiração para todas nós.
    Muitos beijinhos amiga
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo tão bem Heleninha quando dizes que passavas e não conseguias escrever...também sei o que isso é...embora combata esse sentir por saber que me faz bem escrever...E sim step by step, é no fundo o meu lema de vida atual pensando bem em todas as áreas da minha vida...!!! Obrigada nesta semana complicada em que muita coisa se percebe ou decide no que toca aos assuntos de saúde já conhecidos.
      Beijinhos e as melhoras da tua mãe...beijinhos para ela também!
      Maria
      Beijinhos amiga

      Excluir
  8. Nãoi podemos nos afobar.Teos que aprensder a calma, passo por passo, degrau por degrau.Chegamos lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão...mas essa calma nem sempre é fácil de alcançar..vamos ver se é desta...!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. Já no outro dia te tinha dito, que acho uma excelente terapia para desviar a cabeça de problemas maiores.
    Eu envolvo sempre as meninas nas tarefas caseiras e ao fim de semana somos 4 formigas:) uns para cada lado, simporque ele também ajuda:). Como dizemos cá em casa se cada um fizer a sua parte custa menos a todos:))))

    Jinhosssss para todos vocês (quando achas que tens notícias do teu Amor?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nessa área estás a anos luz à minha frente...o maridão faz uma ou outra coisita (grande avanço para a geração dele), mas agora tem de ser poupado e os pequenos estão longe de ajudar por rotina e estes últimos tempos mais conturbados não têm ajudado a implementar hábitos por muitas vezes termos de improvisar o nosso dia...Mas lá chegaremos sei que temos conseguido o essencial e também conseguiremos aí...!
      O internamento é quinta, a cirurgia sexta e depois ainda temos de esperar os resultados...para ajudar a minha mãe tem estado a piorar...e temos de tomar algumas medidas urgentes a ver se a estabilizamos...enfim querida Suri...postar sobre limpezas esta semana...só mesmo de uma amiga muito para o aloucado como esta tua....!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
    2. Roma e Pavia não se fizeram num dia:) tu lá chegarás Amiga.
      Agora first things first! :)

      Um grande abraço de ida e volta apertado contra o peito:) era o que eu gostava de te dar:)

      Vai correr bem Amiga! Tenho fé!

      Excluir
    3. Sim first things first (o bem que nós a duas falamos este inglês....brincadeirinha para descontrair que os nervos já apertam!!!).
      Estamos com fé esperança e a companhia de muitos amigos como tu que fazem a diferença...!
      Beijinhos querida!
      Maria

      Excluir
  10. Maria, eu sou uma pessoa um pouco obsessiva com a arrumação e organização, mas, e como dizes muito bem, há momentos em que é preciso, e eu já aprendi a fazê-lo, relativizar... Tenho de pensar nas prioridades, e não, não me estou a referir a questões profissionais... Por exemplo: quando me telefonavam à sexta à noite para me convidarem para um programinho para sábado...eu hesitava, algumas vezes disse que não, porque o sábado (principalmente de manhã) era para organizar a desordem que durante a semana se instaurava em casa... Felizmente curei-me!!! Hoje penso: se não for no sábado é no domingo e se não for no domingo... não interessa... existem outras prioridades, e prioridades muito mais importantes...

    A palavra de ordem é mesmo relativizar!!! Beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliana....inteiramente de acordo a palavra de ordem é relativizar e há muita e importante vida para além da arrumação da casa...O problema é que eu já relativizava só que agora com o que tem havido por aqui de doenças e imprevistos ultrapassei a barreira do possível e como tal tenho mesmo de avançar para retomar algumas rotinas...!!
      Gostei muito do teu comentário!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Ai Maria... eu precisava desse alento... sou tão preguiçosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é alento....quem dera...é necessidade mesmo....!!!
      Beijinhos querida!
      Maria

      Excluir
  12. "Devagar se vai ao longe"...
    Também tento a meia hora por dia...
    Nem sempre se nota diferença, mas pelo menos não piora, o que já é, só por si, uma vitória!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pelo menos não piora e nos dias mais enérgicos lá se consegue avançar...neste momento é só o que consigo...por isso ...é a isso que me tenho de agarrar!!
      Beijinhos nat. !
      Maria

      Excluir
  13. Tem de ser assim!
    Eu hoje também estou em modo step by step, com uma alergia daquelas... enfim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria:)

    Também preciso de fazer o mesmo...
    Parabéns pela força de vontade e devagarinho vais fazendo a arrumação:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai devagarinho vai....mas desde que consiga avançar alguma coisa já canto vitória...!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Pois desejo-vos excelentes arrumações e, principalmente, uma excelente semana!!! Eu também costumo fazer um pouco por dia, de outra forma não dá! E vai-se conseguindo ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...precisamos mesmo de uma excelente semana!
      Um ótimo final de dia!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  16. Pois é minha amiga...devagarinho se vai muito longe:) mas nas arrumações não sei se vais...

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que neste momento se não for assim não vou mesmo...normalmente sou mais de grandes arrumações de alto a baixo...mas não agora...não nesta situação...! Vamos ver o que consigo!!! Não posso é desistir!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Oh, também preciso de arrumar o meu armário!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema S, é que por aqui o armário é só o começo...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  18. É mesmo Maria. Um dia de cada vez e com pequenos passos.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito o meu estilo de arrumação...mas desta vez tem mesmo de ser!!!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  19. Continua com calma que na vida tudo funciona melhor assim =)
    É sinal que está a ficar tudo bem feito =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queres saber um segredo??? Estou a arrumar devagar mas não estou lá muito calma...mas não se pode ter tudo!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  20. A organização só falta se dermos tempo à desorganização de se instalar. Depois de instalada é preciso força para a expulsar.

    Nada de desanimar. Tudo se faz desde que haja disciplina.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente Lídia ...com tudo o que tem acontecido dei-lhe muito tempo para se instalar...agora é mais difícil mas tenho de avançar e embora devagar não seja a minha maneira habitual...é a que consigo agora...vamos ver!
      Bom dia!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  21. Olá Maria amiga
    Penso assim também, principalmente nas arrumações, só tem um detalhe, quando se está arrumando num ritmo vagaroso, parece que nunca acaba e que sobram ainda coisas pra arrumar rsrs

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Thiago...normalmente sou mulher de grandes arrumações e pouco de etapas pequenas...mas com a situação que atravesso é a única maneira...!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  22. Passo a passo, se chega lá
    Onde pretendemos chegar
    Arrume sim, independente do que se passa
    Essas organizações nos dão paz interior também
    Eu dedico meia hora do dia so para meu roupeiro (nao tenho mais crianças) o horário é das 18h. Tem dado certo!
    Fiquei mas calma!
    Beijos e boas arrumações
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela inspiração Zizi também estou com esperança de conseguir,,,!
      Bom dia!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  23. Adorei o post! Preciso também arrumar minhas roupas rsrsrs.
    .Obrigada pelo comentário no meu blog! Adorei!!!
    Beijinhos em sua alma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zizi!
      Que bom vê-la por aqui! Obrigada pela visita e pelas suas boa palavras.
      Ontem avancei mais um pouco ...vamos ver se consigo fazer com que este método resulte!!!
      Beijinhos carinhosos
      Maria

      Excluir
  24. Todos os dias adio essas tarefas por pura preguiça mas se tivesse pequenotes com necessidades urgentes de reorganização dos roupeiros porque, embora ainda esteja um calorzinho saboroso, de manhã quando saem para a escola já se sente o outono...não teria outra solução!
    Continuação de boas arrumações...já que por aqui reina a confusão!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte dos mais pequenos tenho sempre conseguido manter pelo menos na parte básica da organização de forma a que não sejam afetados também por isso, roupas e o resto que lhes diz respeito estão sempre funcionais para a escola...mal seria... mas claro que a organização ou desorganização em outras áreas da casa também são imprescindíveis para a sua estabilidade e eles precisam dela ...sobretudo em alturas como esta em que outras áreas da sua vida se apresentam instáveis...Por mais que se queira manter a normalidade, e acho que temos feito nisso um bom trabalho... a doença do pai e da avó marcam atualmente as suas vidas..! Por isso cá vou continuando aos poucos na esperança de conseguir recuperar a ordem na casa e melhorar também por essa via o ambiente!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  25. arrumações precisam-se nesta vida tambem...
    Bom dia doce Maria*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos precisamos delas em muitas áreas das nossas vidas em muitos momentos do percurso...!
      Beijinhos querida amiga ...obrigada pelas tuas palavras carinhosas...estou a precisar!
      Maria

      Excluir
  26. Eu penso tal e qual...
    Step by Step.
    Acho que a vida é mais intensa assim!
    Beijinhos querida*
    Espero que esteja tudo bem*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga...estamos a entrar na reta perigosa...mas vamos aguentar-nos ...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  27. Respostas
    1. É como estou a fazer ...em tudo na vida...já há bastante tempo amiga!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  28. E assim de repente, como que ao virar numa próxima curva, dou de caras com este seu step by step sobre organizações de armários de verão e inverno...algo que decidi empenhar-me neste fim de semana! Embora desfasada uma semana [relativamente ao seu post], devo dizer que vou continuar por aqui, porque todo o dia deve ser step by step, um passo de cada vez, num dia de cada vez! Não é fácil, mas conseguimos! Beijinhos cheios de boas energias destes 1981 Mundos da Maria para essa Maria que tão carinhosa é [só esta noite aqui cheguei,mas pelos comentários que já pude ler, percebi que é muito querida por estes mundos] :)

    ResponderExcluir
  29. Também me inspirei e comecei o meu devagar devagarinho!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Paula...isso é um excelente incentivo para mim! E mais uma vez agradeço a menção do meu blogue...fiquei muito sensibilizada!
      Vamos conseguir amiga...devagarinho mas sem parar!!!
      Beijinhos e bom dia!
      Maria

      Excluir
  30. Oi Maria, querida amiga
    Este seu otimismo me contagiou amiga e estou aqui me inspirando na tua tenacidade. Para mim sempre foi penosa esta tarefa que você se propôs a organizar. Mas acho que vou seguir o seu lema e começar. Fazer o quê? rsrs Amei a sua dica e animação
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...